Estudo de Oséias 11:8 – Comentado e Explicado

Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim, ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão.
Oséias 11:8

Comentário de Albert Barnes

Como te deixarei, Efraim? o “Deus é infinitamente justo e infinitamente misericordioso. Os dois atributos estão tão unidos Nele, sim, um Nele que é sempre um, e em cujos conselhos “não há variabilidade nem sombra de virar”, que um nunca atrapalha o processo do outro. No entanto, a fim de mostrar que nossos males são de nossos próprios desertos, não de qualquer prazer Dele em infligir males, e que a misericórdia que Ele manifesta é de Sua própria bondade, não de qualquer um em nós, Deus é representado em essa expressão apaixonada como em dúvida e (por assim dizer) dividida entre justiça e misericórdia, uma implorando contra a outra. Por fim, Deus determina que ambos devem ter sua parte na questão e que Israel deve ser punido com justiça e poupado e misericordiosamente poupado e aliviado. ”

Deus se pronuncia sobre os desertos do mal de Israel, mesmo enquanto atenua Sua sentença. A profundidade da culpa do pecador reflete mais vividamente a profundidade da misericórdia de Deus. Ao dizer: “como te farei como Admah?” como te colocarei como zeboim? Ele diz, de fato, que eles eram, por seus pecados, dignos de serem completamente destruídos, sem deixar vestígios, sem memorial, exceto aquela desolação eterna como as cinco “cidades da planície”, das quais Sodoma e Gomorra, que Deus “Deu o exemplo, sofrendo a vingança do fogo eterno” Judas 1: 7 . Tal era o deserto deles. Mas Deus diz, com ternura inexprimível: “Meu coração está voltado para dentro de mim” literalmente, “sobre mim ou contra mim”, de modo a ser um fardo para ele; como dizemos do coração, que é “pesado”. Deus se digna falar como se Seu amor fosse pesado ou pesado sobre Ele, enquanto pensava no castigo que seus pecados mereciam.

Meu coração está girando – o “Assim que falei mal contra ti, a misericórdia prevaleceu, a ternura me tocou; a ternura do Pai superou a austeridade do juiz. ”

Meus arrependimentos se acendem, ou Minhas fortes compaixões se acendem. isto é, com o calor e o brilho do amor; como dizem os discípulos: “Nosso coração não ardeu dentro de nós?” Lucas 24:32 , e como é dito de José “suas entranhas ansiavam Gênesis 43:30 (literalmente, eram quentes) em relação a seu irmão”; e da verdadeira mãe antes de Salomão, “suas entranhas ansiavam por 1 Reis 3:26 (margem inglesa, eram quentes) sobre seu filho”.

“Admah” e “Zeboim” eram cidades na mesma planície que Sodoma e Gomorra, e cada um tinha seu pequeno rei Gênesis 14: 2 . Na história da destruição de Sodoma e Gomorra, eles não são nomeados, mas estão incluídos no título geral “essas cidades e toda a planície” ( Gênesis 19:25 ). Quanto mais os ouvintes de Oséias pensariam naquele lugar em Moisés, onde ele os menciona, e onde ele os ameaça com o mesmo fim; “Quando o estrangeiro vir que toda a sua terra é enxofre, sal e arder, que não é semeada, nem produz, nem cresce erva nela, como a destruição de Sodoma e Gomorra, Adma e Zeboim, que o Senhor derrubou. na sua ira e na sua ira ” Deuteronômio 29: 22-23 . Esse foi o fim para o qual todos os seus pecados apontaram; tal é o fim que Deus lhes havia dado; mas Suas “fortes compaixões foram acesas”.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 11: 8 . Como te deixarei? & c.— A misericórdia do Todo-Poderoso é aqui pateticamente representada como contenda com sua justiça; mostrar que ele não aflige ou aflige voluntariamente os filhos dos homens. Admah e Zeboim eram duas cidades envolvidas na destruição de Sodoma e Gomorra. Podemos ler: Como te entregarei Israel? e em vez de arrependimentos – arrependimentos.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 11: 8-9 . Como te deixarei, Efraim – Para proferir destruição? A misericórdia de Deus é aqui pateticamente descrita como disputando com sua justiça, para mostrar que ele não destrói, nem mesmo aflige ou aflige voluntariamente os filhos dos homens, Lamentações 3:33 . Como te farei como Admah? & c. – Como te entregarei a uma desolação perpétua? Adma e Zeboim foram duas cidades totalmente destruídas, juntamente com Sodoma e Gomorra. Meu coração está girado dentro de mim – ou sobre mim; então Horsley. Meus arrependimentos se acendem – Não que Deus esteja sempre flutuando ou sem solução; mas estas são expressões à maneira dos homens, para mostrar que severidade Israel merecia, e ainda como a graça divina seria glorificada ao poupá-los. Assim, a compaixão de Deus para com os pecadores é expressa em outro lugar pelo som ou desejo de suas entranhas, Isaías 63:15 ; Jeremias 31:20 ; uma metáfora retirada do carinho natural que os pais têm pelos filhos. Não executarei a ferocidade da minha ira – não punirei com o máximo rigor da justiça; Não voltarei para destruir Efraim – não o levarei a ponto de fazer uma segunda destruição de Efraim; de modo a eliminar aqueles que escaparam da primeira inflição de meus castigos e, assim, destruí-los completamente. Os conquistadores, que saquearam uma cidade conquistada, carregam a riqueza dela e, depois de algum tempo, muitas vezes retornam para queimá-la. Deus não destruirá completamente Israel. Pois eu sou Deus, e não homem – Portanto, minhas compaixão não falham; o Santo no meio de ti – Um Deus santo, e em aliança, embora não com todos, mas com muitos entre vós, e presente com você para preservar um remanescente para ser meus servos fiéis. E eu não entrarei na cidade – Como inimigo enfurecido para destruir suas cidades, como fiz com Sodoma.

Comentário de John Wesley

Como te deixarei, Efraim? como te livrarei, Israel? como te farei como Admah? como te colocarei como zeboim? meu coração se volta para dentro de mim, meus arrependimentos se acendem.

Desista – Para proferir destruição. Admah e Zeboim foram duas das quatro cidades que foram destruídas pelo fogo do céu.

Meus arrependimentos – Não que Deus esteja sempre flutuando ou não resolvido; mas essas são expressões à maneira dos homens, para mostrar que severidade Israel merecia e, no entanto, como a graça divina seria glorificada ao poupá-los.

Comentário de Adam Clarke

Como vou desistir de você – Veja as notas em Oséias 6: 4 , onde temos palavras semelhantes de sentimentos semelhantes.

Meu coração está girado dentro de mim – a justiça exige teu castigo; A misericórdia implora por tua vida. Conforme você muda, a Justiça decide destruir, ou a Misericórdia, para salvar. Meu coração está oprimido e estou cansado de me arrepender – com tanta frequência mudando meu propósito. Tudo isso, embora falado à maneira dos homens, mostra como é misericordioso, compassivo e repugnante punir o Deus do céu. Que pecador ou santo na terra não foi sujeito dessas operações graciosas?

Comentário de E.W. Bullinger

Quão . . . ? Figuras do discurso Erotesis e Patopéia. App-6.

Admah. . . Zeboim. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 10:19 ; Gênesis 14: 2 , Gênesis 14: 8. Deuteronômio 29:23 ). App-92. Esses lugares não são mencionados em nenhum outro lugar.

arrependimentos = compaixão.

Comentário de John Wesley

Como te deixarei, Efraim? como te livrarei, Israel? como te farei como Admah? como te colocarei como zeboim? meu coração se volta para dentro de mim, meus arrependimentos se acendem.

Desista – Para proferir destruição. Admah e Zeboim foram duas das quatro cidades que foram destruídas pelo fogo do céu.

Meus arrependimentos – Não que Deus esteja sempre flutuando ou não resolvido; mas essas são expressões à maneira dos homens, para mostrar que severidade Israel merecia e, no entanto, como a graça divina seria glorificada ao poupá-los.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *