Estudo de Mateus 6:14 – Comentado e Explicado

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará.
Mateus 6:14

Comentário de Albert Barnes

Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas – Se perdoardes os outros quando eles o ofenderem ou ferirem.

Seu Pai celestial também o perdoará – isso é constantemente exigido na Bíblia. Veja as notas em Mateus 6:12 . Nosso Salvador diz que devemos perdoar mesmo que a ofensa seja cometida setenta vezes sete vezes, Mateus 18:22 . Isso significa que, quando um homem pede perdão, devemos cordial e eternamente perdoar a ofensa; devemos declarar nossa disposição de perdoá-lo. Se ele não pedir perdão, ainda assim devemos tratá-lo gentilmente; não abrigar malícia, não falar mal dele, estar pronto para fazer bem a ele e estar sempre preparado para declara-lo perdoado quando ele pedir, e se não estivermos prontos e dispostos a perdoá-lo; temos certeza de que Deus não vai nos perdoar.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 6:14 . Se você perdoar aos homens suas transgressões, seu Pai celestial também o perdoará – Não devemos deduzir disso, que somente o perdão dos ferimentos nos dará o perdão. Certamente não. O arrependimento para com Deus, e os frutos dignos do arrependimento, como também a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, trabalhando por amor, vencendo o mundo e purificando o coração, são absolutamente necessários, como é frequentemente afirmado em outros lugares nos discursos de nosso Senhor e em os escritos dos apóstolos e evangelistas.

Comentário de E.W. Bullinger

E se. Implicando uma contingência. Grego. ean (com Assunto) Consulte App-118. O perdão era condicional nessa dispensação do reino.

transgressões = lapsos, variando em grau. Plural grego de paraptoma .

celestial. Aqui a ênfase está no Pai, o adjetivo ouranios sendo usado, em vez do substantivo, em regime. Ocorre apenas aqui, versículos: Mateus 6:26 , Mateus 6:32 , Mateus 6:13 , Lucas 2:13 , Atos 26:19 ; e nos textos críticos, adicionais em Mateus 5:48 ; Mateus 18:35 ; Mateus 23: 9 .

também perdoe você = perdoe você também (ênfase em “você” ).

Comentário de John Calvin

Aqui Cristo apenas explica a razão pela qual essa condição foi adicionada: perdoa-nos, como perdoamos. A razão é que Deus não estará pronto para nos ouvir, a menos que também nos mostremos prontos para conceder perdão àqueles que nos ofenderam. Se não formos mais duros que o ferro, essa exortação deve nos suavizar e nos deixar dispostos a perdoar ofensas. (445) A menos que Deus nos perdoe todos os dias muitos pecados, sabemos que estamos arruinados de inúmeras maneiras: e em nenhuma outra condição ele nos permite perdoar, mas que perdoamos nossos irmãos por quaisquer ofensas que tenham cometido contra nós. Aqueles que se recusam a esquecer os ferimentos que foram causados ??a eles, se dedicam voluntariamente e deliberadamente à destruição e conscientemente impedem que Deus os perdoe. (446)

Comentário de Adam Clarke

Se perdoardes aos homens – Quem mostra misericórdia aos homens recebe misericórdia de Deus. Para um rei perdoar seus súditos cem milhões de traições contra sua pessoa e autoridade, sob a condição de que, a partir de então, vivam pacificamente com ele e entre si, é o que nunca veremos; e, no entanto, essa é apenas a sombra daquilo que Cristo promete da parte de seu Pai a todos os verdadeiros penitentes. Um homem pode ter pouca consideração por sua salvação, que se recusa a tê-la em termos tão vantajosos. Veja Quesnel.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 6: 14-15 . Porque, se perdoardes, etc. – Pelo que o nosso Senhor diz aqui, não devemos imaginar que o perdão de feridos nos autorize a perdoar: apenas nos coloca em condições de recebê-lo somente pela fé no Senhor Jesus Cristo. No entanto, todas as declarações negativas sendo absolutas em sua própria natureza, aquele que não perdoa nunca será perdoado, como no versículo 15. Veja, então, a necessidade de perdoar todos os tipos de ferimentos estabelecidos pelo próprio Senhor Jesus Cristo! em oposição às opiniões tolas dos homens deste mundo, que, associando a idéia de covardia ao ato maior e mais generoso da mente humana, o perdão dos ferimentos, trabalharam para torná-la vergonhosa e vil, para a desgraça total da razão humana e do senso comum. É uma forte observação do arcebispo Wake, sobre a petição da oração do Senhor sobre a qual esses versículos são explicativos: “se não perdoamos como esperamos ser perdoados, imprecamos a ira de Deus em nossas próprias cabeças, quando usamos a oração do Senhor, e na realidade ore depois desta maneira desesperada: ‘Ó Deus, ordenaste-me que perdoasse a meu irmão suas transgressões; declaraste que, a menos que eu o faça, não me perdoarás meus pecados. o que acontecerá, estou decidido a me arriscar. Não vou perdoar, nem ser reconciliado com meu irmão; faça-o comigo como achar melhor. ”” O ??homem de temperamento implacável pode ver seus pecados e seus pecados? perigo em um ponto de vista mais forte?

Comentário de John Wesley

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celestial também vos perdoará:

Marcos 11:25.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *