Estudo de Romanos 15:3 – Comentado e Explicado

Cristo não se agradou a si mesmo; pelo contrário, como está escrito: Os insultos dos que vos ultrajam caíram sobre mim {Sl 68,10}.
Romanos 15:3

Comentário de Albert Barnes

Até mesmo para Cristo – O apóstolo passa, da maneira usual, para ilustrar o que ele havia dito pelo exemplo do Salvador. Para um cristão, o exemplo do Senhor Jesus fornecerá a ilustração mais pronta, certa e feliz da natureza e extensão de seu dever.

Não agradou a si mesmo – Isso não deve ser entendido como se o Senhor Jesus não se voluntariamente e alegremente se envolvesse em sua grande obra. Ele não foi “obrigado” a vir e sofrer. Tampouco deve ser entendido como se ele não “aprovasse” o trabalho, ou considerasse sua propriedade e adequação. Se ele não tivesse, ele nunca teria se envolvido em seus sacrifícios e abnegações. Mas o significado pode ser expresso nas seguintes informações:

(1) Ele veio para fazer a vontade ou o desejo de Deus em “empreender” a obra da salvação. Foi a vontade de Deus; era agradável aos propósitos divinos, e o Mediador não consultou sua própria felicidade e honra no céu, mas alegremente veio a “fazer a vontade” de Deus; Salmo 40: 7-8 ; compare Hebreus 10: 4-10 ; Filemom 2: 6 ; João 17: 5 .

(2) Cristo, quando estava na terra, fazia seu grande objetivo fazer a vontade de Deus, terminar a obra que Deus lhe havia dado para fazer e não buscar seu próprio conforto e prazer. Isso ele afirma expressamente; João 6:38 ; João 5:30 .

(3) ele estava disposto a suportar todas as provações e dores que a vontade de Deus pudesse exigir, não procurando evitá-las ou encolher-se delas. Veja particularmente sua oração no jardim; Lucas 22:42 .

(4) em sua vida, ele não buscou conforto pessoal, riqueza, amigos ou honras. Ele se negou a promover o bem-estar dos outros; ele era pobre para que pudessem ser ricos; ele estava em lugares solitários para procurar os necessitados e provê-los. Não, ele não procurou preservar sua própria vida quando chegou o tempo determinado para morrer, mas se entregou por todos.

(5) pode haver outra idéia que o apóstolo teve aqui. Ele suportou com paciência a ignorância, a cegueira, as visões errôneas e os projetos ambiciosos de seus discípulos. Ele demonstrou bondade para eles quando estavam em erro; e não foi severo, censoroso ou cruel, quando eles foram preenchidos com projetos vãos de ambição, ou perverteram suas palavras, ou eram maçantes de apreensão. É o que diz o apóstolo: “nós” devemos fazer em relação aos nossos irmãos.

Mas como está escrito – Salmo 69: 9 . Este salmo, e a parte anterior deste versículo, é referido ao Messias; compare Romanos 15:21 , com Mateus 27:34 , Mateus 27:48 .

As censuras – As calúnias, censuras, discursos ásperos e ofensivos.

Daqueles que te criticaram – Dos ímpios, que difamam e abusam da lei e do governo de Deus.

Caiu em mim – Em outras palavras, Cristo estava disposto a sofrer reprovação e desprezo para fazer o bem aos outros. O laço sofreu calúnia e desprezou toda a sua vida, daqueles que pelos seus lábios e vidas caluniaram a Deus, ou reprovaram o seu Criador. Podemos aprender aqui,

(1) Que o desprezo de Jesus Cristo é aquele que o designou.

(2) podemos ver a bondade do Senhor Jesus por estar assim disposto a “se lançar” entre o pecador e Deus; “interceptar” nossos pecados e suportar os efeitos deles em sua própria pessoa. Ele ficou entre “nós” e Deus; e as reprovações e o desagrado divino devido a eles “se encontraram” com sua pessoa sagrada e produziram as tristezas da expiação – sua amarga agonia no jardim e na cruz. Jesus mostrou, assim, seu amor a Deus por estar disposto a suportar as censuras que lhe eram dirigidas; e seu amor pelos “homens” por estarem dispostos a suportar os sofrimentos necessários para expiar esses mesmos pecados.

(3) se Jesus assim sofreu repreensões, “nós” também devemos estar dispostos a suportá-las. Sofremos na causa para onde foi antes de nós, e onde ele nos deu o exemplo; e como “ele” foi abusado e difamado, deveríamos estar dispostos a ser assim também.

Comentário de E.W. Bullinger

Cristo . App-98.

não App-105.

censuras. . . reprovado = insultos. . . insultado. Grego. oneidismo o, oneidizo. O insulto com linguagem ofensiva, quando usado contra Cristo e Seu povo. O substantivo ocorre aqui; 1 Timóteo 3: 7 . Hebreus 10:33 ; Hebreus 11:26 ; Hebreus 13:13 . O verbo aqui, Mateus 5:11 . Marcos 15:32 .

em diante . App-104. Citado nos Salmos 69: 9 . App-107.

Comentário de John Calvin

3. Porque mesmo Cristo não se agradou, etc. Como não é certo que um servo recuse o que seu senhor empreendeu, seria muito estranho em nós desejar uma isenção do dever de suportar as enfermidades de outros, que Cristo, em quem nos gloriamos como nosso Senhor e Rei, se submeteu; pois, não tendo consideração por si mesmo, entregou-se totalmente a esse serviço. Pois nele foi realmente verificado o que o Profeta declara nos Salmos 69: 9 : e entre outras coisas, ele menciona isso, que “o zelo pela casa de Deus o havia comido” e que “as censuras daqueles que censuravam a Deus caíam sobre ele. ” Por essas palavras, insinua-se que ele ardeu com tanto fervor pela glória de Deus que foi possuído por tal desejo de promover seu reino, que se esqueceu de si mesmo e foi, por assim dizer, absorvido por esse pensamento, e que ele se dedicou tanto ao Senhor que se entristeceu em sua alma sempre que percebeu seu santo nome exposto à difamação dos ímpios. (439)

A segunda parte, “as repreensões de Deus”, pode de fato ser entendida de duas maneiras: ou que ele não foi menos afetado pelos contuméis que estavam amontoados em Deus, do que se ele próprio os tivesse suportado; não de outra maneira ver o mal feito a Deus, do que se ele próprio tivesse sido a causa. Mas se Cristo reina em nós, como ele deve necessariamente reinar em seu povo, esse sentimento também é vigoroso em nossos corações, de modo que tudo que derrogar a glória de Deus não nos aflige de outra forma do que se fosse feito para nós mesmos. Afaste-se então àqueles cujo maior desejo é obter honras daqueles que tratam o nome de Deus com todo tipo de censura, pisam em pé a Cristo, rasgam-se contumelamente, e com a espada e a chama perseguem seu evangelho. Não é de fato seguro ser tão honrado por aqueles por quem Cristo não é apenas desprezado, mas também tratado com reprovação.

Comentário de Adam Clarke

Pois mesmo Cristo não agradou a si mesmo – Cristo nunca agiu como alguém que buscava sua própria facilidade ou lucro; ele não apenas suportou a fraqueza, mas também os insultos de suas criaturas; como está escrito no Salmo 69: 9 ; : As acusações daqueles que te censuraram caíram sobre mim – eu não apenas sofri seus insultos, mas sofri o castigo devido a eles por sua conduta cruel e abominável. Que este Salmo se refere ao Messias e seus sofrimentos para a humanidade é evidente, não apenas a partir da citação aqui, mas também de João 19:28 , João 19:29 , quando se diz que nosso Senhor está recebendo o vinagre durante seu sofrimento expiatório. cumprimento das escrituras, viz. do Salmo 69:21 ; deste mesmo salmo; e sua purificação do templo, João 2: 15-17 , é considerada um cumprimento do Salmo 69: 9 ; : Pois o zelo de tua casa me devorou, cuja parte anterior é citada aqui pelo apóstolo.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 15: 3 . Como está escrito Nos Salmos 69: 9 . Que esse salmo foi indubitavelmente falado do Messias, aprendemos em Romanos 15:22 aplicados a Cristo, João 19: 28-29 e da parte anterior do versículo aqui citado; a saber, o zelo de sua casa me confirmou, aplicado a Cristo, João 2:17 . E os próprios judeus confessam que as coisas contidas neste salmo serão cumpridas nos dias do Messias. A passagem talvez parafraseada a respeito de nosso Salvador: “Eu me coloquei em um mundo em que fui atormentado pela maldade da humanidade; que eu sempre vi e ouvi sobre mim, e que tem sido durante todo o curso de minha vida. , meu sofrimento e fardo contínuos “. Veja Whitby e Salmos 69: 9 .

Comentário de John Wesley

Pois até Cristo não se agradou a si mesmo; mas, como está escrito, as injúrias daqueles que te oprimiram caíram sobre mim.

Mas suportou não apenas as enfermidades, mas também as reprovações de seus irmãos; e assim cumpriu essa escritura. Salmo 69: 9

Referências Cruzadas

Salmos 40:6 – Sacrifício e oferta não pediste, mas abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado, não exigiste.

Salmos 69:9 – pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim.

Salmos 69:20 – A zombaria partiu-me o coração; estou em desespero! Supliquei por socorro, nada recebi, por consoladores, e a ninguém encontrei.

Salmos 89:50 – Lembra-te, Senhor, das afrontas que o teu servo tem sofrido, das zombarias que no íntimo tenho que suportar de todos os povos,

Mateus 10:25 – Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!

Mateus 26:39 – Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

Mateus 26:42 – E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”.

João 4:34 – Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

João 5:30 – Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou”.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 8:29 – Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada”.

João 12:27 – “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.

João 14:30 – Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

João 14:31 – Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui! “

João 15:10 – Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

João 15:24 – Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai.

Filipenses 2:8 – E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *