Estudo de Efésios 4:8 – Comentado e Explicado

pelo que diz: Quando subiu ao alto, levou muitos cativos, cumulou de dons os homens {Sl 67,19}.
Efésios 4:8

Comentário de Albert Barnes

Portanto ele diz – A palavra “ele” não está no original; e pode significar “a Escritura diz” ou “Deus diz”. O “ponto” do argumento aqui é que Cristo, quando subiu ao céu, obteve certos “dons” para as pessoas, e que esses dons são concedidos ao seu povo de acordo com isso. Para “provar” isso, ele aduz essa passagem do Salmo 68:18 . Muita perplexidade foi sentida em relação ao “princípio” sobre o qual Paulo cita esse Salmo, e o aplica à ascensão do Redentor. O salmo parece ter sido composto na ocasião de remover a arca da aliança de Kirjath-jearim para o monte Sião; 2 Samuel 6: 1 ss. É uma canção de triunfo, celebrando as vitórias do Senhor, e particularmente as vitórias que foram alcançadas quando a arca estava à frente do exército. Parece “não ter relação com o Messias; nem provavelmente ocorreria a alguém ao lê-lo, que se referia à sua ascensão, a menos que tivesse sido citado pelo apóstolo.

Grande dificuldade foi sentida, portanto, em determinar em que princípio Paulo o aplicou à ascensão do Redentor. Alguns supuseram que o Salmo tinha uma referência primária ao Messias; alguns que se referiam a ele apenas em um sentido secundário; alguns que lhe são aplicados por meio de “acomodação”; e alguns que ele apenas usa as palavras como adaptadas para expressar sua idéia, como um homem adota palavras que lhe são familiares e que expressam seus pensamentos, embora não pretenda dizer que as palavras tinham alguma referência originalmente. Storr supõe que as palavras foram usadas pelos cristãos efésios em seus “hinos” e que Paulo os citou como contendo um sentimento que foi admitido entre eles. Isso é possível;” mas é mera conjectura. Também se supunha que o tabernáculo era um tipo de Cristo; e que todo o Salmo, portanto, tendo referência original ao tabernáculo, possa ser aplicado a Cristo como o antítipo.

Mas isso é conjectural e fantasioso. Nos vários modos adotados para explicar a dificuldade, o leitor pode consultar Rosenmuller in loc. Para mim, parece claro que o Salmo tinha uma referência original à elevação da arca ao monte Sião, e é uma canção triunfal. Na canção ou Salmo, o poeta mostra por que Deus deveria ser louvado – por causa de sua grandeza e benignidade para com as pessoas; Efésios 4: 1-6 . Ele então relata as ações de Deus nos tempos antigos – particularmente a condução de seu povo pelo deserto, e o fato de que seus inimigos estavam desconcertados diante dele; Efésios 4: 7-12 . Tudo isso se refere ao Deus, cujos símbolos estavam presentes no tabernáculo e acompanhavam a arca. Ele então fala das várias fortunas que haviam caído na arca da aliança. Havia permanecido entre as panelas, Efésios 4:13 , mas antes era branco como a neve quando Deus espalhou reis por ela; Efésios 4:14 .

Ele então fala da colina de Deus – o monte Sião ao qual a arca estava prestes a ser removida, e diz que é uma “colina alta” – “alta como as colinas de Basã”, a colina onde Deus desejava habitar para sempre ; Efésios 4:16 . Deus é então apresentado como subindo aquela colina, cercado por milhares de anjos, como no monte Sinai; e o poeta diz que, ao fazê-lo, triunfou sobre seus inimigos e levou cativeiro em cativeiro; Efésios 4:18 . O fato de que a arca de Deus subiu ao monte de Sião, o lugar de descanso; que deveria permanecer ali como sua morada permanente, não mais para ser levado à frente dos exércitos; foi a prova do seu triunfo. Isso tornara tudo cativo. Ele havia subjugado todo inimigo; e sua ascensão, haveria meios de obter presentes inestimáveis ??para as pessoas; Misericórdia e verdade sairiam daquela montanha; e a verdadeira religião se espalharia até os rebeldes, como resultado do triunfo de Deus, cujo símbolo estava sobre o tabernáculo e a arca.

A colocação da arca ali era a prova da vitória permanente, e ele se conectaria com os benefícios mais importantes para as pessoas. A “ascensão ao alto”, portanto, no Salmo, refere-se, como me parece, à ascensão do símbolo da Presença Divina que acompanha a arca no Monte Sião, ou à colocação “no alto” acima de todas as suas inimigos. O restante do Salmo corresponde a essa visão. Essa subida da arca no monte Sião; essa evidência de seu triunfo sobre todos os inimigos de Deus; esta residência permanente da arca ali; e esse fato de que, sendo estabelecido ali, seria seguido com a doação de presentes inestimáveis ??para as pessoas, poderia ser considerado um belo emblema da ascensão do Redentor ao céu. Havia pontos fortes de semelhança. Ele também subiu ao alto. Sua ascensão foi a prova da vitória sobre seus inimigos. Ele foi para uma residência permanente. E sua ascensão estava conectada com a concessão de importantes bênçãos às pessoas.

É como uma linguagem emblemática, suponho, que o apóstolo faça a citação. Não se referia originalmente a isso; mas os eventos eram tão semelhantes em muitos pontos, que um sugeria o outro e a mesma linguagem descrevia os dois. Era uma linguagem familiar ao apóstolo; linguagem que expressaria adequadamente seus pensamentos, e linguagem que não era improvável aplicada à ascensão do Redentor pelos cristãos naquela época. A frase, portanto, “ele diz“ – ???e? legei- ou “diz”, ou “a Escritura diz”, significa “diz-se”; ou “essa linguagem expressará adequadamente o fato em consideração, ou seja, que haja graça dada a cada um de nós ou que os meios sejam fornecidos pelo Redentor para que levemos uma vida santa”.

(Para observações sobre o assunto de acomodação. Em conexão com citações do Antigo Testamento para o Novo Testamento, veja as notas complementares, Hebreus 1: 5 e Hebreus 2: 6 , nota. O princípio da acomodação, se admitido, deve ser usado com muita cautela. Sem dúvida, é sancionado por grandes nomes na Europa e na América. No entanto, deve ser permitido que os apóstolos entendessem a mente do Espírito, no Antigo Testamento, que sua inspiração os preservava de todo erro. Quando, portanto, eles nos dizem que certas passagens têm uma referência última ao Messias e aos seus tempos, através de nunca deveríamos ter descoberto essa referência sem a ajuda deles, nada disso, pode ser, “aparecendo” nos lugares originais, no entanto, comemos o dever de recebê-lo “em seu testemunho”. Alega-se, de fato, que os apóstolos às vezes usam as formas comuns de citação, sem pretender intimidar por meio disso qualquer referência profética nas passagens introduzidas, na y, quando essa referência for obviamente inadmissível. Esta, na opinião de muitos, é uma afirmação muito perigosa, e introduz nos escritos apostólicos, e especialmente na parte argumentativa deles, onde é tão usado o Antigo Testamento, não há uma pequena medida de incerteza. Deixe o leitor examinar as passagens em questão, mantendo em vista. ao mesmo tempo, a natureza típica da economia antiga, e ele terá pouca dificuldade em admitir a referência profética na maioria, se não em todas elas. Veja Haldane em Romanos 1:17 , para uma visão muito magistral desse assunto, com observações sobre Mateus 2:16 , e outras passagens que deveriam exigir a teoria da acomodação.

“Nada pode ser mais desonroso”, diz o príncipe dos comentaristas ingleses, na Epístola aos Romanos, “ao caráter da revelação divina e prejudicial à edificação dos crentes, do que esse método de explicar as citações no Novo Testamento de o Velho, não como previsões ou interpretações, mas como meras ilustrações, como forma de acomodação. Dessa maneira, muitas das profecias mencionadas nas Epístolas são separadas de sua aplicação apropriada, e os cristãos são ensinados que não provam o que os apóstolos os convenceram a estabelecer. ” Em referência à citação neste local, parece haver pouca dificuldade em relação à visão de que, embora a referência primária seja a elevação da arca ao monte Sião, a última é a gloriosa ascensão de Jesus aos céus mais altos . Os judeus interpretam corretamente parte deste salmo Efésios 1: 22-23 .

Ele liderou o cativeiro em cativeiro – O significado disso no Salmo é que ele triunfou sobre seus inimigos. A margem é “uma multidão de cativos”. Mas acho que isso não é bem a idéia. É a linguagem derivada de um conquistador, que não apenas faz cativos, mas que faz cativos daqueles que eram prisioneiros na época e os conduz como parte de sua procissão triunfal. Ele não apenas subjuga seu inimigo, mas também lidera seus cativos em triunfo. A alusão é aos triunfos públicos dos conquistadores, especialmente como celebrados entre os romanos, nos quais os cativos eram acorrentados (Tácito, Ann. Xii. 38), e ao costume nesses triunfos de distribuir presentes entre os soldados; compare também Juízes 5:30 , onde parece que esse também era um costume antigo em outras nações. Burder, em Res. Alt u. neu Morgenland, in loc. Quando Cristo subiu ao céu, ele triunfou todos os seus inimigos. Foi uma vitória completa sobre a malícia do grande inimigo de Deus e sobre aqueles que buscavam sua vida. Mas ele fez mais. Ele resgatou aqueles que eram cativos de Satanás e os liderou em triunfo. O homem foi mantido por Satanás como prisioneiro. Suas correntes estavam ao seu redor. Cristo resgatou o prisioneiro em cativeiro e planejou torná-lo parte de sua procissão triunfal no céu, para que assim a vitória fosse completa – triunfando não apenas sobre o grande inimigo, mas aumentando sua procissão com os anfitriões presentes daqueles que “tinham sido ”os cativos de Satanás, agora resgatados e redimidos.

E deu presentes aos homens – Como ele especifica em Efésios 4:11 .

Comentário de E.W. Bullinger

Quando, & c . Dos Salmos 68:18 . Veja App-107.

para cima . Omitir.

em diante . App-104.

alto . Veja Lucas 1:78 . Renderizada “altura” em Efésios 3:18 . Apocalipse 21:16 .

conduziu . . . cativo . Grego. aichmaloteuo. Somente aqui e 2 Timóteo 3: 6 . Em Lucas 21:24 . Romanos 7:23 . 2 Coríntios 10: 5 , a palavra é aichmalotizo.

cativeiro = um corpo de cativos. Ver Mateus 27:52 . Romanos 1: 4 .

deu . Tendo recebido de acordo com os Salmos 68:18 , Ele deu .

presentes . Grego. doma. Aqui; Mateus 7:11 . 11:13 . Filipenses 4:17 .

até = para.

homens . App-123.

Comentário de John Calvin

8. Portanto ele diz. Para servir ao propósito de seu argumento, Paulo não se afastou nem um pouco do verdadeiro significado dessa citação. Os homens maus acusam-no de ter feito uso injusto das Escrituras. Os judeus vão ainda mais longe e, para dar às acusações um ar de plausibilidade maior, pervertem maliciosamente o significado natural dessa passagem. O que é dito de Deus é aplicado por eles a Davi ou ao povo. “Davi, ou o povo”, dizem eles, “subiu ao alto quando, em conseqüência de muitas vitórias, se levantou superior aos inimigos”. Mas um exame cuidadoso do Salmo convencerá qualquer leitor que as palavras, ele subiu ao alto, são aplicadas estritamente somente a Deus.

Todo o Salmo pode ser considerado como um ?p???????, uma canção de triunfo, que Davi canta para Deus por causa das vitórias que obteve; mas, aproveitando a narrativa de suas próprias façanhas, ele faz um levantamento rápido das surpreendentes libertações que o Senhor anteriormente havia feito para o seu povo. Seu objetivo é mostrar que devemos contemplar na história da Igreja o poder glorioso e a bondade de Deus; e entre outras coisas, ele diz: Tu subiste ao alto. ( Salmos 68:18 .) A carne é capaz de imaginar que Deus permanece ocioso e adormecido, quando ele não executa abertamente seus julgamentos. Para a visão dos homens, quando a Igreja é oprimida, Deus é humilhado de alguma maneira; mas, quando ele estende o braço vingador pela libertação dela, ele parece despertar e subir ao trono de julgamento.

“Então o Senhor despertou como um que dormiu, e como um homem poderoso que grita por causa do vinho. E ele feriu seus inimigos nas partes mais difíceis; ele os colocou em uma censura perpétua. ”
( Salmos 78:65 .)

Esse modo de expressão é suficientemente comum e familiar; e, em resumo, a libertação da Igreja é aqui chamada ascensão de Deus.

Percebendo que é um cântico de triunfo, no qual Davi celebra todas as vitórias que Deus havia realizado para a salvação de sua Igreja, Paulo citou muito apropriadamente o relato da ascensão de Deus e o aplicou à pessoa de Cristo. O mais nobre triunfo que Deus já teve foi quando Cristo, depois de subjugar o pecado, vencer a morte e colocar Satanás em fuga, subiu majestosamente ao céu, para que ele exercesse seu glorioso reinado sobre a Igreja. Até agora não há fundamento para a objeção, de que Paulo tenha aplicado essa citação de uma maneira inconsistente com o desígnio do salmista. A existência continuada da Igreja é representada por Davi como uma manifestação da glória Divina. Mas nenhuma ascensão de Deus mais triunfante ou memorável jamais ocorrerá, do que aquela que ocorreu quando Cristo foi levado à mão direita do Pai, para que ele governasse todas as autoridades e poderes e se tornasse o guardião e protetor eterno de o povo dele.

Ele liderou o cativeiro em cativeiro. Cativeiro é um substantivo coletivo para inimigos em cativeiro; e o significado claro é que Deus reduziu seus inimigos à sujeição, o que foi mais plenamente realizado em Cristo do que de qualquer outra maneira. Ele não apenas obteve uma vitória completa sobre o diabo, e o pecado, e a morte, e todo o poder do inferno, mas também dos rebeldes, ele forma todos os dias “um povo disposto” ( Salmos 110: 3 ), quando subjuga. por sua palavra, a obstinação de nossa carne. Por outro lado, seus inimigos – a qual classe todos os homens maus pertencem – são mantidos presos por correntes de ferro e são impedidos por seu poder de exercer sua fúria além dos limites que ele designará.

E deu presentes aos homens. Há bastante mais dificuldade nesta cláusula; pois as palavras do Salmo são: “você recebeu presentes para os homens”, enquanto o apóstolo transforma essa expressão em presentes dados e , portanto, parece exibir um significado oposto. Ainda não há absurdo aqui; pois Paulo nem sempre cita as palavras exatas das Escrituras, mas, depois de se referir à passagem, satisfaz-se em transmitir a substância dela em sua própria linguagem. Agora, é claro que os dons mencionados por Davi não foram recebidos por Deus por si mesmo, mas por seu povo; e, consequentemente, nos é dito, em uma parte anterior do Salmo, que “o despojo” havia sido “dividido” entre as famílias de Israel. ( Salmos 68:12 .) Visto que, portanto, a intenção de receber era dar presentes, dificilmente se pode dizer que Paulo se afastou da substância, qualquer alteração que possa haver nas palavras.

Ao mesmo tempo, estou inclinado a uma opinião diferente, de que Paulo mudou a palavra de propósito e a empregou, não como tirada do Salmo, mas como uma expressão própria, adaptada à ocasião atual. Tendo citado no Salmo algumas palavras descritivas da ascensão de Cristo, ele acrescenta, em sua própria língua, e deu presentes, – com o objetivo de fazer uma comparação entre o maior e o menor. Paulo pretende mostrar que essa ascensão de Deus na pessoa de Cristo era muito mais ilustrativa do que os antigos triunfos da Igreja; porque é uma distinção mais honrosa para um conquistador distribuir sua recompensa em grande parte a todas as classes, do que reunir despojos dos vencidos.

A interpretação dada por alguns, que Cristo recebeu do Pai o que ele iria distribuir para nós, é forçada e totalmente em desacordo com o propósito do apóstolo. Nenhuma solução da dificuldade, na minha opinião, é mais natural do que isso. Tendo feito uma breve citação do Salmo, Paulo tomou a liberdade de acrescentar uma afirmação que, embora não contida no Salmo, é verdadeira em referência a Cristo – também uma afirmação pela qual a ascensão de Cristo se provou mais ilustre e mais digno de admiração do que aquelas antigas manifestações da glória divina que Davi enumera.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, ele diz: – A referência parece ser ao Salmo 68:18 , que, embora possa falar da remoção do tabernáculo, parece ter como objetivo apontar a gloriosa ascensão de Cristo após sua ressurreição dos mortos. As exposições de vários comentaristas tornaram o lugar extremamente difícil. Não incomodarei meu leitor com eles; eles podem ser vistos em Rosenmuller.

Quando ele subiu ao alto – Todo esse versículo, como está no salmo, parece se referir a um triunfo militar. Tome a seguinte paráfrase: Você subiu ao alto: o conquistador foi colocado em uma carruagem muito elevada. Tu levaste o cativeiro em cativeiro: os reis e generais conquistados eram geralmente presos atrás da carruagem do conquistador, para agraciar o triunfo. Tu recebeste presentes para (Paulo, deu presentes para) homens: nessas ocasiões o conquistador costumava jogar dinheiro entre a multidão. Até para os rebeldes: aqueles que haviam lutado contra ele agora se submetem a ele e compartilham sua munificência; pois é propriedade de um herói ser generoso. Para que o Senhor Deus habite entre eles: agora o conquistador veio fixar sua morada nas províncias conquistadas e sujeitar o povo às suas leis.

Tudo isso o apóstolo se aplica à ressurreição, ascensão e glória de Cristo; embora alguns homens instruídos tenham duvidado que o salmista tenha isso em vista. Não discutirei sobre isso; é suficiente para mim que o apóstolo, sob a inspiração de Deus, aplicou o versículo dessa maneira; e seja o que for que Davi pretenda e de qualquer evento que ele possa ter escrito, vemos claramente que o sentido em que o apóstolo o usa foi o sentido do Espírito de Deus; pois o Espírito no Antigo e no Novo Testamentos é o mesmo. Posso arriscar uma crítica curta em algumas palavras no original: você recebeu presentes para homens, lakachta mattanoth baadam, você recebeu presentes no homem, em Adão. Os dons que Jesus Cristo distribui ao homem que ele recebeu no homem, em virtude da sua encarnação; e é em conseqüência de ele ser feito homem que se pode dizer: O Senhor Deus habita entre eles; pois Jesus se chama Emanuel, Deus conosco, em conseqüência de sua encarnação. Essa visão do assunto é consistente com toda a economia da graça e combina bem com a aplicação do apóstolo às palavras do salmista neste lugar.

Comentário de John Wesley

Portanto, ele disse: Quando subiu ao alto, levou cativeiro em cativeiro e deu presentes aos homens.

Portanto, ele diz – isto é, em referência à qual Deus diz por Davi, tendo ascendido ao alto, ele levou o cativeiro em cativeiro – Ele triunfou sobre todos os seus inimigos, Satanás, pecado e morte, que antes haviam escravizado todo o mundo: aludindo a o costume dos conquistadores antigos, que lideravam aqueles que haviam conquistado em cadeias atrás deles. E, como também costumavam dar doações ao povo, no retorno da vitória, ele dava presentes aos homens – os dons comuns e extraordinários do Espírito. Salmo 68:18 .

Referências Cruzadas

Juízes 5:12 – ‘Desperte, Débora! Desperte! Desperte, desperte, irrompa em cânticos! Levante-se, Baraque! Leve presos os seus prisioneiros, ó filho de Abinoão! ’

1 Samuel 30:26 – Quando Davi chegou a Ziclague, enviou parte dos bens às autoridades de Judá, que eram seus amigos, dizendo: “Eis um presente para vocês, tirado dos bens dos inimigos do Senhor”.

Ester 2:18 – E o rei deu um grande banquete, o banquete de Ester, para todos os seus nobres e oficiais. Proclamou feriado em todas as províncias e distribuiu presentes por sua generosidade real.

Salmos 68:18 – Quando subiste em triunfo às alturas, levaste cativo muitos prisioneiros; recebeste homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabeleceres morada, ó Senhor Deus.

Colossenses 2:15 – e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *