Estudo de Romanos 16:7 – Comentado e Explicado

Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são muito estimados entre os apóstolos e se tornaram discípulos de Cristo antes de mim.
Romanos 16:7

Comentário de Albert Barnes

Meus parentes – Em Romanos 9: 3 , o apóstolo chama “todos” os judeus de “seus parentes”, e há dúvidas de que ele queira dizer algo mais aqui do que o fato de serem “companheiros judeus”. Mas como muitos outros judeus são mencionados aqui sem essa denominação, e como ele designa especialmente essas pessoas, e Herodian Romans 16:11 , parece provável que eles eram parentes remotos do apóstolo.

Meus companheiros de prisão – Paul estava frequentemente na prisão; e é provável que em algumas dessas ocasiões eles tenham sido confinados a ele; compare 2 Coríntios 11:23 : “Nas prisões são mais frequentes”.

Quem é digno de nota – A palavra traduzida como “ digno de nota” ?p?s?µ?? episemoidenotes apropriadamente aqueles que são “marcados”, designados ou distinguidos de qualquer forma, usados ??no sentido bom ou ruim; compare Mateus 27:16 . Aqui é usado em um bom sentido.

Entre os apóstolos – Isso não significa que eles “eram” apóstolos, como se supõe às vezes. Para,

(1) Não há relato de terem sido designados como tal.

(2) a expressão não é aquela que teria sido usada se “tivesse” sido. Teria sido “quem eram apóstolos ilustres”; compare Romanos 1: 1 ; 1 Coríntios 1: 1 ; 2 Coríntios 1: 1 ; Filemom 1: 1 .

(3) de maneira alguma implica que eles eram apóstolos Tudo o que a expressão implica é que eles eram conhecidos pelos outros apóstolos; que eles eram considerados dignos de sua afeição e confiança; que eles eram conhecidos por eles, como Paulo imediatamente acrescenta, antes de “ele” se converter. Eles haviam sido convertidos “antes” dele, e foram distinguidos em Jerusalém entre os primeiros cristãos, e homenageados com a amizade dos outros apóstolos.

(4) o objetivo do ofício de “apóstolos” era dar “testemunho” da vida, morte, ressurreição, doutrinas e milagres de Cristo; compare Atos 1:21 , Atos 1:26 ; Atos 22:15 . Como não há evidências de que eles foram “testemunhas” dessas coisas; ou nomeado para ele, é improvável que eles tenham sido designados para o ofício apostólico.

(5) a palavra “apóstolos” é usada algumas vezes para designar “mensageiros” de igrejas; ou aqueles que foram “enviados” de uma igreja para outra em alguns assuntos importantes, e “se” essa expressão significava que eles “eram” apóstolos, isso só poderia ser em algum sentido como ter obtido crédito e eminência merecidos nesse negócio; ver Filemom 2:25 ; 2 Coríntios 8:23 .

Quem estava em Cristo … – Quem foi “convertido” antes de mim. O significado é claro. A expressão “em Cristo” significa estar unido a ele, estar interessado em sua religião, ser cristão.

Comentário de E.W. Bullinger

Andronicus . Só aqui.

Junia . O caso acusativo pode indicar Juntas masculinas ou Junia feminina .

parentes . Grego. sungenos. Literal aqui; em Romanos 9: 3 é figurativo. Benjamitas e provavelmente parentes próximos. Aqui. Romanos 16:11 e Atos 23:16 são as únicas referências aos parentes de Paulo.

companheiros de prisão . Grego. sunaichmalotos ; literalmente um cativo de guerra. Só aqui; Co Romanos 1: 4 , Romanos 1:10 . Filemom 1:23 .

de nota = eminente. Grego. episódios. Somente aqui e Mateus 27:16 .

entre . App-104.

apóstolos . App-189.

quem . . . eu Leia “quem antes de mim também estava em Cristo” .

antes . App-104.

Comentário de John Calvin

7. Saudação a Andronicus Embora Paulo não esteja acostumado a criar muitos parentes e outras coisas pertencentes à carne, ainda assim, como o relacionamento que Junia e Andronicus tinham para ele pode valer um pouco para torná-las mais conhecidas, ele não negligenciou isso. elogio. Há mais peso no segundo elogio, quando ele os chama de companheiros de prisão; (476) porque entre as honras pertencentes à guerra de Cristo, os títulos não devem ser considerados menos. Em terceiro lugar, ele os chama de apóstolos: ele não usa essa palavra em seu significado próprio e comum, mas a amplia ainda mais, mesmo para todos aqueles que não apenas ensinam em uma Igreja, mas também dedicam seu trabalho a promulgar o evangelho em todos os lugares. Ele então, de uma maneira geral, chama aqueles que são apóstolos neste lugar, que plantaram igrejas carregando aqui e ali a doutrina da salvação; pois em outro lugar, ele limita esse título à primeira ordem que Cristo estabeleceu no início, quando designou os doze discípulos. De outra forma, teria sido estranho que essa dignidade fosse atribuída apenas a eles e a alguns outros. Mas, como eles abraçaram o evangelho pela fé antes de Paulo, ele hesita em não colocá-los nessa conta diante de si. (477)

Comentário de Adam Clarke

Andronicus e Junia, meus parentes – Como a palavra s???e?e?? significa parentes, homens ou mulheres, e como Junia provavelmente pode ser o nome de uma mulher, esposa de Andronicus, seria melhor dizer parentes do que parentes. Mas provavelmente São Paulo não significa mais do que que eram judeus; pois em Romanos 9: 3 , ele chama todos os judeus de parentes segundo a carne.

Meus companheiros de prisão – Como Paulo estava na prisão com frequência, é provável que essas pessoas tenham compartilhado essa honra com ele em alguma ocasião, o que não é claramente marcado.

De nota entre os apóstolos – Se isso sugere que eles foram notados apóstolos ou apenas altamente reputados pelos apóstolos, não está absolutamente claro; mas o último me parece o mais provável. Eles não eram apenas bem conhecidos por São Paulo, mas também pelo resto dos apóstolos.

Em Cristo diante de mim – isto é, eles foram convertidos ao cristianismo antes de Paulo; provavelmente no dia de pentecostes, ou pelo ministério do próprio Cristo, ou pelo dos setenta discípulos.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 16: 7 . Andronicus e Junia Ou, Junias. Diodati pensa que por apóstolos neste versículo são os evangelistas; e que o significado é que essas pessoas foram notadas mensageiras das igrejas; mas é mais provável que eles tenham sido alguns dos primeiros conversos, que haviam sido conhecidos e muito estimados pelos apóstolos antes da dispersão causada pela morte de Estevão: e, se assim for, São Paulo talvez tenha sido ativo em persegui-los, e aprenderam seus nomes a princípio com uma intenção hostil de caçá-los até a destruição. Veja o Apostol de Craddock. Hist. Diodati e Doddridge.

Comentário de John Wesley

Saudai Andronicus e Junia, meus parentes e companheiros de prisão, que são notáveis ??entre os apóstolos, que também estavam em Cristo diante de mim.

Quem é digno de nota entre os apóstolos – Eles parecem ter sido alguns dos primeiros convertidos.

Prisioneiros – Pelo bem do evangelho.

Referências Cruzadas

Isaías 45:17 – Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade.

Isaías 45:25 – Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.

João 6:56 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 15:2 – Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Romanos 16:11 – Saúdem Herodião, meu parente. Saúdem os da casa de Narciso, que estão no Senhor.

Romanos 16:21 – Timóteo, meu cooperador, envia-lhes saudações, bem como Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

Gálatas 1:22 – Eu não era pessoalmente conhecido pelas igrejas da Judéia que estão em Cristo.

Gálatas 2:2 – Fui para lá por causa de uma revelação e expus diante deles o evangelho que prego entre os gentios, fazendo-o, porém, em particular aos que pareciam mais influentes, para não correr ou ter corrido em vão.

Gálatas 2:6 – Quanto aos que pareciam influentes — o que eram então não faz diferença para mim; Deus não julga pela aparência — tais homens influentes não me acrescentaram nada.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Colossenses 4:10 – Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no.

Filemom 1:23 – Epafras, meu companheiro de prisão por causa de Cristo Jesus, envia-lhe saudações,

1 João 4:13 – Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 1:9 – Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *