Estudo de 1 Timóteo 6:12 – Comentado e Explicado

Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas.
1 Timóteo 6:12

Comentário de Albert Barnes

Lute contra a boa luta da fé – O nobre conflito na causa da religião; veja as notas em Efésios 6: 10-17 ; compare notas em 1 Coríntios 9: 26-27 . A alusão é às competições nos jogos gregos.

Agarre-se à vida eterna – Como a coroa da vitória que lhe é oferecida. Entenda isso tão ansiosamente quanto os competidores dos jogos gregos se apossaram do prêmio; veja as notas em 1 Coríntios 9:25 .

Para onde tu também é chamado – Ou seja, pelo Espírito de Deus e pela própria natureza de sua profissão. Deus não “chama” seu povo para que eles se tornem ricos; ele não os converte para que possam se dedicar ao negócio do lucro. Eles são “chamados” para um trabalho mais alto e mais nobre. No entanto, quantos cristãos professos existem que parecem viver como se Deus os tivesse chamado para o negócio especial de ganhar dinheiro, e que se dedicam a ele com zelo e assiduidade que honrariam esse chamado, se isso tivesse acontecido? foi o grande objetivo que Deus tinha em vista ao convertê-los!

E professou uma boa profissão diante de muitas testemunhas – Ou seja, quando ele abraçou a religião cristã e a tornou pública na presença da igreja e do mundo; ou quando ele foi solenemente designado para o ministério; ou como ele em sua vida cristã havia sido habilitado publicamente a demonstrar seu apego ao Salvador. Não vejo razão para duvidar que o apóstolo possa ter se referido ao primeiro e que, nos primeiros tempos, uma profissão de religião possa ter sido feita abertamente diante da igreja e do mundo. Esse método de admitir membros da igreja teria sido natural e adequado para causar uma profunda impressão nos outros. É bom lembrar frequentemente os professores de religião dos sentimentos que eles tiveram quando fizeram uma profissão religiosa; do fato de que a transação foi testemunhada pelo mundo; e das promessas que eles fizeram para levar uma vida santa. Uma das melhores maneiras de estimular a nós mesmos ou aos outros para o fiel desempenho do dever é a lembrança dos votos então feitos; e um dos métodos mais eficazes de recuperar um retrocesso é trazer à lembrança aquela hora solene em que ele se entregou publicamente a Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Luta. Grego. agonizomai . Veja Lucas 13:24 .

luta. Grego. agon . Veja Filipenses 1:30 . Figura do discurso Paronomasia . App-6.

eterno . App-151.

vida . App-170.

whereunto = até (App-104.) qual.

hast. Omitir.

professado = confessado. Grego. homologeo . Ocorre 23 vezes; dezessete vezes “confessa” , três vezes “professa” faz confissão “,” promessa “,” agradeça “, uma vez cada.

a = o.

profissão = confissão. Grego. homologia . Ver 2 Coríntios 9:13 . Figura do discurso Hyperbaton . App-6.

antes = à vista de.

Comentário de John Calvin

12 Lute contra a boa luta da fé Na próxima epístola, ele diz:

“Aquele que se tornou soldado não se envolve em assuntos inconsistentes com seu chamado.” ( 2 Timóteo 2: 4. )

Da mesma maneira, a fim de afastar Timóteo da excessiva solicitude sobre as coisas terrenas, ele lembra que ele deve “lutar”; pois descuido e indulgência surgem dessa causa, que a maior parte deseja servir a Cristo à vontade, e como se fosse um passatempo, enquanto Cristo chama todos os seus servos à guerra.

Com o objetivo de encorajá-lo a lutar com tanta coragem, ele o chama de bom; isto é, bem-sucedido e, portanto, não deve ser evitado; pois, se os soldados terrestres não hesitam em lutar, quando o resultado é duvidoso e quando existe o risco de serem mortos, (126) quanto mais bravamente devemos lutar sob a orientação e bandeira de Cristo, quando estamos certo da vitória? Mais especialmente, como uma recompensa nos espera, não como outros generais costumam dar a seus soldados, mas uma imortalidade gloriosa e bênção celestial; certamente seria vergonhoso que nós, que temos tanta esperança, sejamos cansados ??ou cedemos. E é isso que ele imediatamente acrescenta:

Agarre-se à vida eterna Como se ele tivesse dito: “Deus te chama para a vida eterna e, portanto, desprezando o mundo, esforce-se para obtê-la”. Quando ele ordena que eles “se apeguem”, ele os proíbe de fazer uma pausa ou relaxar no meio do curso; como se ele tivesse dito que “nada foi feito (127) até que tenhamos chegado a vida futura, para a qual Deus nos convida”. Da mesma maneira, ele afirma que se esforça para progredir, porque ainda não o segurou. ( Filipenses 3:12 .)

Ao qual você também foi chamado. Porque os homens corriam aleatoriamente, e sem propósito, se não tivessem Deus como diretor de seu curso, com o objetivo de promover sua atividade alegre, ele menciona também o chamado; pois não há nada que deva nos animar com maior coragem do que aprender que fomos “chamados” por Deus; pois concluímos disso que nosso trabalho, que Deus dirige, e no qual ele estende a mão para nós, não será infrutífero. Além disso, ter rejeitado o chamado de Deus seria uma vergonha vergonhosa; e, portanto, isso deve ser uma excitação muito poderosa: “Deus te chama para a vida eterna; cuidado para não ser desviado para qualquer outra coisa, ou para ficar aquém de qualquer maneira, antes de alcançá-lo. ”

E confessou uma boa confissão Ao mencionar sua vida anterior, o apóstolo o excita ainda mais a perseverar; pois ceder, depois de ter começado bem, é mais vergonhoso do que nunca ter começado. Para Timóteo, que até então agira com coragem e obteve aplausos, ele aborda esse poderoso argumento de que o último fim deve corresponder ao começo. Pela palavra confissão, não entendo o que é expresso em palavras, mas o que é realmente realizado; e isso não em uma única instância meramente, mas durante todo o seu ministério. O significado, portanto, é: “Tu tens muitas testemunhas da tua ilustre confissão, tanto em Éfeso como em outros países, que te viram agindo fiel e sinceramente na profissão do evangelho; e, portanto, tendo dado tal prova de fidelidade, você não pode, sem a maior vergonha e desgraça, se mostrar algo além de um distinto soldado de Cristo. ” Por essa passagem, somos ensinados em geral que, quanto mais um de nós se destaca, menos desculpável é se ele falha e mais fortes são suas obrigações com Deus de perseverar no caminho certo.

Nil aetum reputans, dum quid superesset agendum .”

Ed.

Comentário de Adam Clarke

Lute contra a boa luta da fé – “ Agonize a boa agonia”. Tu tens um concurso para sustentar em que tua honra, tua vida, tua alma estão em jogo. Viva o Evangelho e defenda a causa de Deus. Desmascarar os hipócritas, expulsar os esbanjadores, expurgar e edificar a Igreja, viver no espírito da tua religião e dar-te totalmente a este trabalho.

Segure a vida eterna – Tudo isso é uma alusão aos exercícios nos jogos públicos gregos: lute, conquiste e aproveite o prêmio; leve a coroa da vida eterna!

Para onde tu também é chamado – A alusão aos jogos públicos ainda é continuada: Você foi chamado para esta palestra; você foi aceito como apropriado para entrar nas listas com quaisquer antagonistas que possam oferecer; na presença de muitas testemunhas, você assumiu os compromissos necessários e se submeteu a ser governado pelas leis do estádio; muitos olhos estão sobre ti, para ver se lutarás virilmente e sejais fiéis. A fé de Timóteo foi indubitavelmente provada por severa perseguição. Em Hebreus 13:23 , diz-se: Saibam que nosso irmão Timóteo está posto em liberdade. Portanto, parece que ele foi preso pelo testemunho de Cristo, e talvez tenha sido então, mais do que em sua ordenação, que ele fez a boa confissão aqui mencionada. Ele arriscou sua vida e conquistou. Se não era um mártir, ele era um confessor.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 6:12 . Lute contra a boa luta da fé, Esforce se generosamente pela fé; apoderar-se de Cristo, apegar-se a Deus, apegar-se à vida eterna, etc. São Paulo, Hebreus 13:23 diz que Timóteo foi posto em liberdade; de onde podemos concluir que ele foi preso por causa da fé e, naquela ocasião, fez a profissão mencionada neste versículo; – e sim, porque a profissão de Cristo antes de Pilatos é mencionada a seguir versículo. Doddridge diz: Mantenha o bom combate da fé; e observa com muita justiça que estas e as seguintes palavras são claramente agonísticas e se referem à ânsia com que os que disputavam os jogos gregos lutavam e seguravam a coroa; e o grau em que a presença de muitos espectadores, ou, como o apóstolo fala em outro lugar, a nuvem de testemunhas, os animou em suas disputas por isso.

Comentário de John Wesley

Lute contra a boa luta da fé, segure a vida eterna, para a qual também é chamado, e professou uma boa profissão diante de muitas testemunhas.

Lute contra a boa luta da fé – Não sobre palavras.

Segure a vida eterna – Pouco antes de ti.

Confessaste a boa confissão – Talvez no seu batismo: da mesma forma, 1 Timóteo 6:13 ; mas com uma variação notável da expressão.

Confessastes a boa confissão diante de muitas testemunhas – às quais todos consentiram. Ele testemunhou a boa confissão; mas Pilatos não concordou com isso.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 26:3 – e dizer ao sacerdote que estiver exercendo o cargo naquela ocasião: “Declaro hoje ao Senhor, ao seu Deus, que vim para a terra que o Senhor jurou aos nossos antepassados que nos daria”.

Deuteronômio 26:17 – Hoje vocês declararam que o Senhor é o seu Deus e que vocês andarão nos seus caminhos, que guardarão os seus decretos, os seus mandamentos e as suas ordenanças, e que vocês lhe obedecerão.

Salmos 63:8 – A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém.

Provérbios 3:18 – A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado.

Cânticos 3:4 – Mal havia passado por elas, quando encontrei aquele a quem o meu coração ama. Eu o segurei e não o deixei ir até que o trouxe para a casa de minha mãe, para o quarto daquela que me concebeu.

Isaías 44:5 – Um dirá: “Pertenço ao Senhor”; outro chamará a si mesmo pelo nome de Jacó; ainda outro escreverá em sua mão: “Do Senhor”, e tomará para si o nome Israel. “

Zacarias 10:5 – Juntos serão como guerreiros que pisam a lama das ruas na batalha. Lutarão e derrubarão os cavaleiros porque o Senhor estará com eles.

Lucas 12:8 – “Eu lhes digo: quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

1 Coríntios 9:25 – Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.

2 Coríntios 6:7 – na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa;

2 Coríntios 10:3 – Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.

Efésios 6:10 – Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.

Filipenses 3:12 – Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.

Colossenses 3:15 – Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

1 Tessalonicenses 5:8 – Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.

2 Tessalonicenses 2:14 – Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Timóteo 1:18 – Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate,

1 Timóteo 6:13 – Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:

1 Timóteo 6:19 – Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

2 Timóteo 4:7 – Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Hebreus 13:23 – Quero que saibam que o nosso irmão Timóteo foi posto em liberdade. Se ele chegar logo, irei vê-los com ele.

1 Pedro 3:9 – Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

1 João 2:25 – E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

Apocalipse 3:3 – Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *