Estudo de Isaías 40:1 – Comentado e Explicado

Consolai, consolar meu povo, diz vosso Deus.
Isaías 40:1

Comentário de Albert Barnes

Conforte vós, consolai o meu povo – Este é o exórdio, ou o assunto geral deste e dos capítulos seguintes. O início é abrupto, como costuma acontecer em Isaías e nos outros profetas. A cena em que essa visão é apresentada está na Babilônia; o tempo próximo ao fim do cativeiro. O tópico, ou principal assunto da consolação, é declarado no versículo seguinte – que o cativeiro estava prestes a terminar e que os dias mais brilhantes e felizes deveriam suceder suas calamidades e exílio. A exortação para confortar o povo deve ser entendida como um mandamento de Deus para aqueles na Babilônia, cujo cargo ou dever seria endereçá-los – isto é, aos ministros da religião ou aos profetas. O Targum de Jônatas a traduz assim: ‘Vós profetas, profetizes consolações a respeito do meu povo.’ A Septuaginta traduz: ‹Confortai, consolai o meu povo, diz Deus. Ó sacerdotes, falam ao coração de Jerusalém; consolá-la. O desígnio de Isaías é indubitavelmente fornecer aquilo que lhes deve ser uma fonte de consolo, em meio à profunda angústia de seu longo cativeiro; fornecer uma garantia de que o cativeiro estava prestes a terminar e de que tempos melhores e mais felizes se seguiriam.

A exortação ou ordem é repetida, para dar intensidade ou ênfase a ela, da maneira usual em hebraico, onde a ênfase é denotada pela repetição de uma palavra. A palavra traduzida como ‘conforto’ (de nâcham ) significa apropriadamente respirar à força, suspirar, ofegar, gemer; depois lamentar ou entristecer o Salmo 90:13 ; Jeremias 15: 6 ; depois, consolar ou consolar-se Gênesis 38:12 . depois vingar-se (compare a nota em Isaías 1:24 ). Todas as formas da palavra e todos os significados indicam emoção profunda e a obtenção de alívio pelo arrependimento, pela vingança ou pela administração dos tópicos apropriados de consolação. Aqui, o tópico do consolo é que suas calamidades estavam prestes a terminar, de acordo com as promessas imutáveis ??de um Deus fiel Isaías 40: 8 , e assim estão de acordo com o que é dito em Hebreus 6: 17-18 .

Meu povo – o povo de Deus. Ele considerava os da Babilônia como seu povo; e ele também planejou adotar tópicos de consolo que seriam adaptados para confortar todo o seu povo em todas as idades.

Diz o seu Deus – o Deus daqueles a quem ele se dirigiu – o Deus dos profetas ou ministros da religião cujo ofício era consolar o povo. Podemos observar aqui que é uma parte importante do ofício ministerial administrar consolo ao povo de Deus na aflição; exibir a eles suas promessas; instar os tópicos da religião que são adaptados para sustentá-los; e especialmente para defendê-los e animá-los com a certeza de que suas provações em breve terminarão e todos terminarão em completa libertação da tristeza e da calamidade no céu.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 40: 1-2 . Conforte vós, etc. – Estas são as palavras do profeta, relacionando o que ele viu ou o que ouviu nesta cena da manifestação do reino de Deus, com seus sinais e concomitantes. Ele conta que ouviu a voz de Jeová dirigida a certos ministros dele, ordenando que consolassem seu povo por conta do advento que se aproximava do reino de Deus. Esse mandamento é do Pai pelo Espírito Santo, e é dirigido aos professores da igreja, cujo ofício é entregar a palavra de Deus, seja para reprovação, doutrina ou instrução, de acordo com os vários estados. da Igreja. E, neste caso, os primeiros pregadores do Evangelho devem ser particularmente entendidos. A mensagem que eles deveriam entregar é esta: – Conforte, consolai, meu povo; dizeis confortavelmente ao coração de Jerusalém; isto é, aos aflitos e pesados; para aqueles que há muito ansiavam pela salvação esperada: proclamai boas novas; coisas agradáveis ??de ouvir e agradáveis ??aos seus desejos; que pode libertá-los do medo e da ansiedade e aliviar seus corações sobrecarregados. Pois este é o significado da frase hebraica, falar ao coração de qualquer um. Compare Gênesis 34: 3 ; Gênesis 50:21 no original. É evidente no Evangelho que consolo era aqui pretendido. Foi o que o apóstolo chama consolo eterno e boa esperança pela graça, 2 Tessalonicenses 2:16 . O assunto desse consolo está contido em três artigos. O primeiro, nestas palavras, clama a ela, que sua guerra está cumprida; ou mais apropriadamente: “Que o tempo determinado de seu trabalho ou cargo laborioso seja cumprido”. Veja Marcos 1:15 . O significado é que o tempo determinado do incômodo dever, trabalho e exercício oneroso que o povo de Deus havia sofrido até agora era passado e cumprido; que chegou a hora da desmissão para a liberdade, há muito esperada e esperada. O profeta inquestionavelmente faz alusão a todo o período da economia legal; aquele tempo que nosso Senhor no evangelho de São Marcos declara ser cumprido, e que o reino de Deus estava próximo. Veja Gálatas 4: 4 . As idéias do profeta aqui são retiradas do posto e das funções dos sacerdotes no templo, que, como soldados, tinham seus tempos regulares de dever e alta do serviço. Portanto, não apenas esse serviço, mas quase todos os outros tipos de dificuldades e servidão são chamados de guerra. Veja Números 4:23 ; Números 8: 24-25 no original. O segundo artigo é que sua iniquidade é perdoada; o que é totalmente explicado por Lucas 1:77, de onde aprendemos que uma remissão perfeita de pecados deve ser um atributo daquele tempo de graça, a ser aberto pelo grande precursor do Messias. Compare Atos 13:38 . O terceiro artigo é: ela recebeu da mão do Senhor o dobro por todos os seus pecados. Não há dúvida de que esta passagem deve ser tomada em um bom sentido. O parafrast de Chaldee a processa. Ela recebeu o copo de consolo da face do Senhor, como se tivesse sido duplamente ferida por seus pecados: e Vatablus diz: “O Senhor conferirá seus muitos benefícios, em vez dos castigos. que ela poderia ter sofrido por seus pecados “. O significado completo, de acordo com Vitringa, é que Deus, embora com grande justiça possa punir os pecados de seu povo com mais severidade, ainda assim, nesse momento de graça, ele deixaria de ser severo, perdoaria os pecados e os coroaria com uma porção dupla de suas bênçãos; em que o profeta parece se referir àquela abundância de dons espirituais com os quais Deus enriqueceria sua igreja evangélica, e pela qual os crentes teriam uma prova da remissão perfeita dos pecados por meio da grande expiação e um fundamento do conforto mais sólido. Em vários lugares do Novo Testamento, essa abundância de graça e bênçãos espirituais é mencionada. Veja particularmente 2 Pedro 1: 3-4 . Romanos 5:20 . João 1:16 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 40: 1-2 . Conforte vós, etc. – “O profeta, no capítulo anterior, havia feito uma declaração muito explícita da dissolução iminente do reino de Judá, e do cativeiro da casa real de Davi e do povo, sob o rei da Babilônia. Como o assunto de suas profecias subseqüentes deveria ser principalmente do tipo consolador, ele os abre prometendo a restauração do reino e o retorno do povo daquele cativeiro, pela misericordiosa interposição de Deus a seu favor. Mas os pontos de vista do profeta não se limitam a esse evento; como a restauração da família real e da tribo de Judá, era necessária, no projeto e na ordem da Providência, para o cumprimento das promessas de Deus de estabelecer um reino mais glorioso e eterno, sob o Messias, para nascer do tribo de Judá e da família de Davi; o profeta conecta esses dois eventos, e quase nunca trata o primeiro sem despertar alguma insinuação do último, e às vezes é tão completamente possuído pelas glórias do futuro reino mais remoto, que parece deixar o assunto mais imediato. sua comissão está quase fora de questão. ” – Bispo Lowth.

Conforte o meu povo – Vós, profetas e ministros do Senhor, que agora são ou serão a seguir; o LXX. dizei , ó sacerdotes; entregue a seguinte mensagem confortável para o meu povo, para que não afundem sob seus encargos. Falai confortavelmente a Jerusalém – hebraico, ?? ?? , ao coração de Jerusalém. Então o LXX., ?a??sate e?? t?? ?a?d?a? . E clame a ela, que sua guerra seja cumprida – Proclame em meu nome, que o tempo de sua servidão, cativeiro e miséria terminou. O LXX. considere- a, conforte-a , ?t? ep??s?? ? tape???s?? a?t?? , porque sua humilhação, isto é, o tempo de sua humilhação, é cumprida. Sua iniquidade é perdoada – eu sou reconciliado com ela; Não lhe imputarei pecado, a fim de puni-lo por mais tempo. Ela recebeu na mão do Senhor o dobro, etc. – Não o dobro do que seus pecados mereciam, pois ela mesma confessa o contrário, Lamentações 3:22 ; Esdras 9:13 ; mas abundantemente o suficiente para responder ao desígnio de Deus neste castigo, que era humilhá-los e reformar eles, e advertir os outros pelo seu exemplo; o dobro sendo frequentemente colocado em abundância. Ou “dobrar em proporção à severidade usual de Deus em punir os pecados dos homens”. Ver Jeremias 16:18 ; Jeremias 17:18 ; Apocalipse 18: 6 . Deus sempre pune os homens menos do que suas iniqüidades merecem; contudo, ele mostrou maior severidade contra os pecados dos judeus do que com os de outras nações, Daniel 9:12 ; Amós 3: 2 . Pois como haviam recebido favores mais peculiares de Deus e um conhecimento mais claro de sua vontade do que o resto da humanidade, seus pecados eram mais agravados e exigiam um castigo mais severo. Vitringa, no entanto, e o bispo Lowth, para não mencionar alguns outros intérpretes instruídos, entendem a cláusula sob uma luz diferente. O significado, de acordo com o primeiro, é que “embora Deus possa, com grande justiça, punir os pecados de seu povo com mais severidade, ainda assim, neste momento de graça, ele cessará de sua severidade, perdoará seus pecados e coroá-los com uma porção dupla de suas bênçãos. ” E o bispo, comparando a passagem com Isaías 61: 7 ; Jó 42:10 ; e Zacarias 9:12 , (que vê), traduz o versículo: “Dá palavras animadoras a Jerusalém e declara-lhe que sua guerra está cumprida; que a expiação de sua iniqüidade é aceita; que ela receberá, nas mãos de Jeová, bênçãos duplas ao castigo de todos os seus pecados. ”

Comentário de Scofield

Conforto

Os dois primeiros versículos de Isaías 40. dão a nota-chave da segunda parte da profecia de Isaías. O grande tema desta seção é Jesus Cristo em Seus sofrimentos e a glória que se seguirá no reino davídico. (Ver “Cristo no AT”, sofrimentos). Gênesis 4: 4 ; Hebreus 10:18 glória; 2 Samuel 7: 8-15 ; Zacarias 12: 8 Visto que Israel deve ser reunido, convertido e tornado o centro da nova ordem social quando o reino for estabelecido, esta parte de Isaías contém apropriadamente profecias brilhantes a respeito desses eventos. A visão completa dos sofrimentos redentores de Cristo (por exemplo, Isaías 53) leva à tensão evangélica tão proeminente nesta parte de Isaías. (por exemplo, Isaías 44: 22-23 ; Isaías 55: 1-3 ).

A mudança de estilo, sobre a qual tanto foi dito, não é mais notável do que a mudança de tema. Um profeta que também era patriota não escreveria sobre os pecados e o cativeiro que viria de seu povo no mesmo estilo exultante e alegre que ele usaria para descrever sua redenção, bênção e poder. Em João 12: 37-44, as citações de Isaías 53 e Isaías 6 são atribuídas a Isaías.

Comentário de Adam Clarke

Conforte você, consolá-lo – “Toda essa profecia”, diz Kimchi, “pertence aos dias do Messias”.

Comentário de John Calvin

1. Conforte. O Profeta introduz um novo assunto; pois, deixando as pessoas sobre quem nenhuma impressão favorável foi causada por ameaças ou advertências, por causa de sua maldade desesperada, ele se volta para a posteridade, a fim de declarar que as pessoas que serão humilhadas debaixo da cruz não sentirão falta de vontade. consolo mesmo em meio às mais severas angústias. E é provável que ele tenha escrito essa profecia quando o tempo do cativeiro estava próximo, para que ele não deixasse a Igreja de deixar a Igreja de Deus invadida por calamidades muito graves, sem a esperança de restauração. Embora ele anteriormente misturasse suas previsões com ameaças e terrores para esse fim, ele parece ter contemplado principalmente o benefício daqueles que viviam naquela época. O que se seguirá depois se relacionará com a futura Igreja, cujo avivamento foi efetuado muito depois de sua morte; pois em seguida ele estabelecerá uma doutrina perpétua, que não deve ser limitada a um único período, e especialmente quando tratar do início e do progresso do reinado de Cristo. E essa profecia deve ser da maior importância para nós, porque nos dirige em termos diretos; pois, embora possa ser uma aplicação espiritual do que se passa antes, de modo a ser uma doutrina comum aos judeus e a nós, ainda assim, ao deixar os judeus daquela época, e abordar a posteridade até o fim do mundo, parece pertencer mais especialmente a nós.

Por essa exortação, portanto, o Senhor pretendia despertar o coração dos piedosos, para que não desmaiassem em meio a pesadas calamidades. Primeiro, ele se dirige aos judeus, que logo seriam levados para o difícil cativeiro, no qual não deveriam ter sacrifícios nem profetas, e seriam destituídos de todo consolo, se o Senhor não tivesse aliviado suas misérias por essas previsões. Em seguida, ele se dirige a todos os piedosos que devem viver depois, ou que ainda devem viver, para encorajar seu coração, mesmo quando eles parecerem estar muito reduzidos e totalmente arruinados.

Para que esse discurso tenha maior peso e possa afetar poderosamente suas mentes, ele representa Deus como levantando novos profetas, a quem ele ordena que aliviem as tristezas do povo por consolo amigável. O significado geral é que, quando ele parecer ter abandonado por algum tempo os miseráveis ??cativos, o testemunho de sua graça surgirá novamente das trevas e que, quando cessarem as profecias alegres, chegará o seu tempo apropriado. volta. Para exibir mais fortemente o fundamento da alegria, ele utiliza o número plural, Conforto; pelo qual ele sugere que enviará não um ou outro, mas uma vasta multidão de profetas; e isso ele realmente realizou, pelo qual vemos mais claramente sua infinita bondade e misericórdia.

Dirá. Primeiro, deve-se observar que o verbo está no tempo futuro; e os comentaristas que a traduzem no presente ou no passado mudam as palavras e estragam o significado. Indiretamente, ele aponta um período intermediário, durante o qual o povo seria fortemente afligido, como se Deus estivesse calado. (104) Embora mesmo naquela época Deus não tenha deixado de ter a esperança de salvação por alguns profetas, ainda assim, tendo-os rejeitado por um longo período, quando estavam miseravelmente angustiados e quase arruinados, o consolo era menos abundante, até foi indicado, como com o dedo, que eles tinham a liberdade de retornar. Por esse motivo, a palavra conforto deve ser vista como relacionada a um favor presente; e a repetição da palavra não apenas confirma a certeza da previsão, mas aplaude seu poder e sucesso, como se ele tivesse dito, que nesta mensagem haverá causa de alegria abundante, plena e incessante.

Acima de tudo, devemos nos apegar ao tempo futuro deste verbo, porque há um contraste implícito entre o silêncio melancólico do qual falei e a doutrina de consolo que se seguiu posteriormente. E com esta previsão concorda a queixa da Igreja,

“Nós não vemos nossos sinais; não existe mais entre nós um profeta ou alguém que saiba quanto tempo. ” ( Salmos 74: 9. )

Vemos como ela lamenta ter sido privada do melhor tipo de conforto, porque nenhuma promessa é apresentada para acalmar suas angústias. É como se o Profeta dissesse mal: “O Senhor não permitirá que você seja privado de profetas, para consolá-lo em meio às suas mais severas angústias. Naquele momento, ele levantará homens pelos quais lhe enviará a mensagem que há muito desejava, e também mostrará que cuida de você.

Considero o tempo futuro, dirá, relacionado não apenas ao cativeiro na Babilônia, mas a todo o período de libertação, que inclui o reinado de Cristo. (105) Para o verbo dirá, devemos fornecer “aos profetas”, a quem ele nomeará para esse fim; pois em vão eles falavam, se o Senhor não lhes dissesse, e até colocavam na boca o que deveriam dar a conhecer a outros. Portanto, há uma relação mútua entre Deus e os profetas ”, a quem ele nomeará para esse propósito; pois em vão eles teriam falado, se o Senhor não lhes dissesse e até pusessem na boca o que deveriam dar a conhecer a outros. Assim, há uma relação mútua entre Deus e os profetas. Em uma palavra, o Senhor promete que a esperança da salvação será deixada, embora a ingratidão dos homens mereça que essa voz seja perpetuamente silenciada e completamente extinta.

Eu disse que essas palavras não devem se limitar ao cativeiro na Babilônia; pois eles têm um significado muito extenso e incluem a doutrina do evangelho, na qual reside principalmente o poder de “confortar”. Para o evangelho, é para consolar aqueles que estão angustiados e abatidos, para acelerar aqueles que são mortos e realmente mortos, para animar os enlutados e, em suma, para trazer toda a alegria e alegria; e esta é também a razão pela qual é chamado “o Evangelho”, isto é, boas novas, (106) Nem começou no momento em que Cristo apareceu no mundo, mas muito antes, desde o momento em que o favor de Deus era claramente revelado, e pode-se dizer que Daniel primeiro levantou sua bandeira, para que os crentes se mantenham prontos para retornar. ( Daniel 9: 2. ) Posteriormente, Ageu, Zacarias, Malaquias, Neemias, Esdras e outros, até a vinda de Cristo, exortaram os crentes a nutrir esperanças cada vez melhores. Malaquias, o último que escreveu, sabendo que haveriam poucos profetas, envia o povo à lei de Moisés, para aprender com ela a vontade de Deus e suas ameaças e promessas. ( Malaquias 4: 4. )

Seu Deus. Nesta passagem, aprendemos o que devemos principalmente procurar nos profetas, a saber, incentivar as esperanças das pessoas piedosas, exibindo a doçura da graça divina, para que elas não desmaiem sob o peso das aflições, mas perseverem ousadamente em invocar. Deus. Mas, como era difícil crer, ele os lembra da aliança; como se ele tivesse dito que era impossível para Deus esquecer o que ele prometeu anteriormente a Abraão. ( Gênesis 17: 7. ) Embora, portanto, os judeus por seus pecados tenham caído da graça, ele afirma que ele é o Deus deles e que eles são seu povo peculiar, os quais dependiam da eleição; mas, como mesmo naquela nação havia muitos réprobos, a afirmação implica que apenas para os crentes esse discurso é estritamente dirigido; porque ele silenciosamente permite que os incrédulos, através de constante lânguido, sejam totalmente desperdiçados e destruídos. Mas para os crentes há um conforto inestimável, que, embora por um tempo sejam oprimidos pela dor e pelo luto, ainda que tenham esperança em Deus, que é o Pai da consolação, saberão por experiência que as promessas da graça, como um tesouro oculto, são estocados para eles, para alegrar seus corações no momento apropriado. Essa é também uma recomendação muito alta do ofício profético, de apoiar os crentes nas adversidades, para que não desmaiem ou desanime; e, por outro lado, esta passagem mostra que é uma demonstração muito terrível da vingança de Deus quando não há professores fiéis, de cuja boca pode ser ouvida na Igreja de Deus a consolação adequada para levantar os que são lançados para baixo, e para fortalecer os fracos.

Comentário de John Wesley

Conforte, consolai o meu povo, diz o seu Deus.

Vós – Vós profetas e ministros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *