Estudo de João 21:15 – Comentado e Explicado

Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
João 21:15

Comentário de Albert Barnes

Amas-me mais do que isso? Há uma ligeira ambiguidade aqui no original, como na nossa tradução. A palavra pode estar no gênero neutro e se referir a essas coisas: seu barco, seus utensílios de pesca e seus empregos; ou pode estar no masculino e se referir aos apóstolos. No primeiro sentido, significaria: “Amas-me mais do que a esses objetos? Está agora disposto, por amor a mim, a abandonar tudo isso e ir pregar meu evangelho às nações da terra? ” No outro sentido, que provavelmente é o verdadeiro sentido, significaria: “Amas-me mais do que esses outros apóstolos me amam?” Nesta questão, Jesus se refere à profissão de apego superior a ele, que Pedro havia feito antes de sua morte, Mateus 26:33; “Embora todos os homens se ofendam por causa de ti, ainda assim nunca serei ofendido.” Compare João 13:37. Jesus aqui o reprova levemente por essa afirmação confiante, lembra-o de sua triste e dolorosa negação e agora coloca essa pergunta direta e direta a ele para saber qual era o estado atual de seus sentimentos. Depois de tudo o que Pedro teve para humilhá-lo, o Salvador perguntou a ele qual tinha sido o efeito em sua mente e se isso tendia a prepará-lo para as árduas labutas nas quais ele estava prestes a se envolver. Esta questão todos devemos colocar para nós mesmos. É uma questão de muita importância que nós mesmos saibamos qual é o efeito do trato da Providência divina em nossos corações e qual é o nosso estado atual de sentimento em relação ao Senhor Jesus Cristo.

Tu sabes que te amo – Pedro agora não pretendia amar superior a seus irmãos. Sua triste negação o convencera da loucura dessa alegação; mas ele ainda podia apelar para o pesquisador do coração e dizer que sabia que o amava. Aqui está a expressão de uma alma humilhada – alma sensata à sua fraqueza e necessidade de força, mas com evidências de um verdadeiro apego ao Salvador. Não são as pretensões mais confiantes que constituem a mais alta prova de amor a Cristo; e o melhor e mais feliz estado de sentimento é quando podemos, com humildade, mas com confiança, olhar para o Senhor Jesus e dizer: “Tu sabes que te amo.”

Alimente meus cordeiros – A palavra aqui traduzida como “alimento para animais” significa os cuidados prestados ao fornecer nutrientes para o rebanho. No versículo seguinte, há uma mudança no grego, e a palavra alimento traduzido indica mais o cuidado, a orientação e a proteção que um pastor estende a seu rebanho. Pelo uso de ambas as palavras, supõe-se que nosso Salvador pretendia que um pastor oferecesse o alimento adequado para seu rebanho e o governasse; ou, como expressamos, para exercer o ofício de pastor. A expressão é tirada do ofício de pastor, com o qual o ofício de ministro do evangelho é freqüentemente comparado. Isso significa que, como um bom pastor provê as necessidades de seu rebanho, o pastor da igreja deve fornecer alimento para a alma, ou então exibir a verdade de que a fé dos crentes pode ser fortalecida e sua esperança confirmada.

Meus cordeiros – A igreja é frequentemente comparada a um rebanho. Ver João 10: 1-16 . Aqui a expressão meus cordeiros, sem dúvida, refere-se ao terno e aos jovens na igreja cristã; para aqueles que são jovens em anos e na experiência cristã. O Senhor Jesus viu, o que foi confirmado na experiência da igreja, que o sucesso do evangelho entre os homens dependia do cuidado que o ministério estenderia àqueles no início da vida. É em obediência a esse mandamento que as escolas dominicais foram estabelecidas, e nenhum meio de cumprir esse mandamento do Salvador foi considerado tão eficaz que estendeu o patrocínio a essas escolas. Portanto, não é apenas o privilégio, é o dever solene dos ministros do evangelho aceitar e apadrinhar essas escolas.

Comentário de E.W. Bullinger

Então = Portanto.

Simon . Pedro sempre foi chamado pelo Senhor como Simão, exceto em Lucas 22:34 . Veja App-147.

mais do que estes : ie, do que esses outros discípulos fazem. Referindo-se às suas palavras em Mateus 26:33 , Mateus 26:35 .

amor Phileo grego . App-135. Observe as diferentes palavras usadas nesses versículos. O Senhor usa agapao duas vezes e phileo uma vez, Peter sempre phileo.

Alimento : ie, fornecer pasto. Grego. bosko. Salvo nesta passagem, sempre de porcos.

cordeiros . Grego. arnion, um diminutivo. Somente aqui e no Apocalipse, onde ocorre vinte e nove vezes, sempre do Senhor, exceto João 13:11 . A outra palavra para “cordeiro” , amnos, somente em João 1:29 , João 1:36 . Atos 8:32 . 1 Pedro 1:19 .

Comentário de John Calvin

15. Quando, portanto, eles jantaram. O evangelista agora relata de que maneira Pedro foi restaurado àquela categoria de honra da qual ele havia caído. Essa negação traiçoeira, descrita anteriormente, sem dúvida o tornara indigno do apostolado; pois como ele poderia ser capaz de instruir outros na fé, que haviam se revoltado com isso? Ele havia sido feito apóstolo, mas foi junto com Judas e, desde o momento em que abandonou seu posto, (230) ele também foi privado da honra do apóstolo-navio. Agora, portanto, a liberdade, assim como a autoridade, de ensino lhe são restauradas, as quais ele havia perdido por culpa sua. E para que a desgraça de sua apostolado possa não atrapalhar, Cristo apaga e destrói a lembrança dela. Tal restauração era necessária, tanto para Pedro como para seus ouvintes; para Pedro, para que ele pudesse executar com mais ousadia seu cargo, tendo a certeza do chamado com o qual Cristo o investira novamente; para seus ouvintes, para que a mancha que se prendeu à sua pessoa não seja a ocasião de desprezar o Evangelho. Para nós também, nos dias atuais, é de grande importância que Pedro se apresente a nós como um novo homem, de quem a desgraça que poderia ter diminuído sua autoridade foi removida.

Simão ( filho ) de João (231) me ama? Por essas palavras, Cristo significa que ninguém pode servir fielmente à Igreja e empregar-se na alimentação do rebanho, se não parecer mais alto do que para os homens. Primeiro, o ofício de alimentação (232) é, por si só, trabalhoso e problemático; já que nada é mais difícil do que manter os homens sob o jugo de Deus, entre os quais muitos são fracos, outros são devassos e instáveis, outros são tolos e preguiçosos e outros lentos e intratáveis. Satanás agora apresenta o maior número possível de ofensas, para que ele possa destruir ou enfraquecer a coragem de um bom pastor. (233) Além disso, devemos levar em consideração a ingratidão de muitas e outras causas de repulsa. Portanto, ninguém perseverará firmemente no cumprimento deste ofício, a menos que o amor de Cristo reine em seu coração, de tal maneira que, esquecido de si mesmo e se dedicando inteiramente a Cristo, ele supere todos os obstáculos. Assim, Paulo declara que esse foi o estado de seus próprios sentimentos, quando diz:

O amor de Cristo nos constrange, julgando assim, que se alguém morresse por todos,
então tudo deve estar morto,
( 2 Coríntios 5:14 .)

Pois, embora ele queira dizer aquele amor com o qual Cristo nos amou e do qual nos deu uma prova por sua morte, ainda assim ele se conecta conosco ao amor mútuo que nasce da convicção de ter recebido tão grande bênção. Mestres ímpios e falsos, por outro lado, são apontados por ele em outra passagem por esta marca, que eles não amam o Senhor Jesus ( 1 Coríntios 16:22 .)

Aqueles que são chamados a governar a Igreja devem, portanto, lembrar que, se desejam exercer seu cargo de maneira adequada e fiel, devem começar com o amor de Cristo. Enquanto isso, Cristo testemunha abertamente o quanto ele valoriza nossa salvação, quando emprega uma linguagem tão sincera e marcante ao recomendá-la aos pastores, e quando ele declara que, se a salvação de seu rebanho for objeto de sua sincera solicitude, ele a reconhecerá. uma prova do ardor de seu amor por si mesmo. E, de fato, nada poderia ter sido falado que fosse mais adequado para encorajar os ministros do Evangelho do que informá-los de que nenhum serviço pode ser mais agradável a Cristo do que o que é concedido para alimentar seu rebanho. Todos os crentes não devem tirar dele nenhum consolo comum, quando são ensinados que são tão queridos e tão preciosos aos olhos do Filho de Deus, que ele os substitui, por assim dizer, em seu próprio quarto. Mas a mesma doutrina deve muito alarmar os falsos mestres, que corrompem e derrubam o governo da Igreja; pois Cristo, que declara ser insultado por eles, infligirá sobre eles um terrível castigo.

Alimente meus cordeiros. A palavra feed é metaforicamente aplicada pelas Escrituras a qualquer tipo de governo; mas como o assunto atual é o governo espiritual da Igreja, é importante observar quais são as partes das quais o cargo de pastor ou pastor consiste. Nenhuma posição ociosa é aqui descrita para nós, nem Cristo concede a um homem mortal qualquer governo a ser exercido por ele de maneira confusa, de acordo com seu próprio prazer. Ao expor o décimo capítulo, vimos que Cristo é o único pastor ou pastor da Igreja. (234) Vimos também por que ele leva esse nome para si mesmo. Se, é, porque ele alimenta, isto é, ele governa suas ovelhas, porque ele é o único alimento verdadeiro da alma. Mas porque ele emprega a agência dos homens na pregação da doutrina, ele lhes transmite também seu próprio nome ou, pelo menos, compartilha com eles. Portanto, esses homens são considerados pastores aos olhos de Deus, que governam a Igreja pelo ministério da palavra sob Cristo, que é a cabeça deles. Portanto, podemos facilmente deduzir qual é o fardo que Cristo impõe a Pedro e em que condição ele o designa para governar seu rebanho.

Isso nos permite refutar claramente os seguidores perversos da Igreja de Roma, que torturam essa passagem para apoiar a tirania de seu papado. “Para Pedro” eles nos dizem, “em preferência aos outros, diz-se: Alimente minhas ovelhas ”. Já explicamos a razão pela qual isso foi dito a ele, e não aos outros; ou seja, que, estando livre de toda mancha vergonhosa, ele poderia pregar corajosamente o Evangelho; e a razão pela qual Cristo três vezes o designa para ser pastor é que as três negações, pelas quais Pedro causou vergonha eterna, sejam deixadas de lado e, portanto, não constituam barreira ao seu apostolado, como tem sido criteriosamente observado por Crisóstomo, Agostinho e Cirilo, e a maioria dos outros Comentadores. Além disso, nada foi dado a Pedro por essas palavras, que também não é dado a todos os ministros do Evangelho.

Em vão, portanto, os papistas sustentam que ele detém o posto mais alto, porque somente ele é especialmente abordado; e, concedendo que alguma honra especial lhe foi conferida, como, pergunto, eles provarão disso que ele foi elevado à primazia? Embora ele fosse o chefe entre os apóstolos, segue-se que ele era o bispo universal de todo o mundo? A isto deve-se acrescentar que tudo o que Pedro recebeu não pertence ao Papa mais do que a Mahomet; pois em que base ele afirma ser o herdeiro de Pedro, e que homem de bom entendimento admitirá que Cristo aqui lhe confere algum direito hereditário? No entanto, ele deseja ser considerado o sucessor de Pedro: eu gostaria que ele fosse assim. Nenhum de nós o impede de amar a Cristo e de cuidar de alimentar seu rebanho; mas não se preocupar em amar a Cristo, deixar de lado o ofício de alimentar e depois se gabar de ser o sucessor de Pedro é excessivamente tolo e absurdo. Ora, como Cristo, ao atribuir a Pedro o dever de ensinar, não pretendia erguer um trono para um ídolo ou para um assassino de almas, para que, com isso, ele pudesse oprimir miseravelmente a Igreja, assim ele declarou em poucas palavras , que tipo de governo da Igreja ele aprova. Isso remove a máscara de todos os bispos mitigados, que, satisfeitos com uma mera exibição teatral e um título vazio, reivindicam para si mesmos a autoridade dos bispos.

Comentário de Adam Clarke

Simão me ama – Pedro havia negado três vezes seu Senhor, e agora Cristo lhe dá uma oportunidade, em certa medida, de reparar sua falta com uma tripla confissão.

Mais que estes? Era uma espécie de censura a Pedro: ele professara um apego mais afetuoso a Cristo do que o resto; ele tinha sido mais avançado em fazer profissões de amizade e amor do que qualquer um dos outros; e ninguém (exceto Judas) havia tratado seu Senhor com tanta seriedade. Como ele havia sugerido anteriormente que seu apego ao Mestre era mais do que o resto, nosso Senhor agora faz a pergunta: Você me ama mais do que isso? À qual Pedro deu a resposta mais modesta: Tu sabes que eu te amo, mas não mora mais na força de seu amor, nem se compara com o pior dos seus irmãos. Antes, ele lançara uma reflexão muito desagradável sobre seus irmãos, embora todos se ofendam por sua causa, mas nunca serei ofendido, Mateus 26:33 . Mas ele havia aprendido agora, por terrível experiência, que quem confia em seu próprio coração é um tolo; e que a suficiência de um homem para o bem é somente do Senhor.

As palavras, mais do que estas, considera o bispo Pearce, referem-se às provisões que estavam comendo ou a seus empregos seculares; pois diz: “Não parece provável que Jesus faça a Pedro uma pergunta que ele não poderia responder; porque ele só podia conhecer seu próprio grau de amor por Jesus, não o dos outros discípulos”. Mas parece-me que nosso Senhor se refere à profissão feita por Pedro, que citei acima.

É notável que nessas três perguntas nosso Senhor use o verbo a?apa? , que significa amar afetuosamente, ardentemente, supremamente, perfeitamente – veja a nota em Mateus 21:37 ; e que Pedro sempre responde, usando o verbo f??e? , que significa amar, gostar, considerar, sentir amizade por outro. Como se nosso Senhor tivesse dito: “Pedro, você me ama ardentemente e supremamente?” Ao que ele responde: “Senhor, sinto uma afeição por ti – eu te aprecio -, mas ouso, no momento, não dizer mais nada”.

Há outra mudança notável de termos nesse lugar. Em João 21:15 , João 21:17 , nosso Senhor usa o verbo ß?s?d? , para alimentar, e em João 21:16 ; ele usa a palavra p??µa??? , que significa cuidar de um rebanho, não apenas para alimentar, mas para cuidar, guiar, governar, defender etc., pela qual ele parece intimar que não basta apenas oferecer o pão de vida à congregação do Senhor, mas ele deve cuidar para que as ovelhas sejam adequadamente coletadas, atendidas, reguladas, guiadas, etc .; e parece que Pedro compreendeu perfeitamente o significado de nosso Senhor, e viu que era uma direção dada não apenas a ele e ao resto dos discípulos, mas a todos os seus sucessores no ministério cristão; por si mesmo diz, 1 João 5: 2 ; : Alimente o rebanho de Deus que está entre vocês, assumindo a supervisão ( ep?s??p???te? , agindo como superintendentes e guardiões), não por restrição, mas de bom grado; não por lucro sujo, mas por uma mente pronta. Todo pastor espiritual de Cristo tem um rebanho, composto por cordeiros – jovens convertidos e ovelhas – cristãos experientes, para alimentar, guiar, regular e governar. Para ser adequadamente qualificado para isso, sua sabedoria e santidade devem sempre exceder as do seu rebanho. Quem é suficiente para essas coisas? O homem que vive em Deus, e Deus nele.

À resposta de Cristo, em João 21:16 , o siríaco posterior acrescenta: Se você me ama e me estima, alimenta minhas ovelhas.

Comentário de Thomas Coke

João 21:15 . Amas-me mais do que isso? As palavras originais, p?e??? t??t?? são ambíguos e podem significar: “Você me ama mais do que qualquer um de seus irmãos, como já professou?” (Ver Mateus 26:33 .) Ou: “Você me ama mais do que ama essas redes e outros instrumentos do seu ofício, de modo a preferir meu serviço a quaisquer vantagens mundanas?” Whitby explica-os neste último sentido. Pedro apenas responde: Sim, Senhor, ou, seguramente, Senhor, tu sabes que eu te amo; mas não acrescenta, mais do que estas: e esta bela circunstância na resposta mostra o quanto ele foi humilhado e aprimorado pela lembrança de sua queda; e, possivelmente, a pergunta de nosso Senhor poderia ter a intenção de lembrá-lo daquela queda e de sua causa. Na resposta de Pedro, Jesus disse-lhe: Alimente meus cordeiros: “Como eu te favorecerei até agora para empregá-lo como um dos meus apóstolos, lembre-se de que a maneira mais aceitável de expressar seu amor por mim será tomando cuido até dos mais fracos do meu rebanho. ”

Comentário de Scofield

jantou lit. café da manhã.

mais amoroso (grego – d??ß???? , amor profundo; usado do amor divino João 14:21 , e daquele amor que a lei exige Lucas 10:27 .

amor (grego – ?ataf???? , gosto muito de). É um grau menor de amor do que agapas.

Alimentação Ver 1 Pedro 5: 2 .

Comentário de John Wesley

Então, quando jantaram, Jesus disse a Simão Pedro, Simão, filho de Jonas, que me amas mais do que estes? Ele disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que eu te amo. Ele disse-lhe: Alimente meus cordeiros.

Simão, filho de Jonas – A denominação que Cristo havia lhe dado, quando se fez aquela confissão gloriosa, Mateus 16:16 , cuja lembrança poderia torná-lo mais profundamente sensível à sua negação tardia daquele a quem ele havia confessado.

Amas-me tu? – Por três vezes, nosso Senhor pergunta a ele, que o negou três vezes: mais do que estes – Seus companheiros discípulos fazem? – Pedro pensou assim uma vez, Mateus 26:33 , mas agora ele responde apenas – eu te amo, sem acrescentar mais do que isso.

Tu sabes – Ele agora tinha aprendido por triste experiência que Jesus conhecia seu coração.

Meus cordeiros – Os mais fracos e macios do rebanho.

Referências Cruzadas

Gênesis 33:13 – Jacó, porém, lhe disse: “Meu senhor sabe que as crianças são frágeis e que estão sob os meus cuidados ovelhas e vacas que amamentam suas crias. Se forçá-las demais na caminhada, um só dia que seja, todo o rebanho morrerá.

2 Samuel 7:20 – “Que mais Davi poderá dizer-te? Tu conheces o teu servo, ó Soberano Senhor.

2 Reis 20:3 – “Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas”. E Ezequias chorou amargamente.

Salmos 78:70 – Escolheu o seu servo Davi e o tirou do aprisco das ovelhas,

Isaías 40:11 – Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentas suas crias.

Jeremias 3:15 – Então eu lhes darei governantes conforme a minha vontade, que os dirigirão com sabedoria e com entendimento.

Jeremias 23:4 – Estabelecerei sobre eles pastores que cuidarão deles. E eles não mais terão medo ou pavor, e nenhum deles faltará”, declara o Senhor.

Ezequiel 34:2 – “Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho?

Ezequiel 34:23 – Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.

Mateus 10:37 – “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

Mateus 16:17 – Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Mateus 18:10 – “Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Mateus 26:33 – Pedro respondeu: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei! “

Mateus 26:35 – Mas Pedro declarou: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros discípulos disseram o mesmo.

Marcos 14:29 – Pedro declarou: “Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei! “

Lucas 22:32 – Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”.

João 1:42 – E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: “Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas” ( que significa Pedro ).

João 8:42 – Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

João 14:15 – “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

João 16:27 – pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus.

João 21:7 – O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor! ” Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar.

João 21:16 – Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João, você realmente me ama? ” Ele respondeu: “Sim, Senhor tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Pastoreie as minhas ovelhas”.

João 21:17 – Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Romanos 14:1 – Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos.

Romanos 15:1 – Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.

1 Coríntios 3:1 – Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.

1 Coríntios 8:11 – Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem.

1 Coríntios 16:21 – Eu, Paulo, escrevi esta saudação de próprio punho.

2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Efésios 4:14 – O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

Efésios 6:24 – A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.

1 Timóteo 4:15 – Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso.

Hebreus 4:13 – Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Hebreus 12:12 – Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

1 Pedro 2:2 – Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,

1 Pedro 2:25 – Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.

1 Pedro 5:1 – Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:

1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

Apocalipse 2:23 – Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *