Estudo de Isaías 50:4 – Comentado e Explicado

O Senhor Deus deu-me a língua de um discípulo para que eu saiba reconfortar pela palavra o que está abatido. Cada manhã ele desperta meus ouvidos para que escute como discípulo;
Isaías 50:4

Comentário de Albert Barnes

O Senhor Deus me deu – Este versículo começa um novo assunto, e o libertador é apresentado diretamente enquanto ele fala. As razões pelas quais isso deveria se referir ao Messias foram apresentadas na análise do capítulo. Essas razões serão fortalecidas pelo exame das expressões particulares da passagem e pela demonstração, à medida que prosseguimos na exposição, de que maneira elas são aplicáveis ??a ele. Será assumido que a referência é ao Messias; e descobriremos que é uma descrição muito bonita de seu caráter e de alguns dos principais eventos de sua vida. Este versículo foi projetado para indicar como ele era adequado para o trabalho especial ao qual foi chamado. Toda a investidura é atribuída a Javé. Foi ele quem o chamou; aquele que lhe dera a língua dos eruditos e aquele que o havia qualificado com cuidado e atenção para o seu trabalho.

A língua dos eruditos – hebraico: A língua dos que são instruídos; isto é, do eloquente; ou a língua da instrução ( pa?de?a? paideias Septuagint); isto é, ele me qualificou para instruir os outros. Não significa ciência humana ou aprendizado; nem significa que qualquer outro havia sido qualificado como ele, ou que havia outros que foram instruídos como ele. Mas significa que, em matéria de religião, ele era eminentemente dotado de inteligência e eloqüência. No que diz respeito ao poder de instrução do Redentor, os discursos que ele proferiu, como registrados no Novo Testamento, e especialmente seu sermão no monte, podem ser mencionados. Ninguém sobre religião jamais falou como ele; ninguém foi tão bem qualificado para instruir a humanidade (compare Mateus 13:54 ).

Que eu deveria saber falar uma palavra na época – o hebraico aqui é: ‘Que eu possa saber como fortalecer com uma palavra os cansados;’ isto é, para que ele possa sustentá-lo, confortá-lo e atualizá-lo com suas promessas e conselhos. Quão eminentemente ele era adequado para aliviar aqueles que estavam pesados ??com o pecado e confortar aqueles que foram sobrecarregados com calamidades e provações, pode ser visto pela menor referência ao Novo Testamento e ao conhecimento mais parcial de suas instruções e de sua vida. Os cansados ??aqui são aqueles que estão sobrecarregados com um sentimento de culpa; que sentem que não têm forças para suportar a carga pesada e que, portanto, buscam alívio (ver Mateus 11:28 ).

Ele acorda de manhã em manhã – isto é, ele me acorda todas as manhãs cedo. O idioma é retirado de um instrutor que desperta seus alunos cedo, para que eles possam receber instruções. A idéia é que o Redentor seja dotado eminentemente, sob a instrução e orientação divina, por seu trabalho. Ele seria alguém que estava, por assim dizer, na escola de Deus; e quem seria qualificado para dar instruções a outras pessoas.

Ele desperta o meu ouvido – Despertar o ouvido é preparar alguém para receber instruções. As expressões, abrir o ouvido, descobrir o ouvido, despertar o ouvido, freqüentemente ocorrem nas Escrituras, no sentido de se preparar para receber instruções ou de se dispor a receber comunicações divinas. O sentido aqui é claro. O Messias seria ensinado por Deus e estaria inclinado a receber tudo o que ele transmitisse.

Ouvir como aprendido – Muitos traduzem a frase aqui ‹como discípulos ‘, isto é, como aqueles que estão aprendendo. So Lowth; ‹Com a atenção de um aluno. Então Noyes; ‹À maneira de um discípulo. A Septuaginta traduz: ‘Ele me deu ouvidos para ouvir.’ A idéia é, provavelmente, que ele estivesse atento como eles que desejam aprender; isto é, como discípulos dóceis. A figura é tirada de um mestre que, de manhã, convoca seus alunos ao seu redor e lhes dá instruções. E a doutrina que é ensinada é que o Messias seria eminentemente qualificado, pelo ensino divino, para ser o instrutor da humanidade. O caldeu parafraseia isso: “De manhã em dia, ele antecipa (o amanhecer), para que possa enviar seus profetas, se talvez eles abram os ouvidos dos pecadores e recebam instruções.”

Comentário de Thomas Coke

Isaías 50: 4 . O Senhor Deus me deu, etc. – O segundo discurso da quinta parte deste livro se estende ao versículo 17 do capítulo seguinte. É dividido em duas seções; o primeiro dos quais, no presente capítulo, contém um discurso do Messias, histórico ou narrativo, e doutrinário, por meio de apóstrofo, direcionado aos ouvintes. Na parte histórica , ele relata, primeiro, que foi designado para o excelente cargo de pregar o Evangelho e foi imediatamente instruído por Deus para esse fim: Isaías 50: 4 . Em segundo lugar, que ele demonstrara a maior disponibilidade para empreender e a maior diligência para cumprir esse cargo; Isaías 50: 5 . Além disso, em terceiro lugar, a maior paciência e constância, primeiro, em meio a reprovações, ferimentos e contumelias que lhe foram trazidas: os fundamentos de que constância ele deve ser, sua confiança na assistência de Deus e sua total persuasão de seu bem. -vontade dele, Isaías 50: 6-7 . Em segundo lugar, em meio às calúnias e contradições de seus adversários, nenhum dos quais, no entanto, poderia estar diante dele, Deus aprovando e justificando sua causa: Isaías 50: 8-9 . Na parte doutrinária , ele primeiro graciosamente se dirige àqueles que temem ao Senhor; e prediz a eles um final feliz, Isaías 50:10 . Segundo, ele prediz a destruição de seus adversários, a surgir daquelas mesmas coisas em que eles buscavam a salvação, Isaías 50:11 . Este capítulo quer muito pouco mais comentário do que a presente análise e uma referência à história de nosso Senhor. O significado da frase, Para falar uma palavra, etc. é ensinar a doutrina da graça aos espiritualmente cansados. Ver cap. Isaías 61: 1 . A próxima cláusula é uma metáfora tirada de um professor diligente, que, todas as manhãs, desperta seus estudiosos para ouvir suas instruções; e o significado é que ele tinha todos os dias, de manhã à noite, a graça iluminadora do Espírito Santo com ele, para instruí-lo no perfeito conhecimento de todas as coisas que diziam respeito a seu estado, sua função e as necessidades de sua igreja. . Literalmente, a passagem segue assim: Toda manhã ele toca meu ouvido, para que eu possa ouvir como aqueles que são instruídos. Veja Mateus 11:28 e Salmos 1: 2 que muitos dos antigos entenderam do homem Cristo Jesus. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 50: 4 . O Senhor Deus me deu, etc. – O segundo discurso da quinta parte das profecias de Isaías, de acordo com Vitringa, começa aqui e continua até o décimo sétimo versículo do capítulo seguinte. Deus tendo, no parágrafo anterior, afirmado seu próprio poder; para manifestar a irracionalidade da infidelidade dos judeus, e que isso não tinha qualquer desculpa, ele passa a mostrar que meios excelentes e poderosos ele usou para trazê-los ao arrependimento e salvação. Esta e as seguintes passagens podem ser, de alguma forma, entendidas pelo Profeta Isaías, mas são muito mais evidentes e eminentemente verificadas em Cristo, e de fato parecem ser feitas diretamente a ele. Entendê-los sob essa luz parece se adequar melhor ao contexto, pois, de acordo com essa exposição, a mesma pessoa fala aqui, quem é o principal assunto do capítulo anterior e que falou nos versículos anteriores deste capítulo. Ali, de fato, ele fala como Deus, mas aqui como homem, sendo Deus e homem, como é abundantemente evidente em muitas passagens, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Por língua dos eruditos , entende-se a capacidade de falar de maneira clara, convincente, persuasiva e em todos os pontos, de modo que se torne uma pessoa ensinada por Deus e cheia de toda a sabedoria e conhecimento divinos e celestiais. Que eu deveria saber falar, etc., àquele que está cansado – Ou seja, sobrecarregado com o sentido de seu pecado e miséria, caso em que uma palavra de conforto é mais oportuna e aceitável. Esse era o principal objetivo do ministério de Cristo, ou seja, dar descanso e conforto aos cansados ??e pesados, de acordo com o que é dito Mateus 11:28 . E todas as doutrinas, repreensões e ameaças de Cristo foram direcionadas para esse fim, a fim de preparar os homens para receber conforto e salvação. Ele acorda, a saber, eu ou meu ouvido, manhã após manhã – De tempos em tempos, e continuamente. Ele acorda meus ouvidos para ouvir como os instruídos – primeiro, como homens instruídos, ou professores, costumam despertar seus estudiosos para ouvir e aprender deles de tempos em tempos: ou melhor, segundo, como aqueles que são ou desejam ser, aprendido, costuma ouvir com toda atenção e diligência possíveis.

Comentário de John Calvin

4. O Senhor Jeová. Depois de condená-los duas vezes por culpa, ele acrescenta um consolo à sua maneira usual; pois quando o Senhor nos cobre de vergonha, ele pretende imediatamente nos libertar da vergonha. Embora, portanto, ele mostrasse que as pessoas haviam sido rejeitadas pelas melhores razões possíveis e pereceram por sua própria culpa, porque provaram ser até indignas de libertação, mas ele promete assistência a elas. Novamente, porque em um assunto tão difícil de se acreditar que precisava de mais do que provas comuns, ele começa dizendo que Deus o enviou e o instruiu a executar seus mandamentos. Essa passagem é comumente explicada de modo a se relacionar com Cristo, como se não tivesse sido aplicável ao Profeta, porque depois ele diz que havia sido espancado com varas, que em nenhum lugar lemos foram feitas a Isaías. Mas não há grande força nesse argumento; pois Davi reclama que suas roupas foram divididas ( Salmos 22:18 ), o que se aplica literalmente a Cristo ( Mateus 27:35 ; João 19:24 ), e ainda assim não se segue que isso não tenha acontecido ao próprio Davi. Da minha parte, não tenho dúvidas, que Isaías se apresenta como alguém que representa todos os servos de Deus, não apenas aqueles que eram desde o princípio, mas aqueles que deveriam vir depois.

Ele me deu a língua dos eruditos. Ele diz que o Senhor lhe deu uma “língua”, de que as promessas pelas quais ele aplaude o povo podem ter maior peso. Nossa fé vacila, se suspeitarmos que um homem fala de si mesmo; e a condição desse povo era tão miserável que nenhum argumento humano poderia induzi-lo a alimentar a esperança de libertação. Isso significa que a mensagem da salvação que lhes chega é trazida do céu; e se alguém não o recebe, deve provar ser rebelde e desobediente. Embora essas palavras sejam literalmente pretendidas pelo Profeta para garantir a crença de suas declarações, ainda assim podemos deduzir delas em geral, que nenhum homem é adequado para ensinar quem primeiro não foi qualificado por Deus. Isso lembra a todos os professores piedosos que perguntem ao Espírito de Deus o que de outra forma eles não poderiam possuir. Eles devem realmente estudar diligentemente, para não subir ao púlpito até que estejam totalmente preparados; mas eles devem sustentar por esse princípio que todas as coisas necessárias para cumprir seu ofício são dons do Espírito Santo. E, de fato, se eles não fossem órgãos do Espírito Santo, seria extrema ousadia aparecer publicamente em nome de Deus.

Para que eu saiba uma palavra da estação para os cansados. Algum verbo deve ser fornecido aqui, como “administrar” ou “pronunciar”. A palavra “conhecer” inclui sabedoria e habilidade, que um pastor deve possuir, para que a palavra de Deus possa ser fiel e lucrativamente administrada por ele; como se ele tivesse dito que foi bem instruído na escola de Deus, e assim sabe bem o que é adequado para aqueles que são miseráveis ??e que gemem sob um fardo. (17) O termo “cansado” é aplicado àqueles que são sobrecarregados por muitas aflições; como vimos anteriormente, “quem dá força aos cansados”. ( Isaías 40:29 .) Assim também Cristo fala: “Vinde a mim todos os que estão cansados ??e pesados.” ( Mateus 11:28 .) Portanto, ele quer dizer que Deus tem sido seu professor e instrutor, para que possa acalmar homens miseráveis ??com consolo apropriado, para que, por meio dela, seus corações abatidos sejam encorajados por sentir a misericórdia de Deus.

Portanto, inferimos que o dever mais importante dos ministros da palavra é confortar homens miseráveis, que são oprimidos por aflições ou que se curvam sob seu peso e, enfim, apontar o que é o verdadeiro descanso e serenidade da mente. , como vimos anteriormente. ( Isaías 33:20 .) Também nos é ensinado o que cada um de nós deve principalmente procurar nas Escrituras, a saber, que possamos ser cheios de doutrina apropriada e adequada para aliviar nossas angústias, Aquele que, por consolo oportuno, em aflições ou aflições. mesmo assuntos desesperados, podem animar e apoiar seu coração, devem saber que ele fez boa proficiência no Evangelho. Reconheço que a doutrina tem de fato vários usos; pois não só é útil para confortar os aflitos e fracos, mas também contém repreensões e ameaças severas contra os obstinados. ( 2 Timóteo 3:16 .) Mas Isaías mostra que o principal dever que lhe incumbe é trazer algum consolo aos judeus que, na atual angústia, estão prontos para desmaiar.

Ele acordará de manhã. O Profeta aqui testifica que o Senhor é tão cuidadoso com as pessoas miseráveis ??e oprimidas que as ajuda “de manhã”, ou seja, de forma sazonal. Eu reconheço que muitas vezes somos destituídos de consolo; mas, embora Deus muitas vezes nos permita definhar, ele sabe cada momento que é adequado para satisfazer a necessidade por meio de sua ajuda. Além disso, se a assistência dele chegar um pouco atrasada, isso acontece por nossa própria culpa; pois não apenas por nossa indolência, mas também por rebelião, nos retiramos de Sua graça. Seja como for, ele sempre observa atentamente e corre para ajudar; e mesmo quando voamos e resistimos, ele nos chama a ele, para que possamos ser revigorados ao provar sua graça e bondade.

Ele repete duas vezes a frase “de manhã”, pela qual expressa continuidade e sinceridade, para que não pensemos que ele é suscetível a impulsos repentinos como os homens, a rejeitar ou esquecer rapidamente aqueles a quem se comprometeu a guardar, a quem ele continua, pelo contrário, fazendo os objetos de sua graça até o fim, e nunca deixa destituídos de consolo.

Para que eu possa ouvir como aprendido. Ele quer dizer que seu ouvido não foi apenas puxado ou torcido, como para pessoas lentas e indolentes, mas foi formado e treinado. No entanto, por seu exemplo, ele mostra que Deus ensina eficazmente a todos cujo ministério ele pretende empregar para a salvação de sua Igreja; pois teria sido um pequeno assunto ser instruído segundo a maneira dos homens, se eles não tivessem dentro deles o Espírito de Deus como instrutor. Isso torna ainda mais evidente a verdade do que dissemos anteriormente, que nenhum é um bom professor, mas aquele que tem sido um bom estudioso. Ele os chama de “instruídos” e “bem instruídos”; pois aqueles que não se dignam aprender, porque pensam que são sábios o suficiente, são duplamente tolos; uma vez que somente eles, no julgamento de Deus, são considerados “bem instruídos” e “instruídos”, que se permitem ser ensinados antes de dispensar o ofício de professores, para que possam ter um conhecimento claro daquilo que comunicam. outros, e podem apresentar publicamente nada além do que eles podem testemunhar como procedendo de Deus; e, em uma palavra, somente eles são “instruídos” (18) que, aprendendo continuamente, não se recusam a fazer progressos constantes. Alguns leem a palavra no acusativo, significando: “que eu possa ouvir como (ouvindo) o aprendido;” mas isso é severo e diverge do verdadeiro significado.

Comentário de John Wesley

O Senhor Deus me deu a língua dos eruditos, para que eu saiba falar uma palavra oportuna àquele que está cansado: ele acorda de manhã em manhã, ele desperta meus ouvidos para ouvir como os instruídos.

Dado a mim – Esta e as seguintes passagens podem, de alguma forma, ser entendidas pelo profeta Isaías, mas são muito mais evidentes e eminentemente verificadas em Cristo, e de fato parecem ser diretamente direcionadas a ele.

A língua – Toda a capacidade de falar de forma clara, convincente e persuasiva.

Cansado – sobrecarregado com a sensação de sua condição deplorável.

Wakeneth – Eu, de tempos em tempos, e continuamente.

Ouvir – Ele, por seu poder divino, me ajuda a praticar todos os seus mandamentos e meus deveres, com toda atenção e diligência.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *