Estudo de João 6:38 – Comentado e Explicado

Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
João 6:38

Comentário de Albert Barnes

Pois eu desci … – Este versículo mostra que ele veio com um propósito específico, que ele declara no versículo seguinte, e significa que, ao fazer a vontade de seu Pai, ele seria fiel à confiança. Embora seus ouvintes devessem rejeitá-lo, a vontade de Deus seria realizada na salvação de alguns que viessem a ele.

Minha própria vontade – Veja as anotações em João 5:30 .

Comentário de E.W. Bullinger

Desci = desci.

vai. Grego. thelema. App-102.

enviei. Veja nota em João 1:22 .

Comentário de John Calvin

38. Porque desci do céu. Esta é uma confirmação da afirmação anterior, de que não buscamos a Cristo em vão. Pois a fé é uma obra de Deus, pela qual ele mostra que somos seu povo e designa seu Filho para ser o protetor de nossa salvação. Agora, o Filho não tem outro objetivo senão cumprir os mandamentos de seu Pai. Conseqüentemente, ele nunca rejeitará aqueles a quem seu Pai enviou. Portanto, finalmente, segue-se que a fé nunca será inútil. Quanto à distinção que Cristo faz entre sua própria vontade e a vontade do Pai, a esse respeito, ele se acomoda aos seus ouvintes, porque, como a mente do homem é propensa a desconfiar, costumamos inventar alguma diversidade que produz hesitação. Para suprimir toda pretensão a essas imaginações iníquas, Cristo declara que ele se manifestou ao mundo, a fim de poder realmente ratificar o que o Pai decretou a respeito de nossa salvação.

Comentário de Adam Clarke

Não fazer minha própria vontade – eu vim, não para agir de acordo com motivos, paixões ou preconceitos humanos; mas de acordo com infinita sabedoria, bondade e misericórdia. Paixões e preconceitos judaicos rejeitariam publicanos e pecadores como os mencionados, e fechariam a porta do céu contra os gentios; mas a misericórdia de Deus os recebe, e eu vim manifestar essa misericórdia aos homens.

Comentário de Thomas Coke

João 6:38 . Desci do céu, etc. – “Não vim agir de acordo com a inclinação das paixões humanas, que levam os homens a retribuir quaisquer ferimentos que lhes sejam causados; e, portanto, não deixarei imediatamente de exortar aqueles que a princípio me rejeitam. infligirei castigo imediato a eles; mas suportarei com eles e tentarei todos os meios possíveis para levá-los ao arrependimento, para que sejam salvos; pois vim fazer a vontade daquele que me enviou. ”

Referências Cruzadas

Salmos 40:7 – Então eu disse: Aqui estou! No livro está escrito a meu respeito.

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Mateus 26:39 – Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

João 3:13 – Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.

João 3:31 – “Aquele que vem do alto está acima de todos; aquele que é da terra pertence à terra e fala como quem é da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos.

João 4:34 – Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

João 5:30 – Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou”.

João 6:33 – Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”.

Romanos 15:3 – Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim”.

Efésios 4:9 – ( Que significa “ele subiu”, senão que também descera às profundezas da terra?

Filipenses 2:7 – mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

Hebreus 5:8 – Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu;

Hebreus 10:7 – Então eu disse: Aqui estou, no livro está escrito a meu respeito; vim para fazer a tua vontade, ó Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *