Estudo de Gálatas 6:15 – Comentado e Explicado

Porque a circuncisão e a incircuncisão de nada valem, mas sim a nova criatura.
Gálatas 6:15

Comentário de E.W. Bullinger

Cristo Jesus . App-98.

nem, nem . Grego. oute .

valer. Veja Gálatas 5: 8 , mas os textos lidos “são” . Compare 1 Coríntios 7:19 ,

Novo. Grego. kainos . Veja Mateus 9:17 .

criatura = criação. Compare João 3: 3 , João 3: 5 , João 3: 6 . 2 Coríntios 4:16 ; 2 Coríntios 5:17 . Efésios 2:10 ; Efésios 4:24 . Colossenses 3:10 .

Comentário de John Calvin

15. Pois em Cristo Jesus . A razão pela qual ele é crucificado para o mundo, e o mundo para ele, é que em Cristo, a quem ele está espiritualmente unido, nada além de uma nova criatura é útil. Tudo o mais deve ser descartado, deve perecer. Refiro-me às coisas que impedem a renovação do Espírito. “Se alguém está em Cristo”, diz ele, “seja uma nova criatura.” ( 2 Coríntios 5:17 .) Ou seja, se alguém deseja ser considerado pertencente ao reino de Cristo, seja criado novamente pelo Espírito de Deus; que ele não viva mais para si ou para o mundo, mas que ele seja elevado à “novidade de vida”. ( Romanos 6: 4. ) Suas razões para concluir que nem a circuncisão nem a incircuncisão são importantes, já foram consideradas. A verdade do evangelho engole e não traz em nada todas as sombras da lei.

Comentário de Adam Clarke

Em Cristo Jesus – sob a dispensação do evangelho, da qual ele é cabeça e supremo, nem circuncisão – nada do que o judeu possa se vangloriar, nada que o gentio possa chamar de excelente, vale alguma coisa – pode, no mínimo, contribuir para a salvação da alma.

Mas uma nova criatura – ???a ?a??? ?t?s?? · Mas uma nova criação; não apenas uma nova criatura (pois isso pode ser restringido a qualquer novo poder ou faculdade), mas uma renovação total de todo o homem, de todos os poderes e paixões da alma; e como a criação não pôde ser efetuada senão pelo poder do Todo-Poderoso, também essa mudança não pode ser efetuada senão pela mesma energia; nenhuma circuncisão pode fazer isso; somente o poder que fez o homem a princípio pode torná-lo novo. Veja a nota em 1 Coríntios 7:19 e em 2 Coríntios 5:17 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 6:15 . Mas uma nova criatura. ?a??? ?t?s??, uma nova criação; – que impressiona fortemente a grandeza da mudança feita no homem pelo cristianismo, completa e experimentalmente entretida.

Comentário de John Wesley

Pois em Cristo Jesus nem a circuncisão vale nada, nem a incircuncisão, mas uma nova criatura.

Pois nem a circuncisão é alguma coisa, nem a incircuncisãonada disso é de qualquer importância.

Mas uma nova criação – pela qual todas as coisas em nós se tornam novas.

Referências Cruzadas

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

1 Coríntios 7:19 – A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Efésios 4:24 – a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

Colossenses 3:10 – e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Apocalipse 21:5 – Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas! ” E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *