Estudo de Hebreus 3:14 – Comentado e Explicado

Porque somos incorporados a Cristo, mas sob a condição de conservarmos firme até o fim nossa fé dos primeiros dias,
Hebreus 3:14

Comentário de Albert Barnes

Pois somos feitos participantes de Cristo – estamos espiritualmente unidos ao Salvador. Nós nos tornamos um com ele. Participamos de seu espírito e de suas atribuições. Os escritores sagrados estão acostumados a descrever o cristão como estando intimamente unido ao Salvador, e como sendo um com ele, veja João 15: 1-7 ; João 17:21 , João 17:23 notas; Efésios 5:30 nota; 1 Coríntios 12:27 nota. A idéia é que participemos de tudo o que lhe pertence. É uma união de sentimento e carinho; uma união de princípios e de simpatia; uma união de dependência e amor; uma união onde nada deve ser comunicado por nós, mas tudo ganhou; e uma união, portanto, por parte do Redentor de grande condescendência. É a união do ramo com a videira, onde o ramo é sustentado e nutrido pela videira, e não a união da hera e do carvalho, onde a hera tem suas próprias raízes, e simplesmente se apega ao carvalho e sobe. sobre isso. O que mais pode ser dito tão honroso para o homem que ele é um “participante de Cristo”; que ele compartilha seus sentimentos aqui e que ele deve compartilhar suas honras em um mundo mais brilhante? Comparado a isso, o que é participar dos ricos e frívolos em seus prazeres; o que seria compartilhar das honras dos conquistadores e reis?

µet???? t?? ???st?? metochoi tou Christou não pode significar, como alguns explicam, participação apenas nas bênçãos da morte de Cristo, mas deve ser referido, como afirma nosso autor aqui, à união espiritual que subsiste entre Cristo e seu povo. Essa união sem dúvida envolve, como conseqüentes necessários, “uma união de sentimentos e afetos, uma união de princípios e simpatia, uma união de dependência e amor”. No entanto, pensamos, é algo mais. É uma união “real” e vital, formada pelo único Espírito de Cristo, permeando a cabeça e os membros do corpo místico. E este é o “fundamento” de toda união de afeição, etc. Para uma visão condensada do assunto, veja a nota complementar em Romanos 8:10 .)

Se mantivermos firme o início de nossa confiança – veja a nota em Hebreus 3: 6 . Se continuarmos a manter a mesma confiança que tínhamos no começo, ou que demonstramos no início de nossa vida cristã. A princípio, eles foram firmes na esperança cristã. Eles evidenciaram um apego verdadeiro e forte ao Redentor. Eles eram ardentes e dedicados à sua causa. Se eles continuassem mantendo isso até o fim, isto é, o fim da vida; se, no meio de todas as tentações e provações, aderissem inflexivelmente à causa do Salvador, mostrariam que eram verdadeiros cristãos e participariam da bem-aventurança do mundo celestial com o Redentor. A idéia é que é apenas a perseverança nos caminhos da religião que constitui certa evidência de piedade. Onde a piedade se manifesta através da vida, ou onde há uma devoção incansável à causa de Deus, aí a evidência é clara e inquestionável.

Mas onde há, a princípio, grande ardor, zelo e confiança, que logo desaparecem, fica claro que eles nunca tiveram um apego real a ele e à sua causa. Pode-se observar aqui que o “começo da confiança” daqueles que são enganados e que não sabem nada sobre religião no coração é freqüentemente tão ousado quanto onde há verdadeira piedade. O hipócrita inventa ardentemente o que lhe falta na sinceridade; e quem é realmente enganado, geralmente é enganado sob a influência de alguma emoção forte e vívida, que ele confunde com a verdadeira religião. Muitas vezes, o sincero convertido é calmo, embora decidido, e às vezes é até tímido e duvidoso; enquanto o enganador é barulhento na profissão e clamoroso em seu zelo, e muito disposto a culpar a morno dos outros. Evidências de piedade, portanto, não devem ser construídas com esse zelo precoce; nem se deve concluir que, por haver ardor, é necessária uma religião genuína. O ardor é valioso e a verdadeira religião é ardente; mas há outro ardor além do que o evangelho inspira. A evidência de piedade genuína pode ser encontrada naquilo que nos suportará nas provações e permanecerá em meio a perseguições e oposição. A doutrina aqui é que é necessário perseverar se quisermos ter a evidência da verdadeira piedade. Essa doutrina é ensinada em toda parte nas Escrituras. Perseverar em quê? Eu respondo, não:

(1) apenas em uma profissão de religião. Um homem pode fazer isso e não tem piedade.

(2) não zelo por festa ou seita. Os fariseus tiveram isso até o fim de suas vidas.

(3) não com mera honestidade e correção de deportação externa. Um homem pode fazer isso na igreja, assim como fora dela, e ainda assim não tem religião.

Mas devemos perseverar:

(1) no amor de Deus e de Cristo – no apego consciente, ardente e constante a Ele, a quem nossas vidas são professamente dedicadas.

(2) nos deveres secretos da religião. Naquela vigilância sobre o coração; aquela comunhão com Deus; aquele estudo cuidadoso da Bíblia; aquela tutela sobre o temperamento; e naquele contato habitual com Deus em oração secreta, apropriada para um cristão e que marca o caráter cristão.

(3) no desempenho dos deveres públicos da religião; em levar uma vida “cristã” – distinta de uma vida mundana e vaidade; uma vida de mera moralidade e honestidade; uma vida como milhares de pessoas que estão fora da igreja.

Há algo que distingue um cristão daquele que não é cristão; um religioso de um homem irreligioso. Há “algo” na religião; “Algo” que serve para caracterizar um cristão e, a menos que algo se manifeste, não pode haver evidência de verdadeira piedade. O cristão deve ser distinguido em temperamento, sentimento, conduta, objetivos, planos, das pessoas deste mundo – e, a menos que essas características sejam mostradas na vida e na conduta, não pode haver evidência bem fundamentada de religião.

Aprender:

(1) que não é mero “sentimento” que fornece evidência de religião.

(2) que não é mera “excitação” que constitui religião.

(3) que não é mero ardor.

(4) que não é mero zelo.

Todos estes podem ser temporários. A religião é algo que dura ao longo da vida. Vai com uma pessoa em todo lugar. Está com ele em julgamento. Forma seus planos; regula seu temperamento; sugere suas palavras; solicita suas ações. Ele vive com ele em todas as suas mudanças externas, e segue com ele através do escuro vale da morte, e o acompanha até a barra de Deus, e está com ele para sempre.

Comentário de E.W. Bullinger

são feitos = tornaram-se.

começando . Grego. arche. Veja App-172.

confiança . Grego. hupostasis . Ver Hebreus 1: 3 .

firme . Veja Hebreus 3: 6 com Hebreus 2: 2 .

Comentário de John Calvin

14. Porque somos feitos participantes, etc. Ele os elogia por terem começado bem; mas, para que, sob o pretexto da graça que obtiveram, se entregassem à segurança carnal, ele diz que havia necessidade de perseverança; para muitos que provaram apenas o evangelho, não pensem em nenhum progresso como se tivessem chegado ao cume. Assim, eles não apenas param no meio da corrida, sim, perto dos pontos de partida, mas mudam de direção. Realmente é plausível essa objeção: “O que podemos desejar mais depois de ter encontrado Cristo?” Mas se ele é possuído pela fé, devemos perseverar nela, para que ele seja nossa possessão perpétua. Cristo então se entregou para ser desfrutado por nós nessa condição, que pela mesma fé pela qual fomos admitidos em uma participação dele, devemos preservar tão grandes bênçãos até a morte. (64)

Por isso, ele diz começando, insinuando que a fé deles só foi iniciada. Como a hipóstase às vezes significa confiança, pode ser tomada aqui; no entanto, o termo substância, como alguns o declararam, não me agrada, embora o explique de uma maneira um pouco diferente. Eles acham que a fé é assim chamada, porque a totalidade do que o homem pode ter sem ela nada mais é do que vaidade; mas eu o considero muito importante, porque recorremos a ele sozinhos, pois não há outro suporte em que possamos confiar. E adequada a essa visão é a palavra firme ou firme; pois estaremos firmemente fixos e além do perigo de vacilar, desde que a fé seja nosso fundamento. A soma do todo, então, é que a fé cujos princípios só aparecem em nós deve fazer progresso constante e constante até o fim. (65)

Comentário de Adam Clarke

Pois somos feitos participantes de Cristo – Tendo crido em Cristo como o Messias prometido e abraçado todo o sistema cristão, eles foram conseqüentemente feitos participantes de todos os seus benefícios nesta vida, e com direito ao cumprimento de todas as suas grandes e preciosas promessas excedentes. em relação às glórias do mundo eterno. Os primeiros que eles realmente possuíam, os últimos só poderiam ter em caso de perseverança; portanto, o apóstolo diz: Se mantivermos firme o princípio de nossa confiança até o fim, isto é, de nossa vida. Pois nossa participação na glória depende de continuarmos firmes na fé, até o fim de nossa raça cristã.

A palavra ?p?stas?? , que aqui traduzimos confiança, de ?p? , under e ?st?µ? , para colocar ou permanecer, significa adequadamente uma base ou fundamento; aquilo em que algo mais é construído e pelo qual é suportado. A fé deles em Cristo Jesus era essa hipóstase ou fundamento; nisso toda a paz, conforto e salvação foram edificados. Se isso não fosse mantido firme até o fim, Cristo, em suas influências salvadoras, não poderia ser mantido firme; e sem Cristo, sem céu. Quem tem Cristo nele, tem a bem fundamentada esperança de glória; e quem é encontrado no grande dia com Cristo em seu coração, terá uma entrada abundante na glória eterna.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 3:14 . Pois somos feitos participantes, etc. – “Pelos benefícios que temos de Cristo, e que a salvação eterna, mesmo o nosso descanso, que ele nos prometeu, só deve ser tido sob a condição de que mantenhamos firmes e inabaláveis. nossa dependência, esperança e confiança, por toda a vida “. Ser participante de Cristo deve ser compartilhado, com outros, das doutrinas ensinadas por Cristo no evangelho, e dos benefícios e vantagens prometidos por, e a serem obtidos por meio dele. Ver Hebreus 3: 1 Crônicas 6: 4 . Colossenses 1:12 . Efésios 3: 6 . Ao comparar a última parte deste versículo com a última cláusula de Hebreus 3: 6, o sentido parece ser o mesmo. Para que aqui seja expressa a condição de sermos participantes de Cristo: como se ele tivesse dito: “É por uma boa razão que exorto você a usar esse cuidado todos os dias; pois a exortação no salmo, de fato, faz o mesmo : não havendo dia em que não se entenda que se fala com os homens desta maneira: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações , não nos bastará que, na nossa primeira conversão, tenhamos feito uma boa profissão de nossa confiança em Cristo; mas essa confiança deve ser mantida todos os dias, até o fim de nossas vidas. A negligência a qualquer dia pode ter uma conseqüência triste, iniciando uma dureza de coração, como através da falsidade do pecado pode aumentar tanto, que podemos perder nossa parte em Cristo “. O que o apóstolo menciona aqui, ele processa em geral, cap. Hebreus 10: 23-39 e Hebreus 11 por toda parte.

Comentário de Scofield

participantes

companheiros; a mesma palavra trans. “companheiros” em Hebreus 1: 9 .

Comentário de John Wesley

Pois somos feitos participantes de Cristo, se mantivermos firme o princípio de nossa confiança até o fim;

Pois somos feitos participantes de Cristo – E ainda participaremos dele e de todos os seus benefícios, se mantivermos firme nossa fé até o fim. Se – mas não mais; e uma suposição feita pelo Espírito Santo é igual à mais forte afirmação. Tanto o sentimento quanto a maneira de expressão são os mesmos que Hebreus 3: 6 .

Referências Cruzadas

Romanos 11:17 – Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira,

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 9:23 – Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele.

1 Coríntios 10:17 – Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

1 Timóteo 6:2 – Os que têm senhores crentes não devem ter por eles menos respeito, pelo fato de serem irmãos; pelo contrário, devem servi-los ainda melhor, porque os que se beneficiam do seu serviço são fiéis e amados. Ensine e recomende essas coisas.

Hebreus 3:1 – Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 6:4 – Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo,

Hebreus 6:11 – Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,

Hebreus 12:10 – Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

1 Pedro 5:1 – Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *