Estudo de João 8:29 – Comentado e Explicado

Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, porque faço sempre o que é do seu agrado.
João 8:29

Comentário de Albert Barnes

Está comigo – Em milagres, etc.

Não me deixou sozinho – Embora os homens o tivessem abandonado e rejeitado, Deus o atendeu.

Aquelas coisas que lhe agradam – Veja Mateus 3:17 ; “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”, Filemon 2: 8 ; Isaías 53: 10-12 ; 2 Pedro 1:17 ; Lucas 3:22 ; Mateus 17: 5 . Sua realização da obra de redenção foi agradável a Deus, e ele teve a consciência de que, ao executá-la, fez as coisas que Deus aprovou. É uma questão pequena ter homens contra nós, se tivermos uma consciência livre de ofensas e evidências de que agradamos a Deus. Compare Hebreus 11: 5 ; “Enoque – antes de sua tradução, tinha este testemunho de que ele agradou a Deus.” Veja também 1 Coríntios 4: 3 .

Comentário de E.W. Bullinger

com . Grego. meta. App-104.

sozinho. Compare João 8:16 .

Eu sempre faço, & c. = Eu faço sempre as coisas agradáveis ??a Ele. A última palavra na frase em grego enfatizada pela figura do discurso Hyperbaton (App-6).

Comentário de John Calvin

29. E quem me enviou está comigo. Ele novamente se vangloria de que Deus, sob cuja orientação e autoridade ele faz tudo, o ajudará, para que ele não trabalhe em vão e sem nenhum objetivo, como se ele tivesse dito, que o poder do Espírito de Deus acompanha seu ministério. . Todos os professores fiéis devem ser dotados da mesma confiança, de modo a não duvidar que a mão de Deus estará próxima deles, quando, com uma consciência pura, eles cumprem o ministério que ele exige. Pois Deus não lhes fornece sua palavra, a fim de que eles possam atingir o ar com um som inútil e inútil, mas faz com que sua palavra seja bem-sucedida pela eficácia secreta de seu Espírito, e ao mesmo tempo os guarda por sua proteção, para que , quando seus inimigos tiverem sido subjugados, eles poderão permanecer invencíveis contra o mundo inteiro. E, de fato, se eles julgam a si mesmos e a seus próprios poderes, devem ceder a cada hora; de modo que o único método de perseguir é, estar convencido de que eles são apoiados pela mão de Deus.

Porque eu sempre faço as coisas que lhe agradam. Devemos observar a razão pela qual Cristo declara que Deus está do seu lado e que ele nunca será privado de sua assistência. É, porque ele é totalmente regulado por sua vontade e o serve com sinceridade. Pois é isso que ele sempre quis dizer com a palavra : que ele não obedece a Deus apenas em parte, mas é total e sem reservas dedicado a seu serviço. Portanto, se desejamos desfrutar da mesma presença de Deus, toda a nossa razão deve estar sujeita à sua autoridade; pois se nossos sentidos mantiverem o governo em qualquer grau, todos os nossos esforços serão infrutíferos, porque a bênção de Deus não estará sobre eles. E, embora por um tempo possamos ficar encantados com a alegre perspectiva de sucesso, o resultado final será sombrio.

O Pai não me deixou em paz Por essas palavras, ele indiretamente reclama da traição de sua nação, na qual ele dificilmente encontrou alguém que lhe desse apoio. No entanto, ele mostra que acha que isso é suficiente, que ele tem Deus para protegê-lo. Tal é a coragem com a qual devemos ser animados nos dias atuais, para que não cedamos por causa do pequeno número de crentes; pois, embora o mundo inteiro se oponha à sua doutrina, ainda não estamos sozinhos. Portanto, também é evidente o quão tola é a vanglória dos papistas, que, enquanto negligenciam a Deus, orgulhosamente se orgulham de seu vasto número.

Comentário de Adam Clarke

O Pai não me deixou em paz – Embora você tenha poder para me matar, isso não acontecerá porque ele me abandonou. Não – ele está sempre comigo, porque eu faço o que lhe agrada; e é seu prazer que eu dê minha vida pela salvação do mundo. Nosso Senhor não faz alusão às seguintes escrituras? – Sacrifique e ofereça que você não desejou; meus ouvidos abriram: (ou um corpo me preparaste: Hebreus 10: 5 ;): então eu disse: Eis que eu venho; isto está escrito no volume do livro a meu respeito. Prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Tua lei está em meu coração. Salmo 40: 6-8 .

Comentário de Spurgeon

Cristo falou assim aos seus adversários.

João 8:29 . E aquele que me enviou está comigo: o Pai não me deixou em paz; porque eu sempre faço as coisas que lhe agradam.

Irmãos, o que Cristo poderia dizer, confio que muitos de seus servos também podem dizer da mesma maneira. “Quem me enviou está comigo.” Que poder, que prazer deve a presença de Deus dar a seus servos! “O Pai não me deixou em paz.” Oh! Quão abençoado é sentir que atrás de nós está o som dos pés do nosso Mestre, e que em nós está o templo da sua presença! Não podemos, no entanto, dizer, como Cristo fez: “Faço sempre as coisas que lhe agradam”, pois, infelizmente! temos a lembrança do pecado nesta manhã e temos que confessá-lo aos seus olhos. Mas lembremo-nos também de que ele é fiel e apenas para perdoar nossos pecados.

João 8: 30-31 . Ao falar essas palavras, muitos acreditaram nele. Então disse Jesus aos judeus que creram nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, então sois meus discípulos;

Não é uma mera profissão que faz de um homem um santo; deve haver uma continuidade do bem-estar. Ligamos os aprendizes de rapazes por um tempo, mas nenhum homem pertence a Cristo, a menos que ele pertença a ele para sempre. Deve haver uma total renúncia de si mesmo, na vida e na morte, à causa do Senhor.

João 8: 32-34 . E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Nós somos a descendência de Abraão, e nunca ficamos presos a ninguém; como dizes: Sereis libertados? Jesus lhes respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que quem comete pecado é servo do pecado.

Existe isso no original: “Todo aquele que pecar”. Não é exatamente “quem quer que o cometa”, porque se assim for, todos seriam servos do pecado, e Deus não teria filhos. Mas está escrito no original “Todo aquele que pecar”, isto é, quem faz a sua escolha e faz deleite para a sua alma, todo aquele que é servo do pecado e não é filho de Deus.

João 8:35 . E o servo não permanece em casa para sempre; mas o Filho permanece para sempre.

Ele pode estar em casa e ter privilégios esbeltos por um tempo, mas estes logo desaparecem.

João 8:36 . Se, portanto, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

E dar-lhe os privilégios dos filhos.

João 8: 37-38 . Sei que sois semente de Abraão, mas procurais me matar, porque a minha palavra não tem lugar em vós. Falo o que vi com meu pai; e fazeis o que vimos com seu pai.

Os homens sempre agem de acordo com sua natureza. Encontraremos a fonte poluída enviando riachos imundos. Não esperamos ouvir um doce canto de uma serpente, nem, por outro lado, esperamos assobiar do pássaro, mas toda criatura segue sua própria espécie. Cristo, vindo do Pai, revela Deus: homens ímpios, vindos do diabo, revelam o diabo.

João 8: 39-42 . Eles responderam e disseram-lhe: Abraão é nosso pai. Disse-lhes Jesus: Se fôssemos filhos de Abraão, fariam as obras de Abraão, mas agora procurais me matar, um homem que vos disse a verdade que ouvi de Deus: isso não foi Abraão. Você faz as ações de seu pai. Então eles disseram para ele. Não nascemos de fornicação; nós temos um pai, mesmo Deus. Jesus disse-lhes: Se Deus fosse vosso Pai, me amas; porque eu procedi e vim de Deus; eu também não vim, mas ele me enviou.

Você veria em mim um irmão; você perceberia em mim os atributos de Deus e, sendo feito como Deus como seus filhos, amaria a cabeça de Deus em mim.

João 8: 43-44 . Por que você não entende meu discurso? até porque você não pode ouvir minha palavra. Vós sois o diabo de vosso pai, e os desejos de vosso pai o fareis.

Cristo não fala palavras muito gentis o tempo todo. Uma doença profundamente enraizada precisa de um remédio afiado, e ele o administra. Ele às vezes usa a faca e, se houver uma úlcera mortal que deva ser cortada, ele sabe como fazê-lo com toda a severidade de que seu coração amoroso é capaz.

João 8:44 . Ele era um assassino desde o princípio, e não morava na verdade, porque não havia verdade nele.

O primeiro assassinato foi cometido por sua sugestão. Caim era culpado disso, mas Satanás o instigou. Ele já foi assassino de homens, e então Cristo diz que, enquanto procuravam matá-lo, eles eram filhos dignos de seus pais. “Não há verdade nele.”

João 8:44 . Quando ele fala uma mentira, ele fala por si mesmo:

É o seu próprio idioma. Você sempre o conhece por isso.

João 8:44 . Pois ele é mentiroso e pai dela.

O pai de todos os mentirosos e de todas as mentiras.

João 8: 45-46 . E porque digo a verdade, não credes em mim. Qual de vocês me convence do pecado? E se eu digo a verdade, por que você não acredita em mim?

Oh! argumento incomparável! Agora eles estavam em silêncio de fato. Toda a sua vida esteve diante deles; ele não viveu em segredo e, no entanto, pôde apelar por toda a sua vida, desde o primeiro dia até este momento, e dizer: “Qual de vocês me convence do pecado?” É isso que enfraquece nosso testemunho de Deus que somos tão imperfeitos e cheios de pecado. Vamos procurar imitar o Mestre, pois quanto mais limpos estivermos dessas imperfeições, mais poderemos calar a boca de nossos adversários.

João 8: 47-48 . Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; portanto, não as ouvis, porque não sois de Deus. Então, respondendo aos judeus, disseram-lhe: Não estamos bem dizendo que você é samaritano e tem demônio.

Sempre abuse do seu adversário se não puder responder: essa é sempre a tática do diabo. Quando ele não pode derrubar a religião, ele procura acrescentar títulos opróbrios àqueles que a professam. É um truque antigo e obsoleto e perdeu grande parte de sua força. Nosso Salvador não respondeu à acusação de ser samaritano, mas na medida em que o que eles disseram sobre ter um diabo tocaria sua doutrina, ele respondeu.

João 8: 49-51 Jesus respondeu: Eu não tenho demônio; mas honro meu Pai, e vós me desonras. E não busco a minha própria glória; há quem busque e julgue. Em verdade, em verdade vos digo. Se um homem guardar minhas palavras, nunca verá a morte.

O aguilhão dele será retirado; ele pode adormecer; ele fará isso, mas ele não verá a morte.

João 8: 52-56 . Disseram-lhe os judeus: Agora sabemos que Abraão está morto, e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte. Tu és maior do que nosso pai Abraão, que está morto? e os profetas estão mortos. Quem te fazes? Jesus respondeu: Se eu me honro, minha honra não é nada: é meu Pai que me honra; de quem dizeis que ele é seu Deus; contudo, você não o conhece; mas eu o conheço; e se eu disser que não o conheço, serei um mentiroso como você; mas eu o conheço, e mantenho suas palavras. Abraão, seu pai, se alegrou ao ver meu dia; e ele viu, e ficou feliz.

Há uma grande força no idioma original aqui: “Ele estava feliz”. Havia uma alegria excessiva que os homens santos tinham ao esperar a vinda de Cristo. Eu não acho que nos damos espaço suficiente para a alegria em nossa religião. Algumas pessoas acham que é a coisa certa restringir suas emoções. Eles não têm jatos de alegria e raramente gritam um cântico sagrado. Mas oh! meus irmãos, se há algo que mereça o olho relampejante, o pé saltitante e o coração contido, é a grande verdade que Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, até o chefe. Sejamos felizes tantas vezes quando mencionamos seu nome.

João 8:57 . Disseram-lhe os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?

Ora, ele mal tinha trinta anos, mas a tristeza o fez parecer velho.

João 8:58 . Jesus disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que antes de Abraão eu sou.

Aqui ele reivindica sua Deidade em toda a extensão, e aqueles que podem ler o Novo Testamento, e professam crer nela, e ainda assim não vêem Cristo como um requerente da Deidade, devem ser pecaminosamente cegos.

João 8:59 . Então, eles pegaram pedras para lançá-lo; mas Jesus se escondeu e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim passou.

Esse é sempre o argumento do pecador contra o certo: primeiro, palavras duras e depois pedras.

Esta exposição consistia em leituras de João 8: 29-59 . Marcos 14: 1-9 . João 12: 1-7 .

Comentário de John Wesley

E quem me enviou está comigo: o Pai não me deixou em paz; pois faço sempre as coisas que lhe agradam.

O Pai não me deixou em paz – Desde o momento em que vim ao mundo.

Referências Cruzadas

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 42:6 – “Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,

Isaías 42:21 – Foi do agrado do Senhor, por amor de sua retidão, tornar grande e gloriosa a sua lei.

Isaías 49:4 – Mas eu disse: “Tenho me afadigado sem qualquer propósito; tenho gasto minha força em vão e para nada. Contudo, o que me é devido está na mão do Senhor, e a minha recompensa está com o meu Deus”.

Isaías 50:4 – O Soberano Senhor deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto. Ele me acorda manhã após manhã, desperta meu ouvido para escutar como alguém que é ensinado.

Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

João 4:34 – Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

João 5:30 – Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou”.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 8:16 – Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

João 14:31 – Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui! “

João 15:10 – Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

João 16:32 – Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para a sua casa. Vocês me deixarão sozinho. Mas, eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo.

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

2 Timóteo 4:17 – Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.

2 Timóteo 4:22 – O Senhor seja com o seu espírito. A graça seja com vocês.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 5:8 – Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu;

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Hebreus 10:5 – Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste;

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *