Estudo de Hebreus 7:26 – Comentado e Explicado

Tal é, com efeito, o Pontífice que nos convinha: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado além dos céus,
Hebreus 7:26

Comentário de Albert Barnes

Pois um Sumo Sacerdote se tornou nós – Era adequado à nossa condição. Ou seja, houve em nosso caráter e circunstâncias que exigiram que um sumo sacerdote para nós fosse pessoalmente santo. Não era necessário apenas que ele tivesse um grande poder; ou que ele deveria ser superior ao do sacerdócio judeu; mas havia uma propriedade especial de que ele deveria superar todos os outros em pureza “moral”. Outros padres eram meros homens mortais, e era necessário que seu ofício passasse para outras mãos; eles também eram homens “pecadores”, e era necessário que sacrifícios fossem feitos por si mesmos e pelos outros. Precisamos, no entanto, de um padre diferente. Precisamos não apenas de quem vive, mas de quem é perfeitamente santo e que não precisa oferecer uma oferta para si mesmo, e todo o mérito de cujo sacrifício, portanto, pode ser nosso. Um sumo sacerdote que temos na pessoa do Senhor Jesus; e não há verdade mais interessante e nenhuma proposição mais suscetível de prova do que ele estar exatamente apto ao homem. Em seu caráter moral, e na grande obra que realizou, ele é exatamente um Salvador adaptado às necessidades de um homem ignorante, caído, miserável e pecador. Ele é benevolente e tem pena de nossos problemas; sábio, e é capaz de iluminar nossa ignorância; compassivo e pronto para perdoar nossas falhas. Ele fez o sacrifício necessário para afastar a culpa e oferece a intercessão que precisamos oferecer para nós, a fim de sermos preservados da queda.

Quem é santo – não apenas “externamente justo”, mas puro de coração.

Inofensivo – Não prejudica ninguém. Para ninguém ele fez errado. Nem por seu nome, pessoa ou propriedade, ele jamais machucou; nem ele nunca. Ele é o único que viveu na Terra, de quem se pode dizer que ele nunca, de alguma forma, fez mal a outro.

Imaculado – Pelo pecado; por qualquer desejo ou paixão imprópria. Ele não foi manchado pelo crime; “Imaculado do mundo”. O pecado sempre contamina a alma; mas de toda essa poluição o Senhor Jesus estava livre.

Separado dos pecadores – Ou seja, ele não se associou a eles como tal. Ele não participou de seus sentimentos, planos, prazeres. Embora ele se misturasse com eles, era apenas para fazê-los bem, e em toda a sua vida havia uma separação completa dos sentimentos, princípios e visões de um mundo pecaminoso.

E feito mais alto que os céus – Exaltado acima dos céus visíveis; isto é, à direita de Deus; veja a nota de Efésios 1:21 ; Nota de Filemon 2: 9 . Precisávamos de um sumo sacerdote que fosse exaltado para que ele pudesse administrar nossa causa diante do trono de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

santo . Grego. hosios. Ver Atos 2:27 .

inofensivo . Grego. akakos. Veja Romanos 16:18 .

imaculado . Grego. amiantos. Aqui, Hebreus 13: 4 . Tiago 1:27 . 1 Pedro 1: 4 .

separar . Grego. choriz o . Veja Atos 1: 4 . Compare Gênesis 49:26 . Deuteronômio 33:16 .

feito, & c . Compare Hebreus 4:14 .

os céus . Ver Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 . isto é, do que aqueles que habitam neles, pela Metonímia da Figura de linguagem (Adjunto). App-6 (4).

Comentário de John Calvin

26. Para um sumo sacerdote, etc. Ele argumenta sobre o que está necessariamente relacionado ao assunto. Essas condições, ou qualificações, como costumam dizer, são necessárias em um padre – que ele seja justo, inofensivo e puro de todos os lugares. Esta honra pertence somente a Cristo. Então, o que era necessário para a real descarga do ofício estava faltando nos sacerdotes da lei. Segue-se, portanto, que não havia perfeição no sacerdócio levítico; nem era de fato legítimo, a menos que fosse subserviente ao de Cristo; e, sem dúvida, os ornamentos externos do sumo sacerdote indicavam esse defeito; pois por que aquelas vestimentas caras e esplêndidas usadas com as quais Deus ordenou que Arão fosse adornado durante a realização de ritos sagrados, exceto que eram símbolos de uma santidade e excelência que excedia em muito todas as virtudes humanas? Agora, esses tipos foram introduzidos, porque a realidade não existia. Parece então que somente Cristo é o sacerdote totalmente qualificado.

Separado dos pecadores, etc. Esta cláusula inclui todo o resto. Pois havia alguma santidade, inofensividade e pureza em Arão, mas apenas uma pequena medida; pois ele e seus filhos foram contaminados com muitas manchas; mas Cristo, isento da maioria dos homens, é livre de todo pecado; portanto, somente nele é encontrada verdadeira santidade e inocência. Pois não se diz que ele seja separado de nós, porque nos repele da sua sociedade, mas porque ele tem essa excelência acima de todos nós, que é livre de toda impureza. (125)

E concluímos, portanto, que todas as orações, que não são apoiadas pela intercessão de Cristo, são rejeitadas.

Pode-se, contudo, perguntar aos anjos se eles são separados dos pecadores? E se sim, o que os impede de cumprir os ofícios do sacerdócio e de serem nossos mediadores com Deus? A isto, há uma resposta fácil: – Ninguém é um sacerdote legítimo, exceto que ele é designado pelo mandamento de Deus; e Deus em nenhum lugar conferiu essa honra aos anjos. Seria então uma usurpação sacrílega, se eles, sem serem chamados, invadissem o escritório; além disso, é necessário, como veremos no início do próximo capítulo, que o mediador entre Deus e os homens seja ele próprio um homem. Ao mesmo tempo, a última coisa mencionada aqui pelo apóstolo é abundantemente suficiente como resposta à pergunta; pois ninguém pode nos unir a Deus senão aquele que alcança a Deus; e este não é o privilégio dos anjos, pois não se diz que eles foram feitos mais altos que os céus. Pertence apenas a Cristo conciliar Deus a nós, pois Ele ascendeu acima de todos os céus. Agora, essas palavras significam o mesmo como se fosse dito que Cristo foi colocado acima de todas as ordens de criaturas, de modo que ele se destaca eminente acima de todos os anjos.

Comentário de Adam Clarke

Tal sumo sacerdote se tornou nós – Um sumo sacerdote era, sob todos os aspectos, adequado a nós, de todas as maneiras qualificadas para alcançar o fim para o qual ele veio ao mundo. Provavelmente há aqui uma alusão às qualificações do sumo sacerdote judeu:

  1. Ele foi obrigado a ser santo, , s??? , respondendo ao hebraico ??? chasid , misericordioso. Santidade era seu chamado; e, como ele era o representante de seus irmãos, ele era obrigado a ser misericordioso e compassivo.
  • Ele deveria ser inofensivo, a?a??? , sem o mal – santo por fora e santo por dentro; não ferindo ninguém, mas vivendo para o benefício de outros.
  • Ele estava imaculado, aµ?a?t?? respondendo à mãe hebraica ??? ??? baal , sem mancha – sem nenhuma imperfeição corporal. Nada baixo, mesquinho, mesquinho ou impróprio em sua conduta.
  • Ele era separado dos pecadores, ?e????sµe??? ap? t?? ?µa?t???? . Por seu cargo, ele foi separado de todos os homens e ocupações do mundo, e inteiramente dedicado ao serviço de Deus. E quanto aos pecadores, ou pagãos, ele nunca seria encontrado em sua sociedade.
  • Mais alto que os céus. Pode haver alguma referência aqui à extrema dignidade do sumo sacerdócio; era o cargo mais alto que poderia ser sustentado pelo homem, sendo o próprio sumo sacerdote o representante imediato de Deus.
  • Mas essas coisas combinam com nosso Senhor em um sentido em que não podem ser aplicadas ao sumo sacerdote dos judeus.

    1. Ele era santo, infinitamente assim; e misericordioso, testemunhe seu derramamento de sangue pelos pecados da humanidade.
  • Inofensivo – perfeitamente sem pecado em sua humanidade, bem como em sua divindade.
  • Indefeso – não contraiu enfermidade pecaminosa em conseqüência de sua habitação entre os homens.
  • Separado dos pecadores – absolutamente inculpável em toda a sua conduta, para que ele pudesse desafiar o mais inveterado de seus inimigos: Qual de vocês me convence do pecado? Quem de vocês pode mostrar em minha conduta o menor desvio da verdade e da retidão!
  • Mais alto que os céus – mais exaltado que todos os anjos de Deus, que todos os seres criados, sejam tronos, domínios, principados ou poderes, porque todos estes foram criados por ele e para ele, e derivam sua subsistência contínua de sua energia infinita.
  • Mas como uma pessoa de tanta dignidade infinita era adequada para nós! Sua grandeza é posta em oposição à nossa maldade. Ele era santo; Nós, profanos. Ele era inofensivo; Nós, prejudiciais, ferimos a nós mesmos e aos outros. Ele estava imaculado; Nós, sujos, mais pecaminosamente manchados e impuros. Ele estava separado dos pecadores; Fomos unidos a pecadores, companheiros de vil, inútil, profano e ímpio. Ele era mais alto que o céu; Nós, mais baixos e inferiores que a terra, totalmente indignos de ser chamados de criaturas de Deus. E, se não tivéssemos um Salvador assim, e não tivéssemos sido redimidos a um preço infinito, deveríamos, para usar a linguagem nervosa de Milton em outra ocasião, “depois de uma vida vergonhosa e um fim neste mundo, ter sido derrubada eternamente. no mais escuro e profundo abismo do inferno, onde, sob o controle desmedido, o atropelamento e a rejeição de todos os outros condenados, e na angústia de sua tortura não deveriam ter outra facilidade senão exercitar uma tirania delirante e bestial sobre nós como seus escravos, devemos ter permanecido nessa situação para sempre, os vassalos de perdição mais baixos, mais baixos, mais abatidos, mais deprimidos, mais deprimidos e pisoteados. ” Milton sobre Reforma, em resumo.

    Comentário de John Wesley

    Pois esse sumo sacerdote se tornou nós, que somos santos, inofensivos, imaculados, separados dos pecadores e elevados acima dos céus;

    Pois tal sumo sacerdote nos convinha – pecadores profanos, travessos e profanados: um paradoxo abençoado! Santo – Com respeito a Deus.

    Inofensivo – Com relação aos homens.

    Indefeso – Com qualquer pecado em si mesmo.

    Separado dos pecadores – Assim como livre do pecado. E assim foi quando ele deixou o mundo.

    E feito – Mesmo em sua natureza humana.

    Mais alto que os céus – E todos os seus habitantes.

    Referências Cruzadas

    Exodo 28:36 – “Faça um diadema de ouro puro e grave nele como se grava um selo: Consagrado ao Senhor.

    Salmos 68:18 – Quando subiste em triunfo às alturas, levaste cativo muitos prisioneiros; recebeste homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabeleceres morada, ó Senhor Deus.

    Isaías 53:9 – Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.  

    Mateus 27:18 – Porque sabia que o haviam entregado por inveja.

    Marcos 16:19 – Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.

    Lucas 1:35 – O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

    Lucas 23:22 – Pela terceira vez ele lhes falou: “Por quê? Que crime este homem cometeu? Não encontrei nele nada digno de morte. Vou mandar castigá-lo e depois o soltarei”.

    Lucas 23:41 – Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal”.

    Lucas 23:47 – O centurião, vendo o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: “Certamente este homem era justo”.

    Lucas 24:26 – Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? “

    Lucas 24:46 – E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia,

    João 8:29 – Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada”.

    João 14:30 – Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

    Atos dos Apóstolos 3:14 – Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino.

    Atos dos Apóstolos 4:27 – De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste.

    2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

    Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

    Efésios 4:8 – Por isso é que foi dito: “Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens”.

    Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

    Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

    Hebreus 2:10 – Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.

    Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

    Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

    Hebreus 7:11 – Se fosse possível alcançar a perfeição por meio do sacerdócio levítico ( pois em sua vigência o povo recebeu a lei ), por que haveria ainda necessidade de se levantar outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque e não de Arão?

    Hebreus 8:1 – O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus

    Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

    Hebreus 9:23 – Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.

    Hebreus 10:11 – Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados.

    Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

    1 Pedro 1:19 – mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

    1 Pedro 2:22 – “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”.

    1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

    1 João 2:2 – Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

    1 João 3:5 – Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.

    Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

    Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *