Estudo de João 13:20 – Comentado e Explicado

Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviei recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
João 13:20

Comentário de Albert Barnes

Aquele que recebe … – Esse sentimento é encontrado nas instruções que Jesus deu a seus discípulos em Mateus 10:40 . Por que ele repete isso neste momento não pode ser conhecido agora. É certo que não está intimamente ligado ao assunto de sua conversa. Talvez, no entanto, fosse mostrar o quão intimamente unido ele, seu Pai, seus apóstolos e todos os que os receberam estavam. Os que os receberam o receberam, e os que o receberam receberam a Deus. Então, quem o traiu, traiu, pela mesma razão, Deus. Portanto, Judas, que estava prestes a traí-lo, também estava prestes a trair a causa da religião no mundo, e a trair Deus e sua causa. Tudo relacionado à religião está conectado. Um homem não pode desonrar uma das instituições da religião sem prejudicar a todos; ele não pode desonrar seus ministros ou o Salvador sem desonrar a Deus. E isso mostra que um ponto importante da solicitude do Salvador era que seu Pai pudesse ser honrado, e uma fonte de sua profunda tristeza pela traição de Judas era que isso causaria danos a toda a causa da religião no mundo.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de John Calvin

20. Em verdade, em verdade, eu lhe digo. Nessas palavras, ou o evangelista relata um discurso sobre um assunto diferente e em um estado quebrado e imperfeito, ou Cristo pretendia enfrentar a ofensa que provavelmente surgiria do crime de Judas; pois os evangelistas nem sempre exibem os discursos de Cristo em sucessão ininterrupta, mas às vezes juntam, em montões, uma variedade de declarações. É mais provável, no entanto, que Cristo pretendeu prover contra esse escândalo. Há boas evidências de que estamos muito prontos para ser feridos por maus exemplos; pois, em conseqüência disso, a revolta de um homem inflige uma ferida mortal a duzentos outros, enquanto a firmeza de dez ou vinte homens piedosos dificilmente edifica um único indivíduo. Por esse motivo, enquanto Cristo colocava esse monstro diante dos olhos de seus discípulos, também era necessário que ele estendesse a mão para eles, para que, impressionados pela novidade, eles recuassem. Nem foi apenas por conta deles que ele disse isso, mas também consultou a vantagem daqueles que deveriam vir depois; pois, caso contrário, a lembrança de Judas pode, mesmo nos dias atuais:, causar-nos ferimentos graves. Quando o diabo não pode nos afastar de Cristo pelo ódio de sua doutrina, ele excita a antipatia ou o desprezo pelos próprios ministros.

Ora, essa advertência de Cristo mostra que não é razoável que a impiedade de qualquer pessoa cuja conduta seja iníqua ou imprópria para seu cargo, diminua a autoridade apostólica. A razão é que devemos contemplar Deus, o autor do ministério, em quem, certamente, não encontramos nada que tenhamos o direito de desprezar; e depois, devemos contemplar Cristo, que, tendo sido designado pelo Pai para ser o único Mestre, fala por seus apóstolos. Quem, portanto, não se digna receber os ministros do Evangelho, rejeita a Cristo neles e rejeita Deus em Cristo.

Os papistas desempenham uma parte tola e ridícula, quando se esforçam para obter esse aplauso por si mesmos, a fim de exibir sua tirania. Pois, em primeiro lugar, eles se enfeitam com penas imploradas e emprestadas, sem nenhuma semelhança com os apóstolos de Cristo; e, segundo, admitindo que são apóstolos, nada estava mais longe da intenção de Cristo, nesta passagem, do que transferir seu próprio direito aos homens; pois o que mais é receber aqueles a quem Cristo envia, mas dar-lhes lugar, para que cumpram o ofício que lhes foi confiado?

Comentário de Adam Clarke

Aquele que recebeu quem quer que eu envie – Veja palavras semelhantes, Mateus 10:40 , etc. Nosso Senhor falou isso para consolar seus discípulos: mostrou-lhes que, embora devessem ser rejeitados por muitos, seriam recebidos por vários; e que quem os recebeu deve colher o máximo benefício por ele.

Comentário de John Wesley

Em verdade, em verdade vos digo que quem recebe a quem eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.

E eu coloquei minha própria honra em você, meus embaixadores. Mateus 10:40 .

Referências Cruzadas

Mateus 10:40 – “Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

Mateus 25:40 – “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

Marcos 9:37 – “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou”.

Lucas 9:48 – Então lhes disse: “Quem recebe esta criança em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior”.

Lucas 10:16 – “Aquele que lhes dá ouvidos, está me dando ouvidos; aquele que os rejeita, está me rejeitando; mas aquele que me rejeita, está rejeitando aquele que me enviou”.

João 12:44 – Então Jesus disse em alta voz: “Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou.

Gálatas 4:14 – Embora a minha doença lhes tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo ou desdém; pelo contrário, receberam-me como se eu fosse um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.

Colossenses 2:6 – Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,

1 Tessalonicenses 4:8 – Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *