Estudo de João 4:34 – Comentado e Explicado

Disse-lhes Jesus: Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra.
João 4:34

Comentário de Albert Barnes

Minha carne … – Jesus aqui explica o que ele disse em João 4:32 . Seu grande objetivo – o grande desígnio de sua vida – era fazer a vontade de Deus. Ele chegou àquele lugar cansado e com sede, e no horário habitual das refeições, provavelmente com fome; no entanto, uma oportunidade de fazer o bem se apresentou, e ele esqueceu o cansaço e a fome e encontrou conforto e alegria ao fazer o bem – ao tentar salvar uma alma. Este único grande objeto absorveu todos os seus poderes e o fez esquecer seu cansaço e as necessidades da natureza. A mente pode estar tão absorvida em fazer a vontade de Deus que esquecer todas as outras coisas. Intencionados nisso, podemos nos elevar acima do cansaço, das dificuldades e do desejo, e suportar todos com prazer em ver a obra de Deus avançar. Veja Jó 23:12 ; “Estimei as palavras de sua boca mais do que minha comida necessária.” Podemos aprender também que o principal negócio da vida não é evitar o cansaço ou buscar o suprimento de nossas necessidades temporais, mas fazer a vontade de Deus. O mero suprimento de nossas necessidades temporais, embora a maioria das pessoas faça disso um objeto de sua solicitude principal, é uma pequena consideração à vista daquele que tem apenas visões do grande projeto da vida humana.

A vontade daquele que me enviou – A vontade de Deus em relação à salvação dos homens. Ver João 6:38 .

Terminar sua obra – “Completar” ou completamente fazer a obra que ele ordenou em relação à salvação dos homens. É seu trabalho prover salvação, redimir e aplicar a salvação ao coração. Jesus veio fazer isso ensinando, por seu exemplo e por sua morte como expiação pelo pecado. E ele nos mostra que “nós” devemos ser diligentes. Se ele era tão diligente em relação ao nosso bem-estar, se sentia fadiga e queria nos beneficiar, então devemos ser diligentes também em relação à nossa própria salvação e também em buscar a salvação de outros.

Comentário de E.W. Bullinger

carne. Colocado pela figura do discurso Metonímia (das espécies), App-6, para todos os tipos de alimentos. Grego. broma. Não é a mesma palavra que em João 4:33 .

fazer = para fazer. Enfatizando o objeto e o fim, não o ato. Compare Lucas 2:49 ; Lucas 4: 4 .

vai. App-102.

enviei. Grego. pempo. App-174. Veja nota em João 1:22 .

terminar . Grego. teleioo. Uma palavra característica deste evangelho; aqui, João 5:36 ; João 17: 4 , João 17:23 ; João 19:28 . Veja a pág. 1511

trabalhos. Uma palavra característica deste evangelho, mais frequentemente no plural. Veja a pág. 1511

Comentário de John Calvin

34. Minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou. Ele quer dizer não apenas que ele a valoriza muito, mas que não há nada em que ele se deleite mais, ou em que ele esteja mais alegre ou mais ansiosamente empregado; como Davi, a fim de ampliar a Lei de Deus, diz não apenas que ele a valoriza muito, mas que é mais doce que o mel ( Salmos 19:10 .) Se, portanto, seguirmos a Cristo, é apropriado não apenas que nos dedicamos diligentemente ao serviço de Deus, mas que somos tão alegres em cumprir suas injunções que o trabalho não deve ser de todo opressivo ou desagradável.

Para que eu possa terminar o trabalho dele. Ao adicionar essas palavras, Cristo explica completamente qual é a vontade do Pai à qual ele é devotado; ou seja, cumprir a comissão que lhe fora dada. Assim, todo homem deve considerar seu próprio chamado, para que ele não considere como feito a Deus o que ele empreendeu precipitadamente por sua própria sugestão. Qual era o ofício de Cristo é bem conhecido. Era promover o reino de Deus, restaurar a vida de almas perdidas, espalhar a luz do Evangelho e, em resumo, trazer salvação ao mundo. A excelência dessas coisas fez com que, cansado e com fome, esquecesse a carne e a bebida. Contudo, não derivamos disso nenhum consolo comum, quando descobrimos que Cristo estava tão ansioso com a salvação dos homens, que lhe deu o maior prazer em buscá-la; pois não podemos duvidar que agora ele é acionado por sentimentos semelhantes em relação a nós.

Comentário de Adam Clarke

Minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou – Nessas palavras, nosso abençoado Senhor ensina uma lição de zelo e sinceridade a seus apóstolos e a todos os seus sucessores no ministério cristão. Deixe a salvação das almas mais próxima do seu coração do que a própria vida. Que coma e beba, trabalhe e descanse, leia, pense, estude, ore e tudo, seja direcionado para a realização deste grande trabalho. Ministros de Jesus! imite seu senhor! As almas estão perecendo por falta de conhecimento – Deus deu a você a chave do reino, o conhecimento de sua palavra – Oh, abra-lhes o portão da vida! Eles estão caindo aos milhares no inferno! Ó arranca as marcas da queima!

Comentário de John Wesley

Disse-lhes Jesus: Minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e terminar sua obra.

Minha carne – aquilo que satisfaz o apetite mais forte da minha alma.

Referências Cruzadas

Jó 23:12 – Não me afastei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor às palavras de sua boca, do que ao meu pão de cada dia.

Salmos 40:8 – Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Lucas 15:4 – “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?

Lucas 15:10 – Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Lucas 19:10 – Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

João 4:32 – Mas ele lhes disse: “Tenho algo para comer que vocês não conhecem”.

João 5:36 – “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

João 6:33 – Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

João 19:30 – Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado! ” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.

Atos dos Apóstolos 20:35 – Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ “.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *