Estudo de João 3:13 – Comentado e Explicado

Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.
João 3:13

Comentário de Albert Barnes

E ninguém subiu aos céus – Portanto, nenhum homem está qualificado para falar das coisas celestiais, João 3:12 . Falar sobre essas coisas requer um conhecimento íntimo delas – exige que as tenhamos visto; e como ninguém subiu ao céu e retornou, assim ninguém está qualificado para falar deles senão aquele que desceu do céu. Isso não significa que ninguém foi para o céu ou foi salvo, pois Enoque e Elias haviam nascido ali ( Gênesis 5:24 ; compare Hebreus 11: 5 ; 2 Reis 2:11 ); e Abraão, Isaac, Jacó e outros estavam lá: mas significa que ninguém subiu e “voltou”, de modo a ser qualificado para falar das coisas ali.

Mas aquele que desceu … – O Senhor Jesus. Ele é representado como descendente, porque, sendo igual a Deus, tomou sobre si a nossa natureza, João 1:14 ; Filemom 2: 6-7 . Ele é representado como “enviado” pelo Pai, João 3:17 , João 3:34 ; Gálatas 4: 4 ; 1 João 4: 9-10 .

O Filho do homem – assim chamado por ser “um homem”; de seu interesse pelo homem; e como expressivo de sua consideração pelo homem. É um título favorito que o Senhor Jesus dá a si mesmo.

O que está no céu – esta é uma expressão muito notável. Jesus, o Filho do homem, estava então na terra conversando com Nicodemos; no entanto, ele declara que está “ao mesmo tempo” no céu. Isso pode ser entendido apenas como se referindo ao fato de que ele tinha duas naturezas, que sua “natureza divina” estava no céu e sua “natureza humana” na terra. Nosso Salvador é freqüentemente mencionado dessa maneira. Compare João 6:62 ; João 17: 5 ; 2 Coríntios 8: 9 . Visto que Jesus estava “no” céu – como estava sua morada apropriada – ele estava preparado para falar das coisas celestiais e declarar a vontade de Deus ao homem. E podemos aprender:

1. que a verdade sobre as coisas profundas de Deus não deve ser aprendida dos “homens”. Ninguém subiu ao céu e voltou para nos dizer o que está lá; e nenhum infiel, nenhum homem ou profeta está qualificado para falar deles.

2. que toda a luz que devemos esperar sobre esses assuntos deve ser buscada nas Escrituras. Somente Jesus e seus apóstolos e evangelistas inspirados podem falar dessas coisas.

3. Não é maravilhoso que algumas coisas nas Escrituras sejam misteriosas. Eles são sobre coisas que não vimos e devemos recebê-las no “testemunho” de quem as viu.

4.O Senhor Jesus é divino. Ele estava no céu enquanto estava na terra. Ele tinha, portanto, uma natureza muito acima do humano, e é igual ao Pai, João 1: 1 .

Comentário de E.W. Bullinger

E etc. O kai (= E) aqui é um hebraísmo e não marca a transição real. Não há nada no contexto que mostre onde as quebras de parágrafos devem estar neste capítulo; no MSS. ou nas versões. A versão autorizada varia em suas diferentes edições. O texto da Versão Autorizada na Bíblia Paralela da Versão Revisada está em João 3:14 e João 3:16 . O Camb. , John 1:18 ; John 3:16 , John 3:18 ; 1 John 4:9 ); (3) because “in the name of” ( John 3:18 ) is not used by the Lord, but by the Evangelist ( John 1:12 ; John 2:23 . 1 John 5:13 ); (4) because to do the truth ( John 3:21 ) Occurs elsewhere only in 1 John 1:6 ; (5) because “Who is in heaven “( John 3:13 ) points to the fact that the Lord had already ascended at the time John wrote; (6) because the word “lifted up” refers both to the “sufferings ” ( John 3:14 ; John 8:28 ; John 12:32 , John 12:34 ) and to “the glory which should follow” ( John 8:28 ; John 12:32 . O parágrafo Bíblia (Dr. Scrivener) não tem interrupção nos versículos: João 3: 3 , João 3:14 ou 16. A Versão Revisada só tem uma pausa em João 3:16 , com o Texto Grego de WI e Scrivener. A Bíblia faz uma importante quebra em João 3:13 , (1) porque os tempos passados ??a seguir indicam eventos completos; (2) porque a expressão “Filho unigênito” não é usada pelo próprio Senhor; mas apenas pelo evangelista ( João 1:14 , João 1:18 ; João 3:16 , João 3:18 ; 1 João 4: 9 ); (3) porque “em nome de” ( João 3:18 ) não é usado pelo Senhor, mas pelo evangelista ( João 1:12 ; João 2:23 . 1 João 5:13 ); (4) porque para fazer a verdade ( João 3:21 ) Ocorre em outro lugar somente em 1 João 1: 6 ; (5) porque “Quem está no céu” ( João 3:13 ) aponta para o fato de que o Senhor já havia ascendido na época em que João escreveu; (6) porque a palavra “elevado” se refere tanto aos “sofrimentos” ( João 3:14 João 8:28 ; João 12:32 , João 12:34 ) e à “glória que se seguirá” ( João 8:28 ; João 12:32 . Atos 2:33 ; Atos 5:31 ); e (7) porque a quebra em João 3:13 está de acordo com o contexto, como mostra a Estrutura B, acima.

subiu = subiu (de si mesmo). Não diz: “foi tomado por Deus”, como Enoque e Elias. Mas Cristo havia “subido” quando o evangelista escreveu essas palavras. ascendeu. Grego. anabaino. Como em João 1:51 , João 2:13 ; João 5: 1 ; João 7: 8 , etc. Mateus 20:17 . Marcos 6:51 . Romanos 10: 6 .

to = into. Grego. eis. App-104. Compare Deuteronômio 30:12 . Provérbios 30: 4 . Atos 2:34 . Romanos 10: 6 . Efésios 4:10 .

céu = o céu. Veja nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

mas = exceto literal. se não. Grego. ei eu.

desceu . Katabaino grego . O oposto de “subiu” .

from = fora de. Grego. ek. App-104. Não é a mesma palavra que em João 3: 2 .

o filho do homem . Veja App-98.

Qual é , & c = Quem é, & c., E estava lá quando John escreveu. Esta cláusula está no siríaco, mas é omitida pelo WI e colocada na versão revisada na margem. Omita “mesmo” .

dentro Grego. en. App-104.

Comentário de John Calvin

13. Ninguém subiu ao céu. Ele novamente exorta Nicodemos a não confiar em si mesmo e em sua própria sagacidade, porque nenhum homem mortal pode, por seus próprios poderes, entrar no céu, mas somente aquele que vai lá sob a orientação do Filho de Deus. Pois ascender ao céu significa aqui “ter um conhecimento puro dos mistérios de Deus e a luz da compreensão espiritual”. Pois Cristo dá aqui a mesma instrução que é dada por Paulo, quando declara que

o homem sensual não compreende as coisas que são de Deus,
( 1 Coríntios 2:16 😉

e, portanto, ele exclui das coisas divinas toda a agudeza do entendimento humano, pois está muito abaixo de Deus.

Mas devemos prestar atenção às palavras: somente Cristo, que é celestial, ascende ao céu , mas que a entrada está fechada contra todos os outros. Pois, na cláusula anterior, ele nos humilha, quando exclui o mundo inteiro do céu . Paulo ordena

aqueles que desejam ser sábios com Deus para serem tolos consigo mesmos,
( 1 Coríntios 3:18 .)

Não há nada que façamos com maior relutância. Para esse propósito, devemos lembrar que todos os nossos sentidos falham e cedem quando chegamos a Deus; mas, depois de nos expulsar do céu, Cristo rapidamente propõe um remédio, quando acrescenta, que o que foi negado a todos os outros é concedido ao Filho de Deus. E esta também é a razão pela qual ele se chama Filho do homem, para não duvidarmos de que temos uma entrada no céu em comum com aquele que se vestiu com a nossa carne, para que ele nos torne participantes de todas as bênçãos. Visto que, portanto, ele é o único Conselheiro do Pai ( Isaías 9: 6 ), ele nos admite naqueles segredos que, de outra forma, teriam permanecido ocultos.

Quem está no céu. Pode ser considerado absurdo dizer que ele está no céu , enquanto ele ainda mora na terra. Se for respondido, que isso é verdade em relação à sua natureza divina, o modo de expressão significa outra coisa, a saber, que enquanto ele era homem, ele estava no céu . Pode-se dizer que aqui não há menção a lugar algum, mas que Cristo se distingue apenas dos outros, em relação à sua condição, porque ele é o herdeiro do reino de Deus, do qual toda a raça humana é banida; mas, como acontece com muita frequência, por causa da unidade da Pessoa de Cristo, que o que pertence adequadamente a uma natureza se aplica a outra, não devemos procurar outra solução. Cristo, portanto, que está no céu , se vestiu com a nossa carne, para que, estendendo a mão fraterna para nós, ele possa nos elevar ao céu junto com ele.

Comentário de Adam Clarke

Ninguém subiu – Parece uma expressão figurativa para: Ninguém conheceu os mistérios do reino de Deus; como em Deuteronômio 30:12 ; Salmo 73:17 ; Provérbios 30: 4 ; Romanos 11:34 . E a expressão se baseia nessa máxima geralmente recebida: que, para estar perfeitamente familiarizado com as preocupações de um lugar, é necessário que uma pessoa esteja no local. Mas nosso Senhor provavelmente falou para corrigir uma noção falsa entre os judeus, viz. que Moisés havia subido ao céu, a fim de obter a lei. Não é Moisés quem deve ser ouvido agora, mas Jesus: Moisés não subiu ao céu; mas o Filho do homem desceu do céu para revelar a vontade divina.

Isso desceu – A encarnação de Cristo é representada sob a noção de que ele desceu do céu, para habitar na terra.

O que está no céu – Para que não se tome um significado errado da expressão anterior, e deve-se imaginar que, para se manifestar na terra, ele deve necessariamente deixar o céu; nosso abençoado Senhor qualifica isto acrescentando, o Filho do homem que está no céu; apontando, com isso, a onipresença ou onipresença de sua natureza: um personagem essencialmente pertencente a Deus; pois nenhum ser pode existir em mais lugares do que um de cada vez, mas Aquele que preenche os céus e a terra.

Comentário de Scofield

Filho do homem

(Veja Scofield “ Mateus 8:20 “)

Comentário de Spurgeon

João 3:13 . E ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem que está no céu.

Agora estamos na escada entre o céu e a terra; Cristo desceu; Cristo subiu, e mesmo assim ele sempre esteve lá; um mistério, mas que é verdadeiro e novo. Hoje podemos subir pelo pensamento e pela oração, e as bênçãos podem cair; e Cristo está sempre lá. “Ele está ao lado do pai, o homem do amor, o crucificado.”

João 3: 14-15 . E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também deve ser levantado o Filho do homem: para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Que palavra gloriosa! Aqui está o evangelho em um versículo, a Bíblia inteira em uma ou duas linhas. Se crermos nele nesta manhã, teremos a vida eterna; não apenas vida, mas vida semelhante à própria vida de Deus – vida eterna. Temos em nós aquilo que durará mais que o mundo, o sol, a lua e as estrelas; temos uma vida que, sendo como a vida de Deus, viveremos para todo o sempre.

João 3: 16-17 . Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo; mas que o mundo através dele possa ser salvo.

A condenação chega ao mundo através de Cristo, porque o mundo o rejeita; mas isso não fazia parte do desígnio de Deus em enviá-lo. Seu desígnio é salvação – somente salvação. Oh! para que possamos acreditar no sentido de responder ao propósito divino no envio de seu Filho. “Aquele que crê nele não é condenado”, nem agora, apesar de todo pecado que cometeu, ele não é condenado; “Mas quem não crê já está condenado, porque não creu no nome do unigênito Filho de Deus.” Descrer é o pecado condenador; sela sobre nós a condenação de qualquer outro pecado. Se você não acredita em Cristo nesta manhã, meu ouvinte, não está em estado de provação, já está condenado; quem crê nele não está em estado de provação, não está condenado, já está absolvido, está neste momento livre de condenação perante o tribunal de Deus.

João 3: 19-21 . E esta é a condenação: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque suas ações eram más. Porque todo aquele que pratica o mal odeia a luz, nem vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem à luz, para que suas obras sejam manifestas, para que sejam realizadas em Deus.

Você vê por que os homens não vêm a Cristo; eles não querem desistir de seus pecados; eles não querem ficar desconfortáveis ??com isso; eles têm medo de serem reprovados. Você vê por que os homens santos vêm a Cristo, pois se deleitam em vê-lo e em manifestar sua fé e sua graça, tanto para si como para os espectadores.

João 3: 22-24 . Depois dessas coisas, veio Jesus e seus discípulos para a terra da Judéia; e ali ficou com eles e batizou. E João também estava batizando em Aenon, perto de Salim, porque havia muita água ali; e eles vieram e foram batizados. Pois João ainda não foi lançado na prisão.

Então ele estava ocupado até ser lançado na prisão. Ele não perderia uma hora enquanto tivesse a oportunidade de fazer o bem; ele fez isso com todo o coração. John! Você está aqui neste santuário neste momento, ainda não arrumado, ainda não obrigado a guardar sua cama? Trabalhe enquanto pode; gaste cada momento no serviço do seu mestre.

João 3:25 . Então surgiu uma pergunta entre alguns dos discípulos de João e os judeus sobre a purificação.

Não é um desdém – de ler sobre olhar para Cristo e amar, para uma disputa sobre purificação? Sempre há na Igreja discussões mais ou menos ociosas sobre o vestuário do pregador, sobre o modo de administrar sacramentos, e assim por diante – uma discussão sobre purificação.

João 3:26 . E vieram a João e disseram-lhe: Rabino, aquele que estava contigo além do Jordão, a quem você testemunha, eis que o mesmo batiza, e todos os homens vêm a ele.

“Eles estão deixando você.” Eles sentiram uma inveja em nome de John, porque sua influência parecia estar em declínio. John era bastante estranho a esse sentimento; ele adorava ver seu Mestre crescer, mesmo à custa de seu próprio apagamento.

João 3:27 . João respondeu e disse: Um homem não pode receber nada, a menos que lhe seja dado do céu.

Sem poder espiritual, sem poder para abençoar seus semelhantes, exceto se vier de Deus. Devo brigar com Deus, portanto, se ele der a esse homem mais poder do que a mim? Devo contestar sobre isso? É a vontade soberana de Deus, e ele faz o que bem entender.

João 3: 28-29 . Vós mesmos me testificais que eu disse que não sou o Cristo, mas que fui enviado diante dele. Quem tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que o escuta e ouve, regozija-se grandemente por causa da voz do noivo; portanto, minha alegria é cumprida.

Eles estavam irritados, mas João estava alegre; ele adorava ouvir Jesus prosperando.

João 3:30 . Ele deve aumentar, mas eu devo diminuir.

Então ele fez. Essa é a única música de John, quase a última de suas declarações. Ele não prega mais sermões registrados; ele agora deve ir para a prisão, e aí jaz um silêncio que ele mal podia suportar. Era muito difícil para John ficar quieto; ele tinha uma mente ativa e nobre e se tornou vítima, tememos, de dúvidas quando foi trancado na prisão. O ar arejado e selvagem do deserto lhe convinha muito melhor do que a atmosfera monótona e pesada de uma prisão. Ouso dizer que alguns de vocês podem sentir isso neste momento; não coloque isso em resultados espirituais, em causas espirituais; coloque-o na atmosfera, pois é assim. Muitas vezes nos sentimos maçantes e pesados, mas mais pesados ??quando o coração está no ar; todo vento que sobe afasta o desespero. Portanto, não devemos pensar muito em nossos sentimentos, que até o vento pode mudar.

João 3:31 . Quem vem de cima é sobre todos; quem é da terra é terreno, e fala da terra; quem vem do céu é sobre todos.

Por mais que um homem seja bom, ele é terreno; há carne e sangue sobre ele, semelhante à terra; e mesmo que ele lide com as coisas celestes, a terra do pregador aparece de vez em quando. Cristo não tinha nada disso nele; ele estava acima de tudo.

João 3:32 . E o que ele viu e ouviu, isso testifica; e ninguém recebe o seu testemunho.

Nota triste! As notícias de que todos os homens foram a Cristo agradaram a João, mas o fato de ninguém receber seu testemunho, comparativamente nenhum, entristeceu seu coração.

João 3: 33-34 . Aquele que recebeu seu testemunho pôs em seu selo que Deus é verdadeiro. Pois aquele a quem Deus enviou fala as palavras de Deus; porque Deus não dá o Espírito por medida.

Existe um poder espiritual infinito sobre as palavras de Cristo; elas são as palavras de Deus, e o Espírito Santo concentra toda a sua energia nessas palavras.

João 3: 35-36 . O Pai ama o Filho e entregou todas as coisas em suas mãos. Quem crê no Filho tem a vida eterna; e quem não crê no Filho não verá a vida; mas a ira de Deus permanece nele.

Então as últimas palavras de João são trovões; seu discurso moribundo tem a palavra mais terrível para todos vocês que não crêem em Cristo: “A ira de Deus permanece sobre ele”.

Comentário de John Wesley

E ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem que está no céu.

Para ninguém – Pois aqui você deve confiar no meu único testemunho, enquanto lá você tem uma nuvem de testemunhas: Subiu ao céu, mas aquele que desceu do céu.

Quem está no céu – Portanto, ele é onipresente; senão ele não poderia estar no céu e na terra ao mesmo tempo. Este é um exemplo claro do que geralmente é chamado de comunicação de propriedades entre a natureza divina e a humana; pelo qual o que é apropriado à natureza Divina é falado com relação ao humano, e o que é apropriado ao humano é, como aqui, falado do Divino.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 30:12 – Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: “Quem subirá ao céu para consegui-lo e vir proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? “

Provérbios 30:4 – Quem subiu aos céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos os ventos? Quem embrulhou as águas em sua capa? Quem fixou todos os limites da terra? Qual é o seu nome, e o nome do seu filho? Conte-me, se você sabe!

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Marcos 16:19 – Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 6:33 – Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 6:46 – Ninguém viu o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; somente ele viu ao Pai.

João 6:51 – Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

João 6:62 – Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes!

João 8:42 – Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

João 13:3 – Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;

João 16:28 – Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”.

João 17:5 – E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

Atos dos Apóstolos 2:34 – Pois Davi não subiu ao céu, mas ele mesmo declarou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Romanos 10:6 – Mas a justiça que vem da fé diz: “Não diga em seu coração: ‘Quem subirá ao céu? ’ ( isto é, para fazer Cristo descer )

1 Coríntios 15:47 – O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu.

Efésios 1:23 – que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Efésios 4:9 – ( Que significa “ele subiu”, senão que também descera às profundezas da terra?

Efésios 4:10 – Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas. )

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *