Estudo de Efésios 4:24 – Comentado e Explicado

e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.
Efésios 4:24

Comentário de Albert Barnes


E que vestis o novo homem – O novo homem se refere à natureza renovada. Isso é chamado em outros lugares, a “nova criatura, ou a nova criação” (veja as notas em 2 Coríntios 5:17 ), e refere-se à condição depois que o coração é trocado. A mudança é tão grande que não há impropriedade em falar de alguém que a experimentou como “um novo homem”. Ele tem novos sentimentos, princípios e desejos. Ele deixou de lado seus antigos princípios e práticas e, em tudo que diz respeito ao caráter moral, ele é novo. Seu corpo é realmente o mesmo; a estrutura intelectual de sua mente é a mesma; mas houve uma mudança em seus princípios e sentimentos que o prejudicaram, em todos os grandes propósitos da vida, um novo ser. Aprenda que a regeneração não é uma mudança insignificante. Não é uma mera mudança de relações, ou da condição externa. Não é apenas ser trazido do mundo para a igreja e ser batizado, embora pelas mãos mais sagradas; é muito mais Nenhuma dessas coisas tornaria apropriada a declaração: “ele é um homem novo”. A regeneração pelo Espírito de Deus faz.

Depois de Deus – ?at? Te?? kata TheonEm relação a Deus. A idéia é, evidentemente, que o homem seja tão renovado que se torne “como” Deus, ou que a imagem divina seja restaurada à alma. Na passagem paralela de Colossenses Colossenses 3: 9 , a idéia é expressa de maneira mais completa, “renovada em conhecimento após” a imagem “daquele que o criou”. O homem, por regeneração, é restaurado à imagem perdida de Deus; compare Gênesis 1:26 .

É criado – Uma palavra que é frequentemente usada para denotar o novo nascimento, de sua forte semelhança com o primeiro ato da criação; veja explicado nas notas em 2 Coríntios 5:17 .

Em justiça – Ou seja, o homem renovado é feito para se parecer com Deus em justiça. Isso prova que o homem, quando foi criado, era justo; ou que a justiça constituía uma parte da imagem de Deus na qual a mentira foi criada. O objetivo do trabalho de redenção é restaurar ao homem a imagem perdida de Deus ou trazê-lo de volta à condição em que estava antes de cair.

E a verdadeira santidade – Margem, como no grego, “holandês da verdade” – contrasta com as “concupiscências da mentira” (grego), em Efésios 4:22 . “Santidade” refere-se adequadamente à pureza para com Deus, e “justiça” à integridade para com as pessoas; mas não é certo que essa distinção seja observada aqui. A idéia geral é que o homem renovado se torne um homem reto e piedoso; e que, portanto, ele deve evitar os vícios praticados pelos pagãos e que o apóstolo passa a especificar. Essa frase também prova que, quando o homem foi criado, ele era um ser santo.

Comentário de E.W. Bullinger

colocar . Grego. enduo. Veja Romanos 13:12 , Romanos 13:14 . Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:27 .

o novo homem. A nova natureza.

qual = aquilo que.

depois . App-104.

is = was (Aor.)

criado . Grego. ktizo. Ver Efésios 2:10 .

justiça. . . santidade = verdadeira santidade e justiça. Contraste Adão, Gênesis 1:27 .

justiça . App-191.

verdade . Literalmente da verdade. Grego. alstheia, como Efésios 4:21 .

santidade . Grego. hosiotes. Somente aqui, e Lucas 1:75 .

Comentário de John Calvin

24. E que vestis o novo homem. Tudo o que se quer dizer é: “Renove-se no espírito, ou renove-se dentro ou completamente”, começando com a mente, que parece ser a parte mais livre de toda mancha de pecado. O que é acrescentado sobre a criação pode se referir à primeira criação do homem ou à segunda criação, que é efetuada pela graça de Cristo. Ambas as exposições serão verdadeiras. Adão foi criado a princípio à imagem de Deus e refletiu, como em um espelho, a justiça divina; mas essa imagem, tendo sido desfigurada pelo pecado, deve agora ser restaurada em Cristo. A regeneração dos piedosos é, de fato – como explicamos anteriormente (149) – nada mais que a formação nova da imagem de Deus neles. Há, sem dúvida, uma manifestação muito mais rica e poderosa da graça divina nesta segunda criação do que na primeira; mas nossa perfeição mais alta é uniformemente representada nas Escrituras como consistindo em nossa conformidade e semelhança com Deus. Adão perdeu a imagem que havia recebido originalmente e, portanto, torna-se necessário que ela seja restaurada para nós por Cristo. O projeto contemplado pela regeneração é recordar-nos de nossas andanças até o fim para o qual fomos criados.

Em retidão. Se a justiça for tomada como um termo geral para retidão, a santidade será algo mais elevado, ou a pureza que reside em ser devotada ao serviço de Deus. Estou bastante inclinado a considerar a santidade como referência à primeira mesa, e a justiça à segunda mesa da lei, como no cântico de Zacarias,

“Para que possamos servi-lo em santidade e justiça , todos os dias da nossa vida.” ( Lucas 1:74 .)

Platão estabelece a distinção corretamente, que a santidade ( ?s??t?? ) reside na adoração a Deus, e que a outra parte, a justiça ( d??a??s???, ) faz referência aos homens. O genitivo da verdade ( t?? a???e?a?, ) é colocado no lugar de um adjetivo e refere-se a ambos os termos; de modo que, enquanto literalmente corre, na justiça e santidade da verdade, o significado é, na verdadeira justiça e santidade. Ele nos adverte que ambos devem ser sinceros; porque temos a ver com Deus, a quem é impossível enganar.

Comentário de Adam Clarke

Coloque o novo homem – Tenha uma nova natureza; pois em Cristo Jesus – sob a dispensação cristã, nem a circuncisão vale nada, nem a incircuncisão, mas uma nova criação. Portanto, você deve ser renovado no espírito de sua mente.

Que depois que Deus é criado em justiça – Aqui certamente há uma alusão à criação do homem. Moisés nos diz, Gênesis 1:27 , que Deus criou o homem à sua própria imagem; isto é, Deus era o modelo segundo o qual ele foi formado no espírito de sua mente. São Paulo diz aqui que eles devem vestir o novo homem, que depois que Deus é criado em justiça e verdadeira santidade, ou, ?s??t?t? t?? a???e?a? , na santidade da verdade. Ambos certamente se referem à mesma coisa, e um ilustra o outro. Do apóstolo aprendemos o que Moisés quis dizer com a imagem de Deus; era a justiça e a verdade da santidade. Veja a nota em Gênesis 1:26 . Não é este ou o outro grau de bem moral que a alma deve receber por Jesus Cristo, é toda a imagem de Deus; deve ser formado ?ata Te?? , de acordo com Deus; a semelhança do Ser Divino deve ser traçada em sua alma, e ele deve suportar isso tão plenamente quanto seu primeiro pai, Adão, o suportou no começo.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 4:24 . Santidade verdadeira. Como isso está em um belo contraste com concupiscências enganosas, Efésios 4:22, podemos, com grande propriedade, manter nossa versão; embora o arcebispo Tillotson traduza a cláusula, a santidade da verdade, que é perfeitamente agradável ao original – compreendendo a verdade o evangelho e explicando-o da santidade evangélica, em oposição a meras virtudes morais que podem ser encontradas no calor

Comentário de Scofield

novo homem

O novo homem é o homem regenerado, diferenciado do velho (ver Scofield “ Romanos 6: 6 “) e é um novo homem que se tornou participante da natureza e da vida divinas 2 Pedro 1: 4 ; Colossenses 3: 3 ; Colossenses 3: 4 e, em nenhum sentido, o velho substituiu ou melhorou; 2 Coríntios 5:17 ; Gálatas 6:15 ; Efésios 2:10 ; Colossenses 3:10 . O novo homem é Cristo, “formado” no crente; Gálatas 2:20 ; Gálatas 4:19 ; Colossenses 1:27 ; 1 João 4:12 .

justiça (Veja Scofield “ Romanos 10:10 “) .

Comentário de John Wesley

E que vestis o novo homem, que depois de Deus é criado em justiça e verdadeira santidade.

O novo homem – Santidade universal.

Depois – À própria imagem de Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:26 – Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

Jó 29:14 – A retidão era a minha roupa; a justiça era o meu manto e o meu turbante.

Salmos 45:6 – O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino.

Isaías 52:1 – Desperte! Desperte!, ó Sião, vista-se de força. Vista suas roupas de esplendor, ó Jerusalém, cidade santa. Os incircuncisos e os impuros não tornarão a entrar em você.

Isaías 59:17 – Usou a justiça como couraça, pôs na cabeça o capacete da salvação; vestiu-se de vingança e envolveu-se no zelo como numa capa.

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 13:12 – A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

1 Coríntios 15:53 – Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:16 – Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

Gálatas 3:27 – pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Efésios 2:15 – anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,

Efésios 6:11 – Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,

Colossenses 3:10 – e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Colossenses 3:10 – e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 1:8 – Mas a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.

Hebreus 12:14 – Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

1 Pedro 2:2 – Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

1 João 3:3 – Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *