Estudo de Salmos 40:8 – Comentado e Explicado

fazer vossa vontade, meu Deus, é o que me agrada, porque vossa lei está no íntimo de meu coração.
Salmos 40:8

Comentário de Albert Barnes

I delight to do thy will, O my God – To wit, in obeying the law; in submitting to all the trials appointed to me; in making an atonement for the sins of men. See the notes at Hebrews 10:7 . Compare Philemon 2:8 ; Matthew 26:39 .

Yea, thy law is within my heart – Margin, “In the midst of my bowels.” Então o hebraico. The idea is, that the law of God was within him. His obedience was not external, but proceeded from the heart. How true this was of the Redeemer it is not necessary here to say.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 40: 8 . Eu gosto de fazer a tua vontade – Isso também, embora em um sentido geral possa ser verdade para Davi e para todo o povo de Deus, ainda que seja comparado com o versículo anterior e com a explicação do mesmo no Novo Testamento ( em que esses mistérios, que foram obscuros e duvidosos expressos no Antigo Testamento, são plena e claramente revelados), devem ser apropriados a Cristo, de quem é eminentemente verdadeiro; e aqui é observado como um ato de obediência heróica, que ele não apenas resolveu fazer, mas encantou-se em fazer a vontade de Deus, ou o que Deus lhe havia ordenado, que era para morrer, e que vergonhoso e doloroso, e amaldiçoou a morte. Sim, a tua lei está dentro do meu coração – eu não apenas a entendo, mas a recebo com amor mais profundo, deliciando-me tanto por meditar sobre ela, como por lhe obedecer.

Comentário de E.W. Bullinger

deleite. Observe o duplo deleite ( Isaías 42: 1. Mateus 3:17 ).

vontade = bom prazer.

dentro = no meio.

coração = intestino: ou seja, minhas partes internas.

Comentário de Adam Clarke

Para fazer a tua vontade – Deus não quis os sacrifícios segundo a lei, mas desejou que uma vítima humana de mérito infinito fosse oferecida para a redenção da humanidade. Para que houvesse tal vítima, um corpo foi preparado para o Logos eterno, e nesse corpo ele veio para fazer a vontade de Deus; isto é, sofrer e morrer pelos pecados do mundo.

  1. Por isso, vemos que a vontade soberana de Deus é que Jesus seja encarnado; que ele sofra e morra; ou, nas palavras do apóstolo, provam a morte para todo homem; para que todos creiam nele e sejam salvos de seus pecados; pois esta é a vontade de Deus, nossa santificação.

2. E como o apóstolo baseia isso nas palavras do Salmo, vemos que é a Vontade de Deus que esse sistema termine; pois como a essência dela está contida em seus sacrifícios, e Deus diz que ele não os terá, e designou o Messias para fazer sua vontade, isto é, morrer pelos homens; daí resulta necessariamente do próprio salmista que o a introdução do Messias no mundo é a abolição da lei; e que o seu sacrifício é o que durará para sempre.

Comentário de John Wesley

Prazer em fazer, ó meu Deus, a tua vontade; sim, a tua lei está dentro do meu coração.

Eu me alegro – isto é eminentemente verdadeiro, de Cristo, e é aqui observado como um ato de obediência heróica, que ele não apenas resolveu fazer, mas deleitou-se em fazer a vontade de Deus, ou o que Deus lhe havia ordenado, que deveria morrer , e que uma morte muito vergonhosa, dolorosa e amaldiçoada.

Meu coração – eu não apenas o entendo, mas o recebo com amor mais sincero, deliciando-me ao meditar e a obedecer.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *