Estudo de João 12:49 – Comentado e Explicado

Em verdade, não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar.
João 12:49

Comentário de Albert Barnes

De mim mesmo – João 7: 16-18 .

Comentário de E.W. Bullinger

Eu não falei de mim mesmo : ou seja, de mim mesmo. ; John 17:8 , John 17:14 . A afirmação constante do Senhor era que Suas próprias palavras eram o que o Pai havia lhe dado para falar. Compare João 3:34 ; João 7: 16-18 ; João 8:28 , João 8:47 ; João 14:10 , João. 14:24 ; João 17: 8 , João 17:14 .

dizer. Grego. eipon. Isso tem a ver com o assunto ou assunto.

falar. Grego. laleo. Esta palavra. o que é muito comum no evangelho de João e ocorre oito vezes neste capítulo, refere-se às palavras nas quais a mensagem

foi entregue. Veja a nota acima e o próximo verso.

Comentário de John Calvin

49. Pois eu não falo por mim mesmo. Para que a aparência externa do homem não diminua a majestade de Deus, Cristo freqüentemente nos envia ao Pai. Esta é a razão pela qual ele tantas vezes menciona o Pai; e, de fato, uma vez que seria ilegal transferir para outra uma única centelha da glória Divina, a palavra à qual o julgamento é atribuído deve ter procedido de Deus. Ora, aqui Cristo se distingue do Pai, não apenas quanto à sua Pessoa Divina, mas também à sua carne; para que a doutrina não seja julgada à maneira dos homens e, portanto, tenha menos peso. Mas se as consciências estivessem sujeitas às leis e doutrinas dos homens, esse argumento de Cristo não se aplicaria: “Minha palavra (ele diz) julgará, porque não procedeu do homem”; de acordo com esse ditado,

Há um legislador capaz de salvar e destruir,
( Tiago 4:12 .)

Da mesma forma, podemos inferir disso, quão monstruoso, é o sacrilégio do papa em ousar ligar as almas por suas invenções; pois assim ele reivindica mais por si mesmo do que o Filho de Deus, que declara que não fala, mas pelo mandamento de seu pai.

Comentário de Adam Clarke

Pois não falei de mim mesmo – não falei por meu interesse secular: não pretendi fazer nenhum ganho para você: não me preparei como seus professores em geral, para ser apoiado por meus discípulos e ser creditado em meu próprio testemunho. Eu te ensinei, não as coisas dos homens, mas as verdades profundas e eternas de Deus. Como enviado dele, vim até você; e somente a sua verdade eu proclamo.

Me deu um mandamento – Ou, comissão. Então eu entendo a palavra original, e?t??? . Cristo, como o Messias, recebeu sua comissão de Deus; o que ele deveria comandar – tudo relacionado à formação e estabelecimento da instituição cristã: e o que ele deveria falar – todas as suas conversas particulares com seus discípulos ou outros, ele, como homem, comandava e falava através da inspiração constante do Santo Espírito.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 18:18 – Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar.

João 3:11 – Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.

João 3:32 – Ele testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita o seu testemunho.

João 5:30 – Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou”.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 8:26 – “Tenho muitas coisas para dizer e julgar a respeito de vocês. Pois aquele que me enviou merece confiança, e digo ao mundo aquilo que dele ouvi”.

João 8:42 – Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

João 15:15 – Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

Apocalipse 1:1 – Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *