Estudo de João 7:28 – Comentado e Explicado

Enquanto ensinava no templo, Jesus exclamou: Ah! Vós me conheceis e sabeis de onde eu sou!… Entretanto, não vim de mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou, e vós não o conheceis.
João 7:28

Comentário de Albert Barnes

Você sabe de onde eu sou – Você tem provas suficientes da minha missão divina e que eu sou o Messias.

É verdade – é digno de ser acreditado. Ele deu provas de que eu vim dele, e ele merece ser acreditado. Muitos leem isso como uma pergunta – Vocês me conhecem e sabem de onde eu sou? Eu não vim de mim mesmo, etc.

Comentário de E.W. Bullinger

chorou = chorou em voz alta.

ensinado = estava ensinando.

verdade. Grego. alethinos (App-175.) Ver nota em João 1: 9 .

Comentário de John Calvin

28. Jesus, portanto, exclamou no templo. Ele os repreende amargamente por sua imprudência, porque se arrogantemente se elogiaram em uma opinião falsa, e dessa maneira se excluíram do conhecimento da verdade; como se ele tivesse dito: “Você sabe todas as coisas e, no entanto, nada sabe”. E, de fato, não há uma praga mais destrutiva do que quando os homens estão tão intoxicados pela escassa porção de conhecimento que possuem, que rejeitam corajosamente tudo o que é contrário à sua opinião.

Vocês dois me conhecem e sabem de onde eu sou. Essa é uma linguagem irônica. Com a opinião falsa que eles formaram sobre ele, ele contrasta o que é verdadeiro; como se ele tivesse dito: “Enquanto você tem os olhos fixos na terra, pensa que cada parte de mim está diante dos seus olhos; e, portanto, você me despreza como mesquinho e desconhecido. Mas Deus testificará que eu vim do céu; e embora eu possa ser rejeitado por você, Deus reconhecerá que eu sou verdadeiramente seu próprio Filho. ”

Mas quem me enviou é verdadeiro. Ele chama Deus de verdade no mesmo sentido que Paulo o chama de fiel

Se somos incrédulos, diz ele, ele permanece fiel, não pode negar a si mesmo,
( 2 Timóteo 2:13 .)

Pois seu objetivo é provar que o crédito devido ao Evangelho não é, em menor grau, diminuído pelos maiores esforços do mundo para derrubá-lo; para que, embora os homens maus possam tentar tirar de Cristo o que lhe pertencia, ele ainda permanece intacto, porque a verdade de Deus é firme e é sempre como ela mesma. Cristo vê que ele é desprezado; mas até agora ele não se rende, que, pelo contrário, repele ousadamente a furiosa arrogância daqueles que o detêm em nenhuma estimativa. Com tal fortaleza inabalável e heróica, todos os crentes devem ser dotados; mais ainda, nossa fé nunca será sólida ou duradoura, a menos que trate com desprezo a presunção dos homens maus, quando eles se levantam contra Cristo. Acima de tudo, professores piedosos, contando com esse apoio, devem perseverar na manutenção de uma sã doutrina, mesmo que ela deva se opor ao mundo inteiro. Assim, Jeremias apela a Deus como seu defensor e guardião, porque ele é condenado como um impostor:

Tu me enganaste, ó Senhor, diz ele, e eu fui enganado,
( Jeremias 20: 7. )

Assim, Isaías, oprimido por todos os lados por calúnias e censuras, voa para este refúgio, para que Deus aprove sua causa ( Isaías 50: 8 ). Assim, Paulo, oprimido por julgamentos injustos, apela contra todos no dia do Senhor ( 1 Coríntios 4: 5 ,) calcula o suficiente para ter Deus sozinho contra o mundo inteiro, por mais furioso e tempestuoso que seja.

Quem você não sabia. Ele quer dizer que não é maravilhoso que ele não seja conhecido pelos judeus, porque eles não conhecem a Deus ; pois o princípio da sabedoria é contemplar Deus.

Comentário de Adam Clarke

Vocês dois me conhecem e sabem de onde eu sou – Talvez eles devam ser lidos interrogativamente: Vocês dois me conhecem e sabem de onde eu sou? Nosso Senhor os aprova em sua própria profissão e argumenta a partir dela. Como você tem tantas informações sobre mim, adicione-as a ela, para torná-las completas; viz. que eu não vim de mim mesmo; não sou profeta auto-criado ou auto-autorizado; Eu vim de Deus: – o testemunho de João Batista, a descida do Espírito Santo, a voz do céu, a pureza e a excelência de minha doutrina e a multidão de meus milagres, atestam suficientemente isso. Agora, Deus é verdadeiro quem prestou testemunho para mim; mas você não o conhece, portanto é que esse testemunho é desconsiderado.

Comentário de John Wesley

Então clamou Jesus no templo, como ele ensinava, dizendo: Vocês dois me conhecem e sabem de onde eu sou; e eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, a quem você não conhece.

Então clamou Jesus – Com uma voz alta e sincera.

Vocês me conhecem e sabem de onde eu sou? – De fato, você sabe de onde eu sou como homem. Mas você não conhece minha natureza divina, nem que eu sou enviado por Deus.

Referências Cruzadas

1 Samuel 2:12 – Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor

Salmos 9:10 – Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.

Provérbios 2:3 – se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto,

Jeremias 9:6 – De opressão em opressão, de engano em engano, eles se recusam a reconhecer-me”, declara o Senhor.

Jeremias 31:34 – Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. “

Oséias 4:1 – Israelitas, ouçam a palavra do Senhor, porque o Senhor tem uma acusação contra vocês que vivem nesta terra: “A fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus.

Oséias 5:4 – “Suas ações não lhes permitem voltar para o seu Deus. Um espírito de prostituição está no coração deles; não reconhecem o Senhor.

Oséias 6:3 – Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. “

Mateus 2:23 – e foi viver numa cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Lucas 2:4 – Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi.

Lucas 2:11 – Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.

Lucas 2:39 – Depois de terem feito tudo o que era exigido pela Lei do Senhor, voltaram para a sua própria cidade, Nazaré, na Galiléia.

Lucas 2:51 – Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração.

Lucas 10:22 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”.

João 1:46 – Perguntou Natanael: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? ” Disse Filipe: “Venha e veja”.

João 3:2 – Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.

João 3:33 – Aquele que o aceita confirma que Deus é verdadeiro.

João 5:32 – Há outro que testemunha em meu favor, e sei que o seu testemunho a meu respeito é válido.

João 5:43 – Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão.

João 8:14 – Respondeu Jesus: “Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou.

João 8:16 – Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou.

João 8:19 – Então lhe perguntaram: “Onde está o seu pai? ” Respondeu Jesus: “Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai”.

João 8:26 – “Tenho muitas coisas para dizer e julgar a respeito de vocês. Pois aquele que me enviou merece confiança, e digo ao mundo aquilo que dele ouvi”.

João 8:42 – Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

João 10:36 – que dizer a respeito daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Então, por que vocês me acusam de blasfêmia porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?

João 12:49 – Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

João 14:31 – Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui! “

João 16:3 – Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:25 – “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

Atos dos Apóstolos 17:23 – pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Romanos 3:4 – De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas”.

2 Coríntios 1:18 – Todavia, como Deus é fiel, nossa mensagem a vocês não é “sim” e “não”,

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

1 João 2:3 – Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *