Estudo de Efésios 4:4 – Comentado e Explicado

Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança.
Efésios 4:4

Comentário de Albert Barnes

Existe um corpo – uma igreja – pois a palavra “corpo” significa aqui – denotando o corpo de Cristo; veja as notas em Romanos 12: 5 ; compare notas sobre Efésios 1:23 . O significado aqui é que, como realmente existe apenas uma igreja na terra, deve haver unidade. A igreja é, atualmente, dividida em muitas denominações. Tem diferentes formas de culto, e diferentes ritos e cerimônias. Ela abrange os de diferentes compleições e fileiras na vida, e não se pode negar que muitas vezes existem contendas e ciúmes infelizes em diferentes partes da igreja. Ainda assim, existe apenas uma – “uma igreja santa e católica (universal)”; e que a igreja deve sentir que é uma. Cristo não veio para resgatar e salvar igrejas diferentes, e dar-lhes um lugar diferente no céu. Ele não veio salvar a comunhão episcopal apenas ou apenas as comunhões presbiterianas ou metodistas; nem deixou o mundo para se adequar a eles diferentes mansões no céu. Ele não veio salvar apenas o homem negro, ou o vermelho, ou o homem branco; nem ele deixou o mundo para estabelecer para eles mansões separadas nos céus. Ele veio para reunir em uma comunidade uma multidão de todas as tez e de todas as terras, e uni-las em uma grande irmandade na terra, e finalmente reuni-las no mesmo céu. A igreja é uma. Todo cristão sincero é um irmão naquela igreja e tem um direito igual a todos os outros a seus privilégios. Sendo um pelo desígnio do Salvador, eles devem ser um no sentimento; e todo cristão, não importa qual seja sua posição, deve estar pronto para saudar todos os outros cristãos como um companheiro herdeiro do céu.

Um Espírito – O Espírito Santo. Existe um e o mesmo Espírito que habita na igreja. O mesmo Espírito despertou todos, todos iluminados; condenou todos; converteu tudo. Onde quer que estejam, e quem quer que seja, ainda houve substancialmente a mesma obra do Espírito no coração de todo cristão. Existem diferenças circunstanciais decorrentes de diversidades de temperamento, disposição e educação; pode haver uma diferença na profundidade e no poder de suas operações na alma; pode haver uma diferença no grau de convicção pelo pecado e na evidência da conversão, mas ainda existem as mesmas operações no coração produzidas essencialmente pelo mesmo Espírito; veja as notas em 1 Coríntios 12: 6-11 . Todos os dons da oração e da pregação; todo o zelo, o ardor, o amor, a abnegação na igreja são produzidos pelo mesmo Espírito. Portanto, deve haver unidade. A igreja está unida na agência pela qual é salva; deve estar unido nos sentimentos que influenciam seus membros.

Assim como sois chamados – veja Efésios 4: 1 . O sentido é: “existe um corpo e um espírito, da mesma maneira que há uma esperança resultante do seu chamado”. A mesma noção de unidade é encontrada em relação a cada uma dessas coisas.

Em uma esperança de seu chamado – Em uma esperança “resultante de” ser chamado para o seu reino. Sobre o significado da palavra “esperança”, veja notas em Efésios 2:12 . O significado aqui é que os cristãos têm a mesma esperança e, portanto, devem ser um. Eles estão ansiosos pelo mesmo céu; eles esperam a mesma felicidade além do túmulo. Não é como na terra entre as pessoas do mundo, onde há uma variedade de esperanças – onde uma espera por prazer, outra por honra e outra por lucro; mas existe a perspectiva da mesma alegria inesgotável. Essa “esperança” é adequada para promover a união. Não há rivalidade – pois é suficiente para todos. A “esperança” na terra nem sempre produz união e harmonia. Dois homens esperam obter o mesmo cargo; dois estudantes esperam obter a mesma honra na faculdade; dois rivais esperam obter a mesma mão no casamento – e a consequência é ciúme, contenda e contenda. A razão é que apenas um pode obter o objeto. Não é assim com a coroa da vida – com as recompensas do céu. Todos podem obter “essa” coroa; todos podem compartilhar essas recompensas. Como os cristãos “podem” enfrentar de maneira irada um com o outro, quando a esperança de morar no mesmo céu incha seus peitos e anima seus corações?

Comentário de E.W. Bullinger

Existe . Forneça as reticências com Ye are .

corpo . Ver Efésios 2:15 , Efésios 2:16 . Espírito. App-101.

são chamados = foram chamados também.

Comentário de John Calvin

4. Existe um corpo. (139) Ele passa a mostrar mais detalhadamente como os cristãos devem se unir de maneira completa. A união deve ser tal que formaremos um corpo e uma alma. Essas palavras denotam o homem inteiro. Devemos estar unidos, não apenas em parte, mas em corpo e alma. Ele apóia isso com um argumento poderoso, como vocês foram chamados em uma esperança de seu chamado. Somos chamados a uma herança e uma vida; e, portanto, segue-se que não podemos obter a vida eterna sem viver em harmonia mútua neste mundo. Um convite divino sendo dirigido a todos, eles devem estar unidos na mesma profissão de fé e prestar todo tipo de assistência um ao outro. Oh, se esse pensamento estivesse profundamente impresso em nossas mentes, de que estamos sujeitos a uma lei que não mais permite que os filhos de Deus diferam entre si do que o reino dos céus seja dividido, com que sinceridade devemos cultivar a bondade fraterna! Como devemos temer todo tipo de animosidade, se refletimos devidamente que todos os que nos separam dos irmãos nos afastam do reino de Deus! E, no entanto, estranhamente, enquanto esquecemos os deveres que os irmãos devem uns aos outros, continuamos nos gabando de que somos filhos de Deus. Vamos aprender com Paulo que ninguém é adequado para essa herança que não é um corpo nem um espírito.

Comentário de Adam Clarke

Há um corpo – Viz. de Cristo, que é sua igreja.

Um Espírito – O Espírito Santo, que anima este corpo.

Uma esperança – De glória eterna, para a qual glória fomos chamados pela pregação do Evangelho; através do qual você se tornou o corpo de Cristo, instinto com a energia do Espírito Santo.

Comentário de John Wesley

Existe um corpo e um Espírito, assim como sois chamados em uma esperança do vosso chamado;

Existe um corpo – a igreja universal, todos os crentes em todo o mundo.

Um Espírito, um Senhor, um Deus e Pai – A Trindade sempre abençoada.

Uma esperança – do céu.

Referências Cruzadas

Jeremias 14:8 – Ó Esperança de Israel, tu que o salvas na hora da adversidade, por que te comportas como um estrangeiro na terra, ou como um viajante que fica somente uma noite?

Jeremias 17:7 – “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Atos dos Apóstolos 15:11 – De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também”.

Romanos 12:4 – Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função,

1 Coríntios 10:17 – Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.

1 Coríntios 12:4 – Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

1 Coríntios 12:12 – Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

1 Coríntios 12:20 – Assim, há muitos membros, mas um só corpo.

2 Coríntios 11:4 – Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.

Efésios 1:18 – Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

Efésios 2:16 – e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Efésios 2:22 – Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

Efésios 4:1 – Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

Efésios 5:30 – pois somos membros do seu corpo.

Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

Colossenses 3:15 – Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

1 Timóteo 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Tito 3:7 – Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

1 João 3:3 – Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *