Estudo de Gênesis 49:25 – Comentado e Explicado

graças ao Deus de teu pai, que te ajuda, graças ao todo-poderoso, que te abençoa com as bênçãos do céu altíssimo, com as bênçãos do profundo abismo, com as bênçãos dos peitos e do seio.
Gênesis 49:25

Comentário de Albert Barnes

Esses dois pensamentos – a abundância pacífica de sua velhice, que ele devia a José, e as perseguições que seu amado filho havia sofrido – agitam as fontes de suas afeições até transbordar de bênçãos. “Do Deus de teu pai” – o Eterno que é a fonte de toda bênção. “E o Todo-Poderoso”, capaz de controlar todas as influências adversas. “Bênçãos do céu lá em cima” – o ar, a chuva e o sol. “Bênçãos das profundezas” – as fontes e os riachos, bem como o solo fértil. “Bênçãos dos peitos e do ventre” – os filhos do lar e os jovens dos rebanhos e manadas. “Venceram.” As bênçãos de Jacó pronunciadas sobre José excedem as que vieram sobre o próprio Jacó de seus pais. A José é dada uma porção dupla, com uma dupla medida de afeição do coração do pai. “Até o limite das colinas perpétuas.” Como uma inundação transbordante, eles subiram até os cumes das colinas perpétuas nas concepções do venerável patriarca. “Daquele que se distinguiu de seus irmãos;” não apenas por um longo período de perseguição e humilhação, mas por uma subseqüente elevação à extraordinária dignidade e preeminência.

Deve-se notar que essa bênção, quando razoavelmente interpretada, embora respire todo o carinho do coração de um pai, ainda não contém nenhuma indicação de que a supremacia ou o sacerdócio deva pertencer a José, ou que o Messias brotará dele. Ao mesmo tempo, Joseph era, em muitos eventos de sua história, um tipo notável do Messias, e por casamento entre ele e muitos estrangeiros não havia dúvida entre os ancestrais do Messias. 2 Reis 8:18 , 2 Reis 8:26 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 49:25 . Quem te abençoará com as bênçãos do céu Jacó, tendo mencionado os maravilhosos efeitos da providência de DEUS para com o próprio José nos versículos anteriores, passa rapidamente, sem nenhuma parada perceptível, às bênçãos que a mesma providência reservou para sua posteridade; bênçãos do céu; ie um solo fértil, bem regado pela chuva e pelo orvalho, e um clima sazonal do alto: bênçãos das profundezas; ie nascentes e rios: metais e minerais também podem ser usados, e tudo o mais está contido nas entranhas da terra; pois assim se usa a palavra Salmos 71:20 e, no entanto, para não excluir o produto de sua superfície. Essas duas bênçãos podem significar, em geral, um ar fino e um solo rico. Bênçãos dos pães e do útero; ie uma progênie numerosa e próspera; um grande aumento, tanto de crianças quanto de gado.

Comentário de Adam Clarke

O Deus de seu pai – Com que frequência Deus é chamado Deus de Jacó, ninguém precisa saber quem lê a Bíblia.

Deus Todo-suficiente – Em vez de Eth ? ?? Eth Shaddai , O Todo-Poderoso ou Todo-suficiente; Eu li Sha? ?? El Shaddai , Deus Todo-suficiente; que é a leitura do samaritano, da Septuaginta, do siríaco e do copta, e de três respeitáveis ??MSS. Nas coleções de Kennicott e De Rossi. As cópias usadas por essas versões antigas tinham evidentemente ?? El , Deus, e não ?? eth , The, um erro produzido em tempos posteriores. Na palavra ??? ?? El Shaddai , ver Clarke em Gênesis 17: 1 ; (Nota).

A bênção dos céus lá de cima – Um céu geralmente puro, claro e sereno, caindo com frequência chuveiros e orvalho fertilizantes, de modo a criar um solo muito frutífero e uma atmosfera salubre.

Bênçãos nas profundezas – Quaisquer riquezas que pudessem ser obtidas do mar ou dos rios, de minas e minerais nas entranhas da terra e de fontes abundantes em diferentes partes de sua herança. Nossa tradução desta linha é excessivamente obscura: bênçãos do abismo que jaz debaixo. O que há por trás das profundezas: conectando bircoth ???? , bênçãos com robetseth , mentir, toda ambiguidade é evitada, e o texto fala um sentido claro e consistente.

As bênçãos dos peitos e do útero – Uma prole numerosa e uma abundância de gado. A descendência de José, por Efraim e Manassés, chegou ao primeiro censo ou enumeração (Números 1). a 75.900 homens, que excederam a soma de qualquer tribo; Judá, o maior dos outros, totalizando não mais que 74.600. De fato, Efraim e Manassés haviam se multiplicado tanto nos dias de Josué, que um lote comum não era suficiente para eles. Veja a queixa deles, Josué 17:14 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 49:25 . Quem te abençoará com as bênçãos do céu Jacó, tendo mencionado os maravilhosos efeitos da providência de DEUS para com o próprio José nos versículos anteriores, passa rapidamente, sem nenhuma parada perceptível, às bênçãos que a mesma providência reservou para sua posteridade; bênçãos do céu; ie um solo fértil, bem regado pela chuva e pelo orvalho, e um clima sazonal do alto: bênçãos das profundezas; ie nascentes e rios: metais e minerais também podem ser usados, e tudo o mais está contido nas entranhas da terra; pois assim se usa a palavra Salmos 71:20 e, no entanto, para não excluir o produto de sua superfície. Essas duas bênçãos podem significar, em geral, um ar fino e um solo rico. Bênçãos dos pães e do útero; ie uma progênie numerosa e próspera; um grande aumento, tanto de crianças quanto de gado.

Comentário de John Calvin

25. Até pelo Deus de seu pai . Mais uma vez, ele afirma mais plenamente que José havia sido libertado da morte e exaltado com tanta dignidade, não por sua própria indústria, mas pelo favor de Deus: e não há a menor dúvida de que ele recomenda a todos os piedosos, os mera bondade de Deus, para que eles não arrogassem nada para si mesmos, se eles podem ter escapado dos perigos ou se eles chegaram a algum nível de honra. Pelo Deus de seu pai . Ao designar Deus por esse título, ele novamente rastreia qualquer bem que Joseph tenha recebido, ao convênio e à fonte da adoção gratuita; como se ele tivesse dito: “Considerando que você provou o cuidado paterno de Deus em ajudá-lo, desejo que você o atribua à aliança que Deus fez comigo”. Enquanto isso, (como dissemos antes), ele separa de todos os ídolos fictícios o Deus que ele transmite aos seus descendentes para adorar.

Depois de declarar, que José deve ser abençoado de todas as maneiras, tanto no que diz respeito à própria vida, quanto ao número e preservação de sua posteridade; ele afirma que o efeito dessa bênção está próximo e quase presente, dizendo que ele abençoou Joseph com mais eficácia do que ele próprio havia sido abençoado por seus pais. Pois embora, desde o início, Deus tenha sido fiel a suas promessas, mas ele freqüentemente adiou o efeito delas, como se estivesse alimentando Abraão, Isaque e Jacó com nada além de palavras. Pois em que medida os patriarcas se multiplicaram no Egito? Onde estava aquela imensa semente que deveria ser igual às areias da praia e às estrelas do céu? Portanto, não sem razão, Jacó declara que havia chegado o tempo inteiro em que o resultado de sua bênção, que havia permanecido oculto, deveria emergir das profundezas. Agora, essa comparação deve nos inspirar com muito mais entusiasmo no momento; pois as abundantes riquezas da graça de Deus que fluíram para nós em Cristo excedem cem vezes mais as bênçãos que José recebeu e sentiu.

O que se acrescenta respeitando os limites máximos das colinas eternas , alguns desejam se referir à distância do lugar, outros à perpetuidade do tempo. Ambos os sentidos se encaixam muito bem; ou que a felicidade de José se difunda por toda parte até as montanhas mais longínquas do mundo; ou que persista enquanto as colinas eternas, que são as partes mais firmes da terra, permanecerem. O sentido mais certo e genuíno, no entanto, deve ser reunido da outra passagem, onde Moisés repete essa bênção; a saber, que a fertilidade da terra se estenderia ao topo das montanhas; e essas montanhas são chamadas perpétuas, porque são mais celebradas. Ele também declara que essa bênção deve estar sobre sua cabeça , para que José não pense que seus bons desejos foram espalhados pelos ventos; pois com essa palavra ele pretende mostrar, se assim posso dizer, que a bênção foi substancial. Por fim, ele chama Joseph ???? ( nazir ) entre seus irmãos, seja porque ele era a coroa deles, devido à glória comum que ressoa dele a todos eles, ou porque, devido à dignidade pela qual ele se destaca, ele foi separado de todos eles. (217) Pode ser entendido em ambos os sentidos. No entanto, devemos saber que essa excelência era temporal, porque era necessário que José, juntamente com os outros, ocupasse seu devido lugar e se submetesse ao cetro de Judá.

E as coisas desejáveis ??das colinas eternas.
Estes estarão na cabeça de José,
E na sua coroa que foi separada de seus irmãos. ”

Dr. Clarke.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 49: 25-26 . Até pelo Deus de teu pai Jacó, que te ajudará –

Nossas experiências do poder e da bondade de Deus, ao nos fortalecerem até agora, ainda são encorajamentos para esperar a ajuda dele. Quem nos ajudou, irá. E pelo Todo-Poderoso, que te abençoará – E ele somente abençoa de fato. Observe as bênçãos conferidas a José: 1º, Várias e abundantes bênçãos. Bênçãos do céu acima – chuva em sua estação e bom tempo em sua estação; bênçãos das profundezas que se encontram sob – Esta terra, ou com minas e fontes subterrâneas. Bênçãos do útero e dos seios são dadas quando as crianças nascem com segurança e são confortavelmente amamentadas. 2d, bênçãos eminentes e transcendentes, que prevalecem acima das bênçãos dos meus progenitores – Isaac, seu pai, teve apenas uma bênção; e, quando ele deu a Jacó, ficou sem a bênção de uma bênção conceder a Esaú; mas Jacó teve uma bênção para cada um de seus doze filhos e, agora, no final, uma copiosa para José. 3d, bênçãos duráveis ??e extensas: até o limite máximo das colinas eternas – incluindo todos os produtos das colinas mais frutíferas e durando o tempo que durarem. Dessas bênçãos, aqui é dito, elas serão – Então é uma promessa; ou, que assim seja, é uma oração na cabeça de José – À qual eles devem ser uma coroa para adorná-la e um capacete para protegê-la.

Comentário de John Wesley

Até pelo Deus de teu pai, que te ajudará; e pelo Todo-Poderoso, que te abençoará com bênçãos do céu acima, bênçãos do abismo que jaz abaixo, bênçãos dos seios e do ventre.

Mesmo pelo Deus de seu pai Jacó, que deve ajudá-lo – Nossas experiências do poder e da bondade de Deus em nos fortalecer até agora, são encorajamentos ainda a esperar ajuda dele. Quem nos ajudou, irá. E pelo Todo-Poderoso, que te abençoará; e ele somente abençoa de fato. Observe as bênçãos conferidas a Joseph; Primeiro, várias e abundantes bênçãos. Bênçãos do céu lá em cima, chuva em sua estação e bom tempo em sua estação; bênçãos das profundezas que se encontram sob esta terra, ou com minas e fontes subterrâneas. Bênçãos do útero e dos seios são dadas quando as crianças nascem com segurança e são confortavelmente amamentadas. Em segundo lugar, bênçãos eminentes e transcendentes, que prevalecem acima das bênçãos dos meus progenitores – Isaac, seu pai, teve apenas uma bênção, e quando ele deu a Jacó, ficou sem a bênção de uma bênção conceder a Esaú; mas Jacó teve uma bênção para cada um de seus doze filhos e, agora, no final, uma copiosa para José. Terceiro, bênçãos duradouras e extensas: até o limite máximo das colinas eternas – incluindo todos os produtos das colinas mais frutíferas e durando o tempo que durarem. Dessas bênçãos, aqui é dito que elas serão, por isso é uma promessa; ou, que assim sejam, é uma oração na cabeça de José, à qual eles devem ser como uma coroa para adorná-lo e um capacete para protegê-lo.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Gênesis 28:21 – e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus.

Gênesis 35:3 – Venham! Vamos subir a Betel, onde farei um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e que tem estado comigo por onde tenho andado”.

Gênesis 35:11 – E Deus ainda lhe disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; seja prolífero e multiplique-se. De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes.

Gênesis 43:23 – “Fiquem tranqüilos”, disse o administrador. “Não tenham medo. O seu Deus, o Deus de seu pai, foi quem lhes deu um tesouro em suas bagagens, porque a prata de vocês eu recebi. ” Então soltou Simeão e o levou à presença deles.

Deuteronômio 8:17 – Não digam, pois, em seu coração: “A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza”.

Deuteronômio 28:2 – Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus:

Deuteronômio 28:12 – O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado.

Deuteronômio 33:1 – Esta é a bênção com a qual Moisés, homem de Deus, abençoou os israelitas antes da sua morte.

Deuteronômio 33:13 – A respeito de José disse: “Que o Senhor abençoe a sua terra com o precioso orvalho que vem de cima, do céu, e com as águas das profundezas;

Deuteronômio 33:13 – A respeito de José disse: “Que o Senhor abençoe a sua terra com o precioso orvalho que vem de cima, do céu, e com as águas das profundezas;

Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

Salmos 85:12 – O Senhor nos trará bênçãos, e a nossa terra dará a sua colheita.

Mateus 6:33 – Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

1 Coríntios 3:21 – Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês,

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Filipenses 4:19 – O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

1 Timóteo 4:8 – O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *