Estudo de Tito 1:2 – Comentado e Explicado

na esperança da vida eterna prometida em tempos longínquos por Deus veraz e fiel,
Tito 1:2

Comentário de Albert Barnes

Na esperança da vida eterna – Margem, por. Grego, ?p ? ??p?d? ep ‘elpidiIsso não significa que Paulo acalentasse a esperança da vida eterna, mas que a “fé dos eleitos”, que ele pretendia garantir, era para que as pessoas pudessem ter a esperança da vida eterna. Todo o sistema que ele foi designado para pregar foi projetado para garantir ao homem uma esperança bem fundamentada de salvação; compare as notas, 2 Timóteo 1:10 .

Que Deus, que não pode mentir – Na frase “não pode mentir”, veja as notas em Hebreus 6:13 . O fato de que Deus não pode mentir; que é sua natureza sempre falar a verdade; e que nenhuma circunstância pode ocorrer em que Ele se afastará é o fundamento de todas as nossas esperanças de salvação.

Prometido – A única esperança de salvação está na promessa de Deus. É apenas quando podemos ter evidências de que Ele nos garantiu que podemos ser salvos, que estamos autorizados a nutrir qualquer esperança de salvação. Essa promessa não é feita para nós como indivíduos ou por nome, mas se torna nossa:

(1) porque Ele fez uma promessa geral de que aqueles que se arrependerem e crerem serão salvos; e,

(2) porque, podemos ter evidências de que nos arrependemos e cremos no evangelho. Se é assim, estamos justamente sob a promessa da salvação e podemos aplicá-la a nós mesmos.

Antes do mundo começar – Ou seja, o propósito foi formado e a promessa pode ser considerada como de fato feita; – pois um propósito na mente de Deus, embora ainda não seja conhecido, é equivalente a uma promessa; compare a nota de Mateus 25:34 ; 2 Timóteo 1: 9 nota.

Comentário de E.W. Bullinger

In . Grego. Epi , App-101.

esperança. Ver Tito 3: 7 . Compare Co Tito 1: 3 , Tito 1: 4 . 1 Timóteo 1: 1 .

eterno . App-151.

vida. App-170, I.

isso não pode mentir. Literalmente, o unlying. Grego. apseudes . Só aqui.

prometido. Grego. epangellomai . Compare App-121 Tito 5: 8 .

antes . . . começasse. App-151.

Comentário de John Calvin

2. Na esperança (ou, por causa da esperança ) da vida eterna. Isso indubitavelmente denota a causa; pois essa é a força da preposição grega ?p? ; e, portanto, pode ser traduzido como “por conta da esperança” ou “por causa da esperança”. A verdadeira religião e a prática da piedade – comece com a meditação na vida celestial; e da mesma maneira, quando Paulo ( Colossenses 1: 5 ) elogia a fé e o amor dos colossenses, ele faz com que a causa e o fundamento deles sejam “a esperança depositada no céu”. Os saduceus e todos os que confinam nossa esperança a este mundo, o que quer que eles pretendam, não podem fazer nada além de desprezar a Deus, enquanto reduzem os homens à condição de gado. Por conseguinte, sempre deve ser o objetivo de um bom professor, desviar os olhos dos homens do mundo, para que possam olhar para o céu. Reconheço prontamente que devemos valorizar mais a glória de Deus do que a nossa salvação; mas agora não estamos discutindo a questão de qual desses dois deve ser o primeiro em ordem. Tudo o que digo é que os homens nunca buscam a Deus da maneira correta até que tenham confiança para se aproximar dele; e, portanto, que nunca aplicamos nossa mente à piedade até que tenhamos sido instruídos sobre a esperança da vida celestial. (210)

Que Deus prometeu antes dos tempos dos séculos. Enquanto Agostinho traduzia as palavras , ??? ?????? a?????? significa – não “os tempos das eras”, mas “os tempos eternos”, ele se preocupa bastante com “a eternidade dos tempos”, até que por fim ele explica “os tempos eternos” como denotando aqueles que vão além de toda a antiguidade. Quanto ao significado, ele, Jerônimo e outros comentaristas concordam que Deus determinou, antes da criação do mundo, dar a salvação que ele agora manifestou pelo evangelho. Assim, Paulo teria usado a palavra promessa incorretamente em vez de decreto; pois antes que os homens existissem, não havia ninguém a quem ele pudesse prometer.

Por esse motivo, embora eu não rejeite essa exposição, ainda assim, quando faço uma análise minuciosa de todo o assunto, sou obrigado a adotar uma interpretação diferente – que a vida eterna foi prometida aos homens há muitas eras, e não apenas àqueles que viveu naquele tempo, mas também para a nossa própria idade. Não foi apenas para o benefício de Abraão, mas tendo em vista todos os que deveriam viver depois dele, que Deus disse:

“Em tua descendência serão abençoadas todas as nações.” ( Gênesis 22:18 .)

Tampouco isso é inconsistente com o que ele diz, em outro sentido ( 2 Timóteo 1: 9 ) que a salvação foi dada aos homens “antes dos tempos dos séculos”. O significado da palavra ainda é o mesmo nas duas passagens; pois, como a palavra grega a??? indica uma sucessão ininterrupta de tempo do começo ao fim do mundo, Paulo declara, nessa passagem, que a salvação foi dada ou decretada para os eleitos de Deus antes que os tempos começassem a fluir. Mas porque nesta passagem ele trata da promessa, ele não inclui todas as idades, para nos levar de volta para além da criação do mundo, mas mostra que muitas eras (211) se passaram desde que a salvação foi prometida.

Se alguém preferir ver “os tempos dos séculos” como uma expressão concisa para os próprios séculos, ele tem a liberdade de fazê-lo. Mas porque a salvação foi dada pela eterna eleição de Deus antes de ser prometida, o ato de dar salvação é colocado nessa passagem ( 2 Timóteo 1: 9 ) antes de todas as eras, e, portanto, devemos fornecer a palavra tudo. Mas aqui significa apenas que a promessa é mais antiga do que um longo curso de eras, porque começou imediatamente após a criação do mundo. No mesmo sentido, ele mostra que o evangelho, que deveria ter sido proclamado quando Cristo ressuscitou dos mortos, havia sido prometido nas Escrituras pelos profetas; pois existe uma grande diferença entre a promessa que foi anteriormente dada aos pais e a atual exibição de graça.

Quem não pode mentir. Essa expressão ??e?d?? é adicionada para glorificar a Deus e ainda mais para confirmar nossa fé. E, de fato, sempre que o assunto tratado é a nossa salvação, devemos lembrar que ele se baseia na palavra dAquele que não pode enganar nem mentir. Além disso, a única prova de toda a religião é – a verdade imutável de Deus. (212)

Comentário de Adam Clarke

Na esperança da vida eterna – Na expectativa de um estado de ser e bem-estar que deve durar pela eternidade, quando o tempo não deve mais existir. Isso inclui não apenas a salvação da alma e sua eterna beatificação, mas também a ressurreição do corpo. Esse era um ponto, mas mal compreendido, e não muito claramente revelado, sob a lei mosaica; mas foi totalmente revelado sob o evangelho e a doutrina ilustrada pela ressurreição e ascensão de Cristo.

Que Deus, que não pode mentir, prometeu – Vimos muitas vezes que a frase, a fundação do mundo, significa a economia judaica e, antes da fundação do mundo, os tempos antecedentes à aplicação da lei. Este é evidentemente o significado aqui. Ver 2 Timóteo 1: 9-11 .

Supondo que a palavra a?????? neste verso signifique eterno, diz o Dr. Macknight, a tradução literal de p?? ?????? a?????? seria antes dos tempos eternos; mas isso é uma contradição em termos, nossos tradutores, contrários à propriedade da língua grega, a traduziram antes do mundo começar, como observa Locke em Romanos 16:25 . A verdadeira tradução literal é anterior aos tempos seculares, nos referindo aos jubileus judeus, nos quais os tempos eram computados entre os hebreus, como entre os gentios eram calculados por gerações de homens. Portanto, Colossenses 1:26 , o mistério que foi mantido ocultou, desde os tempos e as gerações, o mistério que foi mantido escondido pelos judeus e pelos gentios.

Comentário de Thomas Coke

Tito 1: 2 . Antes do mundo começar ??? ?????? a??????, antes das eras seculares; ou antes de dar a lei de Moisés. Deus prometeu o evangelho, de maneira obscura, aos patriarcas antes de Abraão; mas para ele foi prometido mais explicitamente. Agora essa promessa a Abraão era antes dos tempos seculares – os jubileus sob a lei e, consequentemente, antes da distinção do mundo entre judeus e gentios. Mas o que Deus, que não pode mentir ou quebrar sua palavra, havia prometido tanto tempo antes a Abraão, a lei de Moisés, que interveio, não podia anular. Veja Romanos 16:25 . Gálatas 3:17 .

Comentário de John Wesley

Na esperança da vida eterna, que Deus, que não pode mentir, prometeu antes que o mundo começasse;

Na esperança da vida eterna – O grande motivo e encorajamento de todo apóstolo e todo servo de Deus.

Que Deus prometeu antes do mundo começar – A Cristo, nossa cabeça.

Referências Cruzadas

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

1 Samuel 15:29 – Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender”.

Provérbios 8:23 – fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Mateus 25:46 – “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

Marcos 10:17 – Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? “

Marcos 10:30 – deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.

João 3:15 – para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 6:54 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Atos dos Apóstolos 15:18 – conhecidas desde os tempos antigos.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:4 – a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

1 Tessalonicenses 2:15 – que mataram o Senhor Jesus e os profetas, e também nos perseguiram. Eles desagradam a Deus e são hostis a todos,

1 Tessalonicenses 5:8 – Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.

1 Timóteo 6:12 – Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.

1 Timóteo 6:19 – Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.

2 Timóteo 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

2 Timóteo 2:10 – Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

2 Timóteo 2:15 – Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.

Tito 2:7 – Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Tito 3:7 – Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

Hebreus 6:17 – Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento,

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

1 João 2:25 – E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Apocalipse 17:8 – A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *