Estudo de João 15:10 – Comentado e Explicado

Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.
João 15:10

Comentário de Albert Barnes

Ver João 14: 23-24 .

Comentário de E.W. Bullinger

manter. Grego. tereo. Compare João 8:51 , João 8: 2 , João 8:55 ; João 14:15 , João 14:21 , João 14:23 , João 14:24 .

Comentário de John Calvin

10. Se você guardar meus mandamentos. Ele aponta para nós o método de perseverança. dele, seguir onde ele pede, pois, como Paulo diz,

Os que estão em Cristo não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito,
( Romanos 8: 1. )

Pois essas duas coisas estão continuamente unidas, a fé que percebe o imerecido amor de Cristo por nós e uma boa consciência e novidade de vida. E, de fato, Cristo não reconcilia os crentes ao Pai, para que eles se entreguem à iniquidade sem reservas e sem punição; mas que, governando-os pelo seu Espírito, ele pode mantê-los sob a autoridade e domínio de seu Pai. Portanto, segue-se que o amor de Cristo é rejeitado por aqueles que não provam, por verdadeira obediência, que são seus discípulos.

Se alguém objeta que, nesse caso, a segurança de nossa salvação depende de nós mesmos, respondo, é errado atribuir tal significado às palavras de Cristo; pois a obediência que os crentes lhe prestam não é a causa pela qual ele continua seu amor por nós, mas é o efeito de seu amor. Pois de onde vem eles respondem ao chamado, mas porque são guiados pelo Espírito de adoção da graça gratuita?

Mas, novamente, pode-se pensar que a condição imposta a nós é muito difícil, que devemos guardar os mandamentos de Cristo, que contêm a perfeição absoluta da justiça – uma perfeição que excede em muito a nossa capacidade -, pois daí decorre que o amor de Cristo será inútil, se não formos dotados de pureza angelical. A resposta é fácil; pois quando Cristo fala do desejo de viver uma vida boa e santa, ele não exclui o que é o principal artigo de sua doutrina, a saber, aquilo que alude à justiça sendo livremente imputada, em consequência da qual, por perdão gratuito, nosso os deveres são aceitáveis ??a Deus, que por si só mereciam ser rejeitados como imperfeitos e profanos. Os crentes, portanto, são reconhecidos como guardando os mandamentos de Cristo quando lhes aplicam sua sincera atenção, embora estejam muito distantes do objeto para o qual almejam; pois são libertados dessa rigorosa sentença da lei,

Maldito aquele que não confirmou todas as palavras desta lei para fazê-las,
( Deuteronômio 27:26 ).

Como também guardei os mandamentos de meu pai. Assim como fomos eleitos em Cristo, nele a imagem de nosso chamado é exibida de maneira viva; e, portanto, ele justamente se apresenta a nós como um padrão, cuja imitação deve ser conformada por todos os deuses. “Em mim”, diz ele, “é brilhantemente exibida a semelhança daquelas coisas que eu exijo de você; pois você vê com sinceridade que me dedico à obediência a meu Pai e como persevero neste curso. Meu pai também me amou, não por um momento ou por um curto período de tempo, mas seu amor por mim é constante. Essa conformidade entre a Cabeça e os membros deve ser sempre colocada diante de nossos olhos, não apenas para que os crentes se formem segundo o exemplo de Cristo, mas para que eles tenham uma esperança confiante de que seu Espírito todos os dias os formará de novo para serem cada vez melhor, para que possam caminhar até o fim em novidade de vida.

Comentário de Adam Clarke

Se você guardar meus mandamentos, etc. – Portanto, aprendemos que é impossível reter um senso do amor perdoador de Deus, sem continuar na obediência da fé.

Comentário de John Wesley

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como cumpri os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor.

Se você guardar meus mandamentos, permanecerá em meu amor – Nestes termos, e em nenhum outro, você permanecerá o objeto de meu afeto especial.

Referências Cruzadas

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Mateus 3:15 – Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.

João 4:34 – Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

João 8:29 – Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada”.

João 12:49 – Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.

João 14:15 – “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

João 14:31 – Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui! “

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

1 Coríntios 7:19 – A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.

1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Hebreus 10:5 – Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste;

2 Pedro 2:21 – Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 João 2:5 – Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:

1 João 3:21 – Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus

1 João 5:3 – Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

Apocalipse 22:14 – “Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *