Estudo de Salmos 69:9 – Comentado e Explicado

É que o zelo de vossa casa me consumiu, e os insultos dos que vos ultrajam caíram sobre mim.
Salmos 69:9

Comentário de Albert Barnes

Pois o zelo da tua casa me devorou ??- o meu zelo – o meu ardor – na causa da religião (isto é, da tua pura adoração) foi tão grande que me consumiu. Foi como um fogo devorador dentro de mim. O zelo é representado sob a idéia do calor – como na língua grega; e as características do calor ou do fogo são aqui aplicadas a ele. Essa passagem é citada em João 2:17 e aplicada ao Salvador, não como tendo originalmente uma referência a ele, mas como uma linguagem que descreveria com precisão seu caráter. Veja as notas nessa passagem.

E as acusações daqueles que te censuraram caíram sobre mim – Isso também é aplicado, da mesma maneira, ao Salvador, pelo apóstolo Paulo, em Romanos 15: 3 . Veja as notas nessa passagem.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 69: 9 . Pelo zelo de sua casa Ou seja: “Minha preocupação com a tua adoração santa atraiu sobre mim uma confederação de homens irreligiosos, que agora estão prestes a medir minha ruína”. Mas esse versículo teve uma conclusão mais eminente em nosso Redentor. Ver João 2:17 e Romanos 15: 3 .

Comentário de E.W. Bullinger

o zelo, etc. Citado como cumprido em João 2:17 .

as censuras. Citado em Romanos 15: 3 .

Comentário de Adam Clarke

O zelo da tua casa me devorou ??- O forte desejo de promover a tua glória absorveu todos os outros. Todos os desejos do meu corpo e alma estão envolvidos nisso. Este versículo é muito adequadamente aplicado a nosso Senhor, João 2:17 , que fazia o bem; e desistiu de sua vida, não apenas pela redenção do homem, mas para “engrandecer a lei e torná-la honrosa”.

Comentário de John Calvin

9 Pois o zelo de tua casa me devorou (76) Os inimigos de Davi, sem dúvida, professaram que nada estava mais longe de sua mente do que tocar o sagrado nome de Deus; mas ele reprova suas pretensões hipócritas e afirma que está lutando na disputa de Deus. Ele mostra que a maneira pela qual ele fez isso era pelo zelo pela Igreja de Deus com o qual sua alma estava inflamada. Ele não apenas atribui a causa do mau tratamento que recebeu – seu zelo pela casa de Deus – mas também declara que, qualquer que seja o tratamento maligno que ele foi imerecidamente feito objeto, ainda assim, como se estivesse esquecendo de si mesmo, queimou zelo santo para manter a Igreja e, ao mesmo tempo, a glória de Deus, com a qual ela está inseparavelmente conectada. Para tornar isso mais óbvio, observe-se que, embora todos se gloriem em palavras de permitir a Deus a glória que lhe pertence; todavia, quando a lei, a regra da vida virtuosa e santa, lhes apresenta suas reivindicações, os homens apenas o zombam dele, e não apenas isso, mas se lançam furiosamente contra ele pela oposição que fazem à sua Palavra. Eles fazem isso como se ele quisesse ser honrado e servido apenas com o fôlego dos lábios, e não tivesse erigido um trono entre os homens, do qual os governaria por leis. Davi, portanto, aqui coloca a Igreja na sala de Deus; não que fosse sua intenção transferir para a Igreja o que é próprio de Deus, mas mostrar a vaidade das pretensões que os homens fazem de ser o povo de Deus, quando se libertam do controle da santa lei de Deus, da qual a Igreja é o fiel guardião. Além disso, Davi teve que lidar com uma classe de homens que, apesar de uma raça hipócrita e bastarda, professavam ser o povo de Deus; pois todos os que aderiram a Saul se gabavam de ter um lugar na Igreja e estigmatizavam Davi como apóstata ou membro podre. Com esse tratamento indigno, Davi estava tão longe de ser desencorajado, que de bom grado sustentou todos os ataques à defesa da verdadeira Igreja. Ele declara que não se comove com todos os erros e insultos que sofreu pessoalmente nas mãos de seus inimigos. Deixando de lado toda a preocupação consigo mesmo, ele fica inquieto e angustiado apenas pela condição oprimida da Igreja, ou melhor, queima com angústia e é consumido com a veemência de sua dor.

A segunda cláusula do versículo é para o mesmo efeito, denotando que ele não tem nada separado de Deus. Alguns explicam isso em um sentido diferente, entendendo que os ímpios e orgulhosos, com o objetivo de atacar Davi, dirigiram sua fúria e violência contra o próprio Deus e, dessa maneira, indiretamente perfuraram o coração desse santo homem. suas blasfêmias, sabendo que eles não teriam nada mais doloroso do que isso. Mas essa interpretação é muito forçada. Igualmente forçado é o daqueles que consideram Davi insinuando que ele não se prostrava menos em humilde súplica no propiciatório sempre que ouvia o nome de Deus rasgado por censuras e blasfêmias, do que se ele próprio tivesse sido culpado de traição contra os homens. Majestade Divina. Portanto, aderir à opinião que já expressei, que Davi se esqueceu do que se preocupava e que todo o sofrimento que ele sentia provinha do santo zelo com o qual queimava ao ver o sagrado nome de Deus insultado e ultrajado com blasfêmias horríveis . Por esse exemplo, somos ensinados que, embora sejamos naturalmente tão ternos e delicados a ponto de sermos incapazes de suportar ignomínia e censura, devemos nos esforçar para abandonar esse infeliz estado de espírito, e devemos nos entristecer e agonizar com as censuras. que são derramados contra Deus. Por causa disso, torna-se uma profunda indignação e até mesmo expressar isso em linguagem forte; mas devemos suportar os erros e censuras que sofremos pessoalmente sem reclamar. Até que aprendamos a atribuir muito pouco valor à nossa própria reputação, nunca seremos inflamados com verdadeiro zelo ao lutar pela preservação e avanço dos interesses da glória Divina. Além disso, como Davi fala em nome de toda a Igreja, tudo o que ele diz sobre si mesmo deve ser cumprido na Cabeça suprema. Portanto, não é surpreendente encontrar os evangelistas que aplicam essa passagem a Cristo ( João 2:17 .) Da mesma maneira, Paulo, em Romanos 15: 3 , exortando os fiéis a imitar a Cristo, aplica o segundo membro a todos eles. , e também nos ensina que a doutrina contida nela é muito abrangente, exigindo que se dediquem inteiramente ao avanço da glória Divina, empenhem-se em todas as suas palavras e ações para preservá-la intacta e estejam cuidadosamente em guarda que não pode ser obscurecido por qualquer culpa deles. Visto que Cristo, em quem brilha toda a majestade da Deidade, não hesitou em se expor a todas as espécies de reprovação pela manutenção da glória de seu Pai, quão baixo e vergonhoso será para nós recuar de um lote semelhante.

Comentário de John Wesley

Pois o zelo da tua casa me devorou; e as acusações daqueles que te criticaram caíram sobre mim.

Zelo – Aquele amor fervoroso que tenho por tua casa e serviço, e glória e povo.

Comido – Esgotado meu espírito.

Sobre mim – eu fui tão profundamente afetado com as tuas censuras, como com as minhas. Este tho ‘verdadeiramente pertencente a David, mas também foi dirigido pelo espírito de Deus nele, para representar a disposição e condição de Cristo, em quem foi realizado mais plenamente, a quem, portanto, é aplicado no Novo Testamento, o primeiro parte disso, João 2:17 , e o último, Romanos 15: 3 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *