Estudo de João 11:43 – Comentado e Explicado

Depois destas palavras, exclamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!
João 11:43

Comentário de Albert Barnes

Uma voz alta – grego: “Uma ótima voz”. Siríaco: “Uma voz alta.” Isso estava afirmando claramente seu poder. Ele pronunciou uma voz distinta e audível, para que não houvesse suspeita de charme ou encantamento. Os antigos mágicos e malabaristas realizavam suas maravilhas sussurrando e murmurando. Veja as notas em Isaías 8:19 . Jesus falou de maneira aberta e audível, e afirmou assim seu poder. Assim, também, no dia do julgamento, ele chamará os mortos com um grande som de trombeta, Mateus 24:31 ; 1 Tessalonicenses 4:16 .

Lázaro, vem à frente! Aqui podemos observar:

1. Que Jesus fez isso por seu próprio poder.

2. O poder de ressuscitar os mortos é o mais alto que podemos conceber. O pagão antigo declarou que estava além do poder de Deus. Implica não apenas dar vida ao corpo falecido, mas o poder de entrar no mundo dos espíritos, de recordar a alma que partiu e de reuni-la com o corpo. Quem pode fazer isso deve ser onisciente e onipotente; e se Jesus fez isso por seu próprio poder, isso prova que ele era divino.

3. Esta é uma ilustração impressionante da ressurreição geral. Da mesma maneira, Jesus ressuscitará todos os mortos. Este milagre mostra que é possível; mostra a maneira pela qual isso será feito pela voz do Filho de Deus; e demonstra a certeza de que ele fará isso. Oh, quão importante é estarmos preparados para o momento em que sua voz será ouvida em nossos túmulos silenciosos, e ele nos chamará novamente à vida!

Comentário de E.W. Bullinger

venha adiante ; literalmente aqui, fora.

Comentário de John Calvin

43. Ele chorou com uma voz alta. Por não tocar com a mão, mas apenas chorando com a voz , seu poder Divino é mais completamente demonstrado. Ao mesmo tempo, ele sustenta, a nosso ver, a eficácia secreta e surpreendente de sua palavra. Pois como Cristo restaurou a vida aos mortos, senão pela palavra? E, portanto, ao levantar Lázaro, ele exibiu um sinal visível de sua graça espiritual, que experimentamos todos os dias pela percepção da fé, quando ele mostra que sua voz dá vida.

Comentário de Adam Clarke

Ele clamou em alta voz – Em João 5:25 , nosso Senhor havia dito que estava chegando o tempo em que os mortos ouviriam a voz do Filho de Deus e viveriam. Ele agora cumpre essa previsão e clama em voz alta, para que as pessoas prestem atenção e vejam que até a morte está sujeita ao comando soberano de Cristo.

Jesus Cristo, diz Quesnel, não omitiu nada para salvar essa pessoa morta: ele sofreu o cansaço de uma jornada, chorou, rezou, gemeu, chorou em voz alta e ordenou que os mortos aparecessem. O que um ministro não deve fazer para criar uma alma, e especialmente uma alma que há muito tempo morreu em ofensas e pecados!

Comentário de Thomas Coke

João 11:43 . E quando ele falou assim, clamou, etc. – O morto ouviu a voz do Filho de Deus e saiu imediatamente; pois ele não reviveu lentamente e aos poucos, como o menino morto, que foi ressuscitado pelo profeta Elias. Mas o efeito, assim instantaneamente seguindo o comando, mostrou claramente de quem era o poder que reviveu o barro sem fôlego. Se nosso Senhor não tivesse pretendido isso, em vez de falar, ele poderia ter levantado Lázaro por uma volição secreta interior. Como as pessoas presentes não estavam nem um pouco sonhando com uma ressurreição, elas devem ter ficado muito surpresas quando ouviram nosso Senhor gritar, Lázaro, sair. Mas quando viram aquele que apodrecera na sepultura por quatro dias, sair vivo e em perfeita saúde, eles não podiam deixar de ficar agitados com muitas paixões diferentes e sobrecarregados de espanto inexprimível.

Comentário de John Wesley

E quando ele falou assim, ele clamou em alta voz: Lázaro, saia.

Ele gritou com uma voz alta – para que todos os presentes pudessem ouvir.

Lázaro, saia – Jesus chamou-o para fora da tumba tão facilmente como se estivesse vivo não apenas, mas também acordado.

Referências Cruzadas

1 Reis 17:21 – Então ele se deitou sobre o menino três vezes e clamou ao Senhor: “Ó Senhor, meu Deus, faze voltar a vida a este menino! “

2 Reis 4:33 – Ele entrou, fechou a porta e orou ao Senhor.

Marcos 4:41 – Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? “

Lucas 7:14 – Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: “Jovem, eu lhe digo, levante-se! “

Atos dos Apóstolos 3:6 – Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”.

Atos dos Apóstolos 3:12 – Vendo isso, Pedro lhes disse: “Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade?

Atos dos Apóstolos 9:34 – Disse-lhe Pedro: “Enéias, Jesus Cristo vai curá-lo! Levante-se e arrume a sua cama”. Ele se levantou imediatamente.

Atos dos Apóstolos 9:40 – Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: “Tabita, levante-se”. Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *