Estudo de Salmos 119:71 – Comentado e Explicado

Foi bom para mim ser afligido, a fim de aprender vossos decretos.
Salmos 119:71

Comentário de Albert Barnes

É bom para mim ter sido afligido – Veja as notas no Salmo 119: 67 . Qualquer que tenha sido a forma da aflição, foi bom para mim. O design foi benevolente; o resultado foi meu próprio benefício. Essa será a experiência, mais cedo ou mais tarde, resultante de todas as aflições dos justos.

Que eu possa aprender os teus estatutos – Que eu possa ser levado a compreender melhor o que eles exigem; e que eu possa ser levado a obedecer a eles. Está implícito aqui

(a) que essa é a tendência da aflição; e

(b) que isso é uma vantagem – um bem.

Qualquer coisa que leve um homem a obedecer a Deus é uma bênção e um favor. Tudo o que leva um pecador a garantir a salvação de sua alma é um ganho para ele. Não importa quanto possa custar; não importa o que ele possa desistir; não importa quais perseguições e problemas ele possa expô-lo; não importa o que ele sofra, ou quanto tempo ele sofra; não importa que a pobreza, o desprezo, a labuta – mesmo a estante ou a estaca – possam ser a consequência de sua religião – mas é novamente para ele; e ele será grato por isso no final – pois nada que possa ser suportado nesta vida pode ser comparado com os sofrimentos do mundo do desespero; nada na terra pode ser “comparado com a glória que será revelada em nós no céu”. Veja as notas em Romanos 8:18 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 71-72 . É bom para mim – necessário e muito benéfico; que eu fui atormentado – Ele repete o que, com efeito, ele disse antes ( Salmos 119: 67 ), em parte para intimizar a certeza e a importância dessa verdade, e em parte porque é um grande paradoxo para os homens do mundo, que geralmente estimam aflições a serem males, sim, o pior dos males. A lei da tua boca – Não apenas as tuas promessas, mas também os teus preceitos, que são tão desagradáveis ??e desagradáveis ??para os homens ímpios; são melhores para mim – mais necessários e lucrativos e, portanto, mais desejáveis; do que milhares de ouro e prata Porque eles não apenas me dão satisfação e conforto abundantes nesta vida, mas também me conduzem com segurança e prazer até a vida eterna e mais abençoada, onde ouro e prata não têm preço.

Comentário de E.W. Bullinger

Isto é. Veja nota no Salmo 119: 67 .

bom = certo ou adequado.

Comentário de Adam Clarke

É bom para mim ter sido afligido – Veja no Salmo 119: 67 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

71. Foi bom para mim estar aflito. Ele aqui confirma o sentimento que consideramos anteriormente – que era proveitoso para ele ser subjugado pelos castigos de Deus, para que ele fosse cada vez mais trazido de volta e suavizado à obediência. Por essas palavras, ele confessa que não estava isento da obstinação perversa com que toda a humanidade está infectada; pois, caso contrário, o lucro de que ele fala, quando diz que sua docilidade era devida a ser humilhado, teria sido meramente fingido; mesmo que nenhum de nós voluntariamente submeta seu pescoço a Deus, até que Ele suavize nossa dureza natural com os golpes de um martelo. É bom para nós provar continuamente o fruto que nos chega das correções de Deus, para que se tornem doces para nós; e que, dessa maneira, nós, que somos tão rebeldes e rebeldes, podemos sofrer para sermos submetidos à sujeição.

O último versículo também não requer exposição, pois contém um sentimento de ocorrência muito frequente neste salmo e, por si só, suficientemente claro: – Que ele preferia a lei de Deus a todas as riquezas do mundo, cujo desejo imodoro de tão deplorável. apaixona a grande maioria da humanidade. Ele não compara a lei de Deus com as riquezas que ele próprio possuía; mas ele afirma que, na sua opinião, era mais precioso do que uma vasta herança.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *