Estudo de Oséias 4:1 – Comentado e Explicado

Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra.
Oséias 4:1

Comentário de Albert Barnes

Ouvir a palavra do Senhor, filhos de Israel – O profeta começa aqui, em uma série de gravuras, por expor, a si próprio o povo de Israel, para que eles saibam que Deus não fez sem causar tudo o que Ele denunciado contra eles. Aqui, no início, Ele convoca todo o povo, seus profetas e sacerdotes, perante o tribunal de Deus, onde Deus condescenderia, implorando-os e ouvindo, se eles tivessem em sua defesa. O título “filhos de Israel” é, por si só, um apelo à sua gratidão e consciência, pois o título “cristão” entre nós é um apelo para nós, por Aquele cujo nome levamos. Nosso Senhor diz: “Se fôssemos filhos de Abraão, fariam as obras de Abraão” João 8:39 ; e Paulo, “todo aquele que nomeia o nome de Cristo, se apartará da iniqüidade” 2 Timóteo 2:19 .

Pois o Senhor tem uma controvérsia – Deus quer, em todas as suas relações conosco, Suas criaturas, provar até a nossa própria consciência, a justiça de Seus julgamentos, para nos deixar sem desculpa. Agora, por meio de Seus servos, Ele mostra às pessoas sua injustiça e Sua justiça; doravante, nosso Senhor, o justo juiz, mostrará isso através do livro da consciência das pessoas.

Com os habitantes da terra – Deus havia dado a terra aos filhos de Israel, por causa da maldade daqueles a quem Ele expulsou diante deles. Ele deu a eles “para que observassem Seus estatutos e cumprissem Suas leis” ( Deuteronômio 11:12 . Esta terra, a cena daqueles julgamentos anteriores, dados a eles nessas condições (ver Deuteronômio 4: 1 , Deuteronômio 4:40). ; Deuteronômio 6: 21-25 , etc.), a terra que Deus lhes havia dado como seu Deus, eles haviam enchido de iniqüidade.

Porque não há verdade nem misericórdia – “ Verdade e misericórdia” são freqüentemente mencionadas, como ao Deus Todo-Poderoso. A verdade absorve tudo o que é certo e ao qual Deus se uniu; misericórdia, tudo além, que Deus faz por Seu amor sem limites. Quando Deus diz sobre Israel, “não há verdade nem misericórdia”, ele diz que não há absolutamente nenhuma dessas duas grandes qualidades, sob as quais Ele compreende toda a Sua própria Bondade. “Não há verdade”, nenhuma, “nenhuma consideração pela verdade conhecida; sem consciência, sem sinceridade, sem retidão; nenhuma verdade de palavras; nenhuma verdade de promessas; nenhuma verdade no testemunho; não fazer coisas boas com o que disseram em palavras. ”

Nem piedade – A palavra tem um significado amplo; inclui todo amor de um para o outro, um amor emitido em atos. Inclui bondade amorosa, piedade pelos pais, afeição natural, perdão, ternura, beneficência, misericórdia, bondade. O profeta, ao declarar a ausência dessa graça, declara a ausência de todos os que estão incluídos nela. O que quer que possa ser compreendido sob o amor, quaisquer que sejam os sentimentos influenciados pelo amor, disso não havia nada.

Nem conhecimento de Deus – A união do conhecimento certo e da prática errada é hedionda em si mesma; e deve ser especialmente ofensivo ao Deus Todo-Poderoso que Suas criaturas saibam a quem ofendem, como O ofendem, e ainda, em meio e contra o seu conhecimento, escolham o que O desagrada. E, nessa base, talvez, Ele tenha nos criado de tal maneira que, quando nossos atos estão errados, nosso conhecimento se torna obscuro Romanos 1:21 . O “conhecimento de Deus” não é meramente conhecer algumas coisas de Deus, pois Ele é o Criador e Preservador do mundo e de nós mesmos. Conhecer as coisas de Deus não é conhecer o próprio Deus. Não podemos conhecer a Deus em nenhum aspecto, a menos que até agora sejamos semelhantes a ele. “Nisto sabemos que O conhecemos, se guardarmos Seus mandamentos. Quem diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor ” 1 João 2: 3-4 ; 1 João 4: 7-8 .

O conhecimento de Deus sendo o dom do Espírito Santo, aquele que não tem graça, não pode ter esse conhecimento. Um certo grau de conhecimento especulativo de Deus, um homem mau pode ter, como Balaão teve por inspiração, e os pagãos que, “quando conheceram a Deus, não O glorificaram como Deus”. Mas mesmo esse conhecimento não é retido sem amor. Aqueles que “sustentavam a verdade na injustiça” terminaram (Paulo diz Romanos 1:21 , Romanos 1:18 , Romanos 1:28 ) corrompendo-a. “Eles não gostavam de reter Deus em seu conhecimento e, portanto, Deus os entregou a um réprobo”, ou mente sem distinção, que eles não podiam. Certamente, o conhecimento especulativo e prático estão ligados, através da unicidade da relação da alma com Deus, seja em seus pensamentos sobre Ele ou em seus atos em relação a Ele. A prática errada corrompe a crença, como a descrença corrompe a prática. O profeta provavelmente nega que houvesse algum conhecimento verdadeiro de Deus, de qualquer espécie, seja sobre vida, fé, entendimento ou amor. A ignorância de Deus, então, é um grande mal, uma fonte de todos os outros males.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 4: 1 . Ouça a palavra do Senhor, etc. – O profeta aqui inicia um terceiro discurso, de acordo com os coelhos; que é manifestamente distinto do anterior, tanto quanto à questão e à maneira. Ele estava antes de prever o que deveria acontecer em tempos futuros, por meio da visão profética; aqui ele reprova os do tempo presente pelos pecados que então reinavam entre eles; tais como provocaram Deus a enviar sobre eles e sua posteridade os julgamentos preditos no capítulo anterior. A palavra controvérsia é forense e alude às ações de ações que uma pessoa tem contra outra por ferimentos ou danos recebidos. Portanto, o Todo-Poderoso é aqui representado como julgando os habitantes das dez tribos por suas impiedades, como sendo tantos ferimentos em sua honra, pelos quais ele exige satisfação. O leitor encontrará os mesmos males objetados contra esse povo por outros profetas.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 4: 1 . Ouça a palavra do Senhor, filhos de Israel – “O profeta aqui inicia um terceiro discurso, que é manifestamente distinto do anterior, tanto no que se refere à questão quanto à maneira. Ele estava antes de prever o que deveria acontecer em tempos futuros, por meio da visão profética; aqui ele reprova os do tempo presente pelos pecados que então reinavam entre eles; como provocou Deus a enviar sobre eles e sua posteridade os julgamentos preditos no capítulo anterior. ” Ele parece estar se dirigindo principalmente aos israelitas das dez tribos, embora não exclusivamente, sendo suas repreensões e exortações tão formadas e expressas que também se adequam ao caso dos judeus. Pois o Senhor tem controvérsia, etc. – Hebraico, ??? , causa, disputa ou questão de debate. O LXX. prestar a palavra, ???s?? , julgamento ou disputa; e assim a Vulgata. A expressão é tirada das ações, ou pedidos, que um homem faz contra o outro, por danos ou danos recebidos: então aqui Deus é representado como julgando ou apresentando um pedido ou queixa contra o povo das dez tribos, por sua injustiça e outros pecados, como sendo tantos ferimentos à sua honra, pelos quais ele exige satisfação. Os outros profetas apresentam as mesmas acusações contra esse povo, como encontramos em seus escritos. Porque não há verdade, etc. – Nenhuma fidelidade em suas mentes, palavras ou obras; eles cobrem a falsidade com palavras justas, até que possam executar convenientemente suas fraudes projetadas. Parece que eles não tinham senso de honestidade moral; não fizeram consciência do que disseram ou fizeram, embora nunca tão contrário à retidão e prejudicial para os vizinhos. Muito menos eles tinham algum senso de misericórdia ou obrigação de ajudar os indigentes e necessários. Não havia compaixão nem beneficência entre eles; eles não tiveram pena nem aliviou nenhum. Nem conhecimento de Deus na terra – Aqui temos a causa de sua falta de integridade e benevolência: eles não tinham o conhecimento verdadeiro e salvador de Deus, não estavam familiarizados com ele, nem com sua vontade e seu próprio dever: daí eles eram destituídos da verdadeira piedade e, portanto, também da verdadeira virtude.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor tem uma controvérsia – ??? costela , o que deveríamos chamar de ação judicial, na qual Deus é autor, e os réus israelitas. É Jeová contra Israel e Judá.

Mas quando Deus tem controvérsia com alguma terra? – Responda. Quando não há verdade, nem piedade, nem conhecimento de Deus na terra. Referem-se às mentes das pessoas. Mas onde quer que esses princípios justos estejam em falta, em breve haverá uma prática viciosa; portanto, é adicionado,

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová . App-4.

filhos = filhos.

uma controvérsia = um inquérito judicial e causa. Compare Oséias 12: 2 . Isaías 1:18 e Isaías 3:13 , Isaías 3:14 . Jeremias 25:31 . Miquéias 6: 2 .

misericórdia = benignidade ou graça.

conhecimento: ou reconhecimento. Veja nota em Oséias 2:20 . Compare Oséias 4: 6 ; Oséias 5: 4 .

Comentário de John Calvin

Este é um novo discurso do Profeta, separado de seus discursos anteriores. Devemos ter em mente que os Profetas não escreveram literalmente o que entregaram ao povo, nem trataram apenas uma vez daquelas coisas que agora existem conosco; mas em seus livros coletamos resumos e cabeçalhos daqueles assuntos que eles costumavam abordar ao povo. Oséias, sem dúvida, muitas vezes se inclinou para o exílio e a restauração do povo, pois se ocupou muito de todas as coisas que até agora notamos. De fato, a lentidão e o embotamento do povo eram tais, que as mesmas coisas se repetiam diariamente. Mas foi o suficiente para os Profetas fazerem e escreverem um breve resumo do que ensinaram em seus discursos.

Oséias agora relata o quão veementemente ele reprovou o povo, porque todo tipo de corrupção prevalecia tão comumente, que não havia parte sólida em toda a comunidade. Portanto, vemos o que o Profeta trata agora; e isso deve ser observado, pois os hipócritas desejam ser lisonjeados; e quando a misericórdia de Deus é oferecida a eles, eles procuram se libertar de todo medo. Portanto, é algo amargo para eles, quando as ameaças se misturam, quando Deus as repreende bruscamente. “O que! ontem ouvimos um discurso sobre a misericórdia de Deus e agora ele se fulmina contra nós. Ele é então mutável; se ele fosse consistente, sua maneira de ensinar não seria a mesma hoje? ” Mas os homens precisam ser despertados com frequência, pois o esquecimento de Deus geralmente se arrasta sobre eles; eles se entregam, e nada é mais difícil do que levá-los a Deus; antes, quando eles fizeram alguns avanços, logo se desviam para algum outro curso.

Vemos, portanto, que os homens não podem ser ensinados, exceto que Deus reprova seus pecados por sua palavra; e então, para que não se desesperem, lhes dê uma esperança de misericórdia; e exceto que ele volta a reprovar e ameaçar. Este é o modo de endereço que encontramos em todos os Profetas.

Agora chego às palavras do Profeta: Ouça , ele diz, a palavra de Jeová, filhos de Israel, o Senhor tem uma disputa, etc. O Profeta, ao dizer que o Senhor teve uma disputa com os habitantes da terra, sugere que os homens em vão se bajulam, quando têm Deus contra eles, e que em breve acharão que ele é seu Juiz, a menos que antecipem a tempo. a vingança dele. Mas ele também lembra aos israelitas que Deus teve uma disputa com eles, que talvez não precisassem sentir a severidade da justiça, mas se reconciliarem com Deus, enquanto lhes era dada uma oportunidade oportuna. Então a introdução do Profeta teve esse objetivo em vista – fazer os israelitas saberem que Deus seria adverso a eles, exceto se eles procurassem, sem demora, recuperar seu favor. O Senhor então, desde que ele declarou que iria lutar com eles, mostra que ele não estava disposto a fazê-lo. pois Deus havia decidido punir o povo, que necessidade havia desse aviso? Ele não poderia executar julgamento instantaneamente sobre eles? Desde então, o Profeta foi enviado aos filhos de Israel para avisá-los de um grande e fatal perigo, Deus ainda considerava sua segurança: e sem dúvida esse aviso prevaleceu em muitos; pois os que ficaram alarmados com essa denúncia se humilharam diante de Deus, e não se endureceram em maldade; e os réprobos, embora não emendados, ainda eram duas vezes menos desculpáveis.

O mesmo acontece entre nós, sempre que Deus nos ameaça com o julgamento: aqueles que não são totalmente intratáveis ??ou curáveis, confessam sua culpa e depreciam a ira de Deus; e outros, apesar de endurecerem o coração na maldade, ainda não podem extinguir o poder da verdade; pois o Senhor retira deles todo pretexto de ignorância, e a consciência os fere mais profundamente, depois de terem sido advertidos.

Agora entendemos o que o Profeta quis dizer ao dizer que Deus teve uma disputa com os habitantes da terra. Mas, para que a intenção do Profeta seja mais clara para nós, devemos ter em mente que ele e outros professores fiéis estavam cansados ??de chorar e que, entretanto, nenhum fruto apareceu. Ele viu que suas advertências eram desprezadas, e que, portanto, seu último recurso era convocar homens ao tribunal de Deus. Também somos constrangidos, quando nada prevalecemos, a seguir o mesmo rumo: “Deus o julgará; pois ninguém suportará ser julgado por sua palavra: tudo o que lhe anunciarmos em seu nome é considerado uma questão de esporte: ele mesmo por fim mostrará que tem a ver com você. Numa tensão semelhante, Zacarias fala:

‘Olharão para aquele a quem traspassaram’
( Zacarias 12:10 🙂

e com o mesmo propósito Isaías diz que o Espírito do Senhor ficou triste.

“Não basta”, diz ele, “que sejais vexatórios para com os homens, a menos que sejamos também para o meu Deus?” ( Isaías 7:13 .)

O Profeta se uniu a Deus; pois o rei ímpio Acabe, ao tentar Deus, brincou ao mesmo tempo com seus profetas.

Existe aqui um contraste implícito entre a disputa que Deus anuncia a respeito dos israelitas e as disputas diárias que ele tinha com eles por seus Profetas. Por essa razão também o Senhor disse:

‘O meu espírito não se esforçará mais com o homem, porque ele é carne’
( Gênesis 6: 3. )

Deus realmente diz lá, que ele esperou em vão que os homens retornassem ao caminho certo; pois eram refratários além de qualquer esperança de arrependimento: ele, portanto, declarou que atualmente os puniria. Assim também neste lugar: ‘O Senhor tem um julgamento por lei’; agora ele próprio defenderá sua própria causa: até agora exercitou seus profetas para contender com você; sim, ele os cansou com muito e trabalho contínuo; permaneces sempre como vós; portanto, ele começará agora a defender efetivamente sua própria causa com você: ele não falará mais com você pela boca, mas por seu poder, se mostrará juiz. O Profeta, no entanto, estabeleceu designadamente a palavra disputa, para que os israelitas pudessem saber que Deus os trataria severamente, não sem justa causa, nem injustamente, como se dissesse: “Deus o castigará de maneira a mostrar ao mesmo tempo que ele fará isso pela melhor razão: iludires todas as ameaças; você pensa que pode se proteger em seus turnos: não há evasões pelas quais você possa esperar alcançar alguma coisa; pois Deus finalmente descobrirá toda a tua maldade. ” Em suma, o Profeta aqui junta punição à justiça de Deus, ou ele aponta por uma palavra, uma contenção real (por assim dizer) ou eficaz, pela qual o Senhor não apenas reprova os homens em palavras, mas também visita com julgamento seus pecados .

Segue-se, porque não há verdade , nem bondade, nem conhecimento de Deus. A disputa, disse ele, deveria ser com os habitantes da terra: por habitantes da terra, ele quer dizer todo o corpo do povo; como se ele dissesse: “Poucos homens se tornaram corruptos, mas todo tipo de maldade prevalece em toda parte”. E pela mesma razão, acrescenta, que não havia verdade ”etc. na terra; como se ele dissesse: “Os que pecam não se escondem agora em lugares escondidos; eles não procuram recessos, como os que têm vergonha; mas tanta licenciosidade é dominante em toda parte, que toda a terra está cheia do desprezo a Deus e de crimes. ” Foi uma severa reprovação para homens orgulhosos. Quanto sabemos que os israelitas se lisonjeavam; era, portanto, necessário que o Profeta falasse assim drasticamente a um povo refratário; pois um aviso gentil e gentil só se mostra eficaz para os mansos e ensináveis. Quando o mundo endurece contra Deus, deve ser usado um tratamento tão rigoroso como as palavras do Profeta. Aqueles então, a quem é confiada a acusação de ensinar, vejam que eles não advertem gentilmente os homens, quando endurecidos em seus vícios; mas sigam essa veemência do Profeta.

Dissemos no início que o Profeta tinha um bom motivo para ser tão caloroso em sua indignação: ele não estava, no momento, tolamente levado pelo calor do zelo; mas ele sabia que tinha a ver com homens tão perversos, que eles não poderiam ser tratados de outra maneira. O Profeta agora reprova não apenas um tipo de mal, mas reúne todo tipo de crime; como se ele dissesse que os israelitas eram de todos os modos corruptos e pervertidos. Ele diz primeiro que não havia entre eles fidelidade e bondade. Ele fala aqui de seu desprezo pela segunda tabela da lei; pois com isso a impiedade dos homens é descoberta mais cedo, ou seja, quando é feito um exame de suas vidas: pois os hipócritas professam o nome de Deus com orgulho , e confiantemente ( plenis buccis – com as bochechas cheias) arrogam fé em si mesmos; e então eles cobrem seus vícios com a demonstração externa de adoração divina e atos frígidos de devoção: não, a mesma coisa mencionada por Jeremias é muito comum, que

‘a casa de Deus é feita covil de ladrões’
( Jeremias 7:11 .)

Portanto, os Profetas, para que possam arrastar os ímpios para a luz, examinam sua conduta de acordo com os deveres do amor: “Vocês são adoradores de Deus, vocês são santos; mas enquanto isso, onde está a verdade, onde está a fidelidade mútua, onde está a bondade? Se não sois homens, como podem ser anjos? Você é dado à avareza, você é perverso, você é cruel: o que mais se pode dizer de você, exceto que cada um de vocês condena todo o resto diante de Deus e que sua vida também é condenada por todos?

Ao dizer que a verdade ou a fidelidade foram extintas, ele as faz serem como raposas, que são sempre enganosas: ao dizer que não havia bondade, ele as acusa de crueldade, como se dissesse, que eram como leões e animais selvagens. Mas a fonte de todos esses vícios ele aponta na terceira cláusula, quando diz que eles não tinham conhecimento de Deus: e o conhecimento de Deus ele toma pelo temor de Deus que procede do conhecimento dele; como se ele dissesse: “Em uma palavra, os homens continuam com licenciosidade, como se não achassem que existe um Deus no céu, como se toda a religião fosse apagada de seus corações”. Enquanto qualquer conhecimento de Deus permanecer em nós, é como um freio para nos conter; mas quando os homens se tornam devassos e se permitem toda a liberdade, é certo que eles se esqueceram de Deus e que agora não há neles. conhecimento de Deus. Daí as queixas nos Salmos,

Os ímpios disseram em seus corações: Deus não existe.
( Salmos 14: 1 🙂

“A impiedade fala em meu coração, não há Deus.” Os homens não podem correr bruscamente para a estupidez brutal, enquanto uma centelha do verdadeiro conhecimento de Deus brilha ou brilha em suas mentes. Agora percebemos o verdadeiro significado do Profeta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *