Estudo de Hebreus 6:11 – Comentado e Explicado

Desejamos, apenas, que ponhais todo o empenho em guardar intata a vossa esperança até o fim,
Hebreus 6:11

Comentário de Albert Barnes

And we desire that every one of you – We wish that every member of the church should exhibit the same endeavor to do good until they attain to the full assurance of hope. It is implied here that the full assurance of hope is to be obtained by a persevering effort to lead a holy life.

The same diligence – The same strenuous endeavor, the same ardor and zeal.

To the full assurance of hope – In order to obtain the full assurance of hope. The word rendered “full assurance,” means firm persuasion, and refers to a state of mind where there is the fullest conviction, or where there is no doubt; see Colossians 2:2 ; 1 Thessalonians 1:5 ; Hebrews 10:22 ; compare Luke 1:1 ; Romans 4:21 ; Romans 14:5 ; 2 Timothy 4:5 , 2 Timothy 4:17 , where the same word, in different forms, occurs. Hope is a compound emotion (see the note on Ephesians 2:12 ), made up of an earnest “desire” for an object, and a corresponding “expectation” of obtaining it. The hope of heaven is made up of an earnest “wish” to reach heaven, and a corresponding “expectation” of it, or “reason to believe” that it will be ours. The full assurance of that hope exists where there is the highest desire of heaven, and such corresponding evidence of personal piety as to leave no doubt that it will be ours.

To the end – To the end of life. The apostle wished that they would persevere in such acts of piety to the end of their course, as to have their hope of heaven fully established, and to leave no doubt on the mind that they were sincere Christians. Portanto, aprenda:

(1)that full assurance of hope is to be obtained only by holy living.

(2)it is only when that is persevered in that it can be obtained.

(3) não é por visões e arrebatamentos; por sonhos e revelações que agora podem ser adquiridos, pois Deus não dá agora nenhuma revelação direta.

(4) é geralmente apenas como resultado de uma vida de piedade consistente que tal garantia deve ser obtida. Ninguém pode ter quem não perseverar na vida santa, e os que a obtêm geralmente a asseguram apenas perto do fim de uma vida de eminente devoção a Deus.

Deus poderia comunicá-lo imediatamente quando a alma se converter, mas essa é a tendência do homem à indolência e à preguiça, que até as pessoas boas relaxam seus esforços e sentam-se satisfeitas, sentindo que agora têm a perspectiva incontestável do céu. Como é, é apresentado como um prêmio a ser ganho – como aquele cuja aquisição é para nos animar em nossa velhice, quando a guerra terminar, e entre as enfermidades dos anos e a perspectiva próxima da morte, nós. precisa de consolo especial; compare 2 Timóteo 4: 6-7 .

Comentário de E.W. Bullinger

desejo . Como 1 Timóteo 3: 1 .

every = each.

garantia total . Grego. pleroforia . Ver Colossenses 2: 2 .

até = até

Comentário de John Calvin

11. E nós desejamos, etc. Como ele se misturou à exortação, para que ele não entristecesse completamente suas mentes; então ele agora os lembra livremente do que ainda faltava neles, para que sua cortesia não parecesse lisonjear. “Você fez”, ele diz, “seu amor evidente por muitos atos de bondade; resta, no entanto, que sua fé corresponda a ela; você trabalhou de maneira sedutora para não querer seus deveres para com os homens; mas com menos sinceridade, convém que você progrida na fé, de modo a manifestar diante de Deus sua certeza inabalável e plena. ”

Agora, com essas palavras, o apóstolo mostra que há duas partes no cristianismo que correspondem às duas tabelas da lei. Portanto, quem separa um do outro, não tem senão o que é mutilado e mutilado. E, portanto, parece que tipo de professor eles são, que não fazem menção à fé e determinam apenas o dever de honestidade e retidão em relação aos homens; antes, é uma filosofia profana, que reside apenas na máscara externa da justiça, se de fato merece ser chamada de filosofia; pois, de maneira tão irrazoável, executa seus próprios deveres, que rouba a Deus, a quem pertence a preeminência, seus próprios direitos. Lembremo-nos, então, que a vida de um cristão não é completa em todas as suas partes, a menos que prestemos atenção à fé e também ao amor.

Para a plena certeza da esperança, ou, para a certeza da esperança, etc. Como aqueles que professavam a fé cristã se distraíam com várias opiniões ou ainda estavam enredados em muitas superstições, ele pede que eles fiquem tão firmes na fé, para não vacilar nem ser conduzido aqui e ali, suspenso entre ventos alternativos de dúvidas. Esta liminar é, no entanto, aplicável a todos; pois, como a verdade de Deus é imutavelmente fixa, também a fé, que depende dele, quando verdadeira, deve ser certa, superando todas as dúvidas. É uma garantia total , p????f???a, (103) uma persuasão inquestionável, quando a mente piedosa se instala consigo mesma, de que não é certo questionar o que Deus, que não pode enganar ou mentir, falou.

A palavra esperança está aqui para ser tomada por fé, por causa de sua afinidade com ela. O apóstolo, no entanto, parece tê-lo usado, porque estava falando de perseverança. E, portanto, podemos concluir o quão falta de fé é esse conhecimento geral que os ímpios e os demônios têm em comum; pois eles também acreditam que Deus é justo e verdadeiro, mas, portanto, não têm boa esperança, pois não se apegam ao seu favor paterno em Cristo. Vamos então saber que a verdadeira fé está sempre ligada à esperança.

Ele disse até o fim, ou perfeição; e ele disse isso, para que pudessem saber que ainda não haviam atingido a meta e, portanto, deveriam pensar em mais progressos. Ele mencionou diligência, para que eles soubessem que não deveriam sentar-se à toa, mas esforçar-se seriamente. Pois não é uma coisa pequena subir acima dos céus, especialmente para aqueles que dificilmente rastejam no chão e quando inúmeros obstáculos estão no caminho. De fato, não há nada mais difícil do que manter nossos pensamentos fixos nas coisas do céu, quando todo o poder de nossa natureza se inclina para baixo e quando Satanás ou inúmeros dispositivos nos levam de volta à terra. por isso é que ele nos pede que tomemos cuidado com preguiça ou efeminação.

Comentário de Adam Clarke

Desejamos – ?p???µ??µe? , desejamos sinceramente que cada pessoa entre vocês continue e?de????s?a? , manifestar, exibir à vista total, a mesma diligência. Pode haver motivos para suspeitar que alguns, por medo do homem, não desejem que o bem que eles fizeram sejam vistos, para que também não sofram perseguição. Isso não se comportaria com o espírito generoso e nobre do Evangelho; o homem que tem medo de conhecer seu decidido apego a Deus não está longe de se desviar. Quem tem mais medo do homem do que de Deus Todo-Poderoso, pode ter muito pouca religião. Como a Igreja de Cristo exigia que todos aqueles que abraçavam o Evangelho fossem batizados publicamente, aqueles que se submeteram a esse rito deram provas completas de que estavam completamente convencidos das verdades do cristianismo; e eles deram isso como promessa pública de que seriam fiéis.

A mesma diligência – Eles tinham uma fé ativa e um amor trabalhador, e o apóstolo deseja que eles perseverem em ambos. Eles eram diligentes, muito diligentes, e ele deseja que continuem assim.

Para a plena certeza da esperança – “A plena certeza da fé”, diz o Sr. Wesley, “refere-se ao perdão presente; a plena certeza da esperança, à glória futura: o primeiro é o mais alto grau de evidência Divina. que Deus está reconciliado comigo no Filho de seu amor; este último é o mesmo grau de evidência Divina, operada na alma pela mesma inspiração imediata do Espírito Santo, de graça perseverante e de glória eterna. todo momento contempla com o rosto aberto tanta coisa, e não mais, esperança que espera por toda a eternidade, mas essa garantia de fé e esperança não é uma opinião, nem uma construção nua das Escrituras, mas é dada imediatamente pelo poder do Santo Fantasma, e o que ninguém pode ter para o outro, mas apenas para si “. Não devemos interpretar mal essas excelentes palavras desse homem eminente.

  1. A pessoa que tem toda a certeza da esperança é aquela que não apenas conhece e sente que seus pecados são perdoados por meio de Cristo Jesus, mas também que seu coração é purificado de toda injustiça, que todo o corpo do pecado e da morte é destruído e que ele é totalmente feito participante da natureza divina. Como sem santidade, santidade completa e completa, nenhum homem pode ver Deus: assim, sem isso, ninguém pode esperar das Escrituras ou racionalmente a glória eterna; sendo uma contradição professar ter a plena garantia da esperança de gozar de um estado e lugar para os quais a alma está consciente de que não está preparada.

2. Tudo o que é dito aqui deve ser entendido como ainda implicando a necessidade absoluta de continuar no mesmo grau de graça do qual deriva toda essa garantia de esperança. Essa garantia total, portanto, não implica que o homem perseverará absolutamente até o fim; mas que, se perseverar nessa mesma graça, terá infalivelmente uma glória eterna. Não há perseverança incondicional nas Escrituras, nem pode existir em estado de provação.

Comentário de John Wesley

E desejamos que cada um de vocês mostre a mesma diligência para a plena certeza da esperança até o fim:

Mas desejamos que você mostre a mesma diligência até o fim – e, portanto, falamos assim.

Para a plena certeza da esperança – O que você não pode esperar se diminuir sua diligência. A plena certeza da fé refere-se ao presente perdão; a plena certeza da esperança, para a glória futura. O primeiro é o mais alto grau de evidência divina de que Deus se reconcilia comigo no Filho de seu amor; o último é o mesmo grau de evidência divina (forjada na alma pela mesma inspiração imediata do Espírito Santo) da graça perseverante e da glória eterna. Tanto, e não mais, como a fé a cada momento “contempla com o rosto aberto”, tanta esperança espera por toda a eternidade. Mas essa garantia de fé e esperança não é uma opinião, nem uma construção nua das escrituras, mas é dada imediatamente por o poder do Espírito Santo; e o que ninguém pode ter para o outro, apenas para si mesmo.

Referências Cruzadas

Isaías 32:17 – O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre.

Mateus 24:13 – mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 8:24 – Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?

Romanos 12:8 – se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.

Romanos 12:11 – Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.

Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

1 Coríntios 13:13 – Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

Gálatas 5:5 – Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça que é a nossa esperança.

Gálatas 6:9 – E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Filipenses 1:9 – Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,

Filipenses 3:15 – Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.

Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

1 Tessalonicenses 4:10 – E, de fato, vocês amam a todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, irmãos, insistimos com vocês que cada vez mais assim procedam.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

2 Tessalonicenses 3:13 – Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

Hebreus 10:32 – Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

2 Pedro 1:5 – Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

2 Pedro 1:10 – Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

2 Pedro 3:14 – Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

1 João 3:14 – Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

1 João 3:19 – Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele

Apocalipse 2:26 – Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *