Estudo de João 14:15 – Comentado e Explicado

Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
João 14:15

Comentário de Albert Barnes

Se você me ama – Não demonstre seu amor pela tristeza apenas à minha partida; ou por profissão, mas por obediência.

Guarde meus mandamentos – Esta é a única evidência adequada de amor a Jesus, pois a mera profissão não é prova de amor; mas esse amor por ele, que nos leva a fazer toda a sua vontade, amar um ao outro, negar a nós mesmos, tomar nossa cruz e segui-lo através de más notícias e boas notícias, é um verdadeiro apego. A evidência que temos de que uma criança ama seus pais é quando ela está disposta, sem hesitação, indiferença ou queixa, a fazer tudo o que o pai exige que ele faça. Portanto, os discípulos de Cristo devem mostrar que estão apegados a ele supremamente, cedendo a todos os seus requisitos e pacientemente fazendo sua vontade em face do ridículo e da oposição, 1 João 5: 2-3 .

Comentário de E.W. Bullinger

amor Grego. Agapão. App-135., E ver p. 1511. mantenha. A maioria dos textos diz: “Guardareis” .

Comentário de John Calvin

15. se você me ama O amor com que os discípulos amavam a Cristo era verdadeiro e sincero, e, no entanto, havia alguma superstição misturada a ele, como é frequentemente o caso conosco; pois era muito tolo neles querer mantê-lo no mundo. Para corrigir essa falha, ele pede que direcionem seu amor para outro fim; e isto é, empregar-se em guardar os mandamentos que ele lhes dera. Essa é, sem dúvida, uma doutrina útil, pois, daqueles que pensam que amam a Cristo, há muito poucos que o honram como deveriam; mas, pelo contrário, depois de realizarem serviços pequenos e triviais, eles não se preocupam mais. O verdadeiro amor de Cristo, por outro lado, é regulado pela observação de sua doutrina como a única regra. Mas também somos lembrados de quão pecaminosas são nossas afeições, pois nem mesmo o amor que levamos a Cristo é sem culpa, se não for direcionado a uma pura obediência.

Comentário de Adam Clarke

Se você me ama, guarde meus mandamentos – Não se aflija com o pensamento de que eu esteja separado de você: a prova mais sólida que você pode dar de seu apego e afeição por mim é guardar meus mandamentos. Isso eu receberei como prova maior de sua afeição do que suas lágrimas.

Comentário de Thomas Coke

João 14:15 . Se você me ama, cumpra meus mandamentos. O termo de amar a Deus é freqüentemente retirado daquela expressão de amor que consiste em fazer coisas que são consideradas gratas ou benéficas ao objeto amado: mas, como nossos esforços não podem promover nem o benefício ou a felicidade de Deus, nem as coisas que fazemos que são gratos a ele consiste em executar o que os comandos; portanto, nossa obediência à vontade e aos mandamentos de Deus é freqüentemente roubada, amando-o; porque a melhor, se não a única maneira de demonstrar nosso amor a Deus, é agradar-lhe; e não podemos agradá-lo, mas obedecendo-o. Portanto, o amor de Deus é usado, em alguns lugares, como sinônimo de guardar seus mandamentos, como aparecerá na comparação de Êxodo 20: 6 . Deuteronômio 5:10 . Nosso abençoado Senhor, portanto, percebendo que o coração de seus discípulos se derreteu com a previsão de sua partida, conforta-os nobremente, dizendo-lhes que sua obediência seria um sinal muito mais agradecido de sua afeição por ele do que qualquer tristeza pela qual eles poderia mostrar.

Comentário de Spurgeon

João 14:15 . Se você me ama, cumpra meus mandamentos.

Não podemos esperar que o Espírito Santo habite conosco, a menos que sejamos obedientes aos mandamentos de Cristo. Nosso Salvador aqui nos fala muito sobre o espírito da verdade, mas ele começa com este teste de nosso amor a ele: “Se você me ama, guarde meus mandamentos”.

João 14:16 . E eu orarei ao Pai, e ele lhe dará outro Consolador, para que ele fique com você para sempre;

Não é um Consolador diferente, mas o Consolador que agora está conosco, é da mesma natureza e trabalha da mesma maneira que o próprio Senhor Jesus, que foi nosso primeiro Advogado, Ajudante, Paracleto, Consolador: Eu lhes dou estes quatro palavras em vez de uma, porque estão todas embrulhadas na palavra original ‘Paraclete’ – “para que ele permaneça com você para todo o sempre”. O Senhor Jesus não pôde permanecer conosco para sempre; era conveniente para ele que ele fosse ao céu para preparar um lugar para nós. Mas o Espírito Santo não irá; ele permanecerá nesta dispensação, até o fim dela, “para que ele permaneça com você para sempre”.

João 14:17 . Até o espírito da verdade; quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas você o conhece; porque ele habita contigo, e estará em você.

O mundo não sabe nada sobre o Espírito Santo; pode ouvir o evangelho, pode ouvir a palavra externa, mas o Espírito vivo, místico e interior, do qual o mundo não conhece nada.

João 14: 18-19 . Não o deixarei sem conforto: irei até você. Ainda um pouco e o mundo não me verá mais; mas vós me vedes; porque eu vivo, vivereis também.

“Enquanto eu estiver fora, o Espírito Santo será seu Consolador, você não será como órfão sem pai ou amigo.” Jesus virá uma segunda vez. Esta é a nossa alegre esperança, mas enquanto isso, enquanto ele estiver fora, não ficaremos sem um Consolador. “Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais.” Que coisa maravilhosa! Os filhos de Deus sempre vêem Jesus espiritualmente. “Mas você me vê; porque eu vivo, vós também vivereis. ” Há vida em um olhar, e nossa visão contínua de Cristo nos traz vida contínua através de Cristo. Porque ele vive, existe uma união amorosa, viva e duradoura entre nós e Cristo.

João 14:20 . Naquele dia sabereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós.

Três uniões maravilhosas, Cristo no Pai, seu povo em Cristo, Cristo em seu povo. Se você for instruído pelo Senhor, entenderá este texto. Esse é o conhecimento que as universidades não podem ensinar; é um conhecimento que os médicos mais instruídos não conseguem alcançar sozinhos.

Somente o Espírito de Deus pode nos ensinar essas coisas.

João 14:21 . Quem tem os meus mandamentos e os guarda, é o que me ama; e quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

Ele deve ter obediência. Cristo não pode vir e manifestar-se confortavelmente àqueles que estão vivendo fora de ordem e desconsiderando suas palavras. Preste atenção, filhos de Deus, da desobediência; é uma disciplina da família divina que, se desobedecermos, perderemos a presença confortável de nosso Senhor. “Eu vou me manifestar a ele.”

João 14: 22-23 . Judas disse-lhe, não Iscariotes, Senhor, como é que tu te manifestas a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu e disse-lhe: Se um homem me ama, ele guardará minhas palavras; e meu Pai o amará, e nós iremos a ele e faremos nossa morada com ele.

Cristo e seu Pai habitam com pessoas obedientes: “Habitaremos com ele e faremos nossa morada com ele”. Oh, para que possamos observar cuidadosamente nossos pensamentos, nossas palavras, nossos atos, para que não entristecemos nosso Senhor. Ele se manifestará para nós quando nos entregarmos a ele. Quando obedecemos a sua vontade, será sua vontade nos honrar com sua presença constante.

João 14:24 . Quem não me ama, não guarda as minhas palavras.

Fala-se muito de lealdade a Cristo, mas os ensinamentos de Cristo são desprezados. Os ensinamentos de seus apóstolos são os ensinamentos de Cristo; eles são apenas um prolongamento e exposição do que Cristo ensinou. Ao rejeitá-los, rejeitamos a Cristo. Ele não quer que sejamos leais a ele e, no entanto, recusamos seus ensinamentos.

João 14:24 . E a palavra que ouvistes não é minha, mas é do Pai que me enviou.

É uma maravilhosa negação de originalidade por parte de Cristo. Se alguém poderia ter dito sua própria palavra, certamente era o Cristo de Deus. Mas ele era um mensageiro e entregou sua mensagem. Agora, se é assim com Cristo, quanto mais com nós, que somos mensageiros muito inferiores. Devemos ter muito cuidado para não entregar nossos próprios pensamentos, ou sugestões, excogitações e filosofias. “A palavra que ouvistes não é minha” (que posso enfaticamente dizer) “mas a do Pai que me enviou.” Veja bem, quando entregamos uma mensagem que não é nossa, mas da do Pai, nos sentimos seguros com isso; temos certeza de seu sucesso, enquanto que, se formos os criadores, deveríamos frequentemente questionar se não lhe dissemos falsamente: mas se podemos recorrer à Palavra de Deus e prová-la pelo que o Pai disse , então sentimos que não somos mais responsáveis.

João 14: 25-26 . Eu falei com você estas coisas, ainda estando presente com você. Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, ele ensinará todas as coisas e trará todas as coisas para sua lembrança, tudo o que eu lhe disse.

Esse é o ensinamento. O Espírito Santo não revela nada de novo para nós. Ele traz à nossa lembrança o que já foi dito e escrito na Palavra inspirada. Enquanto o Livro nos transmite o sentido externo, o Espírito Santo nos transmite o significado interior. A personificação da verdade que você tem neste livro, mas a própria verdade, lidando com a consciência, o coração e o espírito, deve ser levada para casa pelo autor do livro, pelo próprio Espírito Santo.

João 14:27 . Paz deixo com você, minha paz vos dou:

Você entendeu, irmãos e irmãs? Você está em paz neste momento? “Estou muito preocupado”, diz um deles. Bem, você deve ter tribulação aqui; mas você deve ter paz com isso. No mundo tereis tribulações, mas em Cristo tereis paz. Se você tem as ervas amargas, não fique satisfeito com as ervas amargas, peça o Cordeiro Pascal.

João 14:27 . Não como o mundo dá, eu vos dou. Não deixe seu coração perturbado, nem tenha medo.

Venha, conte seu problema ao seu Senhor, peça ao Espírito Santo que exerça o ofício de Consolador sobre você agora, neste exato momento.

João 14:28 . Ouvistes como eu te disse: Eu vou embora e volto a vós. Se me amaste, regozijar-te-ia, porque eu disse: vou ao Pai; porque meu Pai é maior que eu.

O Senhor Jesus tomou um lugar subordinado, ele se tornou o servo do Pai, o mensageiro do Pai, mas ele estava voltando para reassumir sua glória. Isso deve ser motivo de alegria para nós. Vamos abençoar Jesus por ele não estar aqui. Se ele estivesse aqui em seu estado anterior, estaria em sua humilhação; mas agora ele foi para a sua glória. Vamos nos alegrar com isso.

João 14:29 . E agora eu lhe disse antes que acontecesse que, quando acontecer, você possa acreditar.

Jesus alertou seus discípulos sobre tudo o que aconteceria em sua morte e em sua partida. Creio que o Espírito de Deus geralmente dá avisos internos ao povo de Deus sobre os problemas que estão por vir, -monições, para que possam estar preparados para o problema quando vier, e possam sentir como se ele tivesse dito a eles antes que isso acontecesse. passar.

João 14:30 . A partir de agora não falarei muito com você; porque o príncipe deste mundo vem e nada tem em mim.

Ele teria muito poucas palavras, pois estava suando e açoitando e morrendo: suas palavras poderiam muito bem ser poucas, pois suas ações falavam mais alto que palavras.

João 14:31 . Mas para que o mundo saiba que eu amo o Pai; e o Pai me deu mandamentos, assim como eu. Levante-se, vamos embora daqui.

E eles deixaram a mesa do jantar para ir ao jardim, o jardim de sua agonia. Let us be willing to go wherever God calls us.

Comentário de John Wesley

Se você me ama, cumpra meus mandamentos.

Se você me ama, guarde meus mandamentos – Imediatamente após a fé, ele exorta ao amor e às boas obras.

Referências Cruzadas

Mateus 10:37 – “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

João 8:42 – Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

João 15:10 – Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

1 Coríntios 16:22 – Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor!

2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

2 Coríntios 8:8 – Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Efésios 6:24 – A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

Filipenses 3:7 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

1 João 2:3 – Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.

1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

1 João 5:2 – Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *