Estudo de 2 Pedro 1:10 – Comentado e Explicado

Portanto, irmãos, cuidai cada vez mais em assegurar a vossa vocação e eleição. Procedendo deste modo, não tropeçareis jamais.
2 Pedro 1:10

Comentário de Albert Barnes

Portanto, antes, irmãos, diligentemente – 2 Pedro 1: 5 . “Em vista dessas coisas, dê maior diligência para garantir sua salvação.” As considerações em que Pedro baseou esse apelo parecem ter sido o fato de que essas promessas são feitas a nós e essas esperanças que temos diante de nós; o grau de incerteza lançada sobre toda a questão de nossa salvação pessoal pelas baixas realizações na vida divina, e a terrível condenação que ocorrerá se, no final, for constatado que somos destituídos de toda a verdadeira piedade. O pensamento geral é que a religião é de importância suficiente para reivindicar nossa mais alta diligência e para despertar-nos para os mais diligentes esforços para obter a garantia da salvação.

Para ter certeza do seu chamado e eleição – Sobre o significado da palavra “chamado”, veja as notas em Efésios 4: 1 . Sobre o significado da palavra “eleição”, veja a nota de Romanos 9:11 ; 1 Tessalonicenses 1: 4 nota. Compare Efésios 1: 5 . ; 1 Thessalonians 1:4 ; though corresponding words from the same root denoting “the elect, to elect, to choose,” frequently occur. The word here used means “election,” referring to the act of God, by which those who are saved are “chosen” to eternal life. As the word “calling” must refer to the act of God, so the word “election” must; for it is God who both “calls” and “chooses” those who shall be saved. The word in the Scriptures usually refers to the actual choosing of those who shall be saved; that is, referring to the time when they, in fact, become the children of God, rather than to the purpose of God that it shall be done; but still there must have been an eternal purpose, for God makes no choice which he did not always intend to make. A palavra traduzida como “eleição” aqui, ( ??????? eklogenoccurc apenas neste lugar e em Atos 9:15 ; Romanos 9:11 ; Romanos 9:11 ; Romanos 11: 5 , Romanos 11: 7 , Romanos 11:28 ; 1 Tessalonicenses 1: 4 ; embora correspondendo palavras da mesma raiz que denotam “os eleitos, eleger, escolher” ocorrem com freqüência.A palavra aqui usada significa “eleição”, referindo-se ao ato de Deus, pelo qual aqueles que são salvos são “escolhidos” para a vida eterna. Como a palavra “chamado” deve se referir ao ato de Deus, a palavra “eleição” deve, pois é Deus quem “chama” e “escolhe” aqueles que serão salvos. A palavra nas Escrituras geralmente se refere ao escolha real daqueles que serão salvos; isto é, referindo-se ao momento em que eles, de fato, se tornam filhos de Deus, e não ao propósito de Deus que isso deve ser feito; mas ainda deve ter havido um propósito eterno , pois Deus não faz nenhuma escolha que ele nem sempre pretendeu fazer.

A palavra “seguro” significa firme, firme, segura ( ßeßa?a? bebaianAqui a referência deve ser “eles mesmos”; ou seja, eles devem agir de modo a garantir a si mesmos que foram escolhidos e foram realmente chamados no reino de Deus.Não pode se referir a Deus, pois nenhum ato deles poderia torná-lo mais certo da parte dele, se eles tivessem sido realmente escolhidos para a vida eterna.Ainda assim, Deus em todo lugar trata os homens como agentes morais; e o que pode ser absolutamente certo em sua mente, a partir do mero propósito de que “deve” ser assim, deve ser assegurado a nós apenas por evidências e no livre exercício de nossos próprios poderes.O significado aqui é que eles deveriam obter tais evidências de piedade pessoal a ponto de questionar se foram “chamados” e “escolhidos”, no que diz respeito às suas próprias mentes, para descansar; ou para ter indubitavelmente evidências sobre esse ponto. O Siríaco, a Vulgata e alguns Manuscritos gregos, insira aqui a expressão “pelas suas boas obras”; isto é, eles deveriam garantir seu chamado “pelas” boas obras ou pela vida santa.

Essa cláusula, como Calvin observa, não é autorizada pela melhor autoridade, mas não afeta materialmente o sentido. Foi sem dúvida por suas “boas obras” no sentido de viver santo, ou de vidas consagradas ao serviço de Deus, que eles deveriam obter a evidência de que eram verdadeiros cristãos; isto é, eles foram realmente chamados para o reino de Deus, pois não há mais nada do qual possamos confiar para tais evidências. Deus não nos deu nenhuma garantia de que ele pretende nos salvar. Não podemos confiar em voz, visão ou nova revelação para provar que é assim. Nenhum sentimento interno de si mesmo, nenhum êxtase, nenhuma excitação animal, nenhuma persuasão confiante em nossas próprias mentes de que somos eleitos podem ser prova no caso; e a única evidência certa em que podemos confiar é aquela encontrada em uma vida de piedade sincera. Em vista da importante declaração de Pedro neste versículo, podemos observar:

(1) que ele acreditava na doutrina da eleição, pois ele usa linguagem que obviamente implica isso, ou como eles estão acostumados a usar quem acredita na doutrina.

(2) o fato de Deus ter escolhido aqueles que serão salvos não torna nossos esforços desnecessários para garantir essa salvação para nós. Só podemos ter certeza de nossas próprias mentes por nossos próprios esforços; obtendo evidências de que somos de fato filhos de Deus. Não pode haver evidência de que a salvação será nossa, a menos que haja uma vida santa; isto é, a menos que haja religião verdadeira. Qualquer que seja o propósito secreto de Deus em relação a nós, a única evidência que temos de que seremos salvos deve ser encontrada no fato de que somos cristãos sinceros, e estamos sinceramente empenhados em fazer sua vontade.

(3) é possível garantir nossa convocação e eleição; isto é, ter tal evidência sobre o assunto de que a mente deve se acalmar e de que não haverá perigo de engano. Se pudermos determinar o ponto em que somos de fato verdadeiros cristãos, isso resolverá o problema – pois a promessa infalível de Deus nos encontrará de que seremos salvos. Ao garantir nossa salvação em nossas próprias mentes, se somos de fato cristãos verdadeiros, não temos que entrar em uma discussão para provar que temos força suficiente para resistir à tentação, de que seremos capazes de nos manter de qualquer maneira. Todo esse assunto é resolvido pela promessa de Deus de que, se somos cristãos, seremos mantidos por Ele para a salvação. A única questão a ser resolvida é se somos de fato verdadeiros cristãos, e tudo o mais pode ser considerado imutável. Mas, com certeza, é possível para um homem determinar a questão de ser ou não um cristão verdadeiro.

(4) se pode ser feito, deve ser. Nada é mais importante para fazermos do que isso; e a essa grande investigação devemos aplicar nossas mentes com diligência infalível, até que pela graça de Deus possamos dizer que não há dúvidas remanescentes em relação à nossa salvação final.

Pois se você fizer essas coisas – As coisas mencionadas nos versículos anteriores. Se você usar toda a diligência para alcançar o máximo de piedade possível, e praticar as virtudes exigidas pela religião, 2 Pedro 1: 5-7 .

Você nunca cairá – Você nunca cairá na perdição. Ou seja, você certamente salvará.

Comentário de Joseph Benson

2 Pedro 1: 10-11 . Portanto – Considerando o estado miserável desses apóstatas; o bastante – para que você não seja destituído dessas coisas, mas seja frutífero em todas as graças e virtudes; irmãos – São Pedro em nenhum lugar usa essa denominação, em qualquer uma de suas epístolas, mas nesta importante exortação; dar diligência – Ou seja, pelo exercício e aumento das graças mencionadas anteriormente. A palavra sp??dasate significa também ser sincero e se apressar, sendo a matéria de momento infinito, e atrasos extremamente perigosos. Para garantir sua vocação e eleiçãoßeßa?a? , firme. Como se ele tivesse dito, Deus chamou você por sua palavra, sua providência e seu Espírito, ao arrependimento, fé e nova obediência. Ao obedecer a esse chamado e se voltar sinceramente a Deus, você se tornou eleito ou povo escolhido de Deus; até elege, pela santificação do Espírito, à obediência. Veja em 1 Pedro 1: 2 . Agora, ao tornar seu chamado firme ou eficaz, obedecendo-o: faça sua eleição firme perseverando até o fim, lembrando-se das palavras do Senhor: Muitos são chamados, mas poucos são finalmente escolhidos. Pois se você fizer essas coisas – Se você assim se esforçar , e for diligentemente, sem demora, adicionar as graças e virtudes aqui inculcadas à sua fé, e firmar seu chamado e eleição; você nunca cairá finalmente – Não, você não cairá, p?te , uma vez ou a qualquer momento, no pecado conhecido, de modo a ficar sob culpa, condenação e ira; Não, então , não tropeçareis em nenhum momento. As pedras de tropeço estarão, de fato, no seu caminho, provavelmente não em algumas, mas você não tropeçará nelas, muito menos cairá sobre elas; mas você deve seguir adiante com firmeza, entusiasmo e alegria. Pois assim uma entrada será ministrada a você em abundânciap???s??? , rica, livremente e da maneira mais honrosa; no reino eterno de nosso Senhor e Salvador – O reino de sua glória eterna. Você partirá daqui em paz e triunfo, sabendo que assim que estiver ausente do corpo, estará presente com o Senhor; e sereis recebidos como cordiais boas-vindas e, por assim dizer, velejaremos naquele porto abençoado com um vendaval completo de consolo e alegria.

Comentário de E.W. Bullinger

dê diligência = seja diligente. Grego. spoudazo. Veja o substantivo em 2 Pedro 1: 5 .

chamando . Veja Romanos 11:29 .

eleição . Veja Atos 9:15 .

claro . Grego. bebaios . Veja Romanos 4:16 .

se você faz = fazendo.

nunca = de forma alguma (App-105) a qualquer momento.

queda = tropeçar. Grego. ptaio . Veja Romanos 11:11 .

Comentário de John Calvin

10. Portanto, irmãos, antes, zelem. Ele tira essa conclusão de que é uma prova de que fomos realmente eleitos, e não em vão chamados pelo Senhor, se uma boa consciência e integridade da vida corresponder à nossa profissão de fé. E ele deduz que deveria haver mais trabalho e diligência, porque ele havia dito antes, que a fé não deveria ser estéril.

Algumas cópias têm “por boas obras”; mas essas palavras não mudam no sentido, pois devem ser entendidas, embora não expressas. (152)

Ele menciona ligar primeiro, embora o último em ordem. O motivo é que a eleição tem maior peso ou importância; e é um arranjo correto de uma sentença subordinar o que prepondera. O significado, então, é que o trabalho que você pode ter realmente provou que não foi chamado nem eleito em vão. Ao mesmo tempo, ele fala aqui do chamado como o efeito e a evidência da eleição. Se alguém prefere considerar as duas palavras como significando a mesma coisa, não faço objeção; pois as Escrituras algumas vezes mesclam a diferença que existe entre dois termos. No entanto, afirmei o que me parece mais provável. (153)

Agora surge uma pergunta: se a estabilidade de nosso chamado e eleição depende de boas obras, pois, se for assim, segue-se que depende de nós. Mas toda a Escritura nos ensina, primeiro, que a eleição de Deus se baseia em seu propósito eterno; e segundo, esse chamado começa e é completado por sua bondade gratuita. Os sofistas, a fim de transferir o que é peculiar à graça de Deus para nós mesmos, geralmente pervertem essa evidência. Mas suas evasões podem ser facilmente refutadas. Pois se alguém pensa que o chamado é garantido pelos homens, não há nada de absurdo nisso; no entanto, podemos ir ainda mais longe, para que cada um confirme seu chamado levando uma vida santa e piedosa. Mas é muito tolo inferir disso o que os sofistas sustentam; pois esta é uma prova não tirada da causa, mas, ao contrário, do sinal ou do efeito. Além disso, isso não impede que a eleição seja gratuita, nem mostra que está em nossas próprias mãos ou poder confirmar a eleição. Pois o assunto permanece assim: – Deus efetivamente chama quem ele ordenou à vida em seu conselho secreto antes da fundação do mundo; e ele também segue o curso perpétuo de invocar somente pela graça. Mas como ele nos escolheu e nos chama para esse fim, para que sejamos puros e imaculados em sua presença; a pureza da vida não é indevidamente chamada de evidência e prova de eleição, pela qual os fiéis podem não apenas testemunhar aos outros que são filhos de Deus, mas também confirmar-se nessa confiança, de tal maneira que fixam sua base sólida em outra coisa.

Ao mesmo tempo, essa certeza, mencionada por Pedro, deve, penso eu, ser referida à consciência, como se os fiéis se reconhecessem diante de Deus para serem escolhidos e chamados. Mas entendo simplesmente o fato em si, que o chamado parece confirmado por essa mesma santidade da vida. Pode, de fato, ser traduzido como Trabalho, para que sua vocação se torne certa; para o verbo p??e?s?a? é transitivo ou intransitivo. Ainda assim, por mais que você o expresse, o significado é quase o mesmo.

A importância do que é dito é que os filhos de Deus se distinguem dos réprobos por esta marca, que eles vivem uma vida piedosa e santa, porque esse é o objetivo e o fim da eleição. Por isso, é evidente o quão perversamente alguns homens desprovidos de princípios desprezíveis tagarelam, quando procuram fazer da eleição gratuita uma desculpa para toda licenciosidade; como se, de frente! podemos pecar impunemente, porque fomos predestinados à justiça e santidade!

Pois se você fizer essas coisas. Pedro parece atribuir novamente os méritos das obras, que Deus favorece nossa salvação e também que continuamente perseveramos em Sua graça. Mas a explicação é óbvia; pois seu objetivo era apenas mostrar que os hipócritas não têm nada real ou sólido, e que, pelo contrário, aqueles que provam ter certeza de que são boas obras, estão livres do perigo de cair, porque certa e suficiente é a graça de Deus. Deus pelo qual eles são apoiados. Assim, a certeza de nossa salvação de maneira alguma depende de nós, pois sem dúvida a causa dela está além de nossos limites. Mas com relação àqueles que sentem em si mesmos a operação eficaz do Espírito, Pedro pede que tenham coragem quanto ao futuro, porque o Senhor estabeleceu neles o fundamento sólido de um chamado verdadeiro e seguro.

Comentário de Adam Clarke

Portanto – Vendo o perigo da apostasia, e o temível fim daqueles que não obedecem ao Evangelho, e assim recebem a graça de Deus em vão; dê toda diligência, apresse-se, seja profundamente cuidadoso, trabalhe com o propósito mais intenso da alma.

Para fazer sua vocação – Das profundas trevas gentias até a maravilhosa luz do Evangelho.

E eleição – Você foi escolhido, em conseqüência de obedecer ao chamado celestial, para ser o povo e a Igreja de Deus. Em vez de chamar ???s?? , o Codex Alexandrinus tem pa?a???s?? , consolo.

Claro – ?eßa?a? · Firme, sólido. O seu chamado para crer no Evangelho e a sua eleição para ser membros da Igreja de Cristo serão, em última análise, inúteis para você, a menos que você se apegue ao que recebeu, acrescentando à sua fé virtude, conhecimento, temperança, etc.

Pois se você fizer essas coisas – Se você for cuidadoso e diligente para realizar sua própria salvação, pela graça que você já recebeu de Deus; jamais caireis ; em nenhum momento tropeçarás ou cairás; como os judeus fizeram e perderam a eleição, Romanos 11:11 , onde a mesma palavra é usada, e como os apóstatas, e perdem a paz e a salvação. Encontramos, portanto, que aqueles que não fizerem essas coisas cairão; e assim vemos que não há nada absoluto e incondicional em sua eleição. Há uma adição aqui em alguns MSS. e versões que não devem passar despercebidas: o Codex Alexandrinus, outros nove, com o siríaco, o árabe de Erpen, o copta, o etiópico, o armênio, mais tarde o siríaco com um asterisco, a Vulgata e o Bede, têm ??a d?a t?? ?a??? ( ?µ?? ) e???? , Para que, pelas (boas) boas obras, tornem firmes o seu chamado e eleição. Esta cláusula é encontrada na edição de Colinaeus, Paris, 1534, e provavelmente foi omitida por editores mais recentes na suposição de que a edição não faz um sentido muito ortodoxo. Mas, nesse terreno, não há alarme, pois não declara que as boas obras assim exigidas mereçam o chamado e a eleição, ou a glória eterna de Deus. Quem não, por boas obras, confirma seu chamado e eleição, logo não o terá; e embora nenhuma boa obra tenha comprado ou possa adquirir o reino de Deus, ainda assim nenhuma alma pode esperar nas Escrituras ver Deus que não as possui. Eu estava com fome, e você não me deu carne; sede, e não me deste de beber; vai, amaldiçoaste. Eu estava com fome, e você me deu carne; etc etc.; Vinde, abençoados.

Comentário de Thomas Coke

2 Pedro 1: 10-11 . Portanto, o sim, etc. – A conexão parece ser a seguinte: “Como aquele que é destituído das graças e virtudes da vida cristã, é voluntariamente cego; portanto, meus irmãos cristãos, você se esforça mais para fazer seu chamado e eleição firme e firme, pelo exercício e prática das graças e virtudes que eu já enumerei: pois, se você realizar essas coisas – se você vive no exercício dessas graças e virtudes, nunca tropeçará como o cego mencionado 2 Pedro 1: 9 mas o seu caminho será esclarecido, e uma entrada ampla, suave e fácil lhe concederá o reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ” Aqueles judeus e gentios a quem o evangelho foi pregado foram chamados para vir e abraçá-lo; assim como todos os cidadãos romanos foram convocados quando foi proposto cobrar um exército. Então, todos os que eram capazes de portar armas foram convocados publicamente à norma e obrigados a comparecer. Os judeus ou gentios que, sob a bênção de Deus, vieram com mentes bem dispostas e abraçaram o evangelho, foram escolhidos dentre os demais; e o batismo era como o sacramento ou a justiça militar, por meio do qual se obrigavam a ser soldados fiéis sob Jesus Cristo, o grande capitão de sua salvação. Como eles não foram, nesse sentido, escolhidos até depois de serem chamados e adotarem esse chamado, é evidente que este texto não pode ter referência a nenhum decreto de Deus feito desde toda a eternidade, referente àquelas pessoas particulares a quem São Pedro é aqui escrevendo. Além disso, deve-se observar que eles não foram assim chamados ou eleitos; mas que, se não exercitassem e executassem as graças e virtudes aqui recomendadas, tropeçariam e até cairiam de seu chamado e eleição, ou das felizes consequências de ambos; e se eles tivessem caído, a culpa teria sido deles, e não devido a Deus, nem a qualquer coisa em seus decretos. A fé era a condição na qual eles foram chamados para a igreja cristã e eleitos para serem o número do povo de Deus aqui na terra. E foram assim chamados e eleitos, com vistas a obter a salvação eterna: pois, como cristãos, eles tinham todas as coisas referentes a uma vida piedosa e as melhores vantagens para se preparar para a vida eterna: mas a concessão dessa vida, mesmo que os que são chamados e eleitos são suspensos, sob a condição de que, de acordo com a medida de graça que lhes foi dada e as oportunidades oferecidas, exerçam interna e externamente essas graças e virtudes. Caso contrário, tanto o chamado quanto a eleição serão em vão, e eles finalmente sentirão falta de uma feliz imortalidade. Ver em 2 Pedro 1: 7 .

Comentário de John Wesley

Portanto, irmãos, antes, esforcem-se para garantir seu chamado e eleição: porque se fizerdes estas coisas, jamais cairei;

Portanto – Considerando o estado miserável desses apóstatas.

Irmãos – São Pedro em nenhum lugar usa essa denominação em qualquer uma de suas epístolas, mas nesta importante exortação.

Seja o mais diligente – Por coragem, conhecimento, temperança, etc.

Para firmar seu chamado e eleição – Deus chamou você por sua palavra e seu Espírito; ele te elegeu, te separou do mundo, pela santificação do Espírito. Não lança fora esses inestimáveis ??benefícios! Se você for diligente para firmar sua eleição, nunca cairá finalmente.

Referências Cruzadas

Salmos 15:5 – que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado!

Salmos 37:24 – ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.

Salmos 62:2 – Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado!

Salmos 62:6 – Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado!

Salmos 112:6 – O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele.

Salmos 121:3 – Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,

Isaías 56:2 – Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o sábado, para não profaná-lo, e vigiando sua mão, para não cometer nenhum mal”.

Miquéias 7:8 – Não se alegre a minha inimiga com a minha desgraça. Embora eu tenha caído, eu me levantarei. Embora eu esteja morando nas trevas, o Senhor será a minha luz.

Mateus 7:24 – “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Lucas 6:47 – Eu lhes mostrarei a que se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.

Atos dos Apóstolos 20:24 – Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Timóteo 2:19 – Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

Hebreus 6:11 – Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,

Hebreus 6:19 – Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu,

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

2 Pedro 1:5 – Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

2 Pedro 3:17 – Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam.

1 João 3:19 – Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele

1 João 3:19 – Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele

Apocalipse 3:10 – Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.

Apocalipse 22:14 – “Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *