Estudo de Salmos 91:9 – Comentado e Explicado

porque o Senhor é teu refúgio. Escolheste, por asilo, o Altíssimo.
Salmos 91:9

Comentário de Albert Barnes

Porque você criou o Senhor, que é meu refúgio – literalmente: “Pois tu, ó Jeová, és meu refúgio”. A paráfrase de Chaldee considera isso a língua de Salomão, que, de acordo com essa versão, é um dos oradores do salmo: “Salomão respondeu e disse: ‘Visto que tu, ó Senhor, és o meu refúgio’”, etc. Tholuck considera isso como a resposta do coro. Mas isso é desnecessário. A idéia é que o salmista “ele mesmo” fez de Javé seu refúgio ou sua defesa. A linguagem é uma expressão de seu próprio sentimento – de sua própria experiência – ao fazer de Deus seu refúgio, e é projetada aqui para ser um motivo de exortação a outros que façam a mesma coisa. Ele poderia dizer que havia feito de Deus seu refúgio; ele poderia dizer que Deus agora era seu refúgio; e ele poderia apelar para isso – para sua própria experiência – quando exortou outras pessoas a fazerem o mesmo e lhes garantiu segurança ao fazê-lo.

Até o Altíssimo é a tua habitação – literalmente: “O Altíssimo fizeste a tua habitação;” ou tua casa. Sobre a palavra habitação, veja as notas no Salmo 90: 1 . A idéia é que ele escolheu, por assim dizer, permanecer com Deus ou morar com ele – encontrar seu lar com ele como na casa de um pai. A conseqüência disso, ou a segurança que se seguiria, ele declara nos versículos seguintes.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 91: 9-12 . Porque você fez do Altíssimo a tua habitação – Qual é o único fundamento e razão dessa segurança aqui mencionada; não te acontecerá o mal – Ou seja, para destruir ou realmente te machucar. Embora a aflição te aconteça, ainda não haverá nela nenhum mal real; pois provirá do amor de Deus e será santificado; não virá por tua mágoa, mas por teu bem; e embora, por enquanto , não seja alegre, mas dolorosa, ainda assim, no final, ela renderá tão bem que você não possuirá nenhum mal antes de você. Nenhuma praga se aproximará da tua habitação – Esta promessa não é feita a todos os que habitam perto de um homem justo, como, suponha, a seus filhos, servos e vizinhos, que podem, possivelmente, ser pessoas más e tão estranhas da parte de Deus. convênio e promessas. Até que ponto ele protege sua própria pessoa, veja nos Salmos 91: 7 . Pois ele dará a seus anjos a responsabilidade sobre ti – aqueles espíritos abençoados, poderosos e vigilantes, a quem Deus designou para ministrar e cuidar dos herdeiros da salvação. Para te manter em todos os teus caminhos – Em todo o curso da tua vida, e em todos os teus empreendimentos legais. Eles te sustentarão em suas mãos – te sustentem ou te sustentem em teus passos, como fazemos com uma criança ou um homem fraco, especialmente em caminhos desiguais ou perigosos; para que não tropeces no teu pé contra uma pedra – para machucá-la ou fazer-te cair. É sabido que Satanás tentou Cristo a se lançar de um pináculo do templo, sob a presunção desta promessa, que ele citou, implicando, que os anjos deveriam guardá-lo e apoiá-lo em todos os perigos. “Mas Cristo, em resposta, imediatamente detectou e expôs o sofisma do grande enganador, mostrando que a promessa pertencia apenas àqueles que inevitavelmente caíam em perigo, no cumprimento do dever; tais podem esperar a ajuda e a proteção do céu; mas que aquele que deva e absurdamente se atirar em perigo, apenas para tentar se a Providência o tiraria disso, deve esperar perecer por suas dores. ‘”- Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

Porque Tu, etc. O hebraico diz: “Pois tu, ó Senhor, és o meu refúgio.” A mudança de pessoa marca a Estrutura, e não se deve a “corrupção textual”.

Qual é. Omita esses itálicos.

Mesmo, & c. O hebraico diz “O ALTO [tu fizeste] a tua habitação” , suprindo as reticências da linha anterior.

Comentário de Adam Clarke

Porque você criou o Senhor – Vendo que tomou a Jeová, o Altíssimo, por sua porção e por seu refúgio, nenhum mal chegará perto de sua habitação; estarás seguro em tua alma, corpo, família e propriedades, Salmo 91:10 . Todo homem piedoso pode esperar tal proteção de seu Deus e Pai.

Comentário de John Calvin

9 Porque tu, Senhor, és a minha proteção. Ele mora por tanto tempo em elogios à providência de Deus, como sabendo o quão lento os homens naturalmente são para recorrer a Deus da maneira correta; e quanto eles precisam ser estimulados a esse dever e serem expulsos daqueles refúgios falsos e mundanos em que confiam. Há uma mudança de pessoa frequentemente ao longo deste salmo: assim, no primeiro verso, ele se dirige a Deus e depois se dirige a si mesmo. Deus ele denomina sua proteção – desta maneira, por seu próprio exemplo, recomendando que outros recorram a Deus como sua ajuda. Então, depois, ele se dirige a si mesmo, para que possa ser o melhor convencido da sinceridade de sua afeição interior. O verdadeiro método de testar nossa fé é transformar nossos pensamentos em nós mesmos e, quando nenhum olho humano nos vê, buscar nosso próprio espírito. Se, não contentes em ter apenas a ver com Deus, voltamos nossos olhos para os homens, é quase impossível impedir que o orgulho se insinue na sala da fé. Ele fala de considerar Deus a sua casa ou refúgio, porque nos defende de todo mal, como nos Salmos 90: 1 . Este versículo pode ser considerado como conectado com o que se segue, e como afirmando a causa ou razão do que é afirmado; pois é acrescentado : Nenhum mal te sucederá. E como os males vindouros são evitados, mas apenas descansando com confiança na proteção de Deus? É verdade que problemas de vários tipos assolam o crente, assim como outros, mas o salmista significa que Deus está entre ele e a violência de todo assalto, de modo a preservá-lo de ser dominado. A tutela divina é representada como estendendo-se a toda a família dos justos; e sabemos que Deus compreende sob seu amor os filhos de quem ele adotou em seu favor paternal. Ou, talvez, o termo possa ser adotado em seu sentido mais simples, e nada mais seja pretendido do que aqueles que escolhem Deus para seu refúgio habitarão com segurança em suas casas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *