Estudo de Romanos 10:6 – Comentado e Explicado

Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? Isto é, para trazer do alto o Cristo;
Romanos 10:6

Comentário de Albert Barnes

Mas a justiça que é da fé – É observável aqui que Paulo não afirma que Moisés descreve qualquer lugar onde a justiça pela fé, ou o efeito do esquema de justificação pela fé. Seu objetivo era diferente: dar a lei e declarar suas demandas e recompensas. No entanto, embora ele não tivesse descrito formalmente o plano de justificação pela fé, ele havia usado uma linguagem que expressaria adequadamente esse plano. O esquema de justificação pela fé é aqui personificado, como se estivesse vivendo e descrevendo seus próprios efeitos e natureza. Alguém que o descrevesse diria: Ou o próprio plano fala dessa maneira. As palavras aqui citadas são retiradas de Deuteronômio 30: 11-14 . O significado original da passagem é este: Moisés, próximo ao fim de sua vida, tendo dado seus mandamentos aos israelitas, exorta-os à obediência. Para fazer isso, ele garante que seus comandos são razoáveis, claros, inteligíveis e acessíveis.

Eles não exigiram pesquisa profunda, longas jornadas ou labuta dolorosa. Não havia necessidade de atravessar mares e ir para outras terras, de olhar para os profundos mistérios do céu alto ou do abismo profundo; mas eles estavam perto deles, tinham sido claramente postos diante deles e eram facilmente compreendidos. Para ver a excelência dessa característica da lei divina, pode-se observar que, entre os antigos, não era incomum que legisladores e filósofos viajassem para países distantes em busca de conhecimento. Eles deixaram seu país, encontraram perigos no mar e na terra, para ir para regiões distantes que tinham reputação de sabedoria. O Egito era especialmente uma terra de tal celebridade; e nos tempos subseqüentes Pitágoras, e os principais filósofos da Grécia, viajaram para aquele país para conversar com seus sacerdotes e dar os frutos de sua sabedoria para beneficiar sua terra natal. E não é improvável que isso tenha sido feito até certo ponto, mesmo antes ou no tempo de Moisés. Moisés diz que seus preceitos não deveriam ser obtidos por nenhuma dessas jornadas dolorosas e perigosas. Eles estavam perto deles, simples e inteligíveis. Esse é o significado geral dessa passagem que Moisés se ocupa do pensamento e o coloca de várias formas pelas perguntas: “quem subirá ao céu por nós, etc .;” e Paulo considera isso como descrevendo adequadamente a linguagem da fé cristã; mas sem afirmar que o próprio Moisés tinha alguma referência na passagem à fé do evangelho.

Neste sentido – desta maneira.

Não digas no teu coração – A expressão a dizer no coração é a mesma que pensar. Não pense, ou suponha, que a doutrina seja tão difícil de entender, que é preciso subir ao céu para entendê-la.

Quem subirá ao céu? Essa expressão foi usada entre os judeus para denotar qualquer empreendimento difícil. Dizer que era alto como o céu, ou que era necessário subir ao céu para entendê-lo, era expressar a maior dificuldade. Assim, Jó 11: 7: “Podes, procurando, descobrir Deus? É alto como o céu, o que podes fazer? etc. ” Moisés diz que não era assim com sua doutrina. Não era impossível entender, mas era claro e inteligível.

Ou seja, trazer Cristo … – Paulo aqui não afirma que era o desígnio original de Moisés afirmar isso de Cristo. Suas palavras estavam relacionadas à sua própria doutrina. Paulo faz esse uso das palavras porque,

(1) Eles expressaram apropriadamente a linguagem da fé.

(2) se isso pode ser afirmado nas doutrinas de Moisés, muito mais na religião cristã. A religião não teve um trabalho tão difícil a ponto de subir ao céu para derrubar um Messias. Esse trabalho já estava realizado quando Deus deu a seu Filho para se tornar um homem e morrer.

Para salvar o homem, era de fato indispensável que Cristo tivesse descido do céu. Mas a linguagem da fé era que isso já havia sido feito. Provavelmente, a palavra “Cristo” aqui inclui todos os benefícios mencionados em Romanos 10: 4 , resultantes da obra de Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

. App-150. Compare Romanos 1:17 .

ascender . Ver João 3:13 . Atos 2:34 .

em . App-104.

céu = o céu. Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

Comentário de John Calvin

6 Mas a justiça (322) que é pela fé etc. Essa passagem pode não perturbar um pouco o leitor, e por duas razões – pois parece ter sido aplicada incorretamente por Paulo – e as palavras também se voltam para uma maneira diferente. significado. Das palavras que veremos adiante, o que pode ser dito: primeiro notamos a solicitação. É uma passagem retirada de Deuteronômio 30:12 , onde, como na passagem anterior, Moisés fala da doutrina da lei, e Paulo a aplica a promessas evangélicas. Esse nó pode ser assim desatado: – Moisés mostra que o caminho para a vida foi esclarecido: pois a vontade de Deus não estava agora escondida dos judeus, nem afastada deles, mas afastada deles, mas colocada diante de seus olhos. Se ele tivesse falado apenas da lei, seu raciocínio teria sido frívolo, já que a lei de Deus estava sendo colocada diante de seus olhos, não era mais fácil fazê-lo do que se estivesse longe. Ele então quer dizer não apenas a lei, mas geralmente toda a verdade de Deus, que inclui nela o evangelho: pois a palavra da lei por si só nunca está em nosso coração, não, nem a menor sílaba, até que seja implantada. em nós pela fé do evangelho. E então, mesmo após a regeneração, a palavra da lei não pode ser dita adequadamente como estando em nosso coração; pois exige perfeição, da qual até os fiéis estão muito distantes; mas a palavra do evangelho está assentada no coração, embora não preencha o coração; pois oferece perdão por imperfeição e defeito. E Moisés ao longo desse capítulo, como também no quarto, se esforça para elogiar ao povo a notável bondade de Deus, porque ele os tomou sob sua própria instrução e governo, cuja recomendação não poderia pertencer apenas à lei. Não é nenhuma objeção que Moisés lá fale em formar a vida de acordo com o estado da lei; pois o espírito de regeneração está ligado à justiça gratuita da fé. Também não há dúvida de que este versículo depende dessa verdade principal: “o Senhor circuncidará o teu coração”, que ele havia registrado pouco antes no mesmo capítulo. Eles podem, portanto, ser facilmente refutados, que dizem que Moisés fala apenas nessa passagem de boas obras. Que ele fala de obras que eu realmente permito; mas nego que seja irracional que a observância da lei seja traçada a partir de sua própria fonte, até da justiça da fé. A explicação das palavras deve agora seguir. (323)

Não digas em teu coração: quem subirá? etc. Moisés menciona o céu e o mar, como lugares remotos e de difícil acesso aos homens. Mas Paulo, como se houvesse algum mistério espiritual escondido sob essas palavras, aplica-os à morte e ressurreição de Cristo. Se alguém pensa que esta interpretação é muito tensa e refinada, entenda que não era o objetivo do apóstolo estritamente explicar essa passagem, mas aplicá-la à explicação de seu assunto atual. Ele não repete, portanto, verbalmente o que Moisés disse, mas faz alterações pelas quais ele adapta mais adequadamente ao seu próprio propósito o testemunho de Moisés. Ele falou de lugares inacessíveis; Paulo se refere àqueles que estão realmente escondidos da vista de todos nós, e ainda podem ser vistos por nossa fé. Se, então, você toma essas coisas como faladas para ilustração, ou a título de aprimoramento, não pode dizer que Paulo violou ou inaptamente mudou as palavras de Moisés; mas você permitirá, pelo contrário, que, sem perda de significado, ele tenha, de maneira impressionante, aludido às palavras céu e mar.

Vamos agora simplesmente explicar as palavras de Paulo: Como a garantia de nossa salvação se baseia em dois fundamentos, ou seja, quando entendemos, que a vida foi obtida para nós e a morte foi conquistada para nós, ele nos ensina que a fé através da palavra do evangelho é sustentado por ambos; pois Cristo, morrendo, destruiu a morte e, ressuscitando, obteve vida em seu próprio poder. O benefício da morte e ressurreição de Cristo agora nos é comunicado pelo evangelho: então não há razão para buscarmos algo mais além. Para que assim possa parecer, que a justiça da fé é abundantemente suficiente para a salvação, ele nos ensina, que estão incluídas nela duas coisas que são necessárias apenas para a salvação. A importância das palavras: quem subirá ao céu? é o mesmo, como se você dissesse: “Quem sabe se a herança da vida eterna e celestial permanece para nós?” E as palavras: quem descerá às profundezas? significa o mesmo, como se você dissesse: “Quem sabe se a destruição eterna da alma segue a morte do corpo?” Ele nos ensina que a dúvida sobre esses dois pontos é removida pela justiça da fé; pois um tiraria Cristo do céu, e o outro o ressuscitaria da morte. A ascensão de Cristo ao céu deve de fato confirmar totalmente nossa fé quanto à vida eterna; pois ele de certa maneira remove o próprio Cristo da possessão do céu, que duvida que a herança do céu esteja preparada para os fiéis, em nome de quem e por cuja conta ele entrou lá. Visto que, da mesma maneira, ele sofreu os horrores do inferno para nos libertar deles, duvidar se os fiéis ainda estão expostos a essa miséria, é anular e, por assim dizer, negar sua morte.

Comentário de Adam Clarke

Mas a justiça que é da fé – Como é mais evidente que não pode haver justificação pelas obras, pois todas são pecaminosas e todas em estado de culpa; se Deus concede a salvação, deve ser pela fé; mas a fé deve ter um objeto e uma razão para seu exercício; o objetivo é Jesus Cristo – a razão é o mérito infinito de sua paixão e morte.

Quem subirá ao céu? etc. – Como Cristo é o fim da lei para justificação para todo aquele que crê, nenhuma observância da lei pode obtê-lo. Quem, pela prática da lei, pode trazer Cristo do céu? ou, quando derrubado, crucificado e enterrado, como sacrifício pelo pecado, quem pode ressuscitá-lo dentre os mortos? E tanto sua morte quanto sua ressurreição são essencialmente necessárias para a salvação de um mundo perdido. Ou o sentido do apóstolo pode ser o seguinte: Aqueles que não crerem em Cristo crucificado devem, de fato, estar buscando outro Messias que desça do céu com uma revelação diferente; ou aqueles que não crerem na doutrina que pregamos a respeito de sua ressurreição parecem dizer: Cristo ainda precisa ser ressuscitado dentre os mortos, e reinará sobre os judeus como um poderoso soberano secular, sujeitando o mundo gentio ao poder de seu poder. cetro justo.

Comentário de John Wesley

Mas a justiça que é da fé fala assim: Não digas em teu coração: quem subirá ao céu? (isto é, trazer Cristo de cima 🙂

Mas a justiça que é pela fé – O método de se tornar justo pela crença. Fala uma linguagem muito diferente e pode ser considerada como se expressando assim: (para acomodar ao nosso presente sujeito as palavras que Moisés falou, tocando a clareza de sua lei). Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu, como se era para derrubar Cristo: ou, Quem descerá à sepultura, como se fosse para trazê-lo novamente dos mortos – Não imagine que essas coisas devam ser feitas agora, a fim de obter seu perdão e salvação. Deuteronômio 30:14 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 30:11 – O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance.

Provérbios 30:4 – Quem subiu aos céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos os ventos? Quem embrulhou as águas em sua capa? Quem fixou todos os limites da terra? Qual é o seu nome, e o nome do seu filho? Conte-me, se você sabe!

João 3:12 – Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais?

João 6:33 – Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 6:50 – Todavia, aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer.

João 6:58 – Este é o pão que desceu do céu. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre”.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 3:25 – Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

Romanos 4:13 – Não foi mediante a lei que Abraão e a sua descendência receberam a promessa de que ele seria o herdeiro do mundo, mas mediante a justiça que vem da fé.

Romanos 9:31 – mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

Efésios 4:8 – Por isso é que foi dito: “Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens”.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 11:7 – Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *