Estudo de Hebreus 4:15 – Comentado e Explicado

Porque não temos nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado.
Hebreus 4:15

Comentário de Albert Barnes


Pois não temos um sumo sacerdote que não possa ser tocado – Nosso sumo sacerdote não é frio nem insensível. Ou seja, temos alguém que é abundantemente qualificado para simpatizar conosco em nossas aflições e para quem, portanto, podemos procurar ajuda e apoio nas provações. Tivemos um sumo sacerdote frio e sem coração; que simplesmente desempenhava as funções externas de seu cargo sem entrar nas simpatias daqueles que vinham pedir perdão; que nunca experimentaram provações e se sentiram acima daqueles que buscavam sua ajuda, devemos necessariamente sentir-nos desanimados ao tentar vencer nossos pecados e viver para Deus. Sua frieza nos repeliria; sua imponência nos admiraria; sua distância e reserva nos manteriam afastados, e talvez nos tornassem indiferentes a todo desejo de ser salvo. Mas a ternura e a simpatia atraem aqueles que são fracos, e a bondade faz mais do que qualquer outra coisa para incentivar aqueles que precisam encontrar dificuldades e perigos; veja as notas em Hebreus 2: 16-18. Essa ternura e simpatia têm nosso Grande Sumo Sacerdote.

Mas em todos os aspectos foi tentado como nós – “Tentado” como nós; veja as notas em Hebreus 2:18. Ele foi submetido a todos os tipos de provações às quais podemos ser, e, portanto, é capaz de simpatizar conosco e nos ajudar. Ele foi tentado – no sentido literal; ele foi perseguido; ele era pobre; ele foi desprezado; ele sofreu dores físicas; ele suportou as tristezas de uma morte prolongada e cruel.

No entanto, sem pecado – 1 Pedro 2:22. “Quem não pecou;” Isaías 53: 9: “Ele não havia cometido violência, nem havia engano em sua boca;” Hebreus 7:26, “Quem é santo, inofensivo, imaculado, separado dos pecadores”. A importância desse fato – que o Grande Sumo Sacerdote da profissão cristã estava “sem pecado”, o apóstolo ilustra longamente em Hebreus 79 . Ele aqui apenas alude a isso e diz que quem estava “sem pecado” foi capaz de ajudar aqueles que eram pecadores e que confiavam nele.

Comentário de E.W. Bullinger

que não pode = não (grego. eu) capaz.

ser tocado . . . de = simpatizar com. Grego. sumpatheo. Somente aqui e Hebreus 10:34 . Compare 1 Pedro 3: 8 .

enfermidades . Ver João 11: 4 , mesmo grego. palavra.

em todos os pontos. De acordo com (grego. Kata , App-104) todas as coisas.

tentado . Grego. peirazo. Veja Hebreus 2:18 .

como, etc. Literalmente de acordo com (grego. Kata , como acima) nossa semelhança. Grego. homoiotes . Somente aqui e Hebreus 7:15 .

sem = aparte de. Grego. choris .

pecado . Grego. hamartia. App-128.

Comentário de John Calvin

15. Pois não temos, etc. Há no nome que ele menciona, o Filho de Deus, tanta majestade que deve nos obrigar a temer e obedecer a ele. Mas, se contemplássemos nada além disso em Cristo, nossas consciências não seriam pacificadas; pois quem de nós não teme a visão do Filho de Deus, especialmente quando consideramos qual é a nossa condição e quando nossos pecados vêm à mente? Os judeus também poderiam ter tido outro obstáculo, pois estavam acostumados ao sacerdócio levítico; eles viram naquele homem mortal, escolhido dentre os demais, que entrou no santuário, que por sua oração ele poderia reconciliar seus irmãos com Deus. É uma grande coisa, quando o Mediador, que pode pacificar Deus conosco, é um de nós mesmos. Por esse tipo de fascínio, os judeus poderiam ter sido enredados, para se tornarem sempre apegados ao sacerdócio levítico, se o apóstolo não tivesse antecipado isso e mostrassem que o Filho de Deus não apenas se destacava em glória, mas também era dotado de igual bondade e compaixão para conosco.

É, então, sobre esse assunto que ele fala, quando diz que foi provado por nossas enfermidades, que ele pode nos acompanhar. Quanto à palavra simpatia, ( s?µpa?e?a, ) eu não estou disposto a me entregar a refinamentos; pois frívola, nada menos que curiosa, é esta pergunta: “Cristo está agora sujeito às nossas tristezas?” Não era, de fato, o objetivo do apóstolo nos cansar com tais sutilezas e vãs especulações, mas apenas para nos ensinar que não devemos ir muito longe em busca de um mediador, pois Cristo, por sua própria vontade, estende sua mão para nós, que não tem motivo para temer a majestade de Cristo, já que ele é nosso irmão, e que não há motivo para temer, para que ele, como alguém que não conhece os males, não seja tocado por nenhum sentimento da humanidade, de modo a nos trazer ajuda, desde que ele assumiu nossas enfermidades, a fim de que ele estivesse mais inclinado a nos socorrer. (78)

Então todo o discurso do apóstolo se refere ao que é apreendido pela fé, pois ele não fala do que Cristo é em si mesmo, mas mostra o que ele é para nós. Pela semelhança, ele entende o da natureza, pelo qual ele sugere que Cristo colocou em nossa carne, e também seus sentimentos ou afeições, de modo que ele não apenas se considerava um homem de verdade, mas também fora ensinado por sua própria experiência. ajudar os miseráveis; não porque o Filho de Deus precisava desse treinamento, mas porque não poderíamos compreender o cuidado que ele sente por nossa salvação. Sempre que trabalhamos sob as enfermidades de nossa carne, lembremo-nos de que o Filho de Deus experimentou a mesma coisa, a fim de que, por seu poder, nos levante, para que não sejamos esmagados por eles.

Mas pode-se perguntar: o que ele quer dizer com enfermidades? A palavra é realmente tomada em vários sentidos. Alguns entendem por frio e calor; fome e outras necessidades do corpo; e também desprezo, pobreza e outras coisas dessa mente, como em muitos lugares nos escritos de Paulo, especialmente em 2 Coríntios 12:10 . Mas a opinião deles é mais correta, que inclui, juntamente com os males externos, os sentimentos das almas, como medo, tristeza, pavor da morte e coisas semelhantes. (79)

E, sem dúvida, a restrição, sem pecado, não teria sido adicionada, exceto se ele estivesse falando dos sentimentos interiores, que em nós são sempre pecaminosos devido à depravação de nossa natureza; mas em Cristo, que possuía a mais alta retidão e perfeita pureza, eles estavam livres de tudo que era cruel. A pobreza, de fato, e as doenças, e as coisas que estão sem nós, não devem ser consideradas pecaminosas. Visto que, portanto, ele fala de enfermidades semelhantes ao pecado, não há dúvida de que ele se refere aos sentimentos ou afetos da mente, aos quais nossa natureza é responsável, e por causa de sua enfermidade. Pois a condição dos anjos é, nesse aspecto, melhor que a nossa; pois eles não se entristecem, nem temem, nem são assediados pela variedade de cuidados, nem pelo pavor da morte. Essas enfermidades, por sua própria vontade, Cristo assumiu, e ele voluntariamente lutou com elas, não apenas para conseguir uma vitória sobre elas por nós, mas também para termos certeza de que Ele está presente conosco sempre que formos julgados por elas.

Assim, ele não apenas se tornou realmente um homem, mas também assumiu todas as qualidades da natureza humana. Há, no entanto, uma limitação adicionada, sem pecado; pois devemos sempre lembrar dessa diferença entre os sentimentos ou as afeições de Cristo e os nossos, que seus sentimentos sempre foram regulados de acordo com o estrito estado de justiça, enquanto os nossos fluem de uma fonte turva e sempre compartilham da natureza de sua fonte, pois são turbulento e desenfreado. (80)

“Mas em todas as coisas foi provado da mesma maneira, exceto o pecado;”

isto é, com a exceção de que ele não tinha nenhum pecado inato para enfrentar. As últimas palavras são literalmente, “em semelhança com a exclusão do pecado”, o que parece importar que era semelhança com a exclusão do pecado. Mas se as palavras “exceto (ou sem) pecado” não qualificam “semelhança”, elas devem ser conectadas com “provadas” ou tentadas, e assim traduzidas, –

“Mas foi da mesma maneira provada em todas as coisas sem pecado;”

isto é, sem pecar ou cair em pecado. A diferença é que, em um sentido, Cristo não tinha um pecado interior com o qual lutar, e que, no outro, ele resistiu à tentação sem cair no pecado. Ambos os sentidos são verdadeiros, e qualquer um deles se adequará a essa passagem. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pois não temos um sumo sacerdote – Para a objeção: “Seu sumo sacerdote, se entrar nos céus, não pode ter participação com você nem simpatia por você, porque fora do alcance dos sentimentos e enfermidades humanas”, responde ele. : We? ?a? e??µe? ????e?ea µ? d??aµe??? s?µpa??sa? ta?? as?e?e?a?? ?µ?? · Não temos um sumo sacerdote que não possa simpatizar com a nossa fraqueza. Embora ele seja o Filho de Deus, quanto à sua natureza humana, e igual em sua natureza Divina a Deus; todavia, tendo participado da natureza humana e submetido a todas as suas provações e angústias, e sendo tentado em todos os aspectos como nós, sem sentir ou consentir no pecado; ele é capaz de socorrer os que são tentados. Veja Hebreus 2:18 , e a nota lá.

As palavras ?ata pa?ta ?a??µ???t?ta podem ser traduzidas em todos os pontos de acordo com a semelhança, ou seja, na medida em que sua natureza humana possa ter afinidade com a nossa; pois, embora ele tivesse um corpo e uma alma humanos perfeitos, esse corpo era perfeitamente temperado; estava livre de toda ação mórbida e, conseqüentemente, de todos os movimentos irregulares. Sua mente, ou alma humana, estando livre de todo pecado, sendo perfeita de todas as formas, não podia sentir um temperamento irregular, nada que fosse inconsistente com pureza infinita. Em todos esses aspectos, ele era diferente de nós; e não pode, como homem, simpatizar conosco em quaisquer sentimentos desse tipo; mas, como Deus, ele deu apoio ao corpo sob todas as suas provações e enfermidades, e para a alma ele providenciou uma expiação e sacrifício purificador; para que ele limpe o coração de toda injustiça e encha a alma com seu Espírito Santo, e faça dele seu próprio templo e habitação contínua. Ele levou nossa carne e sangue, um corpo humano e uma alma humana, e viveu uma vida humana. Aqui estava a semelhança da carne pecaminosa, Romanos 8: 5 ; e, assim, assumindo a natureza humana, ele estava completamente qualificado para fazer uma expiação pelos pecados do mundo.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 4:15 . Que não pode ser tocado com o sentimento, etc. – Com um sentimento semelhante, etc. Veja cap. Hebreus 10:34 . O grego da próxima cláusula é literalmente, mas em todas as coisas tentado de acordo com uma semelhança; isto é, conosco. Compare o cap. Hebreus 2: 17-18.Ainda sem pecado; – nós adicionamos a palavra ainda em nossa versão. Sofreu todos os tipos de provações, sofrimentos e tentações: permaneceu firme e passou por todos eles, sem se afastar da verdade ou fazer qualquer coisa errada: – portanto, por sua graça, devemos agir de maneira semelhante. resolução. Ou melhor, o significado é (que parece mais natural e deve ser incluído de acordo com o curso do raciocínio do apóstolo) que devemos manter nossa profissão em todos os aspectos, porque temos um sumo sacerdote que sabe simpatizar com nós, e será o mais inclinado a nos favorecer, uma vez que, embora ele estivesse sem pecado, ainda assim ele foi aperfeiçoado através de sofrimentos: cap. Hebreus 2:10 . Um outro desígnio do escritor sagrado, ao mencionar essa circunstância, poderia ser, para mostrar como Cristo infinitamente preferível, o sumo sacerdote de nossa profissão, é o dos sumos sacerdotes antigos; na medida em que estavam sujeitos ao pecado e, portanto, tiveram ocasião de oferecer por seus próprios pecados, bem como pelos do povo. Veja cap. Hebreus 5: 3 , Hebreus 7:26 . 1 João 2: 1-2 .

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Pois não temos um sumo sacerdote que não possa ser tocado com o sentimento de nossas enfermidades; mas em todos os aspectos foi tentado como nós, mas sem pecado.

Ele simpatiza conosco mesmo em nossas enfermidades inocentes, desejos, fraquezas, misérias, perigos.

No entanto, sem pecado – e, portanto, é indiscutivelmente capaz de nos preservar dele em todas as nossas tentações.

Referências Cruzadas

Exodo 23:9 – “Não oprima o estrangeiro. Vocês sabem o que é ser estrangeiro, pois foram estrangeiros no Egito.

Isaías 53:4 – Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.

Isaías 53:9 – Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.  

Oséias 11:8 – “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.

Mateus 8:16 – Ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoninhados, e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes.

Mateus 12:20 – Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça.

Lucas 4:2 – onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.

Lucas 22:28 – Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações.

João 8:46 – Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim?

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Filipenses 2:7 – mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

Hebreus 5:2 – Ele é capaz de se compadecer dos que não têm conhecimento e se desviam, visto que ele próprio está sujeito à fraqueza.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

1 Pedro 2:22 – “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”.

1 João 3:5 – Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *