Estudo de João 16:8 – Comentado e Explicado

E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo.
João 16:8

Comentário de Albert Barnes

Ele reprovará – A palavra traduzida “reprovar” significa geralmente demonstrar por argumento, provar, convencer alguém a fazer uma coisa, apresentando razões. Portanto, significa também convencer de qualquer coisa, e particularmente convencer do crime. Este é o seu significado aqui. Ele convencerá ou convencerá o mundo do pecado. Ou seja, ele aplicará as verdades de Deus à mente dos homens de modo a convencê-los por argumentos justos e suficientes de que eles são pecadores, e fará com que sintam isso. Essa é a natureza da convicção sempre.

O mundo – pecadores. Os homens do mundo. Todos os homens são por natureza pecadores, e o termo mundo pode ser aplicado a todos eles, João 1:10 ; João 12:31 ; 1 João 5:19 .

Comentário de E.W. Bullinger

E etc. Estes quatro versículos exibem a Figura da fala Prosapodose, App-6.

quando Ele vier = ter vindo.

ele. Grego. ekeinos. Ver João 14:26 .

reprovar = condenar, ou seja, denunciar culpado. Grego. elencho (latino. convencer). Em outros lugares em João 3:20 , “reprovar” ; João 8: 9 , “condenado”; João 8:46 , “convencer”. Compare também Tito 1: 9 . Tiago 2: 9 .

mundo. Grego. Kosmos. App-129.

of = concernente. App-104.

pecado. App-128.

julgamento. App-177.

Comentário de John Calvin

8. E quando ele vier. Passando pela diversidade de exposições que recebemos em consequência da obscuridade da passagem, declararei apenas o que me parece estar de acordo com o verdadeiro significado de Cristo. Ele prometeu seu Espírito aos discípulos; e agora ele elogia a excelência do presente pelo seu efeito, porque esse Espírito não apenas os guiará, apoiará e protegerá em particular, mas ampliará mais amplamente seu poder e eficácia.

Ele convencerá o mundo; isto é, ele não permanecerá trancado em você, mas; seu poder sairá de você para ser exibido ao mundo inteiro. Ele, portanto, promete a eles um Espírito , que será o Juiz do mundo, e por quem suas pregações serão tão poderosas e eficazes, que sujeitarão aqueles que antes se entregavam à licenciosidade sem limites e eram impedidos por nenhum medo ou reverência.

Deve-se observar que nesta passagem Cristo não fala de revelações secretas, mas do poder do Espírito, que aparece na doutrina externa do Evangelho e na voz dos homens. Pois como é que a voz que sai da boca de um homem (94) penetra nos corações, se enraíza ali e, por fim, produz frutos, transformando corações de pedra em corações de carne e renovando homens, mas porque o Espírito de Cristo vivifica isso? Caso contrário, seria uma letra morta e um som inútil, como Paulo diz naquela bela passagem, na qual ele se orgulha de ser ministro do Espírito ( 2 Coríntios 3: 6 ), porque Deus operou poderosamente em sua doutrina. O significado, portanto, é que, embora o Espírito tivesse sido dado aos apóstolos, eles seriam dotados de um poder celestial e divino, pelo qual exerceriam jurisdição sobre o mundo inteiro. Agora, isso é atribuído ao Espírito e não a si mesmos, porque eles não terão poder próprio, mas serão apenas ministros e órgãos, e o Espírito Santo será seu diretor e governador. (95)

Sob o termo mundo , penso eu, incluímos não apenas aqueles que seriam verdadeiramente convertidos a Cristo, mas também hipócritas e réprobos. Pois existem duas maneiras pelas quais o Espírito convence os homens pela pregação do Evangelho. Alguns são movidos com sinceridade, a fim de se curvar de boa vontade e concordar de boa vontade com o julgamento pelo qual são condenados. Outros, embora estejam convencidos da culpa e não possam escapar, ainda assim não cedem sinceramente, nem se submetem à autoridade e jurisdição do Espírito Santo, mas, pelo contrário, sendo subjugados, gemem interiormente e, oprimidos pela confusão, ainda não deixam de nutrir obstinação em seus corações.

Agora percebemos de que maneira o Espírito deveria convencer o mundo pelos apóstolos. Foi porque Deus revelou seu julgamento no Evangelho, pelo qual suas consciências foram atingidas, e começou a perceber seus males e a graça de Deus. pois o verbo ?????e?? aqui significa convencer ou condenar ; e, para entender esta passagem, não será obtida pouca luz das palavras do apóstolo Paulo, quando ele diz:

Se todos profetizarem, e um incrédulo ou um homem sem instrução entrar, ele é convencido por todos, ele é julgado por todos, e assim os segredos de seu coração serão manifestos,
( 1 Coríntios 14:23 .)

Nessa passagem, Paulo fala particularmente de um tipo de convicção , isto é; quando o Senhor leva seus eleitos ao arrependimento pelo Evangelho; mas isso mostra claramente de que maneira o Espírito de Deus, pelo som da voz humana, restringe os homens, que antes não estavam acostumados a seu jugo, a reconhecer e se submeter à sua autoridade.

Surge agora uma pergunta: com que propósito Cristo disse isso? Alguns pensam que ele aponta a causa do ódio que ele mencionou; como se ele tivesse dito, que a razão pela qual eles serão odiados pelo mundo é que o Espírito , por outro lado, solicita sinceramente o mundo por meio deles. Mas eu concordo com aqueles que nos dizem que o desígnio de Cristo era diferente, como afirmei brevemente no início da exposição deste versículo; pois era de grande importância que os apóstolos soubessem que o dom do Espírito , que lhes fora prometido, não tinha valor comum. Ele, portanto, descreve sua excelência incomum, dizendo que Deus, dessa maneira, erigirá seu tribunal por julgar o mundo inteiro.

Comentário de Adam Clarke

Ele reprovará – ??e??e? , Ele demonstrará esses assuntos com tanta clareza que não deixará dúvidas nas mentes daqueles que são simples de coração; e de maneira tão completa que confunda e cale a boca daqueles que são contrabandistas. Veja Atos 2: 1 , etc.

O mundo – A nação judaica primeiro e depois o mundo gentio; pois suas influências não devem se limitar a um povo, lugar ou tempo.

Comentário de Thomas Coke

João 16: 8 . E quando ele vier, ele reprovará Ele convencerá, etc. “E ele, vindo do alto, em virtude de minha morte, e em conseqüência de minha ressurreição e exaltação, continuará minha causa neste mundo inferior, demonstrando convencidamente judeus e gentios, onde quer que meu evangelho venha, de sua culpa, depravação e antipatia à ira de Deus; da justiça que trago com a minha obediência e sofrimentos até a morte da cruz, para justificar os que têm consciência de que não têm justiça própria para recomendá-los ao favor e aceitação divinos; e do meu poder sagrado e judicial, ao estabelecer os direitos das desordens da natureza humana, santificando a graça, derrubando o domínio de Satanás e julgando contra ele e os finalmente incrédulos e injustos no grande dia do relato. ” Veja as seguintes notas.

Comentário de Scofield

mundo kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

pecado pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

E quando ele vier, ele reprovará o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

Ele – observe seu duplo escritório; para o mundo, João 16: 8 , etc .; para com os crentes, João 16:12 , etc .: convencerá – Todo o mundo – Quem não resiste obstinadamente, por suas pregações e milagres, ao pecado, à justiça e ao julgamento – Aquele que está convencido do pecado aceita a justiça de Cristo, ou é julgado com Satanás. Uma realização abundante disso encontramos nos Atos dos Apóstolos.

Referências Cruzadas

Zacarias 12:10 – E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

João 8:9 – Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele.

João 8:46 – Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim?

Atos dos Apóstolos 2:37 – Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos? “

Atos dos Apóstolos 16:29 – O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.

1 Coríntios 14:24 – Mas se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando, ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado,

Judas 1:15 – para julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *