Estudo de João 20:21 – Comentado e Explicado

Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.
João 20:21

Comentário de Albert Barnes

Como meu Pai me enviou – Como Deus me enviou para pregar, ser perseguido e sofrer; dar a conhecer a sua vontade e oferecer perdão aos homens, por isso eu vos envio. Esse é o plano e a extensão da comissão dos ministros do Senhor Jesus. Ele é o modelo deles; e eles terão sucesso apenas se estudarem seu caráter e imitarem seu exemplo. Essa comissão ele procede a confirmar, dotando a todos com o dom do Espírito Santo.

Comentário de E.W. Bullinger

Meu Pai = O Pai. Ver João 1:14 .

enviei. Grego. apostello. App-174.

mesmo assim = eu também.

mandar. Grego. pempo. App-174. Observe a distinção. O Pai enviou o Filho sozinho, mas o Filho envia Seus discípulos com uma “escolta” ou guarda, ou seja, o Espírito Santo. Isso é para enfatizar o fato de que o Senhor permanece (pelo Espírito) com aqueles a quem Ele envia.

Comentário de John Calvin

21. Jesus disse-lhes novamente: A paz esteja convosco. Esta segunda saudação parece-me não ter outro objetivo senão que o Senhor receba um grau de atenção devido à grandeza e importância dos assuntos sobre os quais ele estava prestes a falar.

Como o Pai me enviou. Por essas palavras, Cristo, por assim dizer, os instala no escritório para o qual ele os havia designado anteriormente. É verdade que eles já haviam sido enviados por toda a Judéia, mas apenas como arautos, para emitir uma ordem de que o Mestre supremo deveria ser ouvido, e não como apóstolos, para executar um ofício perpétuo de ensino. Mas agora o Senhor ordena que eles sejam seus embaixadores, para estabelecer seu reino no mundo. Portanto, seja considerado por nós como uma verdade apurada que os apóstolos foram agora, pela primeira vez, designados como ministros comuns do Evangelho.

Suas palavras equivalem a uma declaração de que até agora ele desempenhou o cargo de professor e que, tendo terminado o curso, agora ele lhes confere o mesmo cargo; pois ele quer dizer que o Pai o nomeou professor, nessa condição, que ele deveria ser empregado, durante algum tempo, em apontar o caminho para os outros e, posteriormente, colocar essas pessoas em seu quarto para suprir sua ausência, por essa razão, Paulo diz que deu alguns apóstolos; alguns evangelistas; alguns, pastores, para governar a Igreja até o fim do mundo ( Efésios 4:11 .) Cristo, portanto, testifica, primeiro, que, embora ele tenha um cargo temporário de ensino, ainda assim a pregação do Evangelho não é por um breve período. tempo, mas será perpétuo. Novamente, para que sua doutrina possa não ter menos autoridade na boca dos apóstolos, ele lhes pede que tenham sucesso no ofício que recebeu de seu Pai, os coloca em seu quarto e lhes conferem a mesma autoridade; e era apropriado que o ministério deles fosse ratificado dessa maneira, pois eram pessoas desconhecidas e em más condições. Além disso, apesar de terem o mais alto esplendor e dignidade, sabemos que tudo o que pertence aos homens não se aproxima da excelência da fé.

Não é sem razão, portanto, que Cristo comunica aos seus apóstolos a autoridade que recebeu do Pai, para que assim ele possa declarar que a pregação do Evangelho lhe foi confiada, mal por autoridade humana, mas por ordem de Deus . Mas ele não os substitui em seu quarto, de modo a renunciar a eles a mais alta autoridade como professor, que o Pai pretendia ser investido somente nele. Ele, portanto, continua, e eternamente continuará sendo, o único Mestre da Igreja; mas há apenas essa diferença: ele falou com a boca enquanto habitava na terra, mas agora fala pelos apóstolos. A sucessão ou substituição, (205) , portanto, é de tal natureza que nada tira de Cristo, mas sua autoridade permanece plena e completa, e sua honra intacta; pois aquele decreto pelo qual somos ordenados a ouvi-lo, e não outros, não pode ser anulado:

Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; ouvi-o,
( Mateus 17: 5. )

Em suma, Cristo pretendeu aqui adornar a doutrina do Evangelho e não os homens.

Da mesma forma, deve-se observar que o único assunto tratado nesta passagem é a pregação do Evangelho; pois Cristo não envia seus apóstolos para expiar pecados e obter justificação, como foi enviado pelo Pai. Nesse sentido, ele não faz alusão nesta passagem a algo que é peculiar a si mesmo, mas apenas nomeia ministros e pastores para governar a Igreja; e sob essa condição, que somente ele mantém a posse de todo o poder, enquanto eles reivindicam nada para si mesmos, exceto o ministério.

Comentário de Adam Clarke

Mesmo assim eu te envio – Como fui enviado para proclamar a verdade do Altíssimo e para converter pecadores a Deus, eu te envio para o mesmo propósito, vestido com a mesma autoridade e influenciado pelo mesmo Espírito.

Comentário de Thomas Coke

João 20:21 . Como meu Pai me enviou, etc. – “Como meu Pai celestial me enviou ao mundo para cumprir o ofício do Messias; assim também eu, por minha autoridade plenária e em prova de minha comissão mediadora, envio-o para cumprir o ofício de apóstolos e ministros na pregação do evangelho a toda criatura e para confirmá-lo com sinais milagrosos onde quer que você vá. ” Veja Marcos 16:15 ; Marcos 16: 17-18 .

Comentário de John Wesley

Disse-lhes então Jesus: Paz seja convosco; como meu Pai me enviou, também eu vos envio.

A paz esteja convosco – Este é o fundamento da missão de um verdadeiro ministro do Evangelho, a paz em sua própria alma, 2 Coríntios 4: 1 .

Como o Pai me enviou, assim eu te envio – Cristo foi o apóstolo do Pai, Hebreus 3: 1 . Pedro e o resto, os apóstolos de Cristo.

Referências Cruzadas

Isaías 63:1 – Quem é aquele que vem de Edom, que vem de Bozra, com as roupas tingidas de vermelho? Quem é aquele que, num manto de esplendor, avança a passos largos na grandeza da sua força? “Sou eu, que falo com retidão, poderoso para salvar. “

Mateus 10:16 – Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Mateus 10:40 – “Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

João 13:20 – Eu lhes garanto: Quem receber aquele que eu enviar, estará me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

João 14:27 – Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

João 17:18 – Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

Atos dos Apóstolos 1:8 – Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

2 Timóteo 2:2 – E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.

Hebreus 3:1 – Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *