Estudo de João 17:21 – Comentado e Explicado

Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste.
João 17:21

Comentário de E.W. Bullinger

enviou = não enviou (Aor.)

Comentário de John Calvin

21. Que tudo possa ser um. Ele novamente estabelece o fim de nossa felicidade como consistindo em unidade e com justiça; pois a ruína da raça humana é que, tendo sido alienada de Deus, ela também é quebrada e dispersa em si mesma. A restauração dela, portanto, pelo contrário, consiste em estar devidamente unida em um corpo, como Paulo declara que a perfeição da Igreja consiste em

os crentes sendo unidos em um espírito e dizem que apóstolos, profetas, evangelistas e pastores foram dados, para que pudessem edificar e restaurar o corpo de Cristo, até que ele chegasse à unidade da fé; e, portanto, ele exorta os crentes a crescerem em Cristo, que é a Cabeça, de quem todo o corpo se uniu e conectado por todo vínculo de suprimento, de acordo com a operação na medida de cada parte, faz com que aumente sua edificação.
( Efésios 4: 3. )

Portanto, sempre que Cristo fala sobre a unidade, lembremo-nos de como é chocante e chocante, quando separado dele, o mundo se dispersar; e, a seguir, vamos aprender que o início de uma vida abençoada é que todos somos governados e que todos vivemos, somente pelo Espírito de Cristo.

Mais uma vez, deve ser entendido que, em todos os casos em que Cristo declara, neste capítulo, que ele é um com o Pai, ele não fala simplesmente de sua essência Divina, mas que é chamado um no que diz respeito à sua mediação. escritório, e na medida em que ele é nosso chefe. Muitos pais, sem dúvida, interpretaram essas palavras como significando, absolutamente, que Cristo é um com o Pai, porque ele é o Deus eterno. Mas a disputa com os arianos os levou a aproveitar passagens desapegadas e a torturá-las por seu significado natural, a fim de empregá-las contra seus antagonistas. (124) Agora, o desígnio de Cristo era amplamente diferente daquele de elevar nossa mente a uma mera especulação sobre sua divindade oculta; pois ele argumenta desde o fim, mostrando que devemos ser um, caso contrário , a unidade que ele tem com o Pai seria infrutífera e inútil. Para compreender corretamente o que se pretendia dizer, que Cristo e o Pai são um, devemos tomar cuidado para não privar Cristo de seu ofício como Mediador, mas devemos vê-lo como ele é o Chefe da Igreja e uni-lo ao seu membros. Assim, a cadeia de pensamento será preservada, a fim de impedir que a unidade do Filho com o Pai seja infrutífera e ineficaz, o poder dessa unidade deve ser difundido por todo o corpo de crentes. Por isso, também, inferimos que somos um com o Filho de Deus; (125) não porque ele transmite sua substância para nós, mas porque, pelo poder de seu Espírito, ele nos transmite sua vida e todas as bênçãos que recebeu do Pai.

Que o mundo possa acreditar. Alguns explicam a palavra mundo como os eleitos, que naquela época ainda estavam dispersos; mas como a palavra mundo, ao longo de todo este capítulo, denota os réprobos, estou mais inclinado a adotar uma opinião diferente. Acontece que, imediatamente depois, ele faz uma distinção entre todo o seu povo e o mesmo mundo que ele agora menciona.

O verbo, para crer, foi usado incorretamente pelo evangelista para o verbo, para saber; isto é, quando os incrédulos, convencidos por sua própria experiência, percebem a glória divina e celestial de Cristo. A conseqüência é que, acreditando, eles não acreditam, porque essa convicção não penetra no sentimento interior do coração. E é uma vingança justa de Deus que o esplendor da glória Divina ofusque os olhos dos réprobos porque eles não merecem ter uma visão clara e pura disso. Depois ele usa o verbo, para saber no mesmo sentido.

Comentário de Adam Clarke

Para que todos possam ser um – Esta oração foi literalmente respondida aos primeiros crentes, que eram todos de um coração e de uma alma: Atos 4:32 . E por que os crentes não estão no mesmo espírito agora? Porque eles não prestam atenção ao exemplo nem à verdade de Cristo.

Que o mundo possa acreditar – já vimos que a palavra mundo é usada em várias partes deste último discurso de nosso Senhor para significar apenas o povo judeu.

Cristo terá todos os seus membros para serem um em espírito – um em direitos e privilégios e um na bênção do mundo futuro.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Para que todos eles sejam um; como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles sejam um em nós; para que o mundo acredite que me enviaste.

Como tu estás em mim – Isto também deve ser entendido de uma maneira semelhante, e não de igualdade ou igualdade.

Para que o mundo acredite – Aqui Cristo ora pelo mundo. Observe a soma de toda a sua oração: 1. Receba-me na sua e na minha glória; 2. Que meus apóstolos compartilhem disso; 3. E todos os outros crentes: 4. E deixe o mundo inteiro acreditar.

Referências Cruzadas

Jeremias 32:39 – Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.

Ezequiel 37:16 – “Filho do homem, escreva num pedaço de madeira: ‘Pertencente a Judá e aos israelitas, seus companheiros’. Depois escreva noutro pedaço de madeira: ‘Vara de Efraim, pertencente a José e a toda a nação de Israel, seus companheiros’.

Ezequiel 37:22 – Eu os farei uma única nação na terra, nos montes de Israel. Haverá um único rei sobre todos eles, e eles nunca mais serão duas nações nem estarão divididos em dois reinos.

Sofonias 3:9 – “Então purificarei os lábios dos povos, para que todos eles invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo.

Zacarias 14:9 – O Senhor será rei de toda a terra. Naquele dia haverá um só Senhor e o seu nome será o único nome.

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 10:16 – Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 10:38 – Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai”.

João 13:35 – Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 17:11 – Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

João 17:22 – Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:

Atos dos Apóstolos 2:46 – Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

Atos dos Apóstolos 4:32 – Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.

Romanos 12:5 – assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

1 Coríntios 1:10 – Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.

1 Coríntios 12:12 – Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

1 Coríntios 12:25 – a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Efésios 4:3 – Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

Filipenses 2:1 – Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

1 Pedro 3:8 – Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.

1 João 5:7 – Há três que dão testemunho:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *