Estudo de Mateus 6:12 – Comentado e Explicado

perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam;
Mateus 6:12

Comentário de Joseph Benson

Mateus 6:12 . E perdoa-nos as nossas dívidas, etc. – O sofrimento da punição por transgredir as leis de Deus é uma dívida que os pecadores devem à justiça divina; e “quando pedimos a Deus, em oração, que perdoe nossas dívidas, imploramos que ele seja misericordiosamente satisfeito com o castigo de nossos pecados, particularmente as dores do inferno; e que, deixando de lado seu descontentamento, ele graciosamente nos receberia em favor e nos abençoaria com a vida eterna. Nesta petição, portanto, confessamos nossos pecados e expressamos o sentido que temos de seu demérito, a saber, que eles merecem condenação e ira de Deus, dos quais nada pode ser mais apropriado em nossos endereços para ele. A condição em que devemos pedir perdão é notável. Perdoe-nos, como perdoamos. Devemos perdoar os outros para que sejamos perdoados, e podemos desejar de Deus somente o perdão que concedemos aos outros; para que, se não perdoamos nossos inimigos, nesta quinta petição, imploramos a sério e solenemente que Deus nos condene eternamente! ” Macknight.

Comentário de E.W. Bullinger

nossas dívidas. O pecado é chamado porque o fracasso na obrigação envolve expiação e satisfação.

nós = nós também = isso é apenas o que os mortais fazem. “Nós” é, portanto, enfático (“também” é ignorado pela Versão Autorizada)

perdoar. Todas as edições lidas “perdoaram” . Essa oração e apelo foram adequados para essa dispensação do reino, mas são revertidos nesta presente dispensação. Veja Efésios 4:32 . Então, o perdão foi condicionado; agora perdoamos porque fomos perdoados por causa dos méritos de Cristo.

Comentário de John Calvin

12. E perdoe-nos as nossas dívidas Aqui pode ser apropriado lembrarmos o que eu disse um pouco antes, que Cristo, ao organizar as orações do seu povo, não considerou qual era a primeira ou a segunda ordem. Está escrito que nossas orações são como se fosse um muro que dificulta nossa abordagem a Deus ( Isaías 59: 2 ) ou uma nuvem que o impede de nos contemplar ( Isaías 44:22 ) e que

“Ele se cobriu de uma nuvem, que nosso
a oração não deve passar ”( Lamentações 3:44 .)

Portanto, sempre devemos começar com o perdão dos pecados: pois a primeira esperança de ser ouvida por Deus brilha sobre nós quando obtemos seu favor; e não há como ele “ser pacificado para conosco” ( Ezequiel 16:63 ), a não ser perdoando livremente nossos pecados. Cristo incluiu em duas petições tudo aquilo relacionado à salvação eterna da alma e à vida espiritual: pois esses são os dois pontos principais da aliança divina, na qual consiste toda a nossa salvação. Ele nos oferece uma reconciliação livre por não imputar nossos pecados” ( 2 Coríntios 5:19 ) e promete ao Espírito gravar a justiça da lei em nossos corações. Somos ordenados a pedir ambos, e a oração para obter o perdão dos pecados é colocada em primeiro lugar.

Em Mateus, pecados são chamados dívidas, porque nos expõem à condenação no tribunal de Deus e nos tornam devedores; mais ainda, eles nos alienam inteiramente de Deus, de modo que não há esperança de obter paz e favor, exceto pelo perdão. E assim se cumpre o que Paulo nos diz: todos pecaram e carecem da glória de Deus” ( Romanos 3:23 ).

“Para que toda boca seja parada e todo o
o mundo pode se tornar culpado diante de Deus ”( Romanos 3:19 .)

Pois, embora a justiça de Deus brilhe, até certo ponto, nos santos, ainda que, enquanto estiverem cercados pela carne, estejam sob o peso dos pecados. Ninguém será considerado tão puro que não precise da misericórdia de Deus e, se desejamos participar dela, devemos sentir nossa miséria. Aqueles que sonham em alcançar tal perfeição neste mundo, a fim de se libertar de todos os lugares e manchas, não apenas renunciam aos pecados, mas renunciam ao próprio Cristo, de cuja Igreja se banem. Pois , quando ele ordena que todos os seus discípulos se entreguem diariamente a ele pelo perdão dos pecados, todo aquele que pensa que não precisa desse remédio é atingido pelo número de discípulos.

Agora, o perdão, que aqui pedimos que nos seja concedido, é inconsistente com a satisfação, pela qual o mundo se esforça para adquirir sua própria libertação. Pois esse credor não perdoa, que recebeu o pagamento e não pede mais nada – mas quem, voluntária e generosamente, se afasta de sua justa reivindicação e liberta o devedor. A distinção comum entre crime e punição não tem lugar aqui: dívidas inquestionavelmente significa responsabilidade de punição. Se eles são perdoados livremente, todas as compensações devem desaparecer. E não há outro significado senão este na passagem de Lucas, embora ele os chame de pecados: pois de nenhuma outra maneira Deus concede o perdão deles, a não ser removendo a condenação que eles merecem.

À medida que perdoamos nossos devedores Essa condição é adicionada, que ninguém pode presumir se aproximar de Deus e pedir perdão, que não é puro e livre de todo ressentimento. E, no entanto, o perdão, que pedimos que Deus nos daria, não depende do perdão que concedemos a outros: mas o objetivo de Cristo era: exortar-nos, dessa maneira, a perdoar as ofensas que foram cometidas contra nós, e ao mesmo tempo, dar, por assim dizer, a impressão de seu selo, ratificar a confiança em nosso próprio perdão. Tampouco há algo de inconsistente com isso na frase usada por Lucas, ?a? ??? , pois também Cristo não pretendia apontar a causa, mas apenas para lembrar os sentimentos que devemos nutrir em relação aos irmãos, quando desejamos seja reconciliado com Deus. E certamente, se o Espírito de Deus reina em nossos corações, toda descrição de má vontade e vingança deve ser banida. O Espírito é a testemunha de nossa adoção ( Romanos 8:16 ) e, portanto, isso é colocado simplesmente como uma marca, para distinguir os filhos de Deus dos estrangeiros. O nome devedores é dado aqui, não àqueles que nos devem dinheiro ou qualquer outro serviço, mas àqueles que nos são devedores por causa das ofensas que cometeram.

Comentário de Adam Clarke

E perdoe-nos nossas dívidas – o pecado é representado aqui sob a noção de uma dívida e, como nossos pecados são muitos, eles são chamados aqui dívidas. Deus criou o homem para que ele pudesse viver para sua glória, e deu-lhe uma lei para andar; e se, quando faz algo que tende a não glorificar a Deus, contrai uma dívida com a Justiça Divina, quanto mais ele é devedor quando quebra a lei por transgressão real! Foi justamente observado: “Todos os atributos de Deus são razões de obediência ao homem; esses atributos são infinitos; todo pecado é um ato de ingratidão ou rebelião contra todos esses atributos; portanto, o pecado é infinitamente pecaminoso”.

Perdoe-nos – o homem não tem nada a pagar: se suas dívidas não forem perdoadas, elas deverão permanecer contra ele para sempre, pois ele é absolutamente insolvente. O perdão, portanto, deve vir da livre misericórdia de Deus em Cristo: e quão estranha é que não podemos cancelar a dívida antiga, sem (por esse mesmo meio) contratar uma nova, tão grande quanto a antiga! mas o crédito é transferido da Justiça para a Misericórdia. Enquanto pecadores, estamos em dívida com a justiça infinita; quando perdoado, em dívida com a misericórdia infinita: e como uma continuidade em um estado de graça implica necessariamente uma comunicação contínua de misericórdia, a dívida continua aumentando ad infinitum. Estranha economia no procedimento Divino, que ao tornar um homem um devedor infinito, o mantém eternamente dependente de seu Criador! Quão bom é Deus! E o que esse estado de dependência implica? Uma união e participação da fonte da eterna bondade e felicidade!

Ao perdoarmos nossos devedores – Era uma máxima entre os judeus antigos, que nenhum homem se deitasse em sua cama, sem perdoar aqueles que o haviam ofendido. Esse homem se condena a sofrer o castigo eterno, que faz uso dessa oração com vingança e ódio em seu coração. Aquele que não atenderá a uma condição tão vantajosa para si mesmo (remetendo cem centavos ao devedor, para que seu próprio credor lhe remeta 10.000 talentos) é um louco, que, para obrigar o próximo a sofrer uma hora, está determinado a sofrer eternamente! Essa condição de perdoar o próximo, embora não possa merecer nada, é a condição sem a qual Deus não perdoa a ninguém. Ver Mateus 6:14 , Mateus 6:15 .

Comentário de Thomas Coke

Mateus 6:12 . E perdoe-nos nossas dívidas, etc. – 5. Podemos observar que esta é a única petição nesta oração sobre a qual nosso Senhor amplia, e de fato é uma petição de maior consequência e mais a ser atendida por nós. , como nós mesmos pedimos aquilo que é a maior de todas as coisas de Deus, até o perdão de nossos pecados, sob uma condição voluntária. É dificilmente possível imaginar um expediente mais eficaz para promover o perdão dos ferimentos do que fazer parte dela. de nossa oração diária, pedir perdão a Deus, como damos a nosso irmão ofensor; pois, nessa circunstância, todo propósito malicioso contra ele transformaria a petição em imprecação, pela qual deveríamos atar a ira e a vingança de Deus sobre nós mesmos. (Veja em Mateus 6: 14-15 .) Sendo a Terra e a plenitude dela, do Senhor, ele tem o direito de governar o mundo e de apoiar seu governo punindo todos os que pretendem transgredir suas leis. O sofrimento do castigo é, portanto, uma dívida que os pecadores devem à justiça divina. Para que quando pedimos a Deus em oração que perdoe nossas dívidas, imploramos que Ele, através do infinito mérito de Cristo, tenha misericórdia de perdoar o castigo de nossos pecados, particularmente as dores do inferno; e que, deixando de lado seu descontentamento, ele graciosamente nos receberia em favor e nos abençoaria com a vida eterna. Nesta petição, portanto, confessamos nossos pecados e testemunhamos o sentido que temos de nosso demérito, do que nada pode ser mais apropriado em nosso discurso a Deus. A razão é que a humildade e um senso de nossa própria indignidade, quando pedimos favores a Deus, sejam espirituais ou temporais, tendem a fazer com que a bondade de Deus em concedê-las a nós pareça maior; sem mencionar que essas disposições são absolutamente necessárias para nos tornar capazes de ser perdoados. A expressão usada nesta petição é muito notável: – perdoe-nos, como perdoamos: somos autorizados a pedir a Deus apenas o perdão que concedemos a outros. Enquanto isso, quando imploramos perdão a Deus, como o que concedemos aos homens, devemos ter cuidado em estabelecer nosso perdão em igualdade com Deus: o perdão mais perfeito que os homens são capazes de exercer em relação aos homens fica infinitamente aquém do perdão divino necessário ao arrependimento dos pecadores. Além disso, o próprio Deus notou a diferença, Oséias 11: 8-9 .: Porque eu sou Deus, e não homem, etc. Nós apenas imploramos que o perdão divino possa se parecer com o nosso em sua realidade. Veja a nota no cap. Mateus 5:44 . Macknight e Olearius.

Comentário de Scofield

perdoamos nossos devedores

Este é um fundamento legal. Cf. Efésios 4:32, que é graça. Sob a lei, o perdão é condicionado a um espírito semelhante em nós; sob a graça, somos perdoados por causa de Cristo e exortados a perdoar porque fomos perdoados. Mateus 18:32 ; Mateus 26:28 . (Veja Scofield “ Mateus 26:28 “) .

Para outro ponto de vista: consulte o tópico 301235

dívidas pecado

(Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

E perdoa-nos as nossas dívidas, como também perdoamos os nossos devedores – Dá-nos, ó Senhor, redenção no teu sangue, até o perdão dos pecados; assim como nos habilitas a perdoar livre e plenamente a todo homem, perdoe todas as nossas transgressões.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *