Estudo de João 6:56 – Comentado e Explicado

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
João 6:56

Comentário de Albert Barnes

Habita em mim – Está verdadeira e intimamente conectado comigo. Habitar ou habitar nele é permanecer na crença de sua doutrina e na participação dos benefícios de sua morte. Compare João 15: 1-6 ; João 17: 21-23 .

Eu nele – Jesus habita nos crentes por seu Espírito e doutrina. Quando seu Espírito lhes é dado para santificá-los; quando seu temperamento, sua mansidão, sua humildade e seu amor permeiam seus corações; quando sua doutrina é recebida por eles e influencia sua vida, e quando são apoiados pelas consolações do evangelho, pode-se dizer que ele permanece ou mora neles.

Comentário de E.W. Bullinger

habita = permanece. O mesmo que “persiste” em João 6:27 . Veja a nota sobre “morada” em João 1:32 .

Comentário de John Calvin

56. Quem come a minha carne. Esta é outra confirmação; pois enquanto ele sozinho tem vida em si, mostra como podemos desfrutá-la, isto é, comendo sua carne ; como se ele tivesse afirmado que não há outra maneira pela qual ele possa se tornar nosso, senão por nossa fé ser direcionada à sua carne. Pois ninguém jamais virá a Cristo como Deus, que o despreza como homem; e, portanto, se você deseja ter algum interesse em Cristo, deve cuidar, acima de tudo, de que não desdenhe a carne dele.

Habita em mim e eu nele. Quando ele diz que mora em nós , o significado é o mesmo que se tivesse dito, que o único vínculo de união e a maneira pela qual ele se torna um conosco, é quando nossa fé depende de sua morte. Da mesma forma, podemos deduzir disso, que ele não está agora falando do símbolo externo, que muitos incrédulos recebem igualmente com os crentes, e ainda assim continuam separados de Cristo. Também nos permite refutar o sonho daqueles que dizem que Judas recebeu o corpo de Cristo, assim como os outros apóstolos, quando Cristo deu o pão a todos; pois, como é uma demonstração de ignorância limitar essa doutrina ao sinal externo, devemos lembrar o que eu disse anteriormente, que a doutrina aqui ensinada está selada na Ceia do Senhor. Agora, é certo, em primeiro lugar, que Judas nunca foi um membro de Cristo; segundo, é altamente irracional imaginar a carne de Cristo morta e destituída do Espírito Santo; e, finalmente, é uma zombaria sonhar com qualquer maneira de comer a carne de Cristo sem fé, uma vez que somente a fé é a boca – por assim dizer – e o estômago da alma.

Comentário de Adam Clarke

Habita em mim e eu nele – De todas as conexões e uniões, nenhuma é tão íntima e completa como a que é efetuada pela digestão de alimentos, porque eles são transformados na própria substância daquele que os come; e isso nosso Senhor faz o modelo dessa união que subsiste entre ele e os crentes genuínos. Ele vive neles, e eles nele; pois eles são feitos participantes da natureza divina: 2 Pedro 1: 4 . A este verso é feita a seguinte adição no Codex Bezae, três cópias do Itala e Victorinus. Depois destas palavras – habita em mim, e eu nele, acrescentam, como o Pai em mim, e eu no Pai. Em verdade, em verdade vos digo que, a menos que recebes o corpo do Filho do homem como pão da vida, não tendes vida nele. É uma adição muito notável e tem entre treze e quatrocentos anos.

Comentário de Thomas Coke

João 6:56 . Habita em mim e eu nele : “Estamos mais intimamente ligados na mais íntima união, comunhão e amizade; e, portanto, quaisquer bênçãos que eu possa conceder, seja por meu próprio poder ou por minha intercessão com o Pai, ou pelas influências do meu Espírito; meus amigos fiéis os apreciarão em plena perfeição. ” A expressão de pessoas que habitam uma na outra ocorre freqüentemente nos escritos de São João e denota a união mais próxima de afetos e interesses: portanto, de acordo com a grande figura usada por São Paulo, significa que quem realmente acredita em Cristo está tão unido a ele, que é um membro de seu corpo e, consequentemente, participante de sua vida e, se fiel à morte, de sua glória e de toda a felicidade que ele mesmo desfruta ou é capaz comunicar.

Referências Cruzadas

Salmos 90:1 – Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração.

Salmos 91:1 – Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso

Salmos 91:9 – Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio,

Lamentações 3:24 – Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 15:4 – Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

1 João 3:24 – Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *