Estudo de Gálatas 5:6 – Comentado e Explicado

Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim a fé que opera pela caridade.
Gálatas 5:6

Comentário de Albert Barnes

Pois em Jesus Cristo – Na religião que Cristo veio estabelecer.

Nem a circuncisão … – Não faz diferença se um homem é circuncidado ou não. Ele não é salvo porque é circuncidado, nem é condenado porque não é. O objetivo do cristianismo é abolir esses ritos e cerimônias e introduzir um caminho de salvação que seja aplicável a toda a humanidade; veja Gálatas 3:28 , note; 1 Coríntios 7:19 , note; compare Romanos 2:29 .

Mas a fé que opera por amor – fé que evidencia sua existência por amor a Deus e benevolência para as pessoas. Não é uma mera crença intelectual, mas é a que atinge o coração e controla os afetos. Não é uma fé morta, mas é a que opera e que é vista na bondade e afeição cristãs. Não é mera crença na verdade ou mera ortodoxia, mas é a que produz apego banal aos outros. Um mero consentimento intelectual da verdade pode deixar o coração frio e sem ser afetado; a mera ortodoxia, por mais ousada e autoconfiante, e “sólida”, pode não ser inconsistente com contenções, disputas, logotipos e divisões. A verdadeira fé é aquela que é vista na benevolência, no amor a Deus, no amor a todos que levam o nome cristão; prontidão para fazer o bem a toda a humanidade. Isso mostra que o coração é afetado pela fé que é mantida; e esta é a natureza e o design de toda religião genuína. Tyndale torna isso “fé, que pelo amor é poderosa em operação”.

Comentário de E.W. Bullinger

in. Grego, App-101.

Jesus Cristo = Cristo Jesus. App-98.

nem, nem . Grego. oute .

valer . Grego. ischuo . Veja Atos 6:10 . Compare o App-172.

que funciona = trabalhando. Grego. energeo Veja Gálatas 2: 8 .

por = até. Grego. dia . App-104.

amor grego. ágape . App-135.

Comentário de John Calvin

6. Pois em Jesus Cristo . A razão pela qual os crentes agora esperam a esperança da justiça através do Espírito é que em Cristo, isto é, no reino de Cristo, ou na igreja cristã, a circuncisão com seus apêndices é abolida; pois, por uma figura de linguagem em que uma parte é tomada para o todo, a palavra circuncisão é colocada em cerimônias. Enquanto ele declara que eles não possuem mais influência, ele não admite que eles sempre foram inúteis; pois ele não sustenta que eles foram revogados até depois da revelação de Cristo. Isso nos permite responder a outra pergunta: por que ele aqui fala com tanto desprezo da circuncisão, como se não tivesse vantagem? A classificação que a circuncisão já teve como sacramento não é agora considerada. A questão não é qual era o seu valor antes de ter sido abolido. Mas, sob o reino de Cristo, ele declara que está no mesmo nível da incircuncisão, porque a vinda de Cristo pôs fim às cerimônias legais.

Mas a fé, que opera por amor. O contraste aqui introduzido, entre as cerimônias e o exercício do amor, pretendia impedir que os judeus pensassem muito em si mesmos e imaginassem que tinham direito a alguma superioridade; pois no final da Epístola, em vez desta cláusula, ele usa as palavras, uma nova criatura . ( Gálatas 6:15 .) Como se ele tivesse dito, as cerimônias não são mais impostas pela autoridade divina; e, se abundarmos no exercício do amor, tudo estará bem. Enquanto isso, isso não deixa de lado nossos sacramentos, que são auxiliares da fé, mas é apenas um breve anúncio do que ele havia ensinado anteriormente sobre o culto espiritual de Deus.

Não haveria dificuldade nesta passagem, não fosse a maneira desonesta pela qual foi torturada pelos papistas para defender a justiça das obras. Quando eles tentam refutar nossa doutrina, de que somos justificados somente pela fé, eles adotam essa linha de argumentação. Se a fé que nos justifica é aquela que “opera por amor”, somente a fé não justifica. Eu respondo, eles não compreendem sua própria conversa boba; menos ainda, eles compreendem nossas declarações. Não é nossa doutrina que a fé que justifica esteja só; mantemos que é invariavelmente acompanhado por boas obras; apenas sustentamos que somente a fé é suficiente para justificação. Os próprios papistas estão acostumados a rasgar a fé de maneira assassina, às vezes apresentando-a de qualquer forma e desacompanhada do amor, e outras vezes, em seu verdadeiro caráter. Recusamos, novamente, admitir que, em qualquer caso, a fé pode ser separada do Espírito de regeneração; mas quando a questão é de que maneira somos justificados, deixamos de lado todas as obras.

No que diz respeito à passagem atual, Paulo não entra em disputa se o amor coopera com a fé na justificação; mas, para evitar a aparência de representar os cristãos ociosos e semelhantes a blocos de madeira, ele aponta quais são os verdadeiros exercícios dos crentes. Quando você estiver envolvido em discutir a questão da justificação, tenha cuidado para permitir que qualquer menção seja feita sobre amor ou obras, mas adira resolutamente à partícula exclusiva. Paulo não trata aqui da justificação, nem atribui qualquer parte do louvor a ela. Se ele tivesse feito isso, o mesmo argumento provaria que a circuncisão e cerimônias, em um período anterior, tiveram alguma participação na justificação de um pecador. Como em Cristo Jesus, ele elogia a fé acompanhada de amor, antes da cerimônia de vinda de Cristo era necessária. Mas isso não tem nada a ver com obter justiça, como os próprios papistas permitem; e também não se deve supor que o amor possua tal influência.

Comentário de Adam Clarke

Pois em Jesus Cristo – Pela dispensação do Evangelho, todas as observâncias legais, como essenciais à salvação, são eliminadas; e a incircuncisão, ou o estado gentio, contribui tanto para a salvação quanto a circuncisão ou o estado judeu; ambos são igualmente ineficazes; e nada agora vale aos olhos de Deus, a não ser a fé d?a?ap?? e?e????µe?? , que é tornada ativa, ou enérgica, pelo amor. Deus não reconhece nenhuma fé, como a operação de seu Espírito, que não seja ativa ou obediente; mas o princípio de toda obediência a Deus e beneficência ao homem é amor; portanto, a fé não pode funcionar a menos que esteja associada ao amor. O amor a Deus produz obediência à sua vontade: o amor ao homem não faz mal; mas, pelo contrário, todo ato de bondade. A fé que não funciona pelo amor é a circuncisão ou a incircuncisão, ou o que quer que seu possuidor queira chamar; não é, porém, nada que o mantenha em lugar quando Deus vier para tirar sua alma. Não vale nada. Este humilde, santo, operativo, obediente Amor, é a grande pedra de toque de todos os credos e confissões de fé humanos. A fé sem isso não tem alma nem operação; na linguagem do apóstolo Tiago, ele está morto e não pode desempenhar nenhuma função da vida espiritual, assim como um homem morto não pode desempenhar os deveres da vida animal ou civil.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 5: 6 . Fé que opera por amor. Há algum grau de ambiguidade no original: – ?? a?ap?? e?e????µe?? . Pode ser traduzido por quem opera e trabalha por amor; ou forjado, inspirado e aperfeiçoado pelo amor. Alguns preferiram o último sentido; e, por essa razão, mostramos quanto amor tende a estabelecer e aperfeiçoar a fé: mas o primeiro, que é o sentido mais comum, parece ser autorizado pelo uso da mesma palavra, Efésios 3:20 e Colossenses 1.

Comentário de John Wesley

Pois em Jesus Cristo nem a circuncisão vale nada, nem a incircuncisão; mas fé que opera por amor.

Pois em Cristo Jesus – De acordo com a instituição que ele estabeleceu, de acordo com o teor da aliança cristã.

Nem circuncisão – Com a observância mais pontual da lei.

Nem incircuncisão – Com a moralidade pagã mais exata.

Aproveita qualquer coisa – Em direção à justificação presente ou salvação eterna.

Mas fé – Sozinho; até a fé que opera por amor – Toda santidade interior e exterior.

Referências Cruzadas

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Romanos 2:25 – A circuncisão tem valor se você obedece à lei; mas, se você desobedece à lei, a sua circuncisão já se tornou incircuncisão.

Romanos 3:29 – Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

1 Coríntios 7:19 – A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.

2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Gálatas 5:2 – Ouçam bem o que eu, Paulo, lhes digo: Caso se deixem circuncidar, Cristo de nada lhes servirá.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

Hebreus 11:17 – Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho,

Tiago 2:14 – De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

1 João 3:14 – Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

1 João 4:18 – No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *