Estudo de João 12:44 – Comentado e Explicado

Entretanto, Jesus exclamou em voz alta: Aquele que crê em mim, crê não em mim, mas naquele que me enviou;
João 12:44

Comentário de Albert Barnes

Jesus chorou e disse – João não diz onde ou quando foi; é provável, no entanto, que tenha sido uma continuação do discurso registrado em João 12: 30-36 . Jesus viu a incredulidade deles e passou a declarar a conseqüência de crer nele e de rejeitar ele e sua mensagem.

Não acredita em mim – Ou seja, não em mim sozinho, ou sua fé não termina em mim. Compare Mateus 10:20 ; Marcos 9:37 . Envolve, também, a crença naquele que me enviou. Jesus representa uniformemente a união entre ele e Deus como tão íntima que não poderia haver fé nele, a menos que houvesse fé em Deus. Ele fez as mesmas obras João 5:17 , João 5:20 , João 5:36 ; João 10:25 , João 10:37 , e ensinou a própria doutrina que Deus lhe havia encomendado, João 8:38 ; João 5:30 , João 5: 20-23 .

Comentário de E.W. Bullinger

Aquele que crê, etc. A fé no Senhor não repousa nEle, mas passa a reconhecer que Ele é a manifestação do Pai. Compare João 1:14 , João 1:18 ; João 3:33 .

enviei. Grego. pempo. App-174.

Comentário de John Calvin

44. E Jesus chorou. O objetivo de Cristo, nesta declaração, é incentivar seus seguidores a uma firme e inabalável firmeza de fé; mas contém também uma reprovação implícita, pela qual ele pretendia corrigir esse medo perverso. O choro é expressivo de veemência; pois não é uma doutrina simples, mas uma exortação destinada a excitá-las com mais poder. A afirmação equivale a isso: que a fé em Cristo não depende de nenhum homem mortal, mas de Deus; pois não encontra em Cristo nada além do que é divino, ou melhor, vê Deus em seu rosto. Daí ele deduz que é tolice e irracional que a fé seja vacilante ou duvidosa; pois é impossível oferecer um insulto maior a Deus, do que não confiar em sua verdade. Quem é que lucrou devidamente com o Evangelho? É ele quem, confiando ou com essa confiança, que não acredita nos homens, mas em Deus, calma e firmemente contesta todas as maquinações de Satanás. Se, então, rendermos a Deus a honra que lhe é devida, devemos aprender a permanecer firmes na fé, não apenas se o mundo foi abalado, mas mesmo que Satanás deva perturbar e derrubar tudo o que está sob o céu.

Quem crê em mim não crê em mim, mas naquele que me enviou. Diz-se que os crentes não crêem em Cristo , quando não fixam toda a atenção no semblante humano dele. Comparando-se com o Pai, ele nos pede que olhemos para o poder de Deus; pois a fraqueza da carne não tem firmeza em

em si. Quando, depois, o encontrarmos exortando os discípulos a crerem nele , será em um sentido diferente; pois nessa passagem, Deus não se contrasta com o homem, mas Cristo é apresentado com todos os seus dons e graças (33) que devem ser suficientes para sustentar nossa fé.

Comentário de Adam Clarke

Jesus chorou e disse: – Este é o discurso final de nosso Senhor para esse povo iníquo: provavelmente este e os seguintes versículos devem ser entendidos como parte do discurso que foi deixado no versículo 36.

Jesus chorou – ele falou essas palavras em voz alta e mostrou seu desejo sincero pela salvação deles.

Não crê em mim (somente), mas naquele que me enviou – Aqui, ele reafirma sua unidade indivisível com o Pai: – quem crê no Filho acredita no Pai: quem vê o Filho, vê o Pai: quem honra o Filho honra o Pai. Embora fosse por afirmar isso (sua unicidade com Deus) que eles iam crucificá-lo, ele não retrai nada do que havia falado, mas o reafirma com firmeza, nas próprias mandíbulas da morte!

Comentário de Thomas Coke

João 12:44 . Jesus chorou, etc. – Para fortalecer a fé daqueles que creram nele e inspirá-los com coragem para confessá-lo (ver João 12:42 .) Nosso Senhor chorou e disse no templo: “Seja conhecido por você. tudo, que nestes passos extraordinários que tomo para a reforma dos abusos e a vindicação da casa de meu Pai, ajo por sua autoridade imediata; e aquele que cordialmente acredita em mim, não acredita somente em mim, mas naquele que me enviou, e assim honra o próprio Pai. E aquele que me vê, e me observa com uma fé viva, também vê efetivamente aquele que me enviou, como as perfeições do Pai são mostradas em mim; enquanto aquele que fecha os olhos contra exclui o único meio de ser levado ao verdadeiro conhecimento dele “. Veja o relato de São Marcos, Marcos 11: 15-17, do qual o presente discurso de nosso Senhor foi a consequência.

Comentário de John Wesley

Jesus clamou e disse: Quem crê em mim não crê em mim, mas naquele que me enviou.

Jesus disse em voz alta – O que se segue até o final do capítulo é com São João o epílogo dos discursos públicos de nosso Senhor, e uma espécie de recapitulação deles.

Não crê em mim – não somente em mim, mas também naquele que me enviou: porque o Pai enviou o Filho, e porque ele e o Pai são um.

Referências Cruzadas

Provérbios 1:20 – A sabedoria clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas;

Provérbios 8:1 – A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz;

Isaías 55:1 – “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.

Mateus 10:40 – “Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

Marcos 9:37 – “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou”.

João 7:28 – Enquanto ensinava no pátio do templo, Jesus exclamou: “Sim, vocês me conhecem e sabem de onde sou. Eu não estou aqui por mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro. Vocês não o conhecem,

João 11:43 – Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora! “

João 13:20 – Eu lhes garanto: Quem receber aquele que eu enviar, estará me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *