Estudo de 2 Coríntios 5:17 – Comentado e Explicado

Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!
2 Coríntios 5:17

Comentário de Albert Barnes


Portanto, se alguém está em Cristo – A frase “estar em Cristo” significa evidentemente estar unido a Cristo pela fé; ou estar nele como o ramo está na videira – isto é, tão unido à videira, ou assim nela, de modo a dele derivar todo seu alimento e sustento, e ser inteiramente sustentado por ela. João 15: 2 , “todo ramo em mim”. João 15: 4 , “permanece em mim e eu em você.” “O ramo não pode dar fruto por si mesmo, a não ser que permaneça na videira; não podereis mais, a não ser permanecer em mim. Veja também João 15: 5-7 , veja a nota em João 15: 2 . Estar “em Cristo” denota uma união mais terna e estreita; e implica que todo o nosso apoio é dele. Toda a nossa força é derivada dele; e denota ainda que participaremos de sua plenitude e compartilharemos de sua felicidade e glória, à medida que o ramo participa da força e vigor da videira-mãe. A palavra “portanto” ( Hste Hoste) aqui implica que a razão pela qual Paulo deduz que alguém é uma nova criatura que está em Cristo é aquela que é afirmada no versículo anterior; a saber, a mudança de pontos de vista em relação ao Redentor a que ele se refere e que foi tão grande que constituiu uma mudança como uma nova criação. A afirmação aqui é universal: “se alguém está em Cristo”; isto é, todos os que se tornam cristãos verdadeiros – sofrem uma mudança em seus pontos de vista e sentimentos, a fim de torná-los adequados para dizer deles que são novas criaturas. Não importa o que tenham sido antes, sejam morais ou imorais; infiéis ou crentes especulativos; quer amáveis, quer degradados, sensuais e poluídos, ainda que se tornem cristãos, todos experimentam uma mudança que torna apropriado dizer que são uma nova criação.

Uma nova criatura – Margem, “Que ele seja.” Esse é um dos casos em que a margem forneceu uma tradução menos correta do que no texto. Evidentemente, a idéia é que ele não deva ser uma nova criatura, mas que ele é de fato; não que ele deva viver como se torna uma nova criatura – o que é verdade – mas que de fato ele viverá dessa maneira e manifestará as características da nova criação. A frase “uma nova criatura” ( ?a??? ?t?s?? kaine ktisis) ocorre também em Gálatas 6:15 . A palavra traduzida como “criatura” ( ?t?s?? ktisis) significa apropriadamente no Novo Testamento, criação. Denota:

(1) O ato de criar Romanos 1:20 ;

(2) Uma coisa criada, uma criatura Romanos 1:25 ; e refere-se:

(a) Ao universo, ou criação em geral; Marcos 10: 6 ; Marcos 13: 9-11 ; 1 Pedro 3: 4 .

(b) Para o homem, a humanidade; Marcos 16:15 ; Colossenses 1:23 .

Aqui significa uma nova criação em um sentido moral, e a frase nova criatura é equivalente à expressão em Efésios 4:24 : “O novo homem, que depois de Deus é criado em retidão e verdadeira santidade”. Significa, evidentemente, que há uma mudança produzida no coração renovado do homem que é equivalente ao ato da criação e que tem uma forte semelhança com ele – uma mudança, por assim dizer, como se o homem fosse refeito de novo. e tornou-se novo. O modo ou a maneira como isso é feito não é descrito, nem as palavras devem ser pressionadas rapidamente, como se o processo fosse o mesmo nos dois casos – pois as palavras são aqui evidentemente figurativas. Mas a frase implica evidentemente o seguinte:

(1) Que existe um esforço do poder divino na conversão do pecador, tanto quanto no ato de criar o mundo do nada, e que isso é tão indispensável em um caso como no outro.

(2) que uma mudança é produzida de tal maneira que torna apropriado dizer que ele é um homem novo. Ele tem novas visões, novos motivos, novos princípios, novos objetos e planos de vida. Ele busca novos propósitos e vive para novos fins.

Se um bêbado é reformado, não há impropriedade em dizer que ele é um homem novo. Se um homem licencioso se torna puro, não há impropriedade em dizer que ele não é o mesmo homem que era antes. Tais expressões são comuns em todas as línguas e são tão apropriadas quanto comuns. Há uma mudança que torna o idioma adequado. E assim na conversão de um pecador. Há uma mudança tão profunda, tão clara, tão completa e permanente, que é apropriado dizer: aqui está uma nova criação de Deus – uma obra do poder divino tão decidida e gloriosa como quando Deus criou todas as coisas de nada. Não há outra mudança moral que ocorra na Terra tão profunda, radical e completa como a mudança na conversão. E não há outro onde haja tanta propriedade em atribuí-lo ao poderoso poder de Deus.

Coisas antigas passaram – As velhas visões em relação ao Messias e em relação às pessoas em geral, 2 Coríntios 5:16 . Mas Paulo também dá a isso uma forma geral de expressão e diz que as coisas antigas em geral passaram – se referindo a tudo. Era verdade para todos os que se converteram que as coisas antigas haviam passado. E pode incluir o seguinte:

(1) Em relação aos judeus – que seus preconceitos anteriores contra o cristianismo, seu orgulho natural e espírito de seduzir os outros; o apego aos ritos e cerimônias e a dependência deles para a salvação haviam passado. Eles agora renunciaram a essa independência, confiaram nos méritos do Salvador e abraçaram a todos como irmãos que eram da família de Cristo.

(2) em relação aos gentios – seu apego aos ídolos, seu amor ao pecado e à degradação, sua dependência de suas próprias obras haviam passado, e eles renunciaram a todas essas coisas, e passaram a misturar suas esperanças com as de outros. os judeus convertidos e com todos os que eram amigos do Redentor.

(3) em relação a todos, também é verdade que as coisas antigas passam. Seus antigos preconceitos, opiniões, hábitos, apegos desaparecem. Seu supremo amor a si mesmo passa. O amor deles pelos pecados passa. O amor deles pelo mundo passa. O apego supremo deles aos amigos terrenos, em vez de Deus, morre. Seu amor pelo pecado, sua sensualidade, orgulho, vaidade, leviandade, ambição, desaparecem. Há uma mudança profunda e radical em todos esses assuntos – uma mudança que começa no novo nascimento; que é continuado pela santificação progressiva; e que é consumado na morte e no céu.

Eis que todas as coisas se tornaram novas – isto é, todas as coisas em vista da mente. Os propósitos da vida, os sentimentos do coração, os princípios de ação, todos se tornam novos. O entendimento é consagrado a novos objetos, o corpo é empregado em um novo serviço, o coração forma novos apegos. Nada pode ser mais impressionante. descritivo dos fatos em conversão além disso; nada mais concorda inteiramente com os sentimentos da alma recém-nascida. Tudo é novo. Existem novas visões de Deus e de Jesus Cristo; novas visões deste mundo e do mundo vindouro; novas visões da verdade e do dever; e tudo é visto em um novo aspecto e com novos sentimentos. Nada é mais comum em jovens convertidos do que esses sentimentos, e nada é mais comum do que eles dizerem que todas as coisas são novas. A Bíblia parece ser um livro novo, e embora eles possam ter lido muitas vezes antes, ainda há uma beleza sobre ela que eles nunca viram antes e que eles imaginam que nunca haviam percebido antes. Toda a face da natureza parece para eles mudada, e eles parecem estar em um mundo novo. As colinas, vales e riachos; o sol, as estrelas, os bosques, as florestas parecem novos. Uma nova beleza se espalha por todos eles; e agora eles vêem que são obra de Deus, e sua glória se espalha sobre todos eles, e agora eles podem dizer:

“Meu pai fez todos eles.”

Os céus e a terra estão cheios de novas maravilhas, e todas as coisas parecem agora falar o louvor de Deus. Até as próprias expressões de amigos parecem novas; e há novos sentimentos em relação a todas as pessoas; um novo tipo de amor para parentes e amigos; e um amor antes não sentido pelos inimigos; e um novo amor para toda a humanidade.

Comentário de E.W. Bullinger

se App-118.

qualquer homem . Grego. tis. App-123.

ele é. Forneça as reticências por aí.

uma nova criatura = uma nova criação.

Novo. Grego. kainos . Veja Mateus 9:17 .

velho = o antigo.

ver. App-133.

todas as coisas Os textos dizem “eles” .

Comentário de John Calvin

17. Portanto, se alguém está em Cristo. Como há algo que falta nessa expressão, ela deve ser fornecida dessa maneira: “ Se alguém deseja ocupar algum lugar em Cristo, isto é, no reino de Cristo ou na Igreja (551), ele deve ser um nova criatura ”Por essa expressão, ele condena todo tipo de excelência que costuma ser muito apreciada pelos homens, se houver necessidade de renovação do coração. “Aprender é verdade, e a eloqüência e outras doações são valiosas e dignas de serem honradas; mas, onde o temor do Senhor e a consciência correta estão em falta, toda a honra deles é inútil. Portanto, ninguém se glorie em qualquer distinção, pois o principal louvor dos cristãos é a auto-renúncia. ”

Nem isso é dito apenas com o objetivo de reprimir a vaidade dos falsos apóstolos, mas também com a visão de corrigir os julgamentos ambiciosos dos coríntios, nos quais os disfarces externos tinham mais valor do que a sinceridade real – embora isso seja uma falha que comum a quase todas as idades. Pois onde encontraremos o homem que não dá muito mais importância à demonstração do que à verdadeira santidade? Portanto, tenhamos em vista essa advertência – que tudo o que não é renovado pelo Espírito de Deus deve ser encarado como nada na Igreja, por quaisquer ornamentos que possam ser distinguidos em outros aspectos.

Coisas velhas passaram. Quando os profetas falam do reino de Cristo, predizem que haverá novos céus e uma nova terra ( Isaías 65:17 ), significando assim que todas as coisas serão mudadas para melhor, até que a felicidade dos piedosos seja alcançada. concluída. Como, no entanto, o reino de Cristo é espiritual, essa mudança deve ocorrer principalmente no Espírito e, portanto, é com propriedade que ele começa com isso. Existe, portanto, uma alusão elegante e apropriada, quando Paulo faz uso de uma recomendação desse tipo, com o objetivo de estabelecer o valor da regeneração. Agora, por coisas antigas, ele quer dizer, as coisas que não são formadas de novo pelo Espírito de Deus. Portanto, este termo é colocado em contraste com a graça renovadora. A expressão faleceu, ele usa no sentido de desaparecer, pois as coisas de curta duração costumam cair quando passam a estação apropriada. Portanto, é apenas o novo homem que floresce e é vigoroso (552) no reino de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura – É inútil que um homem professe afinidade com Cristo segundo a carne, enquanto ele permanece inalterado em seu coração e vida, e morto em ofensas e pecados; pois aquele que está em Cristo, isto é, um cristão genuíno, tendo Cristo habitando em seu coração pela fé, é uma nova criatura; seu antigo estado mudou: ele era filho de Satanás, agora é filho de Deus; ele era escravo do pecado e suas obras eram a morte; agora ele é libertado do pecado e tem seus frutos em santidade e no fim da vida eterna. Ele estava antes cheio de orgulho e ira; ele agora é manso e humilde. Anteriormente, ele teve sua parte nesta vida e viveu somente para este mundo; agora ele tem Deus por sua porção, e ele não olha para as coisas que são vistas, mas para as que são eternas. Portanto, coisas antigas são passadas.

Eis que todas as coisas se tornaram novas – O homem não é apenas reparado, mas é novo; ele é uma nova criatura, ?a??? ?t?s??, uma nova criação, um pequeno mundo em si; antigamente, tudo estava em desordem caótica; agora, há uma nova criação, que o próprio Deus possui como obra, e que ele pode ver e pronunciar muito bem. A conversão de um homem de idolatria e maldade foi entre os judeus denominados uma nova criação. Quem converte um homem na verdadeira religião é o mesmo, diz R. Eliezer, como se o tivesse criado.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 5:17 . Portanto, se alguém estiver em Cristo, etc. – , Gálatas 6: 14-15 pode dar alguma luz a este lugar. Para conectar este e o versículo anterior ao discurso de São Paulo aqui, eles devem ser entendidos em referência ao falso apóstolo, contra quem São Paulo se justifica aqui; tornando-o um ponto importante, tanto nessa epístola quanto em sua antiga epístola, mostrar que aquilo que o falso apóstolo glorificava não era apenas motivo de orgulho. De acordo com esse objetivo justo de afundar a autoridade e o crédito desse falso apóstolo, São Paulo, neste e nos seguintes versos, insinua essas duas coisas: 1. Que o ministério da reconciliação sendo comprometido com ele, eles não devem abandoná-lo para ouvir e seguir esse pretendente. 2. Que eles estejam em Cristo e, portanto, uma nova criação, não devem, como ele, conhecer ninguém em carne, nem estima ou glória nesse falso apóstolo, porque talvez ele pretenda ter visto nosso Salvador no carne, ou tê-lo ouvido, ou algo assim. A palavra original ?t?s??, significa criação e é assim traduzido. Romanos 8:22 e a passagem podem significar, como acima, que se alguém está em Cristo, é como se ele estivesse em uma nova criação, em que todas as relações, considerações e interesses anteriores são cessados, e todas as coisas nessa o estado é novo para ele; ou pode implicar (e não duvido, mas a palavra absorve ambas) que há uma nova criação em seu coração – seus apetites, apreensões e atividades mudando, e sua vida realmente alterada e totalmente reformada.

Comentário de John Wesley

Portanto, se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura: coisas antigas passaram; eis que todas as coisas se tornaram novas.

Portanto, se alguém está em Cristo – um verdadeiro crente nele.

Há uma nova criação – Somente o poder que faz um mundo pode fazer um cristão. E quando ele é criado, as coisas antigas são passadas – Por sua própria vontade, assim como a neve na primavera.

Eis que a mudança presente, visível e inegável! Todas as coisas se tornaram novas – Ele tem nova vida, novos sentidos, novas faculdades, novos afetos, novos apetites, novas idéias e concepções. Todo o seu teor de ação e conversação é novo, e ele vive, por assim dizer, em um novo mundo. Deus, homens, toda a criação, céu, terra e tudo nela aparecem sob uma nova luz e permanecem relacionados a ele de uma nova maneira, desde que ele foi criado novamente em Cristo Jesus.

Referências Cruzadas

Salmos 51:10 – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

Isaías 43:18 – “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.

Isaías 45:17 – Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade.

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Isaías 65:17 – “Pois vejam! Criarei novos céus e nova terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente!

Ezequiel 11:19 – Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Ezequiel 18:31 – Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel?

Ezequiel 36:26 – Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Mateus 9:16 – “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.

Mateus 12:33 – “Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 15:2 – Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

João 15:5 – “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

João 17:23 – eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 7:6 – Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Romanos 8:9 – Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Romanos 8:10 – Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

Romanos 16:7 – Saúdem Andrônico e Júnias, meus parentes que estiveram na prisão comigo. São notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim.

Romanos 16:11 – Saúdem Herodião, meu parente. Saúdem os da casa de Narciso, que estão no Senhor.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 13:11 – Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

2 Coríntios 5:16 – De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado a Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim.

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

2 Coríntios 12:2 – Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Efésios 2:15 – anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,

Efésios 4:22 – Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

Filipenses 3:7 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Filipenses 4:21 – Saúdem a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo enviam saudações.

Colossenses 3:1 – Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Hebreus 8:9 – Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles”, diz o Senhor.

2 Pedro 3:10 – O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.

Apocalipse 21:1 – Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *