Estudo de 1 Coríntios 12:12 – Comentado e Explicado

Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.
1 Coríntios 12:12

Comentário de Albert Barnes

Pois, como o corpo é um – O sentimento geral que o apóstolo vinha ilustrando e reforçando era que todas as investiduras que possuíam na igreja eram obra do mesmo Espírito Santo, e que deviam ser adequadamente valorizadas e valorizadas, como sendo tudo útil e valioso em seus lugares. Esse sentimento ele agora ilustra 1 Coríntios 12:27 , significando que é um, e que ele sustenta a relação de Cabeça; compare Efésios 1: 22-23 . Como a “cabeça” é a parte mais importante do corpo, ela pode ser colocada em todo o corpo; e o nome “Cristo” aqui, a cabeça da igreja, é colocado para todo o corpo do qual ele é a cabeça; e significa aqui a sociedade cristã, ou a igreja. Essa figura, de uma parte para o todo, é comum em todas as línguas; veja a nota em Romanos 12: 4-5 .

Comentário de E.W. Bullinger

aquele . Os textos lêem “o” .

também, etc. = assim também é Cristo.

Cristo = o Cristo. App-98.

Comentário de John Calvin

12. Pois, como o corpo é um, Ele agora deriva uma semelhança com o corpo humano, que ele também usa em Romanos 12: 4 ; mas é para um propósito diferente, como já afirmei acima. Nessa passagem, ele exorta cada um a ficar satisfeito com seu próprio chamado, e a não invadir o território de outro; como ambição, curiosidade ou alguma outra disposição, induz muitos a tomar em mãos mais do que é conveniente. Aqui, no entanto, ele exorta os crentes a se apegarem mutuamente em uma distribuição mútua de presentes, pois eles não lhes foram conferidos por Deus que cada um deve desfrutar do seu separadamente, mas que um deve ajudar o outro. É comum, no entanto, que qualquer sociedade de homens ou congregação seja chamada corpo, pois uma cidade constitui um corpo e, assim, da mesma maneira, um senado e um povo. Monenius Agrippa, (747) também, nos tempos antigos, quando desejava conciliar o povo romano, quando em desacordo com o Senado, fazia uso de um pedido de desculpas, não muito diferente da doutrina de Paulo aqui. (748) Entre os cristãos, no entanto, o caso é muito diferente; pois eles não constituem um mero corpo político, mas são o corpo espiritual e místico de Cristo, como o próprio Paulo depois acrescenta. ( 1 Coríntios 12:27 .) O significado, portanto, é : “Embora os membros do corpo sejam variados e tenham funções diferentes, eles são, no entanto, interligados de tal maneira que se fundem em um. (749) Nós, portanto, que somos membros de Cristo, embora estejamos dotados de vários dons, não obstante, devemos ter um olho na conexão que temos em Cristo. ”

Assim também é Cristo. O nome de Cristo é usado aqui em vez da Igreja, porque a semelhança pretendia se aplicar não ao Filho unigênito de Deus, mas a nós. É uma passagem cheia de consolo, na medida em que ele chama a Igreja de Cristo; pois Cristo (750) nos confere essa honra – que ele está disposto a ser estimado e reconhecido, não apenas em si mesmo, mas também em seus membros. Portanto, o mesmo apóstolo diz em outro lugar ( Efésios 1:23 ) que a Igreja é sua conclusão (751) como se ele, se separado de seus membros, estivesse incompleto. E certamente, como Agostinho se expressa elegantemente em uma parte de seus escritos –

“Como estamos em Cristo uma videira frutífera, o que somos dele senão galhos secos?” ( João 15: 4. )

Nisto, então, está nosso consolo – que, como ele e o Pai são um, também somos um com ele. Por isso, é que o nome dele é aplicado a nós.

Comentário de Adam Clarke

Pois, como o corpo é um – Embora o corpo humano tenha muitos membros, e embora seja composto por uma grande variedade de partes, ainda é apenas um sistema inteiro; sendo cada parte e membro necessário para a integridade ou integridade do todo.

Assim também é Cristo – isto é, a Igreja também é o corpo de Cristo, sendo composto pelos diferentes oficiais já mencionados, e especialmente aqueles enumerados, 1 Coríntios 12:28 , apóstolos, profetas, professores, etc. Não se pode supor que Cristo é composto por muitos membros, etc., e, portanto, o termo Igreja deve ser entendido, a menos que suponhamos, o que não é improvável, que o termo ? ???st?? , Cristo, seja usado para expressar a Igreja ou todo o corpo de crentes cristãos.

Comentário de John Wesley

Pois, como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros desse corpo, sendo muitos, são um corpo; assim também é Cristo.

Assim é Cristo – ou seja, o corpo de Cristo, a igreja.

Referências Cruzadas

Romanos 12:4 – Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função,

1 Coríntios 10:17 – Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.

1 Coríntios 12:27 – Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

Gálatas 3:16 – Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “E aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “Ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

Efésios 1:23 – que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Efésios 4:4 – Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;

Efésios 4:12 – com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,

Efésios 4:15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Efésios 5:23 – pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.

Efésios 5:30 – pois somos membros do seu corpo.

Colossenses 1:18 – Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

Colossenses 2:19 – Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.

Colossenses 3:15 – Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *