Estudo de Gênesis 45:5 – Comentado e Explicado

Mas agora não vos entristeçais, nem tenhais remorsos de me ter vendido para ser conduzido aqui. É para vos conservar a vida que Deus me enviou adiante de vós.
Gênesis 45:5

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 45: 5 . Agora, portanto, não te entristes, etc. – Veja Gênesis 45: 8 e cap. Gênesis 50:20 . Essas passagens descobrem para nós as idéias muito nobres e justas que Joseph teve sobre a Providência de Deus, cuja prerrogativa peculiar é tirar o bem do mal: mas, além disso, podemos observar uma generosidade e ternura singular de temperamento nesse pedido de desculpas. a seus irmãos; em que ele se esforça para remover toda apreensão desconfortável de suas mentes. Corações graciosos e benevolentes não estão sempre dispostos a causar dor: a mesma bondade de disposição, que os torna zelosos em difundir felicidade, os torna sensíveis a infligir até um momento momentâneo. Joseph não estava disposto a que seus irmãos sentissem algum alívio para a satisfação que o presente evento lhes proporcionava; e, portanto, ele voltou, por assim dizer, do ponto de vista deles, o próprio pensamento e lembrança de seu antigo comportamento antinatural e mais perverso, e dirigiu sua atenção para as reflexões, que eram igualmente confortáveis ??e importantes; não seja, etc. Foi a Providência sofredora de Deus: ” Você realmente pensou mal contra mim”, como ele diz em outro lugar; mas Deus, que pode causar as piores intenções de produzir as melhores conseqüências para o mundo em geral, e para sua igreja em particular, sofreu isso de uma vez por todas, provocando, dessa maneira, a preservação da vida de muitas pessoas.

Com o mesmo objetivo Virgílio:

“Nem a bela Helena nem Paris culpam, Seus encantos culpados, ou sua infeliz chama: Os deuses, meu filho, os deuses imortais destroem este glorioso império e os rebocadores de Tróia.” AEN. ii. ver. 620

Mas nunca se deve esquecer que, por mais que o Governante Supremo, de todos os eventos possa trazer o bem a qualquer mal, isso não será desculpa nem paliativo para o próprio transgressor.

Comentário de Adam Clarke

Não fiquem tristes, nem com raiva de si mesmos – Isso descobre uma mente verdadeiramente nobre: ??ele não apenas perdoa e esquece, mas deseja que mesmo aqueles que o prejudicaram se esqueçam do ferimento que causaram, para que não sofram aflição; e com profunda piedade ele atribui o todo à providência de Deus; pois, diz ele, Deus me enviou antes de você para preservar a vida. Em cada palavra aqui, uma forte ênfase pode ser dada. Não é você, mas Deus; não é você que me vendeu, mas Deus que me enviou; O Egito e Canaã devem ter perecido, se uma disposição misericordiosa não tivesse sido feita; você deveria descer aqui, e Deus me enviou diante de você; a morte deve ter sido a conseqüência dessa fome, se Deus não tivesse me enviado aqui para preservar a vida.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 45: 5 . Agora, portanto, não te entristes, etc. – Veja Gênesis 45: 8 e cap. Gênesis 50:20 . Essas passagens descobrem para nós as idéias muito nobres e justas que Joseph teve sobre a Providência de Deus, cuja prerrogativa peculiar é tirar o bem do mal: mas, além disso, podemos observar uma generosidade e ternura singular de temperamento nesse pedido de desculpas. a seus irmãos; em que ele se esforça para remover toda apreensão desconfortável de suas mentes. Corações graciosos e benevolentes não estão sempre dispostos a causar dor: a mesma bondade de disposição, que os torna zelosos em difundir felicidade, os torna sensíveis a infligir até um momento momentâneo. Joseph não estava disposto a que seus irmãos sentissem algum alívio para a satisfação que o presente evento lhes proporcionava; e, portanto, ele voltou, por assim dizer, do ponto de vista deles, o próprio pensamento e lembrança de seu antigo comportamento antinatural e mais perverso, e dirigiu sua atenção para as reflexões, que eram igualmente confortáveis ??e importantes; não seja, etc. Foi a Providência sofredora de Deus: ” Você realmente pensou mal contra mim”, como ele diz em outro lugar; mas Deus, que pode causar as piores intenções de produzir as melhores conseqüências para o mundo em geral, e para sua igreja em particular, sofreu isso de uma vez por todas, provocando, dessa maneira, a preservação da vida de muitas pessoas.

Com o mesmo objetivo Virgílio:

“Nem a bela Helena nem Paris culpam, Seus encantos culpados, ou sua infeliz chama: Os deuses, meu filho, os deuses imortais destroem este glorioso império e os rebocadores de Tróia.” AEN. ii. ver. 620

Mas nunca se deve esquecer que, por mais que o Governante Supremo, de todos os eventos possa trazer o bem a qualquer mal, isso não será desculpa nem paliativo para o próprio transgressor.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 45: 5 . Não fiquem tristes nem zangados consigo mesmos – a saber, imoderadamente, pelo dano que você causou a mim; ou pelo perigo que vocês trouxeram sobre si mesmos. Caso contrário, ele não pretende dissuadi-los de uma tristeza divina e desagradar a si mesmos por sua ofensa a Deus, seu pai e a si mesmo, para produzir qual tristeza e desagrado eram o principal objetivo que ele tinha em vista em sua conduta estranha e áspera em direção a eles. Os pecadores devem se entristecer e se zangar por seus pecados; sim, embora Deus, pelo seu poder, traga benefícios a eles; pois não lhes são devidos agradecimentos por isso. E os verdadeiros penitentes devem ser grandemente afetados quando vêem Deus tirar o bem do mal. Mas, embora não devamos, com essa consideração, extenuar nossos próprios pecados, e assim tirar a margem do nosso arrependimento; todavia, pode ser bom assim atenuar os pecados dos outros e, assim, tirar a borda de nossos ressentimentos irados. Assim Joseph faz aqui. Deus, diz ele, me enviou antes de você para preservar a vida – Não apenas suas vidas, mas a vida de todas as pessoas neste e nos países vizinhos. E agora, seus irmãos não precisavam temer, a fim de que não os vingasse de um ferimento que a providência de Deus fizera para tirar tanto proveito e proveito de sua família quanto de milhares e milhares de outras pessoas.

Comentário de John Wesley

Agora, portanto, não te entristes, nem te zangues, porque me vendestes aqui; porque Deus me enviou diante de vós para preservar a vida.

Não fiquem tristes ou zangados com vocês mesmos – os pecadores devem se entristecer e com raiva de si mesmos por seus pecados; sim, embora Deus, por seu poder, traga o bem deles, pois isso não é graças ao pecador; mas os verdadeiros penitentes devem ser grandemente afetados por ele, quando vêem Deus tirando o bem do mal. Embora não devamos, com essa consideração, extenuar nossos próprios pecados, e assim tirar a margem do nosso arrependimento; ainda assim, pode ser bom atenuar os pecados dos outros e, assim, tirar a borda de nossos ressentimentos irados. Assim, Joseph faz aqui. Seus irmãos não precisavam temer que ele os vingasse de um ferimento que a providência de Deus fizera para tirar tanto proveito dele e de sua família. Agora, ele lhes diz quanto tempo a fome provavelmente duraria, cinco anos ainda, Gênesis 45: 6 , e que capacidade ele possuía de ser gentil com suas relações, que é a maior satisfação que riqueza e poder podem dar a um bom dinheiro. homem.

Referências Cruzadas

Gênesis 45:7 – Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes as vidas com grande livramento.

Gênesis 47:25 – Eles disseram: “Meu senhor, tu nos salvaste a vida. Visto que nos favoreceste, seremos escravos do faraó”.

Gênesis 50:20 – Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.

1 Samuel 1:19 – Na manhã seguinte, eles se levantaram e adoraram ao Senhor; então voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com sua mulher Ana, e o Senhor se lembrou dela.

2 Samuel 12:12 – Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’ “.

2 Samuel 16:10 – Mas o rei disse: “Que é que vocês têm com isso, filhos de Zeruia? Ele me amaldiçoa porque o Senhor lhe disse que amaldiçoasse Davi. Portanto, quem poderá questioná-lo? “

2 Samuel 17:14 – Absalão e todos os homens de Israel consideraram o conselho de Husai, o arquita, melhor do que o de Aitofel; pois o Senhor tinha decidido frustrar o eficiente conselho de Aitofel a fim de trazer ruína sobre Absalão.

Jó 1:21 – e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “.

Salmos 105:16 – Ele mandou vir fome sobre a terra e destruiu todo o seu sustento;

Isaías 40:1 – Consolem, consolem o meu povo, diz o Deus de vocês.

Lucas 23:34 – Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.

Atos dos Apóstolos 2:23 – Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Atos dos Apóstolos 4:24 – Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: “Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!

Atos dos Apóstolos 7:9 – “Os patriarcas, tendo inveja de José, venderam-no como escravo para o Egito. Mas Deus estava com ele

2 Coríntios 2:7 – Agora, pelo contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza.

2 Coríntios 2:11 – a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *