Estudo de Isaías 61:1 – Comentado e Explicado

O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade;
Isaías 61:1

Comentário de Albert Barnes

O Espírito do Senhor Deus – Hebraico, O Espírito do Senhor Deus. Os caldeus demonstram isso: ‘O profeta disse que o espírito de profecia da presença do Senhor Deus está sobre mim.’ O siríaco, ‹O Espírito do Senhor Deus. . A Septuaginta, Pne?e?µa ?????? Pneuma Kuriou – ‹O Espírito do Senhor, ‘omitindo a palavra ???? ‘ adonay Então Lucas cita isso em Lucas 4:18 . Que isso se refere ao Messias é comprovado abundantemente pelo fato de o Senhor Jesus ter aplicado expressamente a si mesmo (ver Lucas 4:21 ). Rosenmuller, Gesenius e alguns outros supõem que se refere ao próprio Isaías, e que a idéia é que o profeta proclame sua comissão como autorizada a administrar consolo aos exilados sofredores da Babilônia. Não se pode negar que a linguagem é a que pode ser aplicada em um sentido subordinado ao ofício do profeta, e que a obra do Redentor é aqui descrita em termos derivados do consolo e da libertação concedidos aos exilados sofredores. Mas, em um sentido muito mais elevado, refere-se ao Messias, e recebeu uma conclusão completa somente quando aplicada a ele e ao seu trabalho. Até Grotius, que se diz que não encontra Cristo em lugar algum do Antigo Testamento, observa: Isaías aqui fala de si mesmo, como observa o caldeu; mas nele não vemos uma imagem obscura de Cristo. Aplicado ao Redentor, refere-se ao tempo em que, tendo sido batizado e designado para o trabalho do ofício de Mediador, ele começou a pregar publicamente (ver Lucas 4:21 ). A frase ‘o Espírito do Senhor está sobre mim’, refere-se ao fato; que ele havia sido consagrado publicamente à sua obra pelo Espírito Santo que descia sobre ele no batismo de Iris em Mateus 3:16 ; João 1:32 , e que o Espírito de Deus lhe foi concedido ‘sem medida’ para dotá-lo de seu grande ofício ( João 3:34 ; ver as anotações em Isaías 11: 2 ).

Porque o Senhor me ungiu – A palavra traduzida ‘ungiu’ (‘ mâshach ), é aquela da qual a palavra Messias é derivada (veja as notas em Isaías 45: 1 ). profetas e reis foram designados para seu alto cargo, pela cerimônia de derramar óleo em suas cabeças; e a idéia aqui é que Deus reservou o Messias para o cargo que ele deveria exercer, e o dotou abundantemente com as graças de que o óleo da unção era um emblema. O mesmo idioma é usado em referência ao Messias no Salmo 45: 7 (compare Hebreus 1: 9 ).

Pregar boas novas – Sobre o significado da palavra ( ???? bâs’ar ) traduzida aqui ‹pregar boas novas ‘, veja as notas em Isaías 52: 7 . A Septuaginta a traduz, Eua??e??sas?a? Euangelisasthai – ‹Evangelizar ‘, pregar o evangelho.

Aos mansos – A palavra traduzida como manso ( properly??? ?anâviym ) denota adequadamente os aflitos, os angustiados e os necessitados. A palavra ‘manso’ significa aqueles que são pacientes na recepção de ferimentos e se opõem a vingança e irascibilidade. Este não é, de modo algum, o sentido da palavra aqui. Refere-se àqueles que foram derrotados pela calamidade de qualquer forma e seria particularmente aplicável aos que estavam suspirando em um longo cativeiro na Babilônia. Não é impropriamente traduzida pela Septuaginta pela palavra pt????? ptochois ‹pobre, ‘e da mesma maneira por Lucas Lucas 4:18 ; e a idéia é que o Redentor tenha trazido uma mensagem alegre para os oprimidos e derrotados pelos males da pobreza e da calamidade (compare Mateus 11: 5 ).

Para amarrar o coração partido – (Veja as notas em Isaías 1: 6 ). Os de coração partido são aqueles que estão profundamente aflitos e angustiados de qualquer forma. Pode ser por causa de seus pecados, ou de cativeiro e opressão, ou pela perda de relações e amigos. O Redentor veio para aplicar o bálsamo da consolação a todos esses corações e dar-lhes alegria e paz. Uma forma de expressão semelhante ocorre no Salmo 147: 3 :

Ele cura o coração partido,

E amarra suas feridas.

Proclamar liberdade aos cativos – É evidentemente a linguagem que é tirada da condição dos exilados em seu longo cativeiro na Babilônia. O Messias realizaria uma libertação para aqueles que eram mantidos sob o cativeiro do pecado, semelhante ao de libertar cativos de longa e dolorosa servidão. O evangelho não abre de imediato, e por um simples exercício de poder, abre as portas da prisão e restaura os cativos à liberdade. Mas realiza um efeito análogo a isso: libera a mente cativa sob o pecado; e finalmente abrirá todas as portas da prisão e, ao impedir o crime, evitará a necessidade de prisões e removerá todos os sofrimentos que agora são enfrentados em confinamento como conseqüência do crime. Pode-se observar ainda que a palavra aqui traduzida como ‘liberdade’ ( ???? derôr ) é uma palavra que se aplica adequadamente ao ano do Jubileu, quando todos foram autorizados a se libertar Levítico 25:10 : ‹E santificareis o quinquagésimo ano, e proclamar a liberdade ( ???? derôr ) em toda a terra a todos os seus habitantes. ‘ Assim, em Jeremias 34: 8-9 , é usado para denotar a manumissão dos escravos: ‹Proclamar a liberdade ( ???? derôr ) a eles; para que todo homem deixe seu servo e todo homem sua serva, sendo um hebreu ou hebraico, se libertem. Assim também Isaías 61: 1 , do mesmo capítulo.

Assim também em Ezequiel 46:17 , é aplicado ao ano em que o escravo foi por lei restaurado à liberdade. Portanto, apropriadamente, a palavra se refere à liberdade daqueles que são mantidos em cativeiro ou à servidão; e pode estar implícito que deveria fazer parte do propósito do Messias proclamar, finalmente, a liberdade universal e restaurar todas as pessoas aos seus justos direitos. Se esse é o sentido – e não vejo razão para duvidar disso – enquanto a principal coisa pretendida era que ele livrasse as pessoas da inglória servidão do pecado, isso também significa que o evangelho conteria princípios inconsistentes com a existência da escravidão, e acabaria por produzir emancipação universal. Consequentemente, é indiscutível que sua influência foi tal que, em menos de três séculos, foi o meio de abolir a escravidão em todo o império romano; e nenhum leitor sincero do Novo Testamento pode duvidar que, se os princípios do cristianismo fossem universalmente seguidos, o último grilhão logo cairia do escravo. Lembre-se dos seguintes fatos:

1. Nenhum homem jamais fez outro originalmente escravo sob a influência do princípio cristão. Ninguém jamais sequestrou ou vendeu outro, porque foi feito em obediência às leis de Cristo.

2. Nenhum cristão jamais manobrou um escravo que não sentiu que, ao fazê-lo, estava obedecendo ao espírito do cristianismo, e que não tinha uma consciência mais tranquila por causa disso.

3. Ninguém duvida que, se a liberdade prevalecesse em todos os lugares, e todos os homens fossem considerados como tendo direitos civis iguais, isso estaria de acordo com a mente do Redentor.

4. Os escravos são feitos violando todos os preceitos do Salvador. O trabalho de seqüestrar e vender homens, mulheres e crianças; arrancá-los de suas casas e confiná-los nos porões pestilentos de navios no oceano, e condená-los a uma servidão dura e perpétua, não é o trabalho para o qual o Senhor Jesus chama seus discípulos.

5. A escravidão, de fato, não pode ser mantida sem uma violação incessante dos princípios do Novo Testamento. Manter as pessoas na ignorância; para escrever sobre eles a Bíblia; impedir que aprendam a ler; tornar nugatório o contrato de casamento ou submetê-lo à vontade de um mestre; privar um homem das vantagens do próprio trabalho de Iris sem o seu consentimento; sujeitar ele ou sua família a uma remoção contra sua vontade; impedir que os pais treinem seus filhos de acordo com suas próprias opiniões sobre o que é certo; amarrar e vincular o intelecto e calar as avenidas do conhecimento como um meio necessário para continuar o sistema; e tornar as pessoas totalmente dependentes de outras pessoas, se elas devem ouvir o evangelho ou ser permitido publicamente adotá-lo, é considerado em toda parte essencial à existência da escravidão e é exigido por todas as leis que governam as regiões de um país amaldiçoado com isso. instituição. Em toda a obra da escravidão, desde a primeira captura da pessoa que não se ofende que é escrava até o último ato adotado para garantir sua escravidão, há um pisoteio incessante e invariável das leis de Jesus Cristo. Nada é feito para criar e manter um escravo de acordo com qualquer ordem de Cristo; nada faria se o exemplo dele fosse seguido e a lei obedecida. Quem então pode duvidar que ele veio finalmente proclamar liberdade a todos os cativos, e que a prevalência de seu evangelho ainda será o meio de emancipação universal? (compare as anotações em Isaías 58: 6 ).

E a abertura da prisão – Esta linguagem também é retirada da libertação daqueles que foram confinados na Babilônia como em uma prisão; e a idéia é que o Redentor realizasse um trabalho para pessoas pecadoras e sofredoras, como abrir as portas de uma prisão e pedir ao homem que estava há muito tempo deitado em uma masmorra que se libertasse. Na estrutura gramatical do verbo traduzido aqui ‹abertura da prisão ‘( ??? peqachqôach ), Gesenius (Lexicon) e Rosenmuller podem ser consultados. Segundo Gesenius, deve ser lido como uma palavra. Muitos manuscritos lêem. Não ocorre em nenhum outro lugar. Significa aqui libertação. A Septuaginta traduz: ‘E visão para os cegos’, que é seguida por Lucas. O sentimento encontrado na Septuaginta e em Lucas é correto e ocorre em outros lugares nos profetas (ver Isaías 34: 5 ): e como o sentimento estava correto, o Salvador não considerou necessário afirmar que essa não era a tradução literal do hebraico. Ou, mais apropriadamente, o Salvador na sinagoga de Nazaré, Lucas 4:19, usou o hebraico, e quando Lucas veio registrá-lo, ele o citou como o encontrou na versão usada para o uso comum. Essa era a prática comum com os escritores do Novo Testamento. O evangelista escreveu provavelmente para os helenistas, ou para os judeus gregos, que usavam a versão da Septuaginta, e cita essa versão como sendo a que eles estavam familiarizados. O sentido não é materialmente variado, seja o hebraico seguido, ou a versão pela Septuaginta. A versão em árabe concorda quase com o evangelista. Horne (Introdução, ii. 403) é de opinião que o hebraico anteriormente continha mais do que agora encontramos nos manuscritos e nas edições impressas. Disso, porém, acho que não há boas evidências.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 61: 1-3 . O Espírito do Senhor Deus está sobre mim O Espírito de JEOVÁ está sobre mim, porque JEOVÁ me ungiu. Para publicar boas novas aos mansos, ele me enviou; atar o coração partido: proclamar aos cativos a liberdade; e à liberdade perfeita e limitada: proclamar o ano de aceitação com JEOVÁ e o dia de vingança de nosso Deus: confortar todos os que choram; dar alegria aos enlutados de Sião; dar-lhes uma linda coroa em vez de cinzas; o óleo de alegria em vez de tristeza; as roupas de louvor, em vez do espírito de peso: para que sejam chamadas árvores aprovadas; a plantação de JEOVÁ para sua glória. Lowth. Estas são as palavras do Filho de Deus, feito homem, em que ele expõe a natureza de seu alto e abençoado ofício. De Lucas 4:18, não há dúvida da aplicação dessas palavras; nem do significado deles, de uma revisão das bênçãos espirituais oferecidas à humanidade pelo Evangelho de Jesus Cristo. O segundo versículo faz alusão ao ano do jubileu, que foi proclamado pelo som da trombeta, quando houve uma liberação geral de todo tipo de servidão, dívidas e obrigações; um tipo vivo e impressionante da liberdade que Cristo adquiriu para toda a humanidade. Veja Levítico 25: 8-9 . O dia da vingança, que aqui é mencionado como acompanhando o ano aceitável do Senhor, alude à vingança que deveria ser tomada sobre os inimigos do Evangelho e do Filho de Deus. Ver Hebreus 10: 27-30 . Mateus 24:21 . Apocalipse 18: 1 ; Apocalipse 18:24 . O profeta acrescenta, como conseqüência da pregação, os dons e graças dispensados ??pelo Messias, que os crentes nele e os participantes de sua misericórdia devem ser chamados de árvores da justiça; isto é, deve se tornar crentes verdadeiros e justos, fortes e firmes na fé; árvores espirituais, plantadas e florescendo na casa de seu Deus. Veja Salmos 1: 3 ; Salmos 92:12 . A partir desta profecia, concluímos que o epíteto do Messias, Cristo ou Ungido, que é dado ao futuro Salvador nos escritos do Antigo Testamento, e que depois se tornou parte de seu nome próprio, deve ser referido à economia. da graça; e que Jesus Cristo foi ungido pelo Pai, não apenas para pregar as bênçãos do Evangelho, e para promulgar o início do novo ano de graça, mas também para conferir as bênçãos que deveriam constituir essa economia da igreja e distingui-la. do antigo; quais bens e dons da graça, sendo divinos e celestes, demonstram a excelência soberana e divina da pessoa do Messias, embora ele esteja aqui representado principalmente como revestido da natureza humana, e ungido para os grandes ofícios que ele havia assumido . Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 61: 1 . O Espírito do Senhor está sobre mim – Para me qualificar para realizar o que é predito e prometido no capítulo anterior. Como Cristo aplicou essa passagem a si mesmo (veja Lucas 4:16 ), e nos garantiu que ela era cumprida nele, podemos, com a maior razão, concluir que ele é apresentado aqui pelo profeta em sua própria pessoa, e não que o profeta fale de si mesmo, como alguns pensaram. Porque, ou melhor, porque o Senhor me ungiuEle me comissionou com autoridade, me qualificou com presentes e me separou, pelos importantes ofícios aqui mencionados. Profetas, sacerdotes e reis, entre os judeus, eram geralmente designados e designados para seus vários ofícios, como vimos repetidamente, ungindo-os com óleo, cuja cerimônia foi usada pelo mandamento expresso de Deus e tinha o objetivo de mostrar , não apenas que as pessoas assim ungidas foram chamadas, mas eram ou deveriam ser qualificadas para esses ofícios, com presentes e graças adequados. Mas a unção de Cristo, que deveria sustentar ofícios incomparavelmente mais importantes e produtivos de efeitos infinitamente maiores, era de outra natureza, sendo ele ungido, não com óleo externo e corruptível, mas com o Espírito eterno do Deus incorruptível, que qualificava ele por toda parte da grande obra para a qual foi chamado, além de todas as outras que estavam diante dele. Qual Espírito ele tinha sem medida, João 3:34 ; e, portanto, é dito ( Salmos 45: 7 ; Hebreus 1: 9 ) como ungido com o óleo de alegria acima de seus semelhantes. Pregar boas novas – Nomeadamente, novas de salvação, de perdão da misericórdia, de graça renovadora e de glória eterna; aos mansos – Ou, pobres, como as palavras são traduzidas pelo LXX., a quem os evangelistas seguem Lucas 4:18 ; Mateus 11: 5 ; ou seja, para os penitentes, humildes e pobres de espírito; a quem as notícias de um Redentor, e da salvação através dele, são de fato boas-novas, palavras fiéis e dignas de toda aceitação. Estes, e até os pobres, quanto às circunstâncias do mundo, estão mais dispostos a receber o evangelho, Tiago 2: 5 ; e então é provável que os lucre quando é recebido com mansidão, como deveria ser. Isso se refere ao ofício profético de Cristo. Amarrar o coração partido – Dar alívio e conforto às pessoas sobrecarregadas e angustiadas com um sentimento da culpa e poder de seus pecados, e da ira de Deus, à qual são desagradáveis. É uma metáfora tirada de cirurgiões que ferem ferimentos: ver Isaías 1: 6 . Isso se refere ao ofício sacerdotal de Cristo, sendo seu sangue a verdadeira expiação do pecado e a causa da busca de perdão e paz aos culpados. Para proclamar liberdade aos cativos Ou seja, liberdade do domínio e servidão do pecado e de Satanás, do mundo e da carne, e do medo servil e atormentador da morte e do inferno. Isso pertence ao seu escritório real. E aqueles a quem ele, que é exaltado para ser um príncipe, bem como um Salvador, libertar, são realmente livres; não apenas descarregado das misérias do cativeiro e da escravidão, mas avançando para todas as imunidades e dignidades dos cidadãos. Esta é a proclamação do evangelho, e é como o toque da trombeta do jubileu, que proclamou o grande ano de libertação, Levítico 25: 9 ; Levítico 25:40 ; na alusão a que, aqui é chamado o ano aceitável do Senhor; o tempo em que os homens devem encontrar aceitação de Deus, que é a origem de suas liberdades; ou, é chamado o ano do Senhor, porque publica sua graça gratuita, para sua própria glória; e um ano aceitável, porque nos traz boas novas; e o que não pode deixar de ser muito aceitável para aqueles que conhecem as capacidades e necessidades de suas próprias almas.

Comentário de Adam Clarke

O Espírito do Senhor Deus está sobre mim “O Espírito de Jeová está sobre mim” – A Septuaginta, Vulgata e São Lucas ( Lucas 4:18 😉 e um MS., E duas edições antigas omitem a palavra ???? Adonai , o Senhor; que provavelmente foi adicionada ao texto por meio da superstição dos judeus, para impedir a pronúncia da palavra ???? Jeová a seguir. Veja Kennicott sobre o estado do texto hebraico impresso, vol. i., p. 610

Na maioria das profecias de Isaías, há um sentido primário e secundário, ou um assunto remoto ilustrado por alguém que está próximo. A libertação dos judeus de seu cativeiro na Babilônia é constantemente usada para ocultar a salvação dos homens por Jesus Cristo. Até o próprio profeta é uma pessoa típica e, às vezes, pretende representar o grande Salvador. É evidente em Lucas 4:18 ; que esta é uma profecia de nosso abençoado Senhor e sua pregação; e, no entanto, é tão evidente que se refere principalmente a Isaías pregando as boas novas de libertação aos judeus.

A abertura da prisão “Liberdade perfeita” – ??? ??? pekach koach . Dez MSS. dos de Kennicott, vários de De Rossi e um dos meus, com o Complutense , têm ?????? pekachkoach em uma palavra; e assim a Septuaginta e a Vulgata parecem tê-lo tomado: não apenas a abertura de prisões, mas todo tipo de liberdade – completa redenção.

A proclamação da perfeita liberdade até o limite e o ano de aceitação com Jeová. é uma alusão manifesta à proclamação do ano do jubileu pelo som da trombeta. Ver Levítico 25: 9 etc. Este foi um ano de liberação geral de dívidas e obrigações, de servos e servas, de terras e posses que haviam sido vendidas das famílias e tribos às quais pertenciam. Nosso Salvador, ao aplicar esse texto a si mesmo ( Lucas 4:18 , Lucas 4:19 ;), um texto tão manifestamente relacionado à instituição acima mencionada, declara claramente o design típico dessa instituição.

Comentário de John Calvin

1. O Espírito do Senhor Jeová. Como Cristo explica essa passagem com referência a si mesmo ( Lucas 4:18 ), assim os comentaristas a limitam sem hesitação e estabelecem esse princípio: que Cristo é apresentado como falando, como se toda a passagem estivesse relacionada somente a ele. Os judeus riem disso, como uma aplicação desaconselhada a Cristo daquilo que é igualmente aplicável a outros profetas. Minha opinião é que este capítulo foi acrescentado como um selo ao primeiro, para confirmar o que até então havia sido dito sobre a restauração da Igreja de Cristo; e que, para esse fim, Cristo testemunha que ele foi ungido por Deus, em consequência do qual ele aplica essa profecia com justiça; pois ele mostrou clara e abertamente o que os outros deitaram de maneira obscura.

Mas isso não é inconsistente com a aplicação desta declaração a outros profetas, a quem o Senhor ungiu; pois eles não falaram em seu próprio nome como indivíduos, nem reivindicaram essa autoridade por si mesmos, mas foram principalmente empregados em apontar o ofício de Cristo, a quem pertence não apenas a publicação dessas coisas, mas também a realização delas. Este capítulo deve, portanto, ser entendido de tal maneira que Cristo, que é o Cabeça dos profetas, ocupa o lugar principal, e sozinho faz todas essas revelações; mas que Isaías, os outros profetas e os apóstolos contribuem com seus serviços a Cristo, e cada um realiza sua parte em tornar conhecidos os benefícios de Cristo. E assim vemos que as coisas que Isaías disse que seriam cumpridas por Cristo, agora foram realmente cumpridas.

Por essa razão, Jeová me ungiu. Esta segunda cláusula é adicionada na sala de exposição; pois o primeiro teria sido um tanto obscuro, se ele não dissesse nada a respeito do propósito pelo qual era dotado do Espírito de Deus; mas agora fica muito mais claro apontando o uso, quando ele declara isso. ele dispensa um cargo público, para que ele não seja considerado um indivíduo particular. Sempre que as Escrituras mencionam o Espírito e dizem que ele “habita em nós” ( Romanos 8:11 ; 1 Coríntios 3:16 ), não devemos considerá-lo algo vazio ou sem significado, mas contemplaremos seu poder e eficácia. Assim, depois de ter falado do Espírito de Deus, o Profeta menciona a “unção”, com a qual ele quer dizer as faculdades que dele fluem, como Paulo ensina que os dons são realmente diversos, mas o Espírito é um. ( 1 Coríntios 12: 4 )

Essa passagem deve ser cuidadosamente observada, pois ninguém pode reivindicar direito ou autoridade para ensinar, a menos que mostre que o Espírito de Deus lhe incitou, pois Paulo também afirma que “ninguém pode chamar Jesus Senhor, senão pelo Santo Fantasma.” ( 1 Coríntios 12: 3 ) Mas, será dito, vemos que quase todos os homens se gabam de ter o Espírito de Deus; pois o papa e os anabatistas, e outros hereges e fanáticos, têm seu nome continuamente na boca deles, como se fossem governados por ele. Como, então, devemos julgar que alguém foi enviado por Deus e é guiado pelo seu Espírito? Pela “unção”, isto é, se ele é dotado com os dons necessários para aquele oratório. Se, portanto, tendo sido designado pelo Senhor, ele é abundante nas graças do Espírito e na habilidade que o chamado exige, ele realmente tem o Espírito. E se ele deseja exercer a profissão de apreciador desse professor, e se ele não tem doutrina, (165) seja mantido como um impostor.

Ele me enviou para pregar. O Profeta não reivindica para si mesmo direito e autoridade para ensinar, antes de mostrar que o Senhor “o enviou”. A autoridade se baseia no fato de ter sido “ungido”, isto é, fornecido por Deus com os dons necessários. Portanto, não devemos ouvi-lo como um indivíduo particular, mas como um ministro público que veio do céu.

Para os aflitos. Alguns a traduzem: “Para os mansos;” e ambas as idéias são transmitidas pela palavra ????? ( gnanavim ). Mas eu preferi aderir à antiga significação, porque o Profeta está falando de cativos e prisioneiros. No entanto, acho que ele inclui os dois; pois ele quer dizer aqueles que, embora sejam totalmente abandonados e abandonados, também são miseráveis ??em si mesmos. Não se promete a Cristo senão àqueles que foram humilhados e oprimidos pela convicção de suas angústias, que não têm pretensões elevadas, mas se mantêm em humildade e modéstia. E, portanto, inferimos que Isaías fala literalmente do Evangelho; pois a Lei foi dada com o propósito de humilhar os corações orgulhosos que incharam com confiança vã, mas o Evangelho é destinado aos “aflitos”, isto é, para aqueles que sabem que são destituídos de tudo de bom, para que possam reunir coragem e coragem. Apoio, suporte. Com que propósito os profetas, apóstolos e outros ministros foram ungidos e enviados, mas para animar e confortar os aflitos pela doutrina da graça?

Para amarrar o coração partido. Numerosas são as metáforas que o Profeta emprega para explicar mais claramente a mesma coisa. Por “vincular”, ele quer dizer nada além de “curar”, mas agora ele expressa algo mais do que na cláusula anterior; pois ele mostra isso. a pregação da palavra não é um som vazio, mas um remédio poderoso, cujo efeito é sentido, não por homens obstinados e de coração duro, mas por consciências feridas.

Proclamar liberdade aos cativos. Este também é o fim do Evangelho, para que os cativos sejam postos em liberdade. Somos prisioneiros e cativos, portanto, até sermos libertados ( João 8:36 ) pela graça de Cristo; e quando Cristo deseja romper nossas correntes, não recusemos a graça que nos é oferecida. Deve-se observar, em geral, que as bênçãos aqui enumeradas são concedidas a nós pela doutrina celestial e que nenhuma é adequada para o desfrute delas, exceto aquelas que, conscientes de sua pobreza, desejam ansiosamente a ajuda de Cristo, como ele mesmo diz,

Vinde a mim todos os que trabalham e estão pesados,
e eu vou te aliviar. “ ( Mateus 11:28 )

Comentário de John Wesley

O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; ele me enviou para amarrar os de coração partido, proclamar liberdade aos cativos e abrir a prisão aos que estão presos;

Sobre mim – Embora o profeta possa falar de si mesmo, ele deve ser principalmente entendido por Cristo.

UngidoSepare -me, capacitando-o com presentes e comissionando-o com autoridade; e ainda mais, como é aplicado a Cristo, um poder para tornar tudo eficaz, de onde ele também tem o nome de Messias entre os hebreus e de Cristo entre os gregos; antes, somente Cristo entre os profetas obteve esse nome, Salmo 45: 7 . O profeta descreve primeiro quem é Cristo e depois quais são seus ofícios.

Liberdade – Isso pertence ao escritório real de Cristo, pelo qual ele proclama liberdade do domínio do pecado e do medo do inferno.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *