Estudo de Gênesis 43:23 – Comentado e Explicado

"Ficai tranqüilos, respondeu-lhes ele, nada temais. É o vosso Deus, o Deus de vossos pais, quem vos pôs um tesouro em vossos sacos; o vosso dinheiro me foi entregue." Depois trouxe-lhes Simeão.
Gênesis 43:23

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 43:23 . A paz esteja com você Deixe seus corações à vontade; teu Deus, e o Deus de seu pai, te deu um tesouro; quanto a dizer, você deve reconhecer a providência de Deus no que lhe aconteceu: de resto, eu tinha o seu dinheiro; chegou às minhas mãos, e vocês podem facilitar-se. Há uma ambiguidade na frase, apropriada e, sem dúvida, projetada para manter um estado de suspense em suas mentes.

REFLEXÕES.— Mais uma vez chegaram em segurança, nem ressentem suas dores para aliviar sua fome. Quando há fome da palavra, devemos nos esforçar menos para buscá-la? Eles são gentilmente recebidos e convidados à casa de Joseph; e isso, em vez de confortá-los, os aterroriza. O medo faz de todas as colinas uma montanha e cria suspeitas até de nossas misericórdias. Eles decidem evitar toda acusação, informando o administrador do dinheiro que foi devolvido, com ofertas para devolvê-lo; mas ele acalma seus medos com um reconhecimento de seu recebimento, pede que eles o considerem um presente de Deus e toma todo o cuidado imaginável até que seu mestre volte para casa. Nota; 1. Honestidade será encontrada a melhor política. 2. O sucesso nos negócios deve ser considerado um tesouro dado por Deus.

Comentário de Adam Clarke

E ele disse – O endereço do mordomo neste versículo prova claramente que o conhecimento do verdadeiro Deus estava no Egito. É provável que o próprio mordomo fosse hebreu e que José lhe tivesse dado a sugestão de todo o caso; e apesar de não ter a liberdade de revelá-lo, ele ainda lhes dá garantias de que todo o negócio seria bom.

Eu tinha o seu dinheiro – ??? ?? ????? caspechem ba elai , seu dinheiro chega até mim. Como sou o mordomo, o dinheiro do milho me pertence. Não tendes razão para apreender qualquer mal; toda a transação é entre eu e você; receba, portanto, o dinheiro como presente do Deus de seu pai, não importa de que mãos ele use para transmiti-lo. A conduta do mordomo, assim como suas palavras, tinha uma grande tendência a aliviar suas mentes sobrecarregadas.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 43:23 . A paz esteja com você Deixe seus corações à vontade; teu Deus, e o Deus de seu pai, te deu um tesouro; quanto a dizer, você deve reconhecer a providência de Deus no que lhe aconteceu: de resto, eu tinha o seu dinheiro; chegou às minhas mãos, e vocês podem facilitar-se. Há uma ambiguidade na frase, apropriada e, sem dúvida, projetada para manter um estado de suspense em suas mentes.

REFLEXÕES.— Mais uma vez chegaram em segurança, nem ressentem suas dores para aliviar sua fome. Quando há fome da palavra, devemos nos esforçar menos para buscá-la? Eles são gentilmente recebidos e convidados à casa de Joseph; e isso, em vez de confortá-los, os aterroriza. O medo faz de todas as colinas uma montanha e cria suspeitas até de nossas misericórdias. Eles decidem evitar toda acusação, informando o administrador do dinheiro que foi devolvido, com ofertas para devolvê-lo; mas ele acalma seus medos com um reconhecimento de seu recebimento, pede que eles o considerem um presente de Deus e toma todo o cuidado imaginável até que seu mestre volte para casa. Nota; 1. Honestidade será encontrada a melhor política. 2. O sucesso nos negócios deve ser considerado um tesouro dado por Deus.

Comentário de John Calvin

23. A paz esteja com você . Porque ???? ( shalom ) entre os hebreus significa não apenas paz, mas qualquer condição próspera e desejável, bem como qualquer evento alegre, essa passagem pode ser exposta de duas maneiras: ou que o governante da casa de José ordena que sejam uma mente pacífica e segura; ou que ele declara que está bem e feliz com eles. A soma de sua resposta, no entanto, equivale a isso, que não havia motivo para medo, porque os negócios deles estavam em um estado próspero. E já que, à maneira dos homens, não era possível que eles tivessem pago o dinheiro pelo milho encontrado em seus sacos, ele atribui isso ao favor de Deus. Pois embora a verdadeira religião estivesse quase extinta no mundo, Deus fez com que algum conhecimento de sua bondade permanecesse sempre no coração dos homens, o que os deveria responsabilizar. Por conseguinte, aconteceu que, seguindo a natureza como guia, os incrédulos chamaram todo presente peculiarmente excelente de Divino . Além disso, como a corrupção era tão prevalecente, que cada nação considerava legal adorar deuses diferentes, o governante da casa de José distingue o Deus adorado pelos filhos de Jacó dos ídolos egípcios. A conjectura, no entanto, é provável, que este homem tenha sido imbuído de algum senso de religião. Sabemos quão grande foi a arrogância dessa nação e que ela supunha que todo o mundo fora enganado no culto aos deuses. Portanto, a menos que ele tivesse aprendido algo melhor, nunca teria atribuído uma honra tão grande a outros deuses além dos de seu próprio país. Além disso, ele não atribui o milagre ao Deus da terra de Canaã, mas ao Deus peculiar de seu pai. Portanto, não duvido que Joseph, embora não tenha permitido abertamente corrigir qualquer coisa nas superstições recebidas, se esforçou, pelo menos em sua própria casa, em estabelecer a verdadeira adoração ao Deus único, e sempre manteve firme a aliança, sobre a qual quando menino, ouvira o pai falar. Isso é o mais a ser observado, porque o homem santo não poderia desviar-se, mesmo que em menor grau, da prática comum, sem incorrer no ódio de uma nação tão orgulhosa. Portanto, a excelência de José é elogiada na pessoa de seu mordomo; porque sem medo da inveja pública, ele honra, dentro de seus próprios muros, o verdadeiro Deus. Se alguém perguntasse, de onde ele sabia que Jacó era adorado pelo Deus verdadeiro; a resposta está pronta; que Joseph, apesar de sua suposta severidade, havia ordenado que Simão fosse gentilmente tratado na prisão. Embora ele tivesse sido deixado como refém, ainda assim, se ele fosse considerado um espião, o detentor da prisão teria tratado com mais severidade com ele. Portanto, deve haver algum comando dado a respeito do tratamento humano ou moderado dele. De onde é provada a provável conjectura, que Joseph havia explicado o caso a seu mordomo, que foi admitido em seus conselhos secretos.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 43:23 . E ele disse: A paz esteja com você – Nenhum mal lhe acontecerá. Deus lhe deu um tesouro em seus sacos – pelo poder e providência dele secretamente o colocou ali. Ele fala assim, porque José o havia instruído, assim como outros de sua família, no conhecimento e adoração do verdadeiro Deus. Com isso, ele pretendia mostrar que não suspeitava de desonestidade neles: pelo que obtemos por engano, não podemos dizer que Deus nos dá. Ele silencia sua investigação mais aprofundada sobre o assunto: não pergunte como chegou lá; A providência trouxe você, e deixe que isso o satisfaça. Devemos ser nossos devedores a Deus como nosso Deus e ao Deus de nossos pais (um Deus em aliança conosco e com eles) por todos os nossos sucessos e vantagens, e pelas bondades de nossos amigos; pois toda criatura é isso para nós, e não mais do que Deus faz.

Comentário de John Wesley

E ele disse: A paz esteja convosco, não temas; o teu Deus, e o Deus de teu pai, te deram um tesouro em seus sacos; eu tinha o seu dinheiro. E ele trouxe Simeão a eles.

Seu Deus e o Deus de seu pai lhe deram um tesouro em seus sacos – por meio disso, ele mostra que não havia suspeita de desonestidade neles: pelo que obtemos por engano, não podemos dizer que Deus nos dá. Ele silencia sua investigação mais aprofundada sobre o assunto: não pergunte como chegou lá, a providência trouxe você e deixe que isso o satisfaça. Parece pelo que ele disse que, pelas instruções de seu mestre, ele foi levado ao conhecimento do verdadeiro Deus, o Deus dos hebreus. Ele ordena que eles olhem para Deus e reconheçam sua providência no bom acordo que tiveram. Devemos ser nossos devedores a Deus como nosso Deus e ao Deus de nossos pais (um Deus em aliança conosco e com eles) por todos os nossos sucessos e vantagens, e pelas bondades de nossos amigos; pois toda criatura é isso para nós, e não mais do que Deus faz.

Referências Cruzadas

Gênesis 42:24 – Nisso José retirou-se e começou a chorar, mas logo depois voltou e conversou de novo com eles. Então escolheu Simeão e mandou acorrentá-lo diante deles.

Gênesis 42:36 – E disse-lhes seu pai Jacó: “Vocês estão tirando meus filhos de mim! Já fiquei sem José, agora sem Simeão e ainda querem levar Benjamim. Tudo está contra mim! “

Gênesis 43:14 – Que o Deus Todo-poderoso lhes conceda misericórdia diante daquele homem, para que ele permita que o seu outro irmão e Benjamim voltem com vocês. Quanto a mim, se ficar sem filhos, sem filhos ficarei”.

Juízes 6:23 – Disse-lhe, porém, o Senhor: “Paz seja com você! Não tenha medo. Você não morrerá”.

Juízes 19:20 – “Você é bem-vindo em minha casa”, disse o homem idoso. “Vou atendê-lo no que você precisar. Não passe a noite na praça. “

1 Samuel 25:6 – Digam-lhe: ‘Longa vida para o senhor! Muita paz para o senhor e sua família! E muita prosperidade para tudo que é teu! ’

1 Crônicas 12:18 – Então o Espírito veio sobre Amasai, chefe do pelotão dos trinta, e ele disse: “Somos teus, ó Davi! Estamos contigo, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo, e aos teus aliados, pois o teu Deus te ajudará”. Davi os recebeu e os nomeou chefes de seus grupos de ataque.

Esdras 4:17 – O rei enviou-lhes a seguinte resposta: “Ao comandante Reum, ao secretário Sinsai e aos seus demais companheiros que vivem em Samaria e em outras partes, a oeste do Eufrates: Saudações de paz!

Lucas 10:5 – “Quando entrarem numa casa, digam primeiro: ‘Paz a esta casa’.

Lucas 24:36 – Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês! “

João 14:27 – Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

João 20:19 – Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

João 20:21 – Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

João 20:26 – Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *