Estudo de João 3:11 – Comentado e Explicado

Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho.
João 3:11

Comentário de Albert Barnes

Nós falamos – Jesus aqui fala no número plural, incluindo ele próprio e os envolvidos com ele na pregação do evangelho. Nicodemos havia dito João 3: 2: “sabemos que és”, etc., incluindo ele próprio e aqueles com quem ele agiu. Jesus, em resposta, disse: nós, que estamos empenhados em espalhar as novas doutrinas sobre as quais você veio perguntar, falamos o que sabemos. Não entregamos doutrinas que praticamente não entendemos. Esta é uma afirmação positiva de Jesus, que ele tinha o direito de fazer sobre sua nova doutrina. ele conhecia a verdade e os que entravam no seu reino também a conheciam. Aprendemos aqui:

1. Que os fariseus ensinavam doutrinas que eles praticamente não entendiam. Eles ensinaram muita verdade Mateus 23: 2 , mas eram deploravelmente ignorantes dos assuntos mais claros em sua aplicação prática.

2. Todo ministro do evangelho deve poder apelar para sua própria experiência e dizer que sabe a verdade que está comunicando aos outros.

3. Todo professor da escola dominical deve ser capaz de dizer: “Eu sei o que estou comunicando; Eu experimentei o que significa o novo nascimento, o amor de Deus e a religião que estou ensinando. ”

Testifique – Preste testemunho.

Que vimos – Jesus tinha visto por seus olhos oniscientes todas as operações do Espírito no coração dos homens. Seus ministros viram seus efeitos como vemos os efeitos do vento e, vendo homens mudando de pecado para santidade, estão qualificados para dar testemunho da verdade e realidade da mudança. Todo ministro bem-sucedido do evangelho torna-se assim uma testemunha do poder salvador do evangelho.

Não recebereis fariseus. Embora demos evidência da verdade da nova religião; embora milagres sejam realizados, e seja dada prova de que essa doutrina veio do céu, você a rejeita.

Nossa testemunha – nosso testemunho. A evidência fornecida por milagres e pelo poder salvador do evangelho. Os homens rejeitam a revelação, embora seja atestada pela evidência mais forte e, embora constantemente produza as mudanças mais desejáveis ??no coração e na vida dos homens.

Comentário de E.W. Bullinger

testemunhar = testemunhar. Grego. martureo. Veja notas em João 1: 7 e p. 1511

visto. Horao grego . App-133. Compare João 1:18 ; João 14: 7 , João 14: 9 .

vós : ie vós professores de Israel. testemunha. Veja nota em João 1: 7 .

Comentário de John Calvin

11. Nós falamos o que sabemos. Alguns se referem a Cristo e João Batista; outros dizem que o número plural é usado em vez do singular. Pela minha parte, não tenho dúvidas de que Cristo menciona a si mesmo em conexão com todos os profetas de Deus, e fala geralmente na pessoa de todos. Filósofos e outros professores vãos-gloriosos freqüentemente trazem ninharias que eles mesmos inventaram; mas Cristo afirma que é peculiar a si mesmo e a todos os servos de Deus que eles não entregam doutrina a não ser o que é certo. Pois Deus não envia ministros para tagarelar sobre coisas que são desconhecidas ou duvidosas, mas os treina em sua escola, para que o que eles aprenderam consigo mesmos possam depois entregar a outros. Mais uma vez, como Cristo, por esse testemunho, nos recomenda a certeza de sua doutrina, assim ele ordena a todos os seus ministros uma lei da modéstia, para não apresentar seus próprios sonhos ou conjecturas – não para pregar invenções humanas, que não têm solidez. em tema, mas para prestar um testemunho fiel e puro a Deus. Portanto, todo homem veja o que o Senhor lhe revelou, para que ninguém possa ir além dos limites de sua fé; e, finalmente, para que ninguém se permita falar nada além do que ouviu do Senhor. Deve-se observar, da mesma forma, que Cristo aqui confirma sua doutrina por um juramento, para que ela tenha total autoridade sobre nós.

Você não recebe nosso testemunho. Isto é acrescentado, para que o Evangelho não perca nada por conta da ingratidão dos homens. Pois, como poucas pessoas que exercem fé na verdade de Deus são encontradas, e como a verdade é rejeitada em todo o mundo, devemos defendê-la contra o desprezo, para que sua majestade não seja considerada menos estimada, porque todo o mundo o mundo o despreza e o obscurece pela impiedade. Agora, embora o significado das palavras seja simples e único, ainda assim devemos extrair desta passagem uma doutrina dupla. A primeira é que nossa fé no evangelho não se enfraquece se houver poucos discípulos na terra; como se Cristo tivesse dito: Embora você não receba minha doutrina, ela permanece certa e durável; pois a incredulidade dos homens nunca impedirá que Deus permaneça sempre verdadeiro. A outra é que aqueles que, atualmente, não acreditam no Evangelho, não escaparão impunemente, pois a verdade de Deus é santa e sagrada. Devemos ser fortalecidos com esse escudo, para que possamos perseverar na obediência ao Evangelho em oposição à obstinação dos homens. É verdade que devemos sustentar por esse princípio que nossa fé seja fundada em Deus. Mas quando temos Deus como nossa segurança, devemos, como pessoas elevadas acima dos céus, pisar com ousadia o mundo inteiro sob nossos pés, ou considerá-lo com alto desdém, em vez de permitir que a descrença de qualquer pessoa nos preencha com alarme . Quanto à reclamação que Cristo faz, de que seu testemunho não é recebido, aprendemos com ele que a palavra de Deus, em todas as épocas, foi distinguida por esse aspecto peculiar, de que aqueles que acreditavam que eram poucos; pois a expressão – você não recebe – pertence ao maior número e quase a todo o corpo do povo. Não há razão, portanto, que devamos agora desanimar, se o número daqueles que acreditam ser pequeno.

Comentário de Adam Clarke

Falamos que sabemos – eu e meus discípulos não professamos ensinar uma religião que não entendemos nem exemplificamos em nossa conduta. Uma forte mas delicada repreensão a Nicodemos, que, apesar de um mestre de Israel, não entendeu os próprios rudimentos da doutrina da salvação. Ele ignorava a natureza do novo nascimento. Quão miserável é aquele ministro que, enquanto professa recomendar a salvação de Deus a outros, está sempre lidando com o tráfico escasso e infrutífero de uma verdade não sentida! Que tais adquiram o conhecimento da graça de Deus, ou deixem de proclamar.

Você não recebe nossa testemunha – foi considerado criminoso entre os judeus questionar ou afastar-se da autoridade de seus professores. Nicodemos garante que nosso Senhor é um professor que vem de Deus, e ainda assim escrúpulos em receber seu testemunho em relação ao novo nascimento e à natureza espiritual do reino do Messias.

Comentário de Thomas Coke

João 3:11 . Dizemos que sabemos: Alguns supuseram que, como Cristo fala aqui no número plural, ele pode se referir não apenas à doutrina que foi entregue por ele mesmo, mas ao testemunho que foi dado à verdade por João Batista, e também à pregação de seus próprios discípulos, que todos concordaram em testemunhar as mesmas coisas, cuja certeza lhes foi assegurada pelos ensinamentos do Espírito e por sua própria experiência; enquanto isso era conhecido por Cristo por sua onisciência e pelo íntimo conhecimento que ele tinha de todos os conselhos do Pai. – E outros supuseram que ele incluísse aqui consigo mesmo o Pai e o Espírito, que são expressamente mencionados em outras passagens. , como testemunha da verdade do que ele disse e como concordando com ele no testemunho que ele deu. Compare o cap. João 8:18 ; João 14:20 ; João 14:26 e 1 João 5: 6 ; 1 João 5: 8 . Mas não há necessidade de supor que ele se refira a alguém que não seja ele mesmo, já que nada é mais comum do que uma pessoa com autoridade falar de si mesma no número plural, como se pode observar que Cristo fez em outro lugar; ( Marcos 4:30 .) E aqui, no versículo seguinte, ele parece ter restringido a si mesmo, onde diz apenas no número singular: Se eu lhe contei coisas terrenas , etc. Na próxima cláusula, e testemunhe o que vimos, Cristo parece aludir ao que é mencionado na lei como qualificando um homem para ser testemunha, que ele foi capaz de declarar o que havia testemunhado, que havia visto ou conhecido, Levítico 5: 1 ; e, como ele tinha, portanto, uma percepção clara e um certo conhecimento da verdade do que disse, havia o motivo mais alto para receber seu testemunho e considerá-lo uma testemunha verdadeira e fiel.

Comentário de John Wesley

Em verdade, em verdade te digo que falamos que sabemos e testificamos que vimos; e não recebereis nosso testemunho.

Falamos o que sabemos – eu e todos que acreditamos em mim.

Referências Cruzadas

Isaías 50:2 – Quando eu vim, por que não encontrei ninguém? Quando eu chamei, por que ninguém respondeu? Será que meu braço era curto demais para resgatá-los? Será que me falta a força para redimi-los? Com uma simples repreensão eu seco o mar, transformo rios em deserto; seus peixes apodrecem por falta de água e morrem de sede.

Isaías 53:1 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?

Isaías 55:4 – Vejam, eu o fiz uma testemunha aos povos, um líder e governante dos povos.

Isaías 65:2 – O tempo todo estendi as mãos a um povo obstinado, que anda por um caminho que não é bom, seguindo as suas inclinações;

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Mateus 23:37 – “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.

Lucas 10:22 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”.

João 1:11 – Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 3:13 – Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.

João 3:32 – Ele testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita o seu testemunho.

João 3:32 – Ele testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita o seu testemunho.

João 5:31 – “Se testifico acerca de mim mesmo, o meu testemunho não é válido.

João 5:43 – Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão.

João 7:16 – Jesus respondeu: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.

João 8:14 – Respondeu Jesus: “Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou.

João 8:28 – Então Jesus disse: “Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou.

João 8:38 – Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês”.

João 12:37 – Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele.

João 12:49 – Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.

João 14:24 – Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.

Atos dos Apóstolos 22:18 – vi o Senhor que me dizia: ‘Depressa! Saia de Jerusalém imediatamente, pois não aceitarão seu testemunho a meu respeito’.

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

1 João 5:6 – Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 3:14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *