Estudo de João 8:46 – Comentado e Explicado

Quem de vós me acusará de pecado? Se vos falo a verdade, por que me não credes?
João 8:46

Comentário de Albert Barnes

Qual de vocês me convence? Convencer, conosco, significa satisfazer a mente de um homem da verdade de qualquer coisa; mas este não é o seu significado aqui. Antes, significa condenar. Qual de vocês pode provar que sou culpado de pecado?

Do pecado – A palavra “pecado” aqui significa evidentemente “erro, falsidade ou impostura”. Isso se opõe à verdade. O argumento do Salvador é o seguinte: Uma doutrina pode ser rejeitada se for provado que quem a entregou era um impostor; mas como você não pode provar isso de mim, você é obrigado a receber minhas palavras.

Comentário de E.W. Bullinger

convence = convence . Compare João 8: 9 ; João 3:20 ; João 16: 8 ( “reprovar” ).

Comentário de John Calvin

46. Qual de vocês? Esta questão procede de perfeita confiança; pois, sabendo que eles não podiam justamente reprová-lo, ele se gloria sobre seus inimigos, como tendo obtido uma vitória. E, no entanto, ele não diz que está livre das calúnias deles; pois, embora não tivessem motivos para censurar, ainda assim não deixaram de derramar calúnias em Cristo; mas ele quer dizer que nenhum crime mora nele. E tal é a importância da palavra grega ?????e?? , como os latinos usam coarguere ( para condenar ) quando uma pessoa é condenada pelo fato. Qual de vocês me convence do pecado? No entanto, aqueles que pensam que Cristo aqui afirma sua completa inocência, porque somente ele superou todos os homens, na medida em que ele era o Filho de Deus, estão enganados. Pois essa defesa deve se restringir ao que pertence à passagem, como se ele tivesse afirmado que nada poderia ser apresentado para mostrar que ele não era um fiel servo de Deus. Da mesma maneira, Paulo também se gloria por não ter consciência de nenhum crime ( 1 Coríntios 4: 4 😉 pois isso não se estende a toda a vida, mas é apenas uma defesa de sua doutrina e apostolado. Está longe do assunto, portanto, especular, como alguns fazem, sobre a perfeição da justiça que pertence somente ao Filho de Deus; já que o único objetivo que ele tem em vista é dar autoridade ao seu ministério, como aparece mais claramente do que se segue; pois ele acrescenta imediatamente depois: Se eu falo a verdade, por que você não acredita em mim? Da qual inferimos que Cristo está mais defendendo sua doutrina do que sua pessoa.

Comentário de Adam Clarke

Qual de vocês me convence do pecado? Você pretende rejeitar as verdades que eu anuncio, porque minha vida não corresponde às doutrinas que ensinei? Mas algum de vocês pode me provar culpado de alguma falha? Você assistiu maliciosamente todos os meus passos; você viu a menor questão a ser reprovada em alguma parte de minha conduta?

Mas é provável que ?µa?t?a , pecado, seja colocado aqui em oposição a a???e?a , verdade, no mesmo versículo, e então seja falsificado. Os melhores escritores gregos usam a palavra no mesmo sentido: Kypke prova com citações de Políbio, Luciano, Dionísio Halicarnassensis, Plutarco, Tucídides e Hipócrates. Raphelius acrescenta uma citação pertinente de Heródoto e mostra que os mais puros escritores latinos usaram a palavra peccatum , pecado, no sentido de erro ou falsidade. Veja a nota em Gênesis 13:13 .

Comentário de Thomas Coke

João 8: 46-47 . Qual de vocês me convence do pecado? Pode me convencer do pecado? Heylin. A única razão para recusar o consentimento de uma pessoa é porque ela não merece crédito ou porque o que ela afirma é improvável. Nosso Senhor mostra que eles não podiam objetar a ele por nenhuma dessas razões, principalmente a primeira; eles não podiam convencê-lo do pecado; eles não podiam mostrar que sua conduta e vida eram impenetráveis; eles não podiam provar que sua doutrina era falsa; eles não podiam dizer que ele os reprovou injustamente por suas ações; e como, portanto, eles não podiam deixar de reconhecer que sua doutrina e sua vida se tornaram um mensageiro divino de Deus, ele poderia perguntar-lhes qual era a razão pela qual eles não creram nele? – uma pergunta, de fato, à qual ele dá uma resposta completa em João 8:47 . Veja também João 8:41 .

Comentário de Scofield

pecados

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Qual de vocês me convence do pecado? E se eu digo a verdade, por que você não acredita em mim?

Qual de vocês me convence do pecado? – E minha vida não é tão reprovável quanto minha doutrina? Todo o meu comportamento não confirma a verdade do que ensino?

Referências Cruzadas

Mateus 21:25 – De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens? ” Eles discutiam entre si, dizendo: “Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele? ’

Marcos 11:31 – Eles discutiam entre si, dizendo: “Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele? ’

João 8:7 – Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”.

João 14:30 – Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

João 15:10 – Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

João 16:8 – Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

1 Pedro 2:22 – “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *