Estudo de Gênesis 50:20 – Comentado e Explicado

Vossa intenção era de fazer-me mal, mas Deus tirou daí um bem; era para fazer, como acontece hoje, com que se conservasse a vida a um grande povo.
Gênesis 50:20

Comentário de John Calvin

20. Vós pensastes mal contra mim . Joseph considera bem (como dissemos) a providência de Deus; para que ele a imponha como uma lei obrigatória, não apenas para conceder perdão, mas também para exercer beneficência. E, embora tenhamos tratado amplamente sobre esse assunto, em Gênesis 45: 1 , será útil também repetir algo sobre isso agora. Em primeiro lugar, devemos notar essa diferença em sua linguagem: pois enquanto, na passagem anterior, Joseph, desejando acalmar a tristeza e aliviar o medo de seus irmãos, cobriria sua maldade por todos os meios que a ingenuidade pudesse sugerir ; ele agora os corrige um pouco mais aberta e livremente; talvez porque ele esteja ofendido com a falsidade deles. No entanto, ele mantém o mesmo princípio de antes. Vendo que, pelo conselho secreto de Deus, ele foi levado ao Egito, com o objetivo de preservar a vida de seus irmãos, ele deve se dedicar a esse objetivo, para que não resista a Deus. Ele diz, de fato, por sua ação: “Visto que Deus depositou sua vida comigo, eu deveria estar em guerra contra ele, se eu não fosse o fiel distribuidor da graça que ele havia cometido em minhas mãos”. Enquanto isso, ele habilmente distingue entre os maus conselhos dos homens e a admirável justiça de Deus, atribuindo a Deus o governo de todas as coisas, para preservar a administração divina livre de contrair qualquer mancha dos vícios dos homens. A venda de José foi um crime detestável por sua crueldade e perfídia; no entanto, ele não foi vendido, exceto pelo decreto do céu. Pois nem Deus simplesmente permaneceu em repouso e, coniventando por um tempo, soltou as rédeas da malícia humana, a fim de que mais tarde ele pudesse fazer uso dessa ocasião; mas, por vontade própria, ele nomeou a ordem de ação que pretendia ser fixa e certa. Assim, podemos dizer com verdade e propriedade que José foi vendido pelo consentimento iníquo de seus irmãos e pela providência secreta de Deus. No entanto, não era um trabalho comum a ambos, no sentido de que Deus sancionava qualquer coisa relacionada ou relacionada à sua maldade cupida: porque enquanto eles estão planejando a destruição de seu irmão, Deus está efetuando sua libertação do alto. De onde também concluímos que existem vários métodos para governar o mundo. Isso realmente deve ser geralmente aceito, de que nada é feito sem a vontade dele; porque ele governa os conselhos dos homens, controla suas vontades e esforça-se ao seu prazer, e regula todos os eventos; mas, se os homens empreendem algo certo e justo, ele os age e os move interiormente pelo seu Espírito, para o que quer que seja bom. neles, pode-se dizer com justiça que lhe são recebidos: mas se Satanás e homens ímpios se enfurecem, ele age por suas mãos de maneira tão inexprimível, que a maldade do ato lhes pertence e a culpa é imputada a ele. eles. Pois eles não são induzidos ao pecado, como os fiéis devem agir corretamente, pelo impulso do Espírito, mas são os autores de seu próprio mal e seguem Satanás como seu líder. Assim, vemos que a justiça de Deus brilha intensamente no meio das trevas da nossa iniqüidade. Pois, como Deus nunca está sem uma causa justa para suas ações, os homens são mantidos nas cadeias da culpa por sua própria vontade perversa. Quando ouvimos que Deus frustra as expectativas perversas e os desejos prejudiciais dos homens, não obtemos, portanto, consolo comum. Que os ímpios se ocupem como bem entenderem, que se enfurem, misturem céu e terra; todavia, nada ganharão pelo seu ardor; e não apenas sua impetuosidade se mostrará ineficaz, mas será levada a uma questão ao contrário daquilo que eles pretendiam, de modo a promover nossa salvação, apesar de fazê-lo com relutância. Para que, seja qual for o veneno que Satanás produz, Deus o transforma em remédio para seus eleitos. E, embora neste lugar se diga que Deus “pretendeu fazer bem”, porque, contrariamente às expectativas, ele havia educado uma questão alegre desde o começo repleto de morte: contudo, com perfeita retidão e justiça, ele transforma a comida dos réprobos em veneno, sua luz nas trevas, sua mesa em uma armadilha e, em suma, sua vida na morte. Se as mentes humanas não podem alcançar essas profundezas, adore de maneira suplicante os mistérios que não compreendem, que, como vasos de argila, orgulhosamente se exaltam contra seu Criador.

Para salvar muitas pessoas vivas . Joseph torna seu ofício subserviente ao desígnio da providência de Deus; e essa sobriedade sempre deve ser cultivada, para que cada um possa contemplar, pela fé, Deus do alto, segurando o comando do governo do mundo, e possa se manter dentro dos limites de sua vocação; e mesmo sendo advertido pelos julgamentos secretos de Deus, pode descer para si mesmo e exortar-se ao cumprimento de seu dever: e se a razão disso não aparecer imediatamente, ainda devemos tomar cuidado para não voarmos confusos. e circuitos erráticos, como costumam fazer os fanáticos. O que Joseph diz a respeito de ser divinamente escolhido “para salvar muitas pessoas vivas”, algumas se estendem aos egípcios. Sem condenar tal extensão, prefiro restringir a aplicação das palavras à família de Jacó; pois Joseph amplia a bondade de Deus por essa circunstância, de que a semente da Igreja seria resgatada da destruição por seu trabalho. E verdadeiramente, desses poucos homens, cujas sementes seriam extintas antes que seus descendentes fossem multiplicados, surgiu uma vasta multidão, que Deus logo depois levantou.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 50: 20-21 . Vós pensastes mal, mas Deus quis que isso fosse bom – A fim de tornar José uma bênção maior para sua família do que ele poderia ter sido. Não temas, eu te nutrirei. Vê de que excelente espírito Joseph era, e aprende sobre ele para tornar o bem pelo mal. Ele não disse a eles que eles estavam se comportando bem, e seria gentil com eles, se os visse se comportar bem: não, ele não os manteria em suspense, nem pareceria com inveja deles, apesar de suspeitarem deles. dele. Ele os confortou – e, para banir todos os seus medos, falou gentilmente com eles. Aqueles a quem amamos e perdoamos, devemos não apenas fazer bem, mas também falar com bondade.

Comentário de John Wesley

Mas quanto a vós, julgastes o mal contra mim; mas Deus quis que fosse bom, como hoje, salvar muitas pessoas vivas.

Vós pensastes mal, mas Deus quis que isso fosse bom – A fim de tornar José uma bênção maior para sua família do que ele poderia ter sido.

Referências Cruzadas

Gênesis 37:4 – Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente.

Gênesis 37:18 – Mas eles o viram de longe e, antes que chegasse, planejaram matá-lo.

Gênesis 45:5 – Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.

Salmos 56:5 – O tempo todo eles distorcem as minhas palavras; estão sempre tramando prejudicar-me.

Salmos 76:10 – Até a tua ira contra os homens redundará em teu louvor, e os sobreviventes da tua ira se refrearão.

Salmos 105:16 – Ele mandou vir fome sobre a terra e destruiu todo o seu sustento;

Salmos 119:71 – Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos.

Isaías 10:7 – Mas não é o que eles pretendem, não é o que têm planejado; antes, o seu propósito é destruir e dar fim a muitas nações.

Atos dos Apóstolos 2:23 – Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Atos dos Apóstolos 3:13 – O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo.

Atos dos Apóstolos 3:26 – Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades”.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *